quinta-feira, 19 de março de 2015

Flamengo não fez mais que obrigação ao se classificar, analisa jornalista

Eduardo da Silva, gol Flamengo x Brasil de Pelotas (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
O Flamengo eliminou, nesta quarta-feira, o Brasil de Pelotas e está na segunda fase da Copa do Brasil. A vitória por 2 a 1 no Maracanã não foi nada além da "obrigação" do rubro-negro, de acordo com a opinião do editor do globoesporte.com, Gustavo Poli. 

- Era aquele jogo do clichê "briga contra bêbado": se bater é obrigação, se apanhar é vergonha. O Flamengo jogou tranquilo, tentando evitar qualquer ameaça do Brasil. Fez os gols quando tinha de fazer, sem grandes dramas. Não foi certamente uma atuação empolgante. A se elogiar a atuação do Paulinho, com colaboração do goleiro, e o Eduardo da Silva decretou o 2 a 0. Não foi nada além da obrigação - disse Poli.

O Rubro-Negro havia entrado no Maracanã com a vantagem de 2 a 1 alcançada no jogo de ida, em Pelotas. Recuado, o Brasil não conseguiu assustar o time carioca. 

- Não teve em momento nenhum sob risco a classificação, que poderia ter sido alcançada no jogo de ida. Não foi por um detalhe. Produziu um jogo chato - completou o jornalista.

Na próxima fase da Copa do Brasil, o Flamengo enfrenta o vencedor do confronto entre Piauí e Salgueiro-PE. O primeiro jogo entre as duas equipes está marcado para o dia 1º de abril, no Albertão, em Teresina. 

Fonte: Globo Esporte

Em busca de reforços, Flamengo trabalha pela contratação de Armero

Armero - Colômbia (Foto: Luis Acosta/ AFP)
A diretoria do Flamengo mantém conversas com representantes do lateral-esquerdo Pablo Armero, que atualmente joga no Milan (ITA), emprestado pela Udinese. Os rubro-negros não falam abertamente sobre as possibilidades da vinda do colombiano, de 28 anos, que já jogou pelo Palmeiras, onde foi campeão paulista em 2008. Na época em que jogou no Brasil, Armero foi treinado pelo técnico Vanderlei Luxemburgo, atual técnico do clube carioca.

O contrato de Armero com a Udinese irá até o fim do primeiro semestre deste ano. Em princípio, o jogador, que disputou a Copa do Mundo de 2014 viria por empréstimo até junho, quando o jogador ficará livre, podendo assim assinar um vínculo de maior duração com o Flamengo.


Depois de se destacar na Udinese, Armero não tem conseguido mostrar seu futebol no Milan, onde pouco tem sido utilizado pelo técnico Fellipo Inzaghi. Assim, com a aprovação de Luxemburgo, a chegada dele ao Flamengo seria facilitada.

Com a saída de João Paulo, que se transferiu para o Palmeiras no fim de dezembro, o Flamengo conta com Anderson Pico, Thalysson e o jovem Jorge, de 18 anos, para a lateral esquerda.

