sábado, 20 de julho de 2013

PRÉ-JOGO: De olho na ponta do Brasileirão, Botafogo recebe o lanterna Náutico



Pelo Brasileirão de 2012, vitória do Botafogo por 3 a 1 no Engenhão (Foto: Ernesto Carriço / Ag. Estado)
Clube carioca foca preparação para o confronto nas bolas paradas, enquanto pernambucanos apostam nos contra-ataques para surpreender

Um busca o topo da tabela. O outro sair da zona de rebaixamento. É neste cenário que o Botafogo, ex-líder do Brasileiro e atual terceiro colocado recebe o Náutico, lanterna do campeonato, neste sábado, às 18h30, em São Januário, pela oitava rodada. Esta é a segunda vez que os dois times se enfrentam no estádio do Vasco pelo Nacional. Na outra oportunidade, em 1985, o Timbu saiu vitorioso: 2 a 0.

Em reunião na sexta-feira, mais uma vez os jogadores do Botafogo decidiram não se concentrar antes da partida. Neste sábado, dia 20, o atraso no salário completa dois meses. Entretanto, os problemas não atrapalharam o desempenho do time, que treinou principalmente jogadas de bola parada para o duelo contra o time pernambucano. Com 13 pontos, os comandados de Oswaldo de Oliveira precisam vencer e torcer por tropeços de Coritiba e Vitória para retomar à ponta do Brasileirão.

No Náutico, a situação é diferente. Com apenas quatro pontos, ocupa a última posição do campeonato, além de possuir o pior ataque e a defesa mais vazada. A esperança está nos contra-ataques para o time sair de campo com um resultado positivo. Além disso, a única vitória na competição foi conquistada exatamente contra um clube do Rio e fora de casa. Pela quinta rodada, derrotou o Flamengo por 1 a 0, em Florianópolis.

Para o jogo deste sábado, os dois times apresentam poucos problemas. O Botafogo terá o retorno do volante Gabriel, que cumpriu suspensão na última rodada. Por outro lado, Marcelo Mattos, com três cartões amarelos, e Lucas, com uma séria lesão no tornozelo esquerdo, ficam fora. Com isso, Renato será mantido no time titular. No Náutico, a única ausência é o volante Magrão, que sentiu um desconforto muscular e será preservado. Elicarlos, recuperado de lesão, e Rodrigo Souto disputam a vaga.

O jogo será transmitido pelo PremiereFC 2 e acompanhado pelo GLOBOESPORTE.COM em Tempo Real e com vídeos exclusivos.



Botafogo: Oswaldo de Oliveira repetirá quase o time inteiro que perdeu para o Grêmio no último domingo. As únicas mudanças serão o retorno de Gabriel, no lugar do suspenso Marcelo Mattos, e a entrada do lateral-direito Gilberto na vaga de Lucas, lesionado. O provável time será: Jefferson, Gilberto, Dória, Bolívar e Julio Cesar; Gabriel, Renato, Lodeiro, Seedorf e Vitinho; Rafael Marques.

Náutico: o técnico Zé Teodoro não enfrentou muitos problemas para escalar o time titular durante a semana, mas no último dia de trabalho teve o desfalque do volante Magrão, que reclamou de dores musculares e foi vetado. Em compensação, ganhou os retornos do volante Elicarlos e do zagueiro Jean Rolt. Apenas o primeiro deve ser titular. Assim, o Náutico deve jogar com Ricardo Berna, Maranhão, João Filipe e William Alves e Eltinho; Auremir, Elicarlos (Rodrigo Souto), Derley e Marcos Vinícius; Rogério e Olivera.




Botafogo: Cidinho sofreu uma operação no joelho esquerdo, Lucas fraturou o tornozelo esquerdo, Octávio foi submetido a uma cirurgia no punho direito e Marcelo Mattos está suspenso pelo terceiro cartão amarelo.

Náutico: Os zagueiros Alison e Luiz Eduardo e os volantes Martinez e Magrão estão vetados pelo departamento médico e os meias estrangeiros Ângelo Peña e Diego Morales ainda não foram regularizados.




Botafogo: Lucas, Renan e Vitinho.

Náutico: Josa e Rogério.




Elmo Alves Resende Cunha (GO) apita o jogo, auxiliado por Fábio Pereira (TO) e Márcia Bezerra Lopes Caetano (RO). O árbitro comandou duas partidas neste Brasileiro: Vasco 1 x 0 Portuguesa e Coritiba 2 x 1 Fluminense. Elmo tem média de 2,5 cartões amarelos, 0,5 cartão vermelho por jogo, 26 faltas marcadas por partida e ainda não deu pênaltis. O campeonato tem média de 4,2 amarelos, 0,2 vermelho, 33,4 faltas e 0,2 pênalti por partida.





