sábado, 20 de outubro de 2012

Schalke 04 vence Dortmund em clássico; Bayern continua 100%


O dérbi do Ruhr aconteceu no lar da Muralha Amarela, mas foram os Azuis-Reais que sorriram no fim do jogo. Mesmo jogando fora de casa, o Schalke 04 venceu o Borussia Dortmund por 2 a 1, no Westfalenstadion, pela oitava rodada do Campeonato Alemão. Foi a primeira derrota dos atuais bicampeões em jogos em casa na temporada. Afellay e Höger marcaram para os vencedores, enquanto Lewandowski descontou para os aurinegros.
De quebra, a vitória ainda aumentou a distância entre os rivais na Bundesliga. O Schalke se manteve na terceira colocação, com 17 pontos, cinco a mais que o Dortmund, que permanece em quarto lugar, mas pode ser ultrapassado pelo Hamburgo ainda nesta rodada.

Afellay, Borussia e Schalke 04 (Foto: Agência Reuters)
Na próxima quarta-feira, os rivais voltam a campo, desta vez pela Liga dos Campeões. O Dortmund recebe o Real Madrid, enquanto o Schalke vai à Inglaterra enfrentar o Arsenal. Pela Bundesliga, no próximo fim de semana, os aurinegros visitam o Freiburg, e os Azuis-Reais encaram o Nuremberg em casa.
Desfalcado e confuso, Dortmund é dominado
Com quatro desfalques - o lateral Schmelzer e os meias Gundogan, Götze e Błaszczykowski -, o técnico Jurgen Klopp decidiu mudar a estrutura tática do Borussia Dortmund e mandou a campo uma equipe com três zagueiros, além de Reus, Perisic e Lewandowski no ataque.
A princípio, a formação funcionou. Apoiados pela torcida, os aurinegros começaram em cima, dominando a posse de bola e rondando a área do Schalke, mas sem poder de penetração. Os rivais, por outro lado, foram mais eficientes e abriram o placar logo na primeira oportunidade.
Borussia e Schalke 04 (Foto: Agência EFE)
Aos 13 minutos, Farfán cruzou da direita, a zaga rebateu mal, e a bola sobrou para Afellay, que acertou um belo chute, de primeira, no canto direito de Weidenfeller: 1 a 0 para os visitantes.
O gol abalou o Dortmund. Confuso com o novo posicionamento, o time não conseguia trocar passes e sequer ameaçava o goleiro Unnerstall. O Schalke, por sua vez, tocava bem a bola, mas também não se arriscava muito no ataque.
A partida só ficou mais equilibrada nos minutos finais do primeiro tempo, quando o Dortmund abandonou o esquema com três zagueiros e voltou a jogar numa linha de quatro na defesa. As jogadas começaram a fluir, e a equipe, enfim, ameaçou o Schalke, aos 36 minutos. Lewandowski lançou Reus, que invadiu a área e chutou cruzado, para uma defesa tranquila de Unnerstall.
Schalke segura pressão no fim
Precisando da vitória, o Dortmund iniciou o segundo tempo pressionando, mas logo aos dois minutos tomou um balde de água fria. Em rápido contra-ataque, o Schalke ampliou o placar. Holtby deu ótimo passe para Höger, que invadiu a área e, de frente para Weidenfeller, tocou com categoria e balançou as redes. Os Azuis-Reais poderiam ter matado o jogo cinco minutos depois, quando Matip perdeu um gol incrível, ao mandar a bola para fora, quase embaixo das traves, após cobrança de escanteio.

Lewandowski, Borussia e Schalke 04 (Foto: Agência AFP)
Os donos da casa recuperaram as esperanças aos nove minutos. Reus cobrou falta da intermediária e Lewandowski desviou a bola, tirando Unnerstall da jogada e colocando o Dortmund novamente no jogo.
A partir daí, a dinâmica do confronto não mudou. Animado, o Borussia foi à frente e passou a pressionar o Schalke, embora sem criar muitas chances claras. Já os Azuis-Reais tentavam tocar a bola e assustavam nos contra-ataques, aproveitando os espaços deixados pela defesa aurinegra. No fim, melhor para os visitantes, que seguraram o "abafa" rival e garantiram o triunfo.
Bayern permanece no topo
Luis Gustavo, Fortuna e Bayern de Munique  (Foto: Agência AFP)
Mesmo fora de casa, o Bayern de Munique manteve os 100% de aproveitamento na competição. A equipe visitou o Fortuna Düsseldrf e não teve dificuldades para golear o adversário por 5 a 0. Os brasileiros Luiz Gustavo e Rafinha marcaram, enquanto Mandzukic e Thomas Müller, duas vezes, completaram o placar.
O resultado deixou o clube bávaro com 24 pontos, cinco a mais que o vice-líder Eintracht Frankfurt, que derrotou o Hannover por 3 a 1, em casa, com gols de Matmour, Jung e Meier - Abdellaoue descontou para os visitantes.
Confira os resultados da rodada:
Bayer Leverkusen 2 x 2 Mainz
Borussia Dortmund 1 x 2 Schalke 04
Eintracht Frankfurt 3 x 1 Hannover
Fortuna Düsseldorf 0 x 5 Bayern de Munique
Wolfsburg 0 x 2 Freiburg
Fonte:Globo Esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Notícias anteriores