segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Grêmio mira igualar arrancada do 1º turno e conta com 'ajuda' do Inter no Brasileiro


Grêmio mira igualar arrancada do 1º turno e conta com 'ajuda' do Inter no Brasileiro


  • Vanderlei Luxemburgo espera que sua equipe mantenha o nível do 1º turno e supere os 74 pontos

Sonhando ainda com o título brasileiro, o Grêmio mira igualar a arrancada final do primeiro turno. Nos últimos 10 jogos da metade inicial do certame, o time tricolor somou 22 pontos, com 73% de aproveitamento. Alem de olhar seu retrospecto, os gremistas ainda contam com 'ajuda' do Inter.

Isto porque o tradicional adversário tem dois jogos que podem auxiliar na tabela. O primeiro já na 29ª rodada, contra o Atlético-MG, que está logo acima do Grêmio, com três pontos a mais. Depois, o Vasco, quarto colocado, será adversário vermelho.

"Eu torço por um empate", disse o presidente gremista, Paulo Odone, sobre o jogo entre Inter e Atlético-MG, não admitindo torcida pelo arquirrival.

Os últimos 10 adversários do Grêmio são: Sport, Botafogo, Fluminense, Coritiba, Bahia, Ponte Preta, São Paulo, Portuguesa, Figueirense e Internacional. Contra os mesmos, no fim do primeiro turno, foram 7 vitórias, 1 empate e duas derrotas.

E as quedas ficaram na cabeça dos gremistas. A mais 'dolorida' aconteceu diante da Portuguesa, no estádio Olímpico. A outra foi contra o Coritiba.
Se somar os 22 pontos do primeiro turno, o time gaúcho irá superar a meta de Vanderlei Luxemburgo. Desde o início da metade final do Brasileirão, o treinador salienta que o objetivo é acabar o certame com 74 pontos. Atualmente com 53, somando isso o time tricolor vai a 75.

Os jogadores do Grêmio se reapresentam nesta segunda-feira e iniciam preparação para a 29ª rodada do nacional. O Sport será adversário na Ilha do Retiro. O jogo está marcado para quinta-feira, às 21h.
Fonte: Uol Esportes

Globo transmitirá ao vivo UFC Rio 3, com Galvão Bueno e comentários de Cigano



A Rede Globo confirmou Galvão Bueno como narrador do UFC Rio 3, que acontecerá neste fim de semana. O evento, que conta com Anderson Silva enfrentando Stephan Bonnar na luta principal, será transmitido ao vivo e terá Júnior Cigano mais uma vez como comentarista.
Será a primeira transmissão ao vivo da emissora desde junho, quando aconteceu a final do The Ultimate Fighter, no UFC 147, em Belo Horizonte. Por contrato, a Globo transmite ao vivo apenas os eventos realizados no Brasil. Os que acontecem no exterior precisam de, no mínimo, 30 minutos de atraso para irem ao ar.
A transmissão está marcada para as 0h40 (de Brasília), depois do “Altas Horas” – não haverá “Supercine”. Pelo horário, a emissora deve transmitir as três lutas principais do evento: Glover Teixeira (BRA) x Fábio Maldonado (BRA), Rodrigo Minotauro (BRA) x Dave Herman (EUA) e Anderson Silva (BRA) x Stephan Bonnar (EUA). Os combates anteriores terão seus melhores momentos mostrados após a luta do campeão dos médios, que enfrenta Bonnar na categoria meio-pesado na capital fluminense.
Fonte: Uol Esportes

Alex revela que nunca chorou tanto, mas admite que exagerou no Twitter


Alex voltou a desabafar e se emocionar após deixar o Fenerbahçe. Em sua última entrevista coletiva no país, que durou 127 minutos nesta segunda-feira, o meia brasileiro deu a sua versão sobre o que de fato o levou a rescindir o contrato com o clube turco depois de oito temporadas de sucesso. O processo, como garante, foi longo e desgastante, com o técnico Aykut Kocaman como o grande alvo das críticas do camisa 10.
- Nunca chorei tanto como nesta última semana - disse o ex-jogador de Coritiba, Palmeiras e Cruzeiro, que interessa aos três clubes para 2013.
Alex também admitiu que errou ao reclamar dos dirigentes e do técnico em redes sociais. Em um depoimento recente, o presidente Aziz Yildirimm chegou a culpar Alex por seu comportamento nas redes sociais.
- Nós somos responsáveis pelas coisas que acontecem conosco. Admito que eu cometi alguns erros. O maior deles foi ferir o time algumas vezes. Eu usei mal o Twitter. Mandei algumas mensagens e SMS para pessoas. Seria melhor se eu não tivesse feito isso. Eles diziam que eu queria mais dinheiro. De fato o que eu queria era a distribuição igual de bônus. Esses são os meus erros - admitiu Alex, que concedeu a entrevista em um hotel em Istambul, que  contou com a transmissão de vários veículos turcos, menos o da TV do Fenerbahçe.

