A Ponte Preta perdeu por 1 a 0 para o Deportivo Pasto (COL) no primeiro jogo fora do Brasil em sua história, mas avançou às quartas de final da Copa Sul-Americana para enfrentar o Vélez Sarsfield (ARG). Na ida, em Campinas, a Macaca havia vencido por 2 a 0.
Longe de ser um primor técnico, o time mandante apostou nas jogadas aéreas durante todo o primeiro tempo. A alternativa era praticamente a mesma em todos os lances: Montaño cruzava para Lalinde cabecear. O índice de acerto foi zero.
A melhor chance do Deportivo Pasto veio em um dos únicos chutes de longe da etapa inicial: Pacheco soltou uma pancada de longe, aos 43 minutos, e acertou a trave direita de Roberto. Enquanto isso, a Macaca assustava pouco com Rafael Ratão e William à frente, prejudicados pela fraca atuação de Adrianinho.
Foi justamente Adrianinho o escolhido para sair no intervalo, para a entrada do volante Magal. O Pasto, mais criativo que na primeira metade de jogo, conseguiu abrir o placar com certa rapidez. Aos 7 minutos, Mauricio Mina recebeu com espaço na área, cortou Diego Sacoman e bateu rasteiro para balançar as redes.
A partir daí, o Pasto dominou amplamente a posse de bola. Os cruzamentos para Alinde voltaram, mas faltou pontaria a ele. Quem mais chegou perto do gol foi Mina, o autor do primeiro tempo, que invadir a área pela esquerda e bateu na trave. A Ponte se safou por pouco.
FICHA TÉCNICA
DEPORTIVO PASTO (COL) 1 x 0 PONTE PRETA
Local: Estádio Departamental Libertad, em San Juan de Pasto (COL)
Data/Horário: 22/10/2013, às 22h15 (de Brasília)
Árbitro: Marlon Escalante (VEN)
Cartões Amarelos: Palacios, Montaño (DEP); Roberto, Diego Sacoman, Alef, Magal (PON)
Cartão Vermelho: -
GOL: Mauricio Mina, aos 7'/2ºT
DEPORTIVO PASTO: Lucero Álvarez; Piedrahita, Camilo Pérez, Jerry Mina e Fausto Obeso; Palacios, Pacheco (Ruales - 22'/2ºT) e Montaño; Mauricio Mina, Juan Villota (Gomez - 33'/2ºT) e Lalinde. Técnico: Flabio Torres
PONTE PRETA: Roberto; Régis, Ferron, Diego Sacoman e Uendel; Baraka, Alef (Elias - 20'/2ºT), Fellipe Bastos e Adrianinho (Magal - Intervalo); Rafael Ratão (Fernando Bob - 34'/2ºT) e William. Técnico: Jorginho
Lancepress!