quinta-feira, 2 de maio de 2013

Sem inspiração, CRB e Botafogo empatam sem gols no jogo de ida

Após muita vontade, correria e equilíbrio em gramado irregular, reservas alvinegros perdem chances de sair na frente no confronto da segunda fase




Em duelo equilibrado e de baixa qualidade técnica, CRB e Botafogo não passaram do 0 a 0 na noite desta quinta-feira, no estádio Rei Pelé, em Maceió, pela partida de ida da segunda fase da Copa do Brasil. Com um time composto por reservas (apenas o goleiro Jefferson foi escalado), o Glorioso perdeu chances, não soube se impor e esbarrou na correria e vontade do adversário. Os alagoanos, por sua vez, tiveram atuações discretas de jogadores conhecidos do futebol carioca, como Walter Minhoca, ex-Flamengo, e Schwenck, ex-atacante do próprio Alvinegro.

A volta acontece no dia 15, em local ainda indefinido - Volta Redonda e o recém-reformado Maracanã surgem como opções. Caso haja nova igualdade sem gols, a disputa será nos pênaltis. Se houver empate com gols quem avança é o Galo. Assim como na rodada anterior, quando repetiu o placar com o Sobradinho-DF, o Bota tem de vencer para não ser eliminado.

O jogo no Rei Pelé foi corrido desde os primeiros minutos. De um lado, uma equipe limitada, mas muita aguerrida em busca de uma façanha. Do outro, desentrosamento dos reservas do visitante, favorito na teoria. O resultado desta mistura foi um equilíbrio predominante, em posse de bola e no ímpeto ofensivo. Rubros e alvinegros exibiram nervosismo e transpiração, mas também acumularam passe errados no meio, com rara inspiração e chances casuais.

Andrezinho protege a bola no campo de ataque durante empate no Rei Pelé (Foto: Ailton Cruz / VIPCOMM)
Sem Seedorf e companhia, em preparação para a final da Taça Rio (que pode dar o título estadual ao Botafogo por antecipação, caso empate ou vença o Fluminense no domingo, às 16h, no Raulino de Oliveira), coube a Vitinho e Andrezinho a missão de conduzir os visitantes. Mas foi Walter Minhoca que assustou Jefferson em chute de longe, aos 15, e Everton Luiz fez Antônio Carlos salvar a meta alvinegra, com o goleiro batido, logo depois.

Enquanto isso, Andrezinho, sozinho na pequena área, perdeu a melhor oportunidade ao escorar para fora, aos 36. Na parte final da etapa, o Glorioso até melhorou e ensaiou a pressão, sob a batuta de Vitinho, mas faltava objetividade e sorte nas conclusões. O gramado fofo e irregular, comum no Nordeste, parecia dificultar ainda mais os cariocas.

Times mudam de lado, mas mantêm o cenário

Na volta do intervalo, os técnicos resolveram bancar seus esquemas e não mexeram. O panorama, então, permaneceu. Aos oito minutos, Jefferson evitou o primeiro gol do CRB, com defesa à queima-roupa em arremate de Carlão. No embalo, veio a resposta, aos 13, com a falta de Andrezinho no travessão. O mau futebol passou a dividir espaço, cada vez mais, com jogadas ríspidas. O árbitro distribuiu quatro amarelos só para o time alagoano.

Oswaldo de Oliveira também substituiu seu centroavante, com Sassá no lugar de Bruno Mendes. Mas a bola raramente chegava à área. Quando aconteceu, o jovem até balançou a rede, mas estava impedido. O ritmo caiu, a partida ficou morna e, apesar dos incentivos dos torcedores, que lotaram o estádio, o cansaço bateu. Para ganhar um gás extra, depois entraram Henrique e Jadson no Botafogo. Mas apenas Vitinho brilhava, fazendo fila, mas ressetindo-se de um parceiro. No fim das contas, o empate ficou de bom tamanho.