Sobre o futuro, Alex não deu pistas. Mas, de acordo com pessoas próximas, o destino deve ser mesmo o futebol brasileiro.
- Todo mundo me pressiona para que deixe o futebol, mas quero assinar com algum outro clube por dois anos. Jogarei mais dois anos e aí me aposentarei - contou o atleta de 35 anos, que ainda concederá outra coletiva, agora apenas para jornalistas brasileiros, a partir do dia 20 de outubro.
Alex comemora gol do Fenerbahçe sobre o Olympique de Marseille (Foto: Reuters)
O técnico não comemorava com a gente depois de um gol, isso sempre me intrigava"
Alex
Alex, no entanto, também fez duras críticas ao treinador diante da forma que se portava com os companheiros e atletas.
- Aykut não comemorava com a gente depois de um gol, isso sempre me intrigava. Na última temporada, antes da final da Copa da Turquia, contra o Bursaspor, estávamos em má fase. Tínhamos perdido o campeonato para o Galatasaray em casa e estávamos prestes a jogar uma Copa que não tínhamos levantados em 30 anos. Como todos sabem nós derrotamos o Bursaspor, foi um dos dias mais felizes da minha vida. Aykut, porém, não comemorou com o time e não viajou com o elenco de volta a Istambul - contou.
A origem de toda a confusão, segundo o próprio, iniciou-se em junho de 2010.
- O problema começou quando Aykut Kocaman foi nomeado o treinador, tivemos muitas reuniões porém, mas nunca chegamos a um acordo já que nós pensamos o futebol de forma oposta. Acredito na busca de melhorar como equipe, se um jogador não melhorou depois de três temporadas há algum problema com o treinamento em algum ponto dessa linha. Falei com o Aykut sobre isso, ele discordou e disse algo ao longo desses pontos sobre a Turquia, que nós não treinamos para melhorar como jogador.
FRAME - Alex fenerbahçe coletiva (Foto: Reprodução)
Para o camisa 10, um encontro pouco amigável em agosto selou o seu destino.
- Antes da nossa vitória por 4 a 1 sobre o Vaslui nessa temporada (8 de agosto) ele me chamou em sua sala e tivemos uma discussão acalorada. Um disse ao outro exatamente o que pensava e esse foi o começo do fim. Aykut já tinha me dito antes para cortar os laços com o clube depois de sermos eliminados pelo Young Boys (agosto de 2010). Depois ele mudou de ideia e me disse para esquecer. Naquela temporada eu marquei 28 gols e fui o artilheiro - encerrou Alex, que ainda deseja uma partida de despedida no Estádio Sukru Saraçoglu.
Fonte:Globo Esporte

Joia do Coxa, Primão quer aproveitar a confiança de Marquinhos Santos


O meia Thiago Primão passa por um ano impecável. Com 19 anos, ele não estava nos planos de promoção para a equipe profissional, mas as boas atuações nos juniores fizeram a diferença. O atleta foi destaque na Copa São Paulo de Futebol Júnior e campeão da Dallas Cup, que aumentou a pressão pela promoção.
No Coritiba, a idade média para que um atleta júnior seja efetivado é 21 anos e Primão está dois anos adiantado. Mesmo assim, o jovem jogador não se intimidou entre os experientes do elenco. Enquanto reveza com competições do Sub-20, o meia ganha espaço e conta com um novo trunfo: a convivência com o técnico Marquinhos Santos.
Thiago Primão comemora gol de empate do Coritiba contra o Palmeiras (Foto: Julia Abdul-Hak / Backstage Comunicação)
Na última partida, contra a Ponte Preta, o treinador do Coritiba surpreendeu e o colocou como titular desde o início do jogo, no lugar do suspenso Everton Ribeiro. A confiança veio também do rendimento durante a semana,que chamou atenção da comissão.
Mesmo com a escalação surpresa, Primão ainda é modesto ao admitir que está brigando por espaço no time titular.
Acredito que aos poucos as oportunidades vão aparecer e que tenham certeza de que podem contar comigo, pois estarei pronto para ajudar"
Thiago Primão
- Para mim tem sido um ano muito bom, com a conquista de títulos e a promoção na equipe principal. Porém, passamos por um momento delicado e eu entendo que a comissão prefira utilizar os atletas mais experientes. Acredito que, aos poucos, as oportunidades vão aparecer. Que tenham certeza de que podem contar comigo, pois estarei pronto para ajudar.
Primão também ressalta que está crescendo em meio aos profissionais, mesmo com a situação complicada.
- É uma sensação boa crescer na equipe, sinto que estou evoluindo a cada dia e quero continuar a ajudar num momento delicado como esse. Mas sei que o nosso grupo é forte e vamos sair dessa situação incômoda.
Para ajudar na evolução, o ex-treinador das categorias de base se torna um parceiro e uma reserva de confiança dentro da rotina alviverde.
- A nossa relação é boa. O Marquinhos me conhece e sabe do meu futebol. Confio no trabalho dele e acredito que ele confia em mim e em todo o grupo também. Isso é ótimo.
fONTE:gLOBO eSPORTE

Coxa repete 2009 e 'sobreviventes' contam experiência traumática


Coritiba perde para o Santos (Foto: Divulgação/Site oficial do Coritiba)
Na atual edição do Campeonato Brasileiro, o Coritiba convive com a sombra do rebaixamento e dá os mesmo passos da campanha traumática de 2009. Os caminhos estão parecidos e o time atual tem uma pequena desvantagem de dois pontos em relação ao mesmo período de 2009, apesar do número de vitórias ser o mesmo: nove.
A posição na tabela também é pior que em 2009. Há três anos, o Coxa era o 15º colocado e agora está em 16º, com 32 pontos somados em 28 jogos. O temor é a repetição da situação do ano do rebaixamento, quando o Coritiba também ficou na 'porta' da ZR durante parte do campeonato e caiu na última rodada, sem chance de reação.
O último jogo do Brasileirão de 2009 resultou em uma combinação desastrosa para o clube paranaense. O Fluminense conseguiu uma reação milagrosa e começou a disputa com 45 pontos. Coxa e Botafogo estavam com 44, mas o time carioca levava desvantagem. A briga era para escapar da última vaga para a Série B.
Não se pode deixar nada para depois. Tem que deixar as contas para o torcedor"
Pedro Ken, ex-meia do Coxa
 
O empate em 1 a 1 com o Fluminense aliado com a vitória do Botafogo por 2 a 1 sobre o Palmeiras, deixou o Coritiba na zona de rebaixamento justamente na rodada final.
O prata da casa Pedro Ken - que atualmente joga como meia no Vitória - participou da campanha do rebaixamento alviverde. Ele classifica aquele período como "atípico".
- Aquele ano foi atípico. O Fluminense estava praticamente rebaixado e fez uma campanha que ficou marcada na história, com aproveitamento de título. Os clubes que estavam próximos não acreditavam que eles se safariam do descenso. Tivemos a chance de decidir contra eles em casa e infelizmente empatamos a partida.

