sexta-feira, 21 de setembro de 2012

ARRASADOR NO COMEÇO, JOINVILLE VENCE O PARANÁ CLUBE E ENCOSTA NO G-4

Arrasador no começo do jogo, o Joinville venceu o Paraná Clube por 3 a 1 na noite desta sexta-feira, na Arena Joinville, pela 26ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Os catarinenses - de camisa laranja - pressionaram e marcaram com os atacantes Marcinho, a um minuto, e Lima, aos cinco da etapa inicial. O atacante Arthur descontou para o Tricolor paranaense, mas o camisa 9 fez outro gol aos quatro minutos do segundo tempo.

Com a vitória, o JEC chegou ao quinto lugar, com 44 pontos - a dois do São Caetano, que recebe o CRB. E ele ainda pode ser ultrapassado pelo Atlético-PR, que enfrenta o Ceará. Os concorrentes jogam no sábado.
O Joinville tem mais um compromisso em casa na próxima rodada. Ele recebe o Boa Esporte, às 21h (horário de Brasília) de terça-feira, dia 25.
Com a derrota, o Tricolor ficou nos 32 pontos e caiu para 13°. Ele ainda pode perder posições para Boa Esporte e ASA, que entram em campo no fim de semana. A distância do Paraná Clube para a zona de rebaixamento, antes do complemento da rodada, é de sete pontos. Ele volta a campo na sexta-feira, dia 28, às 19h30m. Ele encara o São Caetano, na Vila Capanema.
Lima Joinville Frame (Foto: Reprodução)
Fonte:Globo Esporte

PÊNALTIS DECIDEM: ABC VENCE, RESPIRA E ENTERRA SONHO DO GUARANI NA SÉRIE B

Com direito a dois gols de pênalti, o ABC fez o dever de casa sobre o Guarani na noite desta sexta-feira, no Frasqueirão, em Natal, pela 26ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Adriano Pardal, Pedro Silva e Diego Clementino marcaram no segundo tempo e garantiram a vitória potiguar por 3 a 1. Ronaldo, também de pênalti, descontou para os campineiros, já nos acréscimos. O resultado faz o ABC respirar na luta contra o rebaixamento e enterra o sonho bugrino de brigar pelo G-4 na reta final.

Apesar do placar elástico, a arbitragem do goiano Eduardo Tomaz de Aquino Valadão teve atuação contestada. Dos dois pênaltis para o ABC, um – o primeiro – foi duvidoso. Por outro lado, Valadão deixou de assinalar uma penalidade clara a favor do Guarani, também na etapa final, em cima de Ronaldo, quando o ABC ganhava de 1 a 0. Nos outros dois pênaltis, ele acertou. Erros da arbitragem à parte, o ABC foi superior e mereceu o triunfo. O Bugre sentiu a ausência de cinco titulares e voltou a perder após dois jogos.
A vitória leva o ABC para os 32 pontos, na 12ª colocação, mas corre o risco de perder duas posições no complemento da rodada, no sábado, para Boa Esporte e ASA. O importante, no entanto, é que o time abriu sete pontos de vantagem para o Guaratinguetá, que abre o Z-4. O Guarani, por sua vez, ficou estacionado no 11º lugar, com 35 pontos, a nove do São Caetano, o quarto colocado, deixando a tarefa de tentar o acesso praticamente impossível. A diferença ainda pode aumentar no sábado, quando o Azulão encara o CRB, em casa.
O Guarani tem mais um potiguar pela frente. No outro sábado, dia 29, encara o América-RN, às 16h (de Brasília), no Brinco. O ABC volta a campo na próxima terça-feira, quando recebe o ASA, às 19h30 (de Brasília), novamente no Frasqueirão.
Fonte:Globo Esporte

COM GOL ILUMINADO, AVAÍ BATE GUARÁ NA ESTREIA DO TÉCNICO ARGEL FUCKS


Diante do apagão que vive o ataque do Avaí, um iluminado mostrou como é que se faz. O time catarinense já vencia o Guaratinguetá por um gol de vantagem, quando Evando fez o simples. Correu junto à linha da bola, procurou a trajetória dela e botou o pé direito para só escorar para as redes. Muito mais comemorado que a bela pedrada de Pirão, que abriu a contagem avaiana na estreia vitoriosa do técnico Argel Fucks: 2 a 0 na noite desta sexta-feira, na Ressacada.