Por GLOBOESPORTE.COM Maceió

Duelo entre Schwenck e Jefferson marca confronto entre CRB e Bota


Felip@odfemBotafogoDePrimeira 


Atacante e goleiro atuaram juntos no clube carioca em 2004 e se enfrentam nesta quinta-feira, às 19h30m (de Brasília), em Maceió, pela Copa do Brasil

O goleiro Jefferson será o único titular do Botafogo em campo contra o CRB, nesta quinta-feira, às 19h30m (de Brasília), no Estádio Rei Pelé, em Maceió. Para o jogo de ida da segunda fase da Copa do Brasil, o técnico Oswaldo de Oliveira optou por poupar os outros jogadores para a final da Taça Rio - segundo turno do Campeonato Carioca -, domingo, contra o Fluminense. A equipe, que poderá eliminar a partida de voltas e vencer por dois gols de diferença, terá uma mescla entre jogadores mais experientes, como o volante Renato e o meia Andrezinho, com jovens revelações do clube, como o meia Gegê e o atacante Vitinho. Diferente do adversário, o Galo, não vai poupar atletas para a semifinal do Campeonato Alagoano e terá força máxima no confronto. A esperança de gols recai sobre Schwenck, de 34 anos, que travará um duelo à parte com o camisa 1 rival, seu companheiro no Alvinegro em 2004.

A passagem de Schwenck pelo Botafogo foi marcante, mesmo que a campanha no Campeonato Brasileiro daquele ano não tenha sido das melhores. Ao lado de Jefferson em campo, ele marcou o gol do empate por 1 a 1 com o Atlético-PR na Arena da Baixada, que livrou o clube carioca do rebaixamento. Além disso, o atacante terminou a competição como artilheiro do Alvinegro, com nove gols. Hoje no CRB, o jogador mantém a fase de matador e é o goleador do time na temporada, com nove gols no estadual e um na Copa do Brasil.

- Aprendi a admirar o Schwenck aqui no Botafogo e o respeito como pessoa e profissional. Fico feliz pelo momento dele e devemos ter atenção dobrado com ele, pois é um artilheiro - disse Jefferson.

Com jogadores conhecidos no cenário nacional, como o meia Walter Minhoca, o zagueiro Gladstone e o goleiro Galatto, o CRB tenta pela primeira vez na competição eliminar um gigante do futebol nacional. Se passar de fase, o time fará sua melhor campanha em nove participações no torneio. Empolgada, a torcida regatiana fez grandes filas nas bilheterias e deve comparecer em massa ao estádio, mas Schwenck pregou respeito ao adversário, mesmo sem o time titular.

- Independentemente de o Botafogo jogar com os titulares ou não, é o Botafogo. O respeito é o mesmo - comentou o atacante.

Claudio Francisco Lima e Silva (SE) apita o jogo, auxiliado por Cleriston Clay Barreto Rios (SE) e Clovis Amaral da Silva (PE). O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida em Tempo Real, com vídeos. O SporTV transmite a partida.



CRB: o técnico Ademir Fonseca não tem dúvidas para os substitutos do zagueiro Audálio e do atacante Pikachu, suspensos. Gladstone vai compor a defesa, e Carlão será responsável pelas ações ofensivas. O volante Everton Luís se recuperou de uma forte pancada no joelho e está relacionado. Após ter um desconforto muscular e ficar fora contra o Fast, do Amazonas, o meia Walter Minhoca foi confirmado entre os titulares. A equipe deve ser escalada com: Galatto; Paulo Sérgio, Marcus Vinícius, Gladstone e João Victor; Everton Luiz, Johnnattan, Jairo e Walter Minhoca; Carlão e Schwenck.

Botafogo: o técnico Oswaldo de Oliveira escalou dos titulares apenas o goleiro Jefferson. De olho na final da Taça Rio, contra o Fluminense, domingo, em Volta Redonda, o time que enfrenta o CRB nesta quinta-feira entra em campo com Jefferson, Edilson, Antônio Carlos, André Bahia e Lima; Lucas Zen, Renato, Andrezinho, Gegê e Vitinho; Bruno Mendes.



CRB: o time ainda não poderá contar com o zagueiro Audálio e o atacante Pikachu, suspensos desde o início o torneio ao cumprir penas adquiridas no ano passado - quando defendiam o ASA (AL) e o Nacional de Patos de Minas (MG), respectivamente. A diretoria tentou a liberação dos atletas, mas não conseguiu. O atacante Denílson, em fase final de recuperação de uma lesão no joelho, também não foi relacionado para o jogo.

Botafogo: além dos titulares poupados, Oswaldo não tem à disposição o zagueiro Rodrigo Defendi, com problemas musculares, e o meia Cidinho, que será submetido sexta-feira a uma cirurgia no joelho direito.