Experiência para evitar a repetição de 2009
Outro personagem que acompanhou de perto o rebaixamento do Coritiba é o atual treinador Marquinhos Santos, que atuava como observador do então técnico alviverde, Ney Franco. O comandante diz  que sabe do perigo que o time corre, caso continue tão perto do Z-4.
Ainda temos dez jogos, 31 pontos para disputar. Sei que perdemos pontos preciosos, mas o grupo está preparado e tranquilo"
MarquinhosSantos
- Acho que a casa vai cair de vez se no dia dois de dezembro, o time estiver na zona de rebaixamento. Ainda temos dez jogos, 31 pontos para disputar. Sei que perdemos pontos preciosos, mas o grupo está preparado e tranquilo. Estava aqui em 2009, quando teve a queda. Trabalhei junto com o Ney Franco e fiz o novo planejamento para subir em 2010. Sofri com a queda e não quero que isso ocorra novamente - declara.
Apesar da distância, Ken diz que acompanha o desempenho do Coritiba e torce pela permanência alviverde na Série A, principalmente por "ser o clube onde ele surgiu para o futebol". A principal dica que dá para os atuais jogadores é deixar as contas de lado e se afastar da ingrata zona.
- Não se pode deixar nada para depois. Todo jogo daqui para frente é decisão. Tem que deixar as contas para o torcedor. É pensar sempre no próximo jogo, acreditando sempre na vitória e o grupo precisa se manter unido. Se os jogadores estiverem com um pensamento em comum, eles conseguirão se manter na Série A, pois a equipe tem qualidade.
pedro ken (Foto: Felipe Oliveira / EC Vitória / Divulgação)
Fonte:Globo Esporte

Deivid comemora fase no Coritiba e esquece tempo de 'inacreditável'


Deivid comemora primeiro gol pelo Coritiba, no duelo com o Atlético-GO (Foto: Raphael Brauhartd / Divulgação Coritiba)
A fase do Coritiba não é das melhores com a luta para fugir do fantasma do rebaixamento e muitos problemas na defesa, que é uma das mais vazadas do Brasileirão com 47 gols tomados (Figueirense com 54 e Atlético-GO 49 são os piores).
Mas há quem esteja animado com as últimas partidas. É o atacante Deivid, que estreou no Coritiba contra o seu ex-time, o Flamengo, em setembro, e fez três gols nas quatro partidas que participou. O jogador marcou contra o Atlético-GO na vitória por 2 a 1, na derrota pelo mesmo placar para o Santos e salvou o Coritiba de um empate sem gols contra a Ponte Preta, na última rodada.

Deivid não tem repetido a sina que o acompanhava no rubro-negro carioca, onde foi protagonista de lances que renderam a fama de jogador que desperdiça muitos gols. Ele aponta que parte dessa mudança está no ambiente que encontrou no Coritiba

- Quando rescindi com o Flamengo, surgiram várias propostas do Brasil e do exterior, mas o projeto do Coritiba foi o que mais me seduziu. Me sinto muito bem aqui e espero continuar ajudando a equipe a alcançar seus objetivos marcando gols, fazendo assistências, mas acima de tudo com muita luta dentro de campo, disse através de sua assessoria de imprensa.
Me sinto muito bem aqui e espero continuar ajudando a equipe"
Deivid
Apesar da situação complicada do Coritiba, Deivid é retrato do otimismo. A vitória sobre a Ponte Preta e a distância de cinco pontos do Sport, o primeiro na zona de rebaixamento, deram fôlego para o jogador já pensar em voos mais altos. Entre eles, uma vaga na Copa Sul-Americana de 2013.
 - Neste momento, a preocupação é a fuga do rebaixamento, mas o Coritiba é um clube grande e conta com um elenco em condições de terminar o Brasileiro pelo menos com a vaga na Sul-Americana. Vamos nos empenhar nos dez jogos que restam para que isso aconteça.
 
A próxima partida do Coritiba no Brasileirão será contra um concorrente direto na fuga do rebaixamento: o Palmeiras. A partida será na próxima quinta-feira, às 21 horas, no estádio da Fonte Luminosa, em Araraquara.
Fonte:Globo Esporte

Além da dupla de zaga, Raul Ruidíaz e Chico desfalcam o Coritiba


Chico no treino do Coritiba (Foto: Gabriel Hamilko / GloboEsporte.com)
O técnico Marquinhos Santos inicia a semana de treinamentos no Coritiba e precisa lidar com os desfalques para enfrentar o Palmeiras, na quinta-feira. Entre os titulares, a principal baixa é na defesa. A dupla de zaga Demerson e Escudero está suspensa. Porém, dois jogadores que são opções no meio-campo e ataque também estarão impedidos de jogar.
O atacante Raul Ruidíaz se junta com a delegação peruana, que disputa duas partidas pelas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo. O jovem jogador era utilizado no decorrer do segundo tempo, e começava a ganhar confiança para brigar pela titularidade.
Outro desfalque é o volante Chico, que pertence ao Palmeiras, e não pode enfrentar o seu ex-clube, pelo Campeonato Brasileiro. Como o atleta não é muito utilizado no time, o clube paranaense não cogita a hipótese de pagar a multa para relacionar o jogador.
Na zaga, Luccas Claro e Cleiton são as duas principais alternativas para substituir Demerson e Escdero. Pereira e Bonfim, que se recuperam no departamento médico, correm contra o tempo por uma vaga no Coxa.
A delegação coxa-branca se reapresenta na tarde de segunda-feira, após uma folga no domingo, por conta das eleições municipais. A partida contra o Palmeiras será na quinta-feira, às 21h (de Brasília), no estádio Fonte Luminosa, em Araraquara.
Fonte:Globo Esporte