Botafogo: Terceiro colocado na classificação, joga contra o lanterna e tem boa oportunidade de chegar à liderança. Quarta defesa menos vazada do Brasileirão (sete gols sofridos), é a sexta equipe que mais faltas cometeu (127), embora seja a segunda que menos vezes roubou a bola dos adversários (76). É a oitava que mais finalizações sofreu e também a que mais finalizações certas permitiu aos adversários, mas ainda assim é a terceira com menor índice de gols sofridos por finalização (7,4% das tentativas entraram em seu gol). O goleiro foi um dos que mais tiveram de mostrar serviço, e é o oitavo que mais defesas difíceis fez (12). No ataque, é a sétima que menos finalizações fez (79), mas a quarta com melhor aproveitamento (41,8% das tentativas vão no gol), o que resulta no quarto melhor índice na relação gols marcados por finalização (12,7% das conclusões viraram gol). Para os botafoguenses é um bom indício, porque o Náutico é o quinto time com pior desempenho defensivo nesse quesito (13,3% das finalizações que sofreu acabaram em seu gol).... mais »

Dever de casa



GUIA DA RODADA#8: Equilíbrio é a tônica deste início de Brasileirão, com líder podendo até sair do G-4

A 8a. rodada do Brasileirão tem clássicos importantes como Flu x Vasco e Vitória x Bahia. O confronto carioca marca a reabertura do Maracanã para os clubes. Em São Januário, o Botafogo recebe o Náutico, às 18:30, pensando em reassumir a liderança do campeonato.

O Campeonato Brasileiro 2013 está em seu início ainda, com apenas sete rodadas disputadas. Até o momento, algumas equipes que eram menos badaladas antes da competição têm dado as cartas e vão se firmando, a cada semana, entre os quatro primeiros colocados. São os casos do líder Coritiba, do Vitória e também de Botafogo e Cruzeiro, que não figuravam entre os times mais cotados. No entanto, a distância para os demais não é grande, o que deixa a atual edição com um dos inícios mais equilibrados na era dos pontos corridos.


Comentários do blogueiro: Essa é a proposta do site da globo para todos os jogos da rodada e a cada semana estaremos destacando aqui, apenas a análise relativa aos jogos do Botafogo que é o que nos interessa. Caso você tenha interesses por outros jogos, dicas do cartola e outros coisas mais poderá ir direto no site anunciado.

BOTAFOGO X NÁUTICO
SÁBADO, 18H30M - SÃO JANUÁRIO

O Botafogo tem a chance de retomar a liderança. Por mais que tenha jogado melhor que o Grêmio na última rodada, os comandados de Oswaldo de Oliveira não conseguiram furar o bloqueio tricolor. Melhor para Coritiba e Vitória, que passaram à frente. Agora resta ao Glorioso secar paranaenses e baianos e, claro, fazer o dever de casa em São Januário, estádio que não é muito bom em termos de retrospecto na história do Brasileiro: 14 partidas do time no estádio, acumulando três vitórias, quatro empates e sete derrotas. O Náutico, por sua vez, precisa vencer para fugir da lanterna. São três derrotas seguidas. E a missão não é fácil: o time tem o pior ataque (quatro gols) e a pior defesa (14 sofridos). Jogada aérea é a principal preocupação, já que foram nove gols sofridos desta forma.

Na TV: Premiere FC.

Arbitragem: Elmo Alves Resende Cunha (GO) apita o jogo, auxiliado por Fábio Pereira (TO) Márcia Bezerra Lopes Caetano (RO).

Você sabia que... a única vitória do Náutico sobre o Botafogo no Rio de Janeiro pelo Brasileiro aconteceu há mais de 28 anos? Foi em 24 de fevereiro de 1985, no triunfo por 2 a 0, gols de Baiano e Nunes. Coincidentemente, foi em São Januário, o mesmo palco do novo confronto.


Comentários do blogueiro: Os dois fatos que mais chamam a atenção nessa análise e a manjada expressão "dever de casa" utilizada sempre que um time superior ao adversário joga em casa e tem a obrigação de fazer o resultado. No caso presente, o Botafogo faz uma bela campanha nesse início de campeonato e permanece no G-4 enquanto o Náutico, ao contrário, ainda não se encontrou e segura a lanterna da competição. Qualquer coisa que não seja uma vitória com boa diferença de gols vai soar negativamente e pode interferir no restante da trajetória do Alvinegro na competição. O outro fato é que o nosso adversário não nos vence no Rio a mais de 28 anos e o último triunfo Alvi-rubro foi justamente no palco onde, historicamente, não nos damos bem. E pra botafoguense, esse tipo de coincidência é sempre relevante no que se refere à histórica superstição.