CRB: o goleiro Galatto, famoso pela Batalha dos Aflitos quando atuava pelo Grêmio, ganhou a confiança da torcida com ótimas exibições e hoje é o ponto de equilíbrio do time.

Botafogo: depois de dois meses, Andrezinho volta a atuar pelo Botafogo recuperado de uma lesão no púbis e terá a responsabilidade de armar as investidas do time na partida.


Ademir Fonseca, técnico do CRB: “Temos um grupo homogêneo, com suas limitações, mas também com muitas qualidades. Trabalhamos forte nos últimos dias e estamos preparados para enfrentar o Botafogo, um time que tem um elenco grande e pode se dar ao luxo de escalar uma equipe no Estadual e outra na Copa do Brasil”.

Jefferson, goleiro do Botafogo: “Temos essa possibilidade (de vencer por dois gols de diferença e garantir a classificação). Mas nosso objetivo é fazer um grande jogo e vencer. Se por acaso matar a volta, claro que todo mundo vai se esofrçar para isso”... mais »

Rio de Janeiro disputa Sul-Americano de olho em título inédito e no Mundial


Dono de oito títulos na Superliga, o último deles conquistado nesta temporada, o Rio de Janeiro inicia nesta quinta-feira, em Lima, no Peru, a disputa do Sul-Americano de Clubes. A estreia será contra o Club Boston College, do Chile, às 20h (de Brasília), com transmissão do SporTV2. Além de mais um caneco para a galeria, as comandadas do técnico Bernardinho estão de olho na vaga que estará em jogo para o Mundial de Clubes, em outubro, na Suíça. 
fofão volei rio de janeiro (Foto: Luiz Doro/Adorofoto)Fofão durante treinamento do Rio de Janeiro em Lima (Foto: Luiz Doro/Adorofoto)
- Estamos com a cabeça voltada para a competição, que é bem curta. É preciso respeitar nossos adversários para não termos surpresas no caminho. Vivemos uma temporada muito legal, mas o trabalho não terminou. Ainda falta mais essa disputa para finalizar o ciclo e vamos em busca desse titulo inédito para o time - disse Fofão.
Os dois troféus que o Rio de Janeiro não tem no currículo, a levantadora colocou no seu. Defendendo o Fenerbahçe, foi campeã mundial em 2010. Com as camisas do São Caetano, em 1992, e do Minas, em 2002, venceu o Sul-Americano.
- Temos que fazer o nosso melhor para classificar. O Mundial de Clubes é outro título que o clube não tem. 
treino volei rio de janeiro (Foto: Luiz Doro/Adorofoto)Equipe em clima descontraído antes da disputa (Foto: Luiz Doro/Adorofoto)
Mesmo que o primeiro adversário seja jovem e sem muita experiência internacional, Bernardinho lembra que o grupo terá de se manter atento.
- O importante é que a gente entre com o espírito correto, com concentração e disciplina. Não podemos dar chance a uma equipe jovem de gostar do jogo e complicar a nossa vida. Essa primeira partida requer logicamente o cuidado da estreia, atenção e respeito para que a gente possa cumprir bem a nossa função - afirmou o treinador.
Confira os jogos do Rio de Janeiro:
Quinta-feira
20h - Rio de Janeiro x Club Boston College (CHI) - SporTV2
Sexta-feira 
20h - Rio de Janeiro x Universidad Metropolitana de Asunción (PAR) - SporTV2
Sábado 
22h - Vélez Sarsfield (ARG) x Rio de Janeiro - SporTV2
Domingo
22h - Universidad Cesar Vallejo (PER) x Rio de Janeiro - SporTV2
GE

Monterrey é tricampeão da Concacaf e vai disputar o Mundial de Clubes


O Monterrey do México garantiu vaga no Mundial de Clubes da Fifa ao conquistar o título da Liga dos Campeões da Concacaf 2012-13 com uma vitória de 4-2 sobre o Santos, na partida de volta da final, disputada na quarta-feira à noite no estádio Tecnológico da cidade de Monterrey.
A partida de ida terminou com o placar de 0-0.
O colombiano Darwin Quintero e o panamenho Felipe Baloy deixaram o Santos em vantagem de 2-0.
A reação do Monterrey começou aos 15 do segundo tempo com Aldo de Nigris. O argentino Neri Cardoso empatou aos 38, Nigris virou a partida aos 42 e o chileno Humberto Suazo anotou o quarto aos 46.
Este é o terceiro título consecutivo do Monterrey na Liga da Concacaf.
Fonte: AFP