Sem privilégios, filho de Rivaldo quer trilhar o próprio caminho no futebol


Filho de um dos ídolos do Palmeiras na década de 1990, Rivaldinho é a aposta do Corinthians na categoria sub-20. Aos 17 anos, ele deixa para trás a rivalidade entre os dois clubes. Quer trilhar o próprio caminho, e para isso renunciou ao conforto e às mordomias de uma mansão em Mogi Mirim para viver num alojamento na sede do Flamengo de Guarulhos, enquanto não tem idade suficiente para estrear pelo Timão.
- É uma escolha que você faz na vida, quero ter história pra contar. Sair daqui para uma casa minha. Meu pai falou pra eu ficar calmo, porque ele também passou por isso – explica.
Rivaldinho Esporte Espetacular 2 (Foto: Marcela Zoia / TV globo)
Hoje, Rivaldinho prova que a habilidade nos pés vem de família. No Campeonato Paulista sub-17, pelo Mogi Mirim, fez um gol de bicicleta parecido com o do pai nos tempos de Barcelona, uma das cidades que conhece. Desde cedo, acompanhava as viagens, os jogos e viu o pai ser consagrado como melhor do mundo na passagem pelo clube espanhol.
Apesar de morar em Guarulhos, Rivaldinho treina no Parque São Jorge. Sem carro e idade para dirigir, ele vai de van para o centro de treinamento, junto a todos os jovens. Para seguir os passos do pai e fazer sua própria história, o garoto decidiu abrir mão de privilégios para viver o dia a dia de um jovem normal.
Fonte:Globo Esporte

Com dois jogos na capital, Timão tenta 'fechar' Brasileiro nesta semana


Tite - Corinthians (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)
O Corinthians terá uma semana caseira para tentar cumprir sua meta de pontos no Campeonato Brasileiro e passar a pensar só no Mundial de Clubes, em dezembro, no Japão. De olho na folga para seus jogadores, o técnico Tite mira duas vitórias nos próximos dois jogos, ambos em São Paulo. O Timão pega o Flamengo, quarta-feira, no Pacaembu, e enfrenta a Portuguesa, sábado, no Canindé.
Tite estabeleceu a marca de 45 pontos para que o Corinthians se livre totalmente do perigo de rebaixamento e pense exclusivamente no Mundial. A marca poderia ser atingida antes, caso o time não tivesse perdido por 2 a 1 para o Náutico, sábado, no Recife.
- Eu gostaria de ter vencido, falei para os atletas que tínhamos de ir para dentro, mas não foi assim. De qualquer forma, o comportamento no segundo tempo me deixou contente - disse Tite.
Caso consiga vitórias sobre Flamengo e Portuguesa, o Corinthians terá oito rodadas de Campeonato Brasileiro só para cumprir tabela. E o principal: terá quase dois meses livres até a estreia no Mundial, marcada para o dia 12 de dezembro. Este é considerado o planejamento ideal pelo clube, com tempo suficiente para ajustar todos os detalhes necessários para a viagem ao Japão. Assim que atingir a meta, Tite vai iniciar um rodízio de folgas para seus principais jogadores antes de intensificar a carga de trabalho pensando no Mundial de Clubes. Jogadores que participaram da maioria dos jogos do time na temporada vão ganhar um breve descanso, antes de serem submetidos a uma nova carga de trabalho.
Fonte:Globo Esporte

Sheik aparece em campo com atraso, e Timão treina bem desfalcado


Emerson sheiK corinthians chega no carinho de golfe ao treino (Foto: Daniel Romeu / Globoesporte.com)
O técnico Tite iniciou com desfalques a preparação para o duelo contra o Flamengo, quarta-feira, no Pacaembu. Na reapresentação da equipe após a derrota diante do Náutico, nesta segunda, no CT Joaquim Grava, Paulinho, Martínez, Ramírez e Guerrero foram ausências sentidas - já que defendem suas seleções para amistosos e jogos das eliminatórias da Copa do Mundo. Além deles, Jorge Henrique trata de problema muscular e não foi ao gramado.
Paulinho foi chamado por Mano Menezes para amistosos contra Iraque e Japão e, além do jogo contra o Flamengo, deve perder as partidas contra Portuguesa e Cruzeiro – todos pelo Brasileirão. Martínez, na seleção argentina, Ramírez e Guerrero, na seleção peruana, também perdem os três próximos jogos da equipe. O atacante Emerson Sheik, outro provável desfalque já que cumpre punição do STJD, só foi a campo 40 minutos após o início da atividade.
Com treino marcado para 9h30, o atacante deu as caras no gramado por volta de 10h10, de "carona" em um dos carrinhos de golfe do CT alvinegro. Após um rápido aquecimento separado do grupo, juntou-se aos colegas para um treino técnico com bola comandado por Tite. Segundo a assessoria do clube, ele estaria em uma reunião com Duílio Monteiro Alves, diretor-adjunto de futebol, para discutir seu possível aproveitamento no jogo de quarta. Com mais um jogo de suspensão a cumprir, Sheik será julgado novamente na quarta – pode ter a pena reduzida.
Emerson sheiK corinthians  treino (Foto: Daniel Romeu / Globoesporte.com)
Chicão, em fase final de recuperação de cirurgia de hérnia inguinal, era esperado para os treinos com bola, mas deu sequências às atividades de recondicionamento físico. Após um período na sala de fisioterapia, ele apareceu para uma longa corrida no gramado ao lado do jovem Denner, reserva na lateral esquerda. Assim, o Timão deve enfrentar o Flamengo com: Cássio; Alessandro, Wallace, Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Guilherme, Douglas e Danilo; Romarinho e Giovanni (Adilson).
Fonte:Globo Esporte