Fonte: Lancenet

Ponte contrata Borges para acabar com problema na referência ofensiva

Borges cruzeiro treino (Foto: Gabriel Duarte)
O tão esperado reforço para o comando de ataque da Ponte Preta trata-se mesmo de Borges. Depois de o presidente Vanderlei Pereira abrir espaço para especulações ao revelar, sem dizer o nome, que o clube havia acertado com um centroavante e que o anúncio seria feito nesta quinta-feira, a diretoria alvinegra acabou com o suspense no fim desta manhã e confirmou Borges como a contratação de peso para acabar com o problema na referência ofensiva do time. 
Aos 34 anos, ele chega ao Majestoso com a responsabilidade de ser o camisa 9 decisivo que a Macaca ainda não encontrou na temporada e assumir o protagonismo de balançar as redes. 
As negociações estavam concluídas desde a tarde de quarta-feira. A diretoria pretendia manter a situação sob sigilo, mas Vanderlei Pereira deixou escapar o acerto com alguém de impacto. Hernane, Rafael Moura e Kieza foram comentados, mas Borges sempre foi a prioridade. 
O atleta desembarcou no Majestoso nesta manhã para realizar exames médicos antes de assinar contrato até dezembro. A apresentação oficial está prevista para as 14h, no Estádio Moisés Lucarelli. 
O último clube do atacante foi o Cruzeiro, onde não teve o contrato renovado ao fim da última temporada, quando, com muitos problemas físicos, participou de apenas 19 partidas, sendo nove como titular. No geral, em três anos de Raposa, fez 28 gols em 75 jogos e conquistou dois Campeonatos Brasileiros e um Mineiro. Ele também acumulou passagens de sucesso por São Paulo, onde foi bicampeão nacional, em 2007 e 2008, Grêmio e Santos. 
Borges estava nos planos da Ponte desde o início do ano. Ciente da dificuldade do atacante em permanecer no Cruzeiro, a Macaca abriu conversas para saber do interesse do jogador em defender o clube e também sobre a pedida salarial. O contato foi feito por um integrante da comissão técnica que tem boa relação com Borges, mas esfriou com início do Paulistão. 
Inicialmente, a Ponte resolveu apostar nos centroavantes que já estavam no elenco. Como Fábio Santos e Wellington deixaram a desejar - o primeiro ainda não marcou no Campeonato Paulista e o segundo tem apenas um gol, a diretoria decidiu investir forte no setor e retomou o diálogo com Borges. 
O novo reforço só poderá ficar à disposição de Guto Ferreira para uma eventual segunda fase do Paulistão, quando há a possibilidade de realizar quatro trocas entre os 28 inscritos, e para a sequência da temporada, com Copa do Brasil e Brasileirão.
Fonte: Globo Esporte

Dilma assina MP que negocia dívidas dos clubes, mas exige contrapartidas

Com a presença de dirigentes dos times e representantes do movimento Bom Senso F.C., a presidente Dilma Rousseff assinou na manhã desta quinta-feira, no Palácio do Planalto, em Brasília, a Medida Provisória (MP) que trata da renegociação das dívidas dos clubes com a União. A medida concede um prazo de até 240 meses com reduções de juros e multas para as entidades quitarem seus débitos. Em contrapartida, serão exigidas iniciativas de modernização da gestão, o chamado "fair play" financeiro, incluindo até o pagamento em dia de salários e direitos de imagem para os jogadores. O não cumprimento dos itens prevê punições rigorosas como rebaixamento e proibição de participação em campeonatos.
Dilma Rousseff dividas dos clubes (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)
As regras passam a valer assim que a MP for publicada no Diário Oficial da União, o que está previsto para esta sexta-feira. Em seguida, haverá um prazo de 120 dias para que o texto seja apreciado pela Câmara dos Deputados e o Senado Federal, onde os parlamentares vão poder apresentar emendas e modificações. Dilma leu sete pontos fundamentais da medida que deverão ser cumpridos pelos clubes:
1) Publicar demonstrações contábeis padronizadas e auditadas por empresa independentes.

2) Pagar em dia todas as obrigações tributárias e contratuais com atletas e funcionários, incluindo o direito de imagem.

3) Gastar no máximo 70% da receita bruta com o futebol profissional.

4) Manter investimento mínimo permanente nas categorias de base e no futebol feminino.

5) Não realizar antecipação de receitas previstas para mandatos posteriores, a não ser em situações específicas.

6) Adotar cronograma progressivo de redução dos déficits que deverão ser completamente zerados a partir de 2021.

7) Respeitar as regras de transparência do artigo 18 da Lei Pelé.
Dilma Rousseff dividas dos clubes (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)
A presidente ressaltou que a medida não é apenas de renegociação de dívidas.
- Recentemente, eu vetei uma proposta de apenas renegociação. Agora, em uma iniciativa inédita, estamos propondo um programa que ajudará os clubes a superar dificuldades financeiras e, ao mesmo tempo, adotar as boas práticas de gestão inspiradas em experiências empresariais. Estamos permitindo que se tornem saudáveis. Em troca, queremos a contrapartida que é para a melhoria da situação dos clubes, o cumprimento de regras de governança, transparência e responsabilidade fiscal – afirmou a presidente Dilma após a assinatura da MP.

Ela afirmou que a fiscalização será rigorosa e as punições, também.