Pé-quente, pop e guerreira: a 'noite dos sonhos' da Piratinha na Arena



GLOBOESPORTE.COM acompanha a pequena Gabrieli, de três anos, em seu primeiro jogo no novo estádio, em meio a tratamento contra leucemia




No mais pomposo camarote da não menos imponente Arena do Grêmio, personalidades da cena social, política e esportiva do Rio Grande do Sul desfilavam entre drinks e quitutes que mais pareciam obras de arte. Mas a luz dos figurões se apagou quando Gabrieli Van Oudheusden Medeiros, três anos, entrou no espaço, aninhada no colo da mãe. Imediatamente, pescoços viraram, risos se abriram e olhos não desgrudaram mais do rosto marcante da menina que emocionou gremistas e ganhou o apelido de Piratinha ao imitar a comemoração de Barcos. Nesta quarta-feira, ela fez a sua primeira aparição na Arena do Grêmio e foi a mais célebre torcedora entre as mais de 35 mil pessoas que tomaram o estádio na vitória por 2 a 1 sobre o Santa Fé, no jogo de ida das oitavas de final da Libertadores.

- Ela é magnética - resumiu um torcedor que cruzou o caminho de Gabi.

Um bom adjetivo. Talvez o que melhor resuma a menina. Com menos de um metro, fez sumir figuras como o prefeito José Fortunati, o ex-presidente do Grêmio Paulo Odone e o centroavante Marcelo Moreno, atrações do camarote. Tal qual uma celebridade já experiente, não se incomodou com os insistentes pedidos de fotos de homens e mulheres, que amassavam o pequeno rosto entre beijos e abraços.

Muitos, na ânsia de uma imagem com a pequena gremista, quase perdiam lances como os de Vargas e Fernando, que deram ao Grêmio uma suada vitória sobre o Santa Fé, pelas oitavas de final da Libertadores.


Gabrieli ganha colo do ídolo Barcos (Foto: Wesley Santos/Agência PressDigital)

Mas bem antes de chegar à Arena, a menina, que luta há nove meses contra uma leucemia, teve de vencer muitas barreiras. Primeiro, transpôs a doença e viu as suas imunidades subirem a ponto dos médicos permitirem a viagem de Santa Maria, onde faz o tratamento, até Porto Alegre. O segundo obstáculo foram os 330 quilômetros entre as duas cidades. No caminho, ela ameaçou fazer birra, típica de crianças nesta idade, mas a paixão falou mais alto.

- Quando ela começava a ficar impaciente, lembrávamos a ela que o Barcos estava esperando. Ela parava na hora e dizia que queria vê-lo. Todos nós estávamos muito ansiosos por esse dia. Foi uma noite dos sonhos - resumiu o pai, Norival de Souza Medeiros, 25 anos.





E parece que os desejos da Piratinha viram ordem. Primeiro, pediu e levou a presença do ídolo argentino no Hospital Universitário de Santa Maria. Agora, veio a um jogo e não só viu o centroavante,como entrou em campo no colo do camisa 28.Depois do aconchego nos braços do ídolo, ela subiu com pompa e circunstância ao camarote presidencial. Venceu o assédio dos fãs e, enfim, sentou-se em uma das confortáveis poltronas. Toda vestida de Grêmio: faixa enfeitando o cabelo, que já começa a crescer com a diminuição das quimioterapias, e até as unhas. Tudo pintado de azul, preto e branco.

Parecia assustada com os rugidos da torcida em cada lance de perigo. Só parecia. Quando Alex Telles cruzou da esquerda e Vargas mandou para o gol de cabeça, não fez cerimônia, gritou e balançou os braços como se fosse um dos membros da barulhenta Geral do Grêmio.

Com o empate do Santa Fé, o jogo ficou encardido. E Gabrieli parecia sentir isso. Iniciou um vaivém até a tela de acrílico que protege o camarote, nervosa. Faltava algo. Faltava o gol de Barcos, “o meu amigo”, nas palavras da menina, que criou laços com o jogador depois de sensibilizá-lo e ganhar a uma visita de duas horas.

Como forma de incentivo, ela berrava o nome do argentino, acenava, brigava com os adversários que cometiam faltas no Pirata.