Timão inaugura homenagens a Sócrates e Basílio no muro do CT


Katia Bagnarelli, viúva de Sócrates, Basílio e Duílio Monteiro Alves, diretor do Timão (Foto: Daniel Romeu / Globoesporte.com)
Ronaldo não está mais sozinho no muro dos ídolos corintianos no CT Joaquim Grava. Nesta segunda-feira, o Timão inaugurou mais duas novas pinturas em homenagem a Sócrates e Basílio, que agora fazem companhia ao ex-atacante corintiano no projeto chamado "Gol de Muro". Iniciativa do clube, a campanha em parceria com a fornecedora de material esportivo tem como objetivo registrar momentos históricos do Alvinegro – para os próximos meses, uma homenagem ao título da Libertadores também deve ser inaugurada.
Basílio e a ex-mulher de Sócrates, Katia Bagnarelli, receberam placas simbólicas das mãos do diretor-adjunto de futebol do Timão, Duílio Monteiro Alves, e prestigiaram o evento no CT. As duas imagens representam gols históricos para o clube: na primeira, um torcedor enrolado em uma bandeira atravessa de joelhos o gramado do Morumbi após o título do Paulista de 1977, que encerrou jejum de 23 anos sem conquistas do clube. Autor do gol do título, Basílio admite que não poderia imaginar a proporção que aquela conquista iria tomar.
MUro ct corinthians homenagem aos ídolos basílio e Sócrates (Foto: Daniel Romeu / Globoesporte.com)
- Estou representando todos que estiveram comigo naquela conquista. Não tínhamos a dimensão que seria uma dos gols mais importantes do clube. Esse reconhecimento permanece até hoje. Essa semana completa 35 anos do título, e na semana passada já comecei a comemoração. Isso é gostoso.
A segunda imagem mostra Sócrates marcando o gol da vitória por 2 a 1 sobre o São Paulo, já no fim do segundo tempo, no Paulistão de 1979. O jogo foi marcado por diversos confrontos entre as torcidas, e o resultado empurrou o Timão rumo à final e ao título estadual daquele ano. A viúva do ex-jogador acredita que a imagem é boa para manter viva a lembrança de Sócrates no clube - ele morreu em dezembro do ano passado.
MUro ct corinthians homenagem aos ídolos basílio e Sócrates (Foto: Daniel Romeu / Globoesporte.com)

 O que eu mais gostei foi disso. A repercussão dessa imagem vai fazer quem não se lembra procurar ver de novo o gol. As pessoas vão querer saber mais, os pais vão passar para os filhos – disse Katia.
A imagem de Ronaldo, que estreou o projeto e foi inaugurada em maio deste ano, representa a comemoração do gol marcado pelo Fenômeno no clássico contra o Palmeiras, em Presidente Prudente, no dia 8 de março de 2009, em sua segunda partida com a camisa do Corinthians.
Fonte:Globo Esporte

Desempenho ofensivo cai, e Bota vê chances de Libertadores diminuírem


Na derrota por 1 a 0 para o Fluminense, no sábado, o Botafogo teve pelo menos quatro chances claras de gol, mas as desperdiçou e viu o adversário ser mais eficiente. O ataque alvinegro, que já foi o melhor do Brasileiro, agora caiu para quarto com 41 gols marcados, atrás de Atlético-MG (47), Flu (45) e São Paulo (42). No clássico, Elkeson, principal atacante da equipe, jogou mais fora da área e não teve muitas oportunidades. Ele e Andrezinho são os artilheiros do time com oito gols cada um.
O aproveitamento ofensivo do time caiu neste segundo turno, se comparado com os mesmos nove jogos do primeiro. Antes, foram 21 gols (média de 2,3), e agora foram 11 (média de 1,2). Os pontos conquistados também tiveram uma queda de 16 para 12.
ATAQUE BOTAFOGO (Foto: arte esporte)
Sobre o desempenho ofensivo contra o Flu, o técnico Oswaldo de Oliveira não escondeu o desapontamento com as chances perdidas.
- Nós tivemos boas oportunidades de conseguir o gol. Ao meu ver, o Botafogo teve domínio do jogo, mas sem conseguir chegar ao gol. Por outro lado, erramos quando não podíamos ter errado e demos a chance ao Fluminense - observou o comandante alvinegro.
Distante dez pontos do Vasco, quarto colocado do Brasileirão e o primeiro da zona de classificação para Libertadores, o Botafogo precisa acertar a pontaria se ainda quiser sonhar com uma vaga na competição continental. Nesta quarta-feira, às 19h30m (de Brasília), o Alvinegro volta ao Engenhão para enfrentar o Santos.
Fonte:Globo Esporte

Oswaldo diz que time vai amadurecer ainda e já pensa no elenco para 2013


Oswaldo de oliveira botafogo treino (Foto: Satiro Sodre / AGIF)
Este ano, o Botafogo teve gratas surpresas vindas das divisões de base e que se firmaram no time principal, como Gabriel, Dória e Jadson. Diante deste sucesso, o técnico Oswaldo de Oliveira já pensa em contar com mais jovens na próxima temporada. Alguns jogadores inclusive têm treinado entre os profissionais, casos de Vitinho, Sassá, Dedé, Gilberto e Octávio. A tendência é que as revelações do clube ganhem cada vez mais espaço.
Segundo o treinador, o discurso é de que ninguém jogou a toalha sobre a luta por uma vaga na Libertadores. Dessa forma, este planejamento voltado para as categorias de base não pode ser confundido como uma desistência precoce da temporada 2012.
- Com certeza eu já penso. Estamos formando um elenco sim. À medida que o campeonato chegar ao fim, vamos continuar isto e talvez promover mais jogadores - considerou.
Depois da derrota por 1 a 0 para o Fluminense, no clássico do último sábado, Seedorf disse que falta um pouco mais de maturidade para o Botafogo. E Oswaldo concorda. O técnico, que no mês passado usou uma fábula para avaliar o crescimento das revelações alvinegras, acredita que o time vai evoluir à medida que estes meninos ganharem mais experiência.