- O programa vai ser aplicado e, como todos os programas, fiscalizado. Os clubes que descumprirem as definições poderão até ser rebaixados, o que acontece, diga-se, também na Europa. Prevê também que os que praticarem gestão temerária serão responsabilizados.
Bom Senso F.C. satisfeito
O goleiro Dida representou o movimento Bom Senso F.C. na cerimônia. Ele ganhou elogios da presidente Dilma e ressaltou a importância das punições em caso de má gestão.
- A percepção de que todo o modelo deveria ser revisto e discutido fez com que as propostas do Bom Senso voltassem à tona. Houve um conjunto de erros que fez com que o Brasil deixasse de ser uma fábrica de talentos. Por conta disso, apoiamos a MP. Ela faz com que a CBF e as entidades esportivas sejam devidamente punidas em caso de gestão temerária. Definir claramente quem fiscaliza o cumprimento das leis também é fundamental para que alcancemos o sucesso esperado - afirmou Dida.
Dilma Rousseff dividas dos clubes (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)
Também estavam presentes no Palácio o ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, o ministro do Esporte, George Hilton, e o vice-presidente da República, Michel Temer, além de presidentes de clubes. Eduardo Bandeira de Mello, do Flamengo, foi o primeiro a discursar.
- O ponto principal não era o refinanciamento. Eram as medidas necessárias de responsabilidade e governança que viriam a revolucionar a gestão do futebol brasileiro. E o parcelamento das dívidas se tornava necessário na medida que os clubes precisariam de um alívio financeiro em seus fluxos de caixa para se adequarem a essa nova realidade severa, mas necessária - comentou Bandeira de Mello.
O ministro do Esporte lembrou que a assinatura da MP só aconteceu devido a um longo diálogo entre todas as partes.
- Gostaria de enfatizar que as condições que o governo oferece são resultado de um diálogo amplo, com absolutamente todos os atores envolvidos no futebol. O diálogo norteou todos esses atores. E mesmo nos momentos de tensão, houve a sensibilidade de que era preciso superar as diferenças para tornar possível esse dia de hoje, que chamaremos de novo marco que vai reestruturar esse espetáculo que é o futebol - afirmou George Hilton
ENTENDA A MP
A MP assinada pela presidente Dilma prevê pontos relativos ao refinanciamento das dívidas e contrapartidas previstas no projeto da Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte (LRFE), que tramitou na Câmara dos Deputados durante um ano e meio.

Regras do financiamento

Os clubes brasileiros terão prazo de 120 a 240 meses (20 anos) para quitar seus débitos com a União. Governo, parlamentares e dirigentes debateram a questão. O Ministério da Fazenda queria um prazo de, no máximo, 180 meses. Mas os clubes afirmaram que um prazo menor seria inviável.

Nos três primeiros anos, haverá condições especiais para o pagamento das prestações. Os clubes poderão pagar parcelas mensais entre 0,16% e 0,5% do faturamento anual da instituição. Ou seja, se um clube tem um faturamento anual de R$ 100 milhões, poderá pagar durante os 36 primeiros meses uma prestação entre R$ 166 mil e R$ 500 mil. Passado este período, o restante da dívida seria parcelado em até 204 prestações iguais, completando os 240 meses.

Também haverá abatimento nas multas, nos juros e no encargo legal das dívidas. No caso dos que optarem por 120 meses, a previsão é de desconto de 70% das multas, 30% dos juros e 100% sobre o valor do encargo legal. Para quem optar por 240 meses, os descontos cairiam para 60% das multas, 25% dos juros e 100% sobre o valor do encargo legal.

Contrapartidas

A maior contrapartida exigida pelo governo é que as entidades que aderirem ao refinanciamento só possam participar de competições que tenham em seus regulamentos a obrigatoriedade da apresentação das certidões negativas de débitos (CNDs). O clube que não apresentasse os documentos estaria automaticamente rebaixado para a divisão inferior, podendo até ser impedido de disputar campeonatos.

A MP terá também regras para limitar em no máximo 30% a antecipação de receitas além do mandato em vigor do presidente. Haverá ainda uma limitação para os gastos dos clubes com a folha de pagamento do futebol profissional e medidas de incentivo ao esporte de base. Os dirigentes também poderão ser responsabilizados em caso de gestão temerária, com diversas penalidades.
Fonte: Globo Esporte 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Notícias anteriores