O novo treinador apostou numa formação ofensiva, com três atacantes. Mas a equipe tropeçava por falta de um meia de ligação e na má fase que vivem os homens de frente. O Guará manteve a proposta com um ferrolho à frente da zaga e um homem isolado. Assim criou algumas chances, porém poucas diante das desperdiçadas pelo time de azul e branco. Por isso, foi preciso o volante improvisado de lateral-esquerdo Pirão abrir o caminho para a vitória e estender o tapete para Evando anotar o gol que deu ponto final à contagem em Florianópolis.
O resultado mantém o pulso do Avaí que bate em busca do G-4 da Série B do Campeonato Brasileiro, ao chegar aos 40 pontos. Já o Guará segue na agonia de tentar e não sair da zona de rebaixamento. Na próxima rodada, o Leão de Santa Catarina recebe o Vitória, no sábado (29), às 16h (de Brasília), na Ressacada. O Guará volta ao Dário Rodrigues para encarar o Goiás, na próxima sexta-feira, às 21h.
Pirão, Avaí x Guaratingueta (Foto: Rubens Flores / Agência Estado)
Fonte:Globo Esporte

Argel Fucks forma o time para a sua estreia no comando do Avaí


Treino do Avaí (Foto: Joao Lucas Cardoso/Globoesporte.com)
Já no seu segundo treinamento como comandante do Avaí, Argel Fucks chegou à sua primeira formação. Na tarde desta quinta-feiram ele fez a última atividade para a partida de sexta, contra o Guarantiguetá, às 19h30m, na Ressacada. O treinador montou a mesma equipe do seu primeiro trabalho como avaiano.

Argel monta a equipe com três volante e três atacantes, em um 4-3-3 em que o volante Mika faz mais o papel de armador  do que sua função original, na contenção. Diogo Acosta é o atacante de referência, com Ricardo Jesus e Felipe Alves voltando mais que os jogadores ofensivos costumam fazer para buscar a bola. O meia Camilo, titular com Hemerson Maria, foi sacado da equipe titular.
Depois do aquecimento, o técnico Argel Fucks distribuiu os coletes vermelhos apenas para 11 jogadores, no gramado inteiro da Ressacada. Os demais atletas bateram bola fora das quatro linhas. A primeira linha de quatro é a mesma que o técnico Hemerson Maria deveria formar se ainda fosse treinador. Teve Arlan, Cássio, Rafael e Julinho. Os três volantes são Bruno, Pirão e Mika. Na frente estiveram Diogo Acosta, Felipe Alves e Ricardo Jesus.
Após cerca de 30 minutos, ele parou o treino e reuniu todos os jogadores no centro de campo. Conversou com os atletas e chamou a outra parte do grupo, que batia bola. A partir deste momento, trabalhou jogadas de bolas aéreas na área. Em seguida, Argel liberou um rachão entre os jogadores.

Por fim, o novo treinador colocou seus comandados para treinar cobranças de falta. O volante Mika e o meia Camilo foram os escolhidos para a barreira móvel.
 
O goleiro Marcelo Moretto não treinou. O jogador está fora do clube desde o início da semana. O arqueiro foi a Portugal para tratar de assuntos particulares. Argel Fucks espera o retorno do atleta para confirmar quem será o camisa um.

— Ele estava resolvendo um problema dele, particular. Vamos esperar ele chegar amanhã (sexta-feira) e ver como ele está. Se estiver bem e nos dar garantia, ele vai jogar. Se não, vai jogar o Aleks então. Espero a chegada dele para decidir.
Fonte:Globo Esporte