- Precisamos de amadurecimento sim. Temos muitos meninos, precisam rodar mais. O Botafogo está dando passos largos para ter uma equipe mais consistente à medida que eles forem ganhando mais experiência. Isto acontece naturalmente. Enfrentaram Deco, Nem, Fred, Thiago Neves... Isso que nos faz acreditar no trabalho
O Botafogo volta a campo nesta quarta-feira, às 19h30m (de Brasília), no Engenhão, para enfrentar o Santos. O Alvinegro é o sétimo colocado do Brasileiro com 40 pontos, dez a menos que o Vasco, último integrante do G-4 atualmente.
Fonte:Globo Esporte

Ausência de Neymar anima Gabriel: 'O Santos joga em função dele'


Gabriel Botafogo (Foto: Fred Huber / Globoesporte.com)
O Botafogo ganhou uma motivação extra para a partida desta quarta-feira, contra o Santos, às 19h30m (de Brasília), no Engenhão: a ausência de Neymar. Assim como o goleiro Jefferson, o atacante foi convocado por Mano Menezes para os amistosos da seleção brasileira contra Iraque e Japão, nos dias 11 e 16 de outubro. O volante Gabriel demonstrou respeito ao adversário mesmo sem o craque, que já balançou as redes oito vezes na competição, mas não escondeu o alívio.
- É uma peça fundamental para o Santos, pode ser que percam com isso. Eles têm grandes jogadores, que podem suprir a ausência, mas sempre perde um pouco. Temos que tirar proveito disso. O Santos joga em função do Neymar. Ele chama a responsabilidade. Sem ele, o time fica mais coletivo, o que também é perigoso, mas é melhor sem o Neymar - garantiu o volante.
O presidente Maurício Assumpção adotou tom parecido ao falar sobre o assunto. Para ele, contudo, encarar Neymar poderia ser positivo para os jovens do Botafogo.
- Eu acho que o futebol brasileiro precisa que o Neymar jogue sempre, em toda hora, em todo momento. Se ele jogar, eu mostro a capacidade que o meu time tem de saber segurar um Neymar. Quando um Gabriel, um Jadson, um Dória, enfrenta e consegue anular um Neymar, imagina como isso não é bom? Mas eu durmo mais tranquilo sem o Neymar (risos) - brincou o dirigente.
No primeiro turno do Campeonato Brasileiro, as duas equipes ficaram no 0 a 0 na Vila Belmiro. Naquela ocasião, o Santos também estava sem Neymar. Na tabela, o Glorioso está na sétima colocação, com 40 pontos. Já o Peixe é o 14º, com 35.
Fonte:Globo Esporte

Marcelo Mattos, Renato e Antônio Carlos treinam sob forte sol no Bota


Sem os titulares, que fizeram regenerativo na academia após a derrota para o Fluminense, por 1 a 0, no sábado, a manhã desta segunda-feira começou com novidades no Botafogo. Sob forte sol, Marcelo Mattos, Renato e Antônio Carlos treinaram com o grupo. Marcelo fez uma cirurgia no púbis e ainda não atuou no Campeonato Brasileiro, mas demonstrou mobilidade na atividade, a primeira deste tipo desde que operou.
marcelo mattos treino botafogo (Foto: GLOBOESPORTE.COM)
Sem jogar desde o dia 2 de setembro, contra o Coritiba, por conta de problemas na coxa esquerda, Renato também esteve presente. O volante chegou a ser cogitado para o time titular contra o Tricolor, mas o departamento médico realizou um exame no jogador e considerou que poderia agravar a lesão. Ele não ficou nem no banco de reservas.

Além deles, o zagueiro Antônio Carlos também treinou. O defensor teve um estiramento na coxa direita, ficou entre os reservas contra a Ponte Preta, chegou a ser relacionado para o duelo com o Corinthians, mas se machucou no treino e ficou fora. Ele não participa de uma partida com a camisa do Alvinegro desde 22 de agosto, quando o time encarou o Palmeiras.
Criado nas divisões de base do Botafogo, o volante Fabiano treinou com o time. O jogador, que já esteve outras vezes entre os profissionais, sofreu com lesões ao longo da temporada e não conseguiu dar continuidade até o momento.
Os goleiros fizeram atividades separadamente. Depois, se juntaram ao restante dos atletas, comandados por Oswaldo de Oliveira. Convocado para os amistosos da Seleção por Mano Menezes, Jefferson não esteve presente na atividade desta manhã.

Em sétimo lugar, com 40 pontos, Botafogo volta a campo na próxima quarta-feira, às 19h30m (de Brasília), no Engenhão, para enfrentar o Santos.
Fonte:Globo Esporte

Presidente do Botafogo detona o juiz do clássico: 'Fred o colocou no bolso'


A atuação do árbitro Felipe Gomes da Silva na derrota por 1 a 0 para o Fluminense, sábado, no Engenhão, pelo Campeonato Brasileiro, foi o estopim para o presidente do Botafogo, Maurício Assumpção, soltar o verbo para cima da arbitragem carioca. No mesmo dia do clássico, ele acompanhou três jogos das categorias de base do clube e não poupou críticas a Jorge Rabello, presidente da Comissão de Arbitragem do Rio de Janeiro (Coaf).
seedorf botafogo x fluminense (Foto: Satiro Sodré/AGIF)
Maurício revelou que Felipe Gomes da Silva, hoje com 33 anos, foi goleiro das categorias de base do Botafogo tempos atrás e deve ter sofrido muito na época com a estrutura precária de Marechal Hermes. Para o presidente, faltou bom senso ao escalar o árbitro, que apitou seu primeiro jogo no Brasileirão deste ano.
- Não é lugar para experiência. Isso tem que acontecer no Campeonato Carioca, entre grandes e médios ou médios contra médios. O Fred colocou o árbitro no bolso desde o primeiro minuto de jogo. O problema é que ele (Rabello) vai responder dizendo que o Botafogo não contratou atacante ou não faz gol, como é típico e já fez com outros clubes, dizendo que era melhor vigiar os jogadores na noite. Quero saber então do presidente da Ferj (Rubens Lopes) como a gente pode discutir arbitragem, pois ele (Rabello) não fala sobre o assunto - disse Maurício.
- No lance em que ele deu cartão amarelo para o Seedorf, até acho que foi um ato de indisciplina, mas quero saber se o Fluminense escolhe onde vai cobrar a falta. Era melhor então marcar pênalti de uma vez. No segundo tempo, o Botafogo foi cobrar uma falta cinco metros à frente no campo de defesa e ele mandou colocar a bola para trás. Os jogadores do Botafogo levaram dois cartões por chegarem atrasados. Aconteceu o mesmo com o Thiago Neves e ele não foi punido. Ainda teve um toque de mão do Fred, que o árbitro atrás do gol não marcou. E eu ainda pago para aquele cara ficar ali e não fazer nada. Sai do meu borderô - comentou o dirigente.No jogo contra o Fluminense, a reclamação do presidente do Botafogo foi com algumas atitudes de Felipe em campo e com a aplicação de cartões. Além disso, questionou a não marcação de um pênalti em um toque de mão de Fred nos minutos finais do clássico.
Em sua incursão pelos jogos das categorias de base, Maurício acompanhou sábado no Caio Martins os jogos do Botafogo do infantil aos juniores. Ele presenciou uma cena que o marcou com relação aos árbitros do Rio de Janeiro, contrariando uma frase que ouviu de Rubens Lopes recentemente sobre a renovação do quadro carioca.
- O observador técnico que estava no Caio Martins avisou ao árbitro que o gol do Madureira no juvenil estava na conta dele por não ter marcado uma falta clara em um jogador do Botafogo no início da jogada. O que tenho visto nesses jogos me deixa preocupado e não adianta dizer que não entendo porque acompanho sempre. Há três semanas, vi o presidente da Ferj dizer que havia uma renovação, e a arbitragem do Rio está ótima. Pois não está - avaliou o presidente.