- Não bate nele - ordenava aos jogadores do Santa Fé, já com bico na boca, revelando o adiantado da hora.

Coincidência ou não, o time se inflou e arrancou a improvável vitória. O gol saiu. Não foi de Barcos. Mas pouco importa. O que fica desta noite é que o Grêmio ganhou o jogo e a Arena ganhou Gabrieli. Uma torcedora para lá de especial, e ainda, pé-quente.

Piratinha realizou mais um sonho na noite de quarta-feira (Foto: Wesley Santos/Agência PressDigital)

Por Paulo LudwigPorto Alegre

PRÉ-JOGO: São Paulo e Galo voltam ao Morumbi apostando nos seus camisas 10



Jadson e Ronaldinho, concorrentes por um lugar na Seleção, são as estrelas de um duelo de rivalidade crescente na Libertadores

Não por acaso, Jadson e Ronaldinho Gaúcho usam o número eternizado por Pelé e característico dos jogadores mais talentosos de um time. A partir desta quinta-feira, às 20h15m, no Morumbi, passa pelos pés deles o futuro de São Paulo e Atlético-MG na Libertadores. Depois de campanhas bem diferentes na primeira fase, o Tricolor aposta em seu histórico na competição e na reação na reta final diante de um Galo até agora arrasador.
Montagem Jadson Ronaldinho São Paulo x Atlético-MG (Foto: Editoria de Arte)Jadson e Ronaldinho, estrelas de São Paulo e Atlético-MG (Montagem: Editoria de Arte)











Mais do que liderar seus times, os meio-campistas lutam também por espaço na seleção brasileira que disputará a Copa das Confederações no mês que vem. Ronaldinho é nome praticamente certo na lista de Felipão, enquanto Jadson precisa de boas atuações em um confronto de peso como este para convencer o treinador de que pode fazer parte do grupo.
Para isso, o jogador conta com a melhora do São Paulo. A vitória por 2 a 0 sobre o próprio Atlético-MG, na última rodada da fase de grupos, não só classificou o Tricolor como também afastou a crise que o rondava. Apesar de suas últimas cinco eliminações terem sido para brasileiros, o São Paulo se agarra ao retrospecto positivo de ter conquistado três títulos, além de chegar a outras três finais do torneio mais importante da América do Sul.
Dono da melhor campanha nos grupos, o Atlético-MG volta a levar o torneio a sério para seguir no caminho do título inédito. Depois de cinco vitórias seguidas, foi batido pelos paulistas no jogo em que Ronaldinho deu a polêmica declaração de que se tratava de um “treino” para as oitavas. A frase irritou os são-paulinos e fez crescer a rivalidade entre as equipes. A expectativa em Belo Horizonte é enorme para que o Galo consiga, enfim, o primeiro título na Libertadores.
A Conmebol designou um trio de arbitragem paraguaio para a partida. Antônio Arias apita, tendo Carlos Cáceres e Darío Gaona como assistentes. Você acompanha o jogo, em Tempo Real, no GLOBOESPORTE.COM.
header as escalações 2
São Paulo: o técnico Ney Franco faz mistério para divulgar a escalação, mas o São Paulo terá apenas uma mudança em relação ao time que derrotou o Penapolense, no domingo. Luis Fabiano cumpre a última partida da suspensão imposta pela Conmebol e dá lugar a Aloísio novamente. Jadson, que estava suspenso no último jogo da fase de grupos, volta na vaga de Douglas. A formação é a seguinte: Rogério Ceni, Paulo Miranda, Lúcio, Rafael Toloi e Carleto; Wellington, Denilson, Jadson e Ganso; Osvaldo e Aloísio.
Atlético-MG: Cuca tem apenas um titular fora da partida: o zagueiro Leonardo Silva. Contra o próprio São Paulo, na fase de grupos, ele recebeu o terceiro amarelo e desfalca a equipe. Em seu lugar entra Gilberto Silva. O Galo vai a campo com Victor; Marcos Rocha, Gilberto Silva, Réver e Richarlyson; Pierre, Leandro Donizete, Tardelli, Ronaldinho Gaúcho e Bernard; Jô.
quem esta fora (Foto: arte esporte)
São Paulo: Luis Fabiano, suspenso, e Fabrício, com uma torção no tornozelo direito, não atuam.
Atlético-MG: Leonardo Silva está suspenso. Além dele, Serginho nem viajou com o grupo por causa de problemas musculares.
header fique de olho 2
São Paulo: sem o Fabuloso em campo, cabe a Jadson a missão de levar o Tricolor à vitória e aproximá-lo da classificação às quartas de final. Além de ser fundamental na criação das jogadas, ele é o vice-artilheiro da equipe na temporada, com oito gols, quatro abaixo do camisa 9.
Atlético-MG: Bernard desfalcou o time por quase um mês e retornou no último sábado, em jogo válido pela semifinal do Campeonato Mineiro. O meia-atacante teve atuação discreta, reconheceu que ainda tinha receio por causa do problema no ombro, mas garante que vai manter o estilo driblador diante do São Paulo.
header o que eles disseram
Ney Franco, técnico do São Paulo: Estávamos quase eliminados e agora temos mais uma chance de chegar à final. Não queremos perder essa chance. Temos um caminho difícil pela frente contra um time que tem os melhores números da competição”.
Cuca, técnico do Atlético-MG: São dois jogos decisivos, começa aqui e termina lá (em Belo Horizonte). Vimos situações no futebol mundial, na Champions (League) que o primeiro jogo definiu. No Estadual, o Goiás inverteu o mando e acabou dando errado, então você tira isso como exemplo. Pode ser que a definição saia aqui, se fizer quatro ou tomar quatro, mas sabemos que São Paulo e Atlético-MG se equivalem e vai ser um jogo muito equilibrado”.
header números e curiosidades

* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia
* Terminar a primeira fase com a melhor campanha garante a vantagem de decidir em casa até o fim da Libertadores, mas não significa título. De 2005 para cá, nenhuma equipe que teve a melhor campanha na fase de grupos foi campeã. Quem mais se aproximou disso foi o Fluminense, em 2008, derrotado na decisão pelo LDU, do Equador.
* São Paulo e Atlético-MG têm histórias muito diferentes na Taça Libertadores. O Tricolor paulista é tricampeão e recordista brasileiro de participações (16 vezes). Já o Galo disputa a Libertadores depois de 13 anos de ausência e participa apenas pela quinta vez desta competição internacional.
* Atlético-MG e São Paulo já se enfrentaram seis vezes dentro da Taça Libertadores, e o time paulista venceu apenas uma vez. Os mineiros contabilizam dois triunfos, além de três empates.
* Apesar de ter sido eliminado por adversários brasileiros em suas últimas cinco Libertadores, o São Paulo leva vantagem nos duelos contra equipes brasileiras na competição. O Tricolor disputou 38 jogos contra times brasileiros, obtendo 16 vitórias, 12 empates e dez derrotas, marcando 51 gols e sofrendo 39.
* O Atlético-MG tem o seguinte retrospecto enfrentando outros times brasileiros em Libertadores: 13 jogos, três vitórias, sete empates e três derrotas.
* Ao longo de toda a história, São Paulo e Atlético-MG já se enfrentaram 39 vezes em São Paulo, com pequena vantagem do Tricolor paulista. O São Paulo venceu 15 vezes, contra 12 vitórias atleticanas e 12 empates, 61 gols marcados pelo São Paulo e 46 pelo Galo.
header último confronto v2
Tricolor e Galo tiveram um duelo recente pela Libertadores. No dia 17 de abril de 2013, o São Paulo bateu o Atlético-MG por 2 a 0, no Morumbi, pela última rodada da fase de grupos da Libertadores. Rogério Ceni, de pênalti, e Ademilson fizeram os gols. Aliado à derrota do Strongest para o Arsenal, na Argentina, o triunfo levou os paulistas ao mata-mata. Os mineiros, mesmo perdendo, terminaram com a melhor campanha da fase de grupos.
Por GLOBOESPORTE.COMSão Paulo

PRÉ-JOGO: Com Sobis em alta, Flu inicia luta nas oitavas contra o Emelec no Equador



Tricolor encara equatorianos no caldeirão do George Capwell e aposta na boa fase de seu camisa 23, autor de cinco gols nos últimos quatro jogos