O time volta a jogar no Rio diante de sua torcida (quantos comparecerão?) depois de 3 meses ausente da cidade. Nesses tempos sem Engenhão, o Botafogo andou perambulando por estádios do interior do Estado e do Brasil afora, mais por força das circunstâncias do que por estratégia planejada. Mesmo retornando ao Rio não se pode dizer que o Bota está em casa mas isso não diminui a possibilidade de conseguir um grande resultado até porque o time fez um grande jogo contra o Grêmio na casa deles, apesar de sair derrotado... mais »

Programação Esportes Tv deste Sábado 20/07/2013



Sábado, 20/7/2013
07:00 - Velocidade, Renault World Series: primeira etapa 2.0 de Le Mans - BANDSPORTS [ch04-bandsports]
08:00 - Tênis, WTA de Bastad: duas semifinais - BANDSPORTS
 [ch04-bandsports]
08:00 - Aquáticos, Mundial: várias competições - SPORTV [ch05-sportv]
08:00 - Golfe, The Open Championship: terceira rodada - ESPN [ch02-espn]
10:00 - Futebol, Copa Paulista: Osasco x Rio Branco - REDETV! [ch17-redetv]
10:00 - Judô, Grand Slam: etapa de Moscou - ESPORTE INTERATIVO e SPORTV2
 [ch06-sportv2]
10:00 - Ciclismo, Volta da França: vigésima etapa - ESPN [ch02-espn]
10:30 - Futebol, Amistoso: Indonesia Knights x Liverpool - ESPN BRASIL [ch01-espnbr]
11:45 - Futebol, Amistoso: Borussia Monchengladbach x Borussia Dortmund - SPORTV
 [ch05-sportv]
12:00 - Golfe, The Open Championship: terceira rodada - ESPN [ch02-espn]
12:30 - Aquáticos, Mundial: várias competições - SPORTV2 [ch06-sportv2]
13:00 - Atletismo, Mundial Paralímpico: várias provas - SPORTV3 [ch50-sportv3]
13:00 - Triatlo, Circuito Mundial: etapa de Hamburgo - BANDSPORTS [ch04-bandsports]
13:30 - Futebol, Amistoso: Hamburgo x Bayern de Munique - SPORTV [ch05-sportv]
14:00 - Futebol, Copa do Brasil Sub-17: Palmeiras x Joinville - ESPN BRASIL [ch01-espnbr]
16:20 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Figueirense x Palmeiras - BAND e PREMIERE127 [ch07-premierefc / ch01-espnbr / ch19-band]
16:20 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Bragantino x Ceará - PREMIERE125 [ch09-off / ch02-espn]
16:20 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Boa Esporte x Paysandu - PREMIERE126 [ch03-espn+ /ch59-sports+]
16:30 - Vôlei, Liga Mundial: primeira semifinal - ESPORTE INTERATIVO e SPORTV2
 [ch06-sportv2]
18:10 - Velocidade, Mundial de Motovelocidade: treino oficial da etapa de Laguna Seca - SPORTV3 [ch50-sportv3]
18:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Criciúma x Grêmio - SPORTV
 [ch05-sportv / ch59-sports+]
18:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Botafogo x Náutico - PREMIERE122/703 [ch09-off / ch02-espn]
18:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro: São Paulo x Cruzeiro - PREMIERE128/701 [ch07-premierefc / ch01-espnbr / ch38-disckids]
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Mogi Mirim x Barueri - TV BRASIL [ch34-multishow]
19:00 - Velocidade, AMA Motocross: etapa de Vashougal - ESPN+ [ch03-espn+]
19:30 - Futebol, Copa Ouro: México x Trinidad e Tobago - SPORTV3
 [ch50-sportv3]
20:00 - Vôlei, Liga Mundial: segunda semifinal - ESPORTE INTERATIVO e SPORTV2 [ch06-sportv2]
20:30 - Futebol, Campeonato Gaúcho Série B: Brasil x São Paulo (final, volta) - TVCOM (RS) [http://www.esportestv.tv/vip/canais/menu-tvcom.html]
21:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: ASA x Atlético Goianiense - PREMIERE127 [ch07-premierefc / ch01-espnbr]
21:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: ABC x Joinville - PREMIERE124 [ch09-off / ch59-sports+]
21:00 - Taekwondo, Mundial: etapa de Puebla - ESPORTE INTERATIVO, ESPN e BANDSPORTS
 [ch04-bandsports / ch02-espn]
22:00 - MMA, Jungle Fight: várias lutas - SPORTV [ch05-sportv]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Notícias anteriores