*Colaborou o estagiário Gabriel Fricke, sob a supervisão de Thales Soares
 
Fonte:Globo Esporte

No limite: Bahia sofre com lesões musculares na reta final da Série A


Terça-feira, dia 4 de setembro deste ano. O técnico Jorginho comandava um trabalho de bolas paradas no Fazendão para tentar surpreender o Atlético-MG, então líder do Brasileirão e adversário do Bahia pela 22ª rodada da competição. Gabriel era o jogador responsável por cobrar as faltas para que os zagueiros tentassem a conclusão a gol. Após alguns chutes, a dor. Em meio ao treino, o jogador reclamou de um desconforto na coxa direita e deixou o gramado de imediato. Era a primeira de várias lesões musculares que iriam desfalcar o Bahia na reta final da Série A.
Bahia - treino (Foto: Divulgação / Esporte Clube Bahia)
No limite do desgaste físico, o Tricolor perdeu quatro jogadores por estiramento em apenas um mês. Além de Gabriel, os atacantes Souza, Jones Carioca e Elias também precisaram dos serviços médicos do clube por conta da lesão. Um problema que tem origem em vários fatores diferentes. Entre eles, a cansativa sequência de jogos cada vez mais intensos, como aponta o médico do Bahia, Marcos Lopes.
- Isso não ocorre apenas no Bahia. Muitos clubes sofrem por conta das lesões neste período do ano. Os jogos exigem muito dos atletas e o calendário não permite uma recuperação adequada. A musculatura precisa de tempo para se recuperar. O ideal seria pelo menos 48 horas de descanso após uma partida, o que não é possível atualmente. Enquanto ohuver jogos quarta e domingo, sempre vai haver lesões musculares, que não são tão graves, mas são bastante comuns - disse o médico tricolor.
- O Brasil possui dimensões continentais e os jogadores sempre precisam viajar para atuar fora de casa. Imagine uma viagem de Salvador para Porto Alegre, além das horas de voo, também tem o período de aeroporto, atrasos. Tudo isso pode influenciar na ocorrência de uma lesão, já que o atleta fica muito tempo parado - assegurou.Segundo Marcos Lopes, a rotina de viagens dos jogadores também favorece a ocorrência de lesões musculares. No avião, os atletas passam várias horas sem exercitar a musculatura, o que cria condições para que os temidos estiramentos que tiraram o sono do técinco Jorginho nos últimos 30 dias ocorram com mais frequência.
O final de temporada também aparece como um dos responsáveis pelos recorrentes casos de lesões musculares no Bahia. O desgaste natural expõe a musculatura dos jogadores à lesões, o que também ocorre no início do ano, quando os atletas retornam das férias.
- Isso é natural nesse período. Tentamos evitar a ocorrência de lesões cortando os treinos em dois turnos, cuidando da nutrição dos atletas, mas é um problema que sempre ocorre pela exigência natural do esporte - destacou Marcos Lopes.
Problema não ocorre apenas no Bahia
A ocorrência de lesões musculares não é exclusiva do Bahia. Recentemente, o Vasco perdeu o atacante Tenório por três semanas por conta de um estiramento muscular. Principal referência do São Paulo, Luís Fabiano também desfalcou o Tricolor paulista nas últimas rodadas por conta do problema muscular. No Avaí, três atletas sentiram um desconforto na coxa e viraram dúvida para o duelo contra o ASA.
Souza sente lesão na coxa durante treino do Bahia (Foto: Divulgação/E.C. Bahia)
Presidente da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE), o médico Jomar Souza lembra que até mesmo na Europa o problema é recorrente. Nem mesmo jogadores como Zidane, que contava com a mega-estrutura do Real Madrid, esteve livre das lesões musculares.
- As lesões são comuns no esporte, principalmente quando a temporada está perto do fim. Na Copa de 2002, o Zidane não começou bem a Copa porque já acumulava o desgaste da sequência de jogos, se machucou e não conseguiu render o que podia no mundial. É uma coisa que os médicos tem que saber lidar. Uma hora ou outra o treinaor não poderá contar com determinado atleta por conta de uma lesão. É natural - disse o presidente da SBMEE, que trabalhou no Bahia entre 1993 e 1994 e depois passou pelo Vitória no período entre 1996 e 2002.
A condição individual de cada atleta também é um ponto que chama a atenção dos médicos nos casos de lesão muscular.
- O fator genético deve ser levado em conta. Cada jogador reage de uma maneira diferente aos jogos. Ninguém desenvolve essa pré-disposição, é uma coisa de cada indivíduo e que sequer tem coo controlar - afirmou.
De acordo com Jomar Souza, a solução passa pelo planejamento do clube, que precisa saber formar um elenco para suprir as necessidades provocadas por questões médicas.
- Os times tem que formar um bom grupo de jogadores. O elenco tem que ter pelo menos 22 atletas em condição de atuar como titular para manter o nível da equipe mesmo quando ela perde alguém por lesão.
Tratamento diferenciado
Ainda na briga contra o rebaixamento, o Bahia encontrou uma solução para acelerar o tratamento dos jogadores machucados e contar com reforços para a disputa de pontos preciosos no Brasileirão. Peças fundamentais na equipe comandada pelo técnico Jorginho, Gabriel e Souza foram submetidos a sessões diárias de oxigenoterapia hiperbárica, que consiste em submeter o atleta a uma pressão maior que a atmosférica, em uma câmara, onde ele respira oxigênio a 100%.
Com Gabriel, a estratégia deu certo. Quando o meia se machucou, a previsão dos médicos era de que ele ficasse longe dos gramados por pelo menos três semanas. Em 14 dias, no entanto, o jogador voltou a ficar à disposição de Jorginho.
Já recuperado, Gabriel comentou a lesão e a série de problemas médicos do Bahia. Apesar da pouca idade, o jovem meia de 22 anos mostrou experiência e deu a receita para evitar problemas musculares no futuro.
- O descanso é bom, faz parte do treinamento. No final de temporada tem que ter esse cuidado para nos jogos poder render mais e não ter mais problemas com lesão.
Fonte:Globo Esporte