Dois times, muitos desfalques e o início da briga por uma vaga nas quartas de final. Nesta quinta-feira, Emelec e Fluminense se enfrentam pelas oitavas da Libertadores no Estádio George Capwell, em Guayaquil, às 22h30m (de Brasília). Entre os tricolores, a grande aposta para sair do caldeirão equatoriano com um bom resultado é a boa fase do atacante Rafael Sobis. O camisa 23, agora atuando como referência na frente e com cinco gols nos últimos quatro jogos, não tem deixado a torcida sentir saudades do capitão Fred.
Depois da longa viagem do Rio a Guayaquil, o técnico Abel Braga comandou um treino leve na quarta. A equipe já está praticamente escalada e deve ser a mesma que goleou o Volta Redonda por 4 a 1 na semifinal da Taça Rio, com apenas uma mudança: o retorno de Gum na vaga de Digão. Ainda longe da melhor forma física, Thiago Neves continua no banco de reservas.
Assim como o Flu, o Emelec também tem desfalques. E problemas até maiores que o Tricolor. O técnico Gustavo Quinteros não poderá contar com seus três principais zagueiros: os titulares Achilier e Nasuti, ambos suspensos pelo terceiro cartão amarelo, e o primeiro reserva, José Luiz Quiñonez, lesionado. Seria o mesmo que Abel não tivesse à sua disposição Gum, Leandro Euzébio e Digão. A tendência é que os equatorianos tenham uma zaga inexperiente e que nunca atuou junta.
O colombiano Wilmar Roldán apita o jogo, auxiliado pelos compatriotas Eduardo Diaz e Wilson Ribeiro. O SporTV transmite ao vivo a partida, que será acompanhada pelo GLOBOESPORTE.COM em Tempo Real. 


header as escalações 2
Emelec: a defesa é a principal preocupação do técnico Gustavo Quinteros. Sem Achillier e Nasuti, suspensos, uma lesão tirou também de combate o reserva José Luiz Quiñonez. Certo é que Narváez, de 21 anos, está confirmado e fará sua estreia na Libertadores. Mas o seu companheiro de zaga ainda não foi escolhido - o mais provável é Morante, de 22 anos. O volante Polo Wila, também titular, é outro que ainda busca se recondicionar fisicamente após uma lesão e não deve jogar. Com um esquema bem parecido com o do Fluminense, o Emelec deve ir a campo com: Dreer, Vera, Narvaez, Morante (Baguí) e Baguí (Giménez); Pedro Quiñonez, Giménez (Garbor) e Mondaini; Valencia, Caicedo e De Jesus.
Fluminense: o técnico Abel Braga não fez mistério com os jogadores que escalará. A única mudança em relação ao time que venceu por 4 a 1 o Volta Redonda é a entrada da Gum, recuperado de lesão, no lugar de Digão. A escalação do Fluminense será: Diego Cavalieri, Bruno, Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos; Edinho, Jean e Wagner; Rhayner, Rafael Sobis e Wellington Nem.

quem esta fora (Foto: arte esporte)
Emelec: suspensos pelo terceiro cartão amarelo, os zagueiros titulares Achillier e Nasuti estão fora. Substituto direto da defesa, José Luiz Quiñonez machucou o joelho na semana passada e só deve voltar ao time em cerca de 20 dias.
Fluminense: a principal ausência é o atacante e capitão Fred, que já voltou a treinar após sofrer um estiramento na panturrilha direita, mas ainda não tem condições físicas de atuar. Deco, pego no exame antidoping no jogo contra o Boavista, também ficou no Rio. Segundo a comissão técnica, a decisão foi meramente por causa da questão física, já que o camisa 20 também vem de lesão. Além deles, Marcos Junior, Wellington Silva e Valencia são outros que estão machucados e vetados para a partida.

header fique de olho 2
Emelec: Pedro Quiñonez, de 27 anos, atuou nos oito jogos da campanha do Emelec no ano passado, quando foi eliminado nas oitavas de final pelo Corinthians. Neste ano, o volante só não jogou contra o Deportes Iquique, pela terceira rodada, e pode ser uma pedra no sapato dos meias tricolores.
Fluminense: com cinco gols nos últimos quatro jogos, Rafael Sobis segue como o centroavante do time, na vaga do lesionado Fred. Em boa fase, ele voltou à posição de origem e é a principal esperança de gols do técnico Abel Braga.
 
header o que eles disseram
Gustavo Quinteros, técnico do Emelec: O Fluminense é favorito, sim. E não apenas para esse confronto, como também para ganhar a Libertadores, ao lado de outros times como Atlético-MG e Corinthians. Estes três têm o melhor futebol. Mas ainda há outras equipes um pouco abaixo, como Independiente Santa Fé, Vélez Sarsfield... O Fluminense tem um futebol que lhe permite sonhar com o título. Mas esperamos ser uma pedra grande neste caminho e, quem sabe, não consigamos fazê-lo tropeçar e cair”.
Jean, volante do Fluminense: Vai ser um clima bem forte, pesado, tumultuado. O campo pequeno facilita para eles. Temos que estar muito atentos. Será um clima de decisão, como sempre é na Libertadores, especialmente no mata-mata. Vai ser algo a mais de uma decisão. Temos que entrar acima de 100%”.

 
header números e curiosidades
* Esta é a primeira vez que Emelec e Fluminense se enfrentam na Taça Libertadores.  Antes, os times disputaram um amistoso, em 1950, que terminou 2 a 2. O jogo foi realizado no mesmo estádio da partida desta quinta-feira.
* Em 22 participações na Libertadores, o Emelec jogou 83 vezes como mandante. Conseguiu 40 vitórias, 18 empates e 25 derrotas, com 116 gols marcados e 94 sofridos. O último revés foi na primeira fase da edição do ano passado, no George Capwell, que terminou 2 a 0 para o Lanús. De lá para cá, foram quatro triunfos (Flamengo, Vélez, Deportes Iquique e Peñarol) e um empate com o Corinthians.
* Nas suas seis participações na Libertadores, o Fluminense tem o seguinte retrospecto como visitante: 11 vitórias, cinco empates e nove derrotas, com 31 gols marcados e 26 sofridos. Na fase de grupos da edição atual, foram duas vitórias (Caracas e Huachipato) e um empate (Grêmio).
* Dos cinco gols marcados pelo Emelec em seis jogos na edição de 2013, um foi contra (na vitória por 1 a 0, na estreia, contra o Vélez) e os outros quatro dividios entre Gaibor, De Jesús Pavón, Nesuti e Angulo Pata. 
Por GLOBOESPORTE.COMGuayaquil, Equador

PRÉ-JOGO: Com time praticamente reserva, Botafogo encara CRB pela Copa do Brasil



Felip@odfemBotafogoDePrimeira
CRB x Botafogo jogam nesta quinta pela Copa do Brasil

O goleiro Jefferson será o único titular do time no Estádio Rei Pelé, em Maceió 

Procurando poupar ao máximo os titulares para a final da Taça Rio, programada para domingo, em Volta Redonda, contra o Fluminense, o Botafogo viaja para Maceió, capital de Alagoas, para enfrentar o CRB, em jogo válido pela segunda fase da Copa do Brasil. O treinador Oswaldo de Oliveira colocará em campo apenas o goleiro Jefferson. O resto do time são atletas que ficam com frequência no banco ou que já fizeram parte da equipe principal.

- Hoje ele tem a opção de trocar o time. Temos um grupo forte, coisa que o Botafogo há muito tempo não tinha. Vamos com força total, em busca da vitória - disse o camisa 1.

Agora, engana-se quem pensa que os 11 que vão entrar no gramado do Rei Pelé são pratas da casa ou novatos. Liderando a equipe, estão o zagueiro Antônio Carlos e os meias Renato e Andrezinho.

O adversário, o CRB, não vai ser uma presa fácil para o Glorioso. Comandado por Ademir Fonseca, o clube de Alagoas está na semifinal do estadual e conta com jogadores bastante conhecidos no cenário internacional: Schwenck, ex-Bota; Paulo Sérgio, ex-Vasco; Walter Minhoca, ex-Fla; Galatto, ex-Grêmio; e Gladstone, ex-Palmeiras. Porém, não vai contar com a principal estrela, o meia Denílson, que está se recuperando de lesão. 

- Já estou em fase final de recuperação. Infelizmente, não vou poder enfrentar o Botafogo, mas quero estar em campo já no próximo sábado, contra o CEO - afirmou. 

Vamos ver como vai se comportar o Alinegro com o segundo esquadrão, pois das outras vezes - vide Vitória e Avaí - em que o Bota não atuou com os titulares na Copa do Brasil, foi eliminado da competição - que é para muitos o caminho 'mais curto' para a Libertadores.... mais »

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Notícias anteriores