Recuperação relâmpago: Elias volta a treinar e pode enfrentar o Fluminense


elias e jorginho em treino do bahia (Foto: Jayme Brandão/Divulgação/EC Bahia)
Tarde de surpresa no Fazendão. Elias, que sofreu uma lesão muscular e tinha previsão de voltar a treinar em uma semana, não ficou nem três dias longe dos gramados. Depois de fazer o exame de imagem no sábado, o atacante já calçou as chuteiras na tarde desta segunda-feira e participou normalmente do treinamento no Fazendão.
Elias sentiu a lesão na coxa durante os primeiros minutos do empate com o Flamengo, na última quinta-feira, quando foi substituído por Cláudio Pitbull. Na volta para Salvador, o atacante foi submetido a umexame de imagem que comprovou um estiramento muscular leve. Apesar da previsão do departamento médico, o jogador mostrou recuperação rápida, mas ainda não tem escalação confirmada para o jogo desta quarta-feira contra o Fluminense, no estádio de Pituaçu.
Sem o problema da lesão, Elias foi chamado pelo técnico Jorginho para treinar entre os titulares. Precavido, o treinador chamou também Cláudio Pitbull para ouvir suas orientações e participar do treinamento com o time que deve começar a partida. Além dos dois atacantes, o time contou ainda com Marcelo Lomba; Neto, Titi, Danny Morais e Jussandro; Fahel, Diones e Hélder; Gabriel e Zé Roberto.
Com os dois atacantes em campo, o treinador fez um trabalho de bola parada com o time titular. Elias e Cláudio Pitbull treinaram juntos, o que deixa a dúvida sobre qual dos dois será titular na quarta. Enquanto isso, os outros jogadores faziam um treino técnico em separado. Júnior e Jones fizeram um trabalho físico à parte.
Na dúvida para a partida contra o Fluminense, Elias foi titular nas últimas quatro partidas do Bahia na Série A do Campeonato Brasileiro. No geral, o atacante já disputou dez jogos na competição nacional e fez um gol. Por outro lado, Cláudio Pitbull tem servido como opção no banco de reservas, em cinco jogos, fez um gol.
Fonte:Globo Esporte

Comentarista diz que Ronaldinho viveu 'um dia de Pelé' contra o Figueira


Ronaldinho Gaúcho teve uma atuação de gala na goleada de 6 a 0 do Atlético-MG sobre Figueirense, no sábado, no estádio Independência, em Belo Horizonte. O jogador fez três gols e ainda deu duas assistências, o que lhe rendeu sua segunda nota 10 no Troféu Armando Nogueira (a primeira foi no ano passado na vitória de 5 a 4 do Flamengo sobre o Santos) e a maior pontuação do ano noCartola FC SporTV, com 35,1 pontos na rodada. Na opinião do comentarista André Loffredo, R49 viveu um dia de Pelé.
- Ronaldinho reeditou a atuação dele contra o Santos no ano passado, quando recebeu a nota 10 do Troféu Armando Nogueira. Novamente recebeu a nota 10 agora. Quando um jogador faz três gols e dá duas assistências fica difícil não dar uma nota 10. Eu sou até bem criterioso em relação ao 10. Para ganhar, tem que ser o Pelé em dia de Pelé - disse ao "Troca de Passes".
O comentarista do SporTV enalteceu também superação de Ronaldinho Gaúcho, que mesmo atravessando momento pessoal difícil com a morte do padrasto Vanderlei e a doença da mãe, mostrou muita vontade e disposição em campo.
- Mesmo não estando com uma cabeça muito boa ele conseguiu ter uma atuação como aquela.
- E a goleada foi muito importante para o Atlético-MG se recuperar nesta reta final. Para ainda imaginarmos o Galo disputar o título contra o Fluminense. E lembrando que os dois ainda vão se enfrentar e a partida será no Independência - completou Loffredo. O Atlético-MG, que vinha de uma sequência de quatro partidas sem vitórias, volta a sonhar com o título do Brasileirão, apesar de ainda continuar a seis pontos de diferença do líder Fluminense.
A próxima partida do Galo será na quarta-feira, às 22h (de Brasília), contra o Internacional, no Beira Rio, em Porto Alegre.
ronaldinho gaúcho atlético-mg x figueirense (Foto: Bruno Cantini/Flick Atlético-MG)
Fonte:Globo Esporte

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Notícias anteriores