Diego Souza rebate ex-dirigente e diz que se sentiu forçado a sair do Vasco


Diego Souza Al Ittihad (Foto: Reprodução / Site Oficial)
O meia Diego Souza, do Al-Ittihad, rebateu nesta sexta-feira a declaração do ex-vice-presidente de futebol do Vasco, José Hamilton Mandarino, que havia afirmado que o jogador não quis ficar em São Januárioquando foi negociado com o clube saudita, em julho. Diego argumenta que sempre esteve feliz em São Januário, porém se sentiu forçado pela diretoria a aceitar a proposta do Al-Ittihad.
- Em momento algum forcei minha saída do Vasco. Muito pelo contrário, sempre estive feliz e me senti honrado em defender as cores do clube. Durante todo o período que antecedeu minha saída, senti-me forçado e pressionado a optar pela transferência, apesar de, no discurso externo do clube, sempre terem colocado que o interesse pela negociação fosse meu - disse o meia através de sua assessoria.
O jogador revelou que ainda tem dinheiro a receber do Vasco. Diego Souza, que passou um ano e meio na Colina, agradeceu o apoio dos torcedores cruz-maltinos.
- Existiam, como ainda persistem, problemas relacionados aos meus contratos com o Vasco que geravam um incômodo no meu relacionamento com os dirigentes do clube, mas tenho certeza de que serão solucionados. No período em que estive no Vasco, eu e meus antigos companheiros conquistamos a Copa do Brasil, jamais estivemos fora do G-4 do Campeonato Brasileiro e resgatamos o orgulho dos torcedores, de quem até hoje recebo manifestações de carinho, me fazendo sentir parte de um grupo de ídolos recentes.
A transferência de Diego Souza ainda causa problemas ao Vasco. A quantia que ficaria com o clube da negociação - R$ 6 milhões - foi retida pelo Banco Central por causa de uma decisão judicial que determinou a penhora do valor, e ainda não há previsão para a liberação do dinheiro
Fonte:Globo Esporte

Flamengo contrata Wellington Bruno e fecha pacote da Série B


Depois de apresentar o meia Cleber Santana e o zagueiro Renato Santos, ambos buscados no Avaí, o Flamengo acertou nesta sexta-feira a contratação do meia Wellington Bruno, que estava no Ipatinga. O jogador está no Rio, foi submetido a exames médicos nesta tarde e aprovado. Ele assinou contrato de empréstimo até o fim do ano.
O meia, de 26 anos, marcou seis gols na campanha do time mineiro, que ocupa a penúltima colocação da Série B, com 16 pontos em 25 jogos. Há cerca de dez dias, o diretor de futebol Zinho esteve em Florianópolis para observar Cleber Santana e Renato Santos. Na ocasião, ele assistiu à vitória do Avaí sobre o Ipatinga, por 2 a 1, na Ressacada. Wellington Bruno estava em campo pelo Tigre.
Nesta sexta, Zinho disse que o jogador havia sido oferecido na tarde de quinta, mas que não sabia se seria possível inscrevê-lo. A janela de transferência para o Campeonato Brasileiro termina nesta sexta-feira e o nome de Wellington Bruno já aparece no Boletim Informartivo Diário (BID) da CBF como atleta do Flamengo.
A boa campanha de Wellington Bruno na Série B tem, entretanto, uma mácula. No jogo contra o Guarani, o meia foi expulso por dar um tapa num adversário (assista ao vídeo).
Os direitos econômicos do jogador pertencem ao banco BMG, que é parceiro e patrocinador do Rubro-Negro. O clube terá a opção de comprar ao fim do vínculo.
Fonte : Globo Esporte 

Cléber Santana chega confiante: ‘Fla não pode pensar em rebaixamento’



A novela durou mais de uma semana, passou por reviravoltas, mas chegou ao capítulo final nesta sexta-feira. A presidente Patricia Amorim e o diretor de futebol Zinho, enfim, apresentaram os reforços que o Flamengo foi buscar no Avaí para tentar se afastar da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. O meia Cleber Santana e o zagueiro Renato Santos chegam da Série B para tentar ajudar o time a melhorar na tabela e sair da crise. Hoje, o Rubro-Negro é o 16º, com 28 pontos, só uma posição à frente do Z-4. O primeiro usará o número 88; o segundo será o 83.
Renato Santos e Cléber Santana apresentados no Flamengo (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)
Cléber Santana, de 31 anos, participou do treino coletivo no time titular antes mesmo de ser apresentado oficialmente e estará entre os 11 contra o Atlético-GO, neste domingo, em Goiânia. O técnico Dorival Júnior tirou o atacante Liedson e escalou Cléber na mesma posição que ele desempanhava no Avaí, como meia ofensivo, bem perto de Vagner Love e ao lado de Adryan. O desempenho do recém-chegado ainda foi tímido. Na primeira entrevista como rubro-negro, Cléber Santana prometeu dar o seu melhor para ajudar o time e afirmou que o lugar do Flamengo não é no fim da classificação do Brasileiro.
- A expectativa é a melhor possível, estou feliz por chegar e começar a trabalhar. Vou dar o meu melhor, domingo temos um jogo em que precisamos de um resultado positivo. Não vai faltar empenho, dedicação e profissionalismo. O Flamengo jamais pode pensar em rebaixamento. Temos que pensar em conquistar uma sequência de vitórias para sair dessa situação incômoda. Ainda mais pelo grupo que a gente tem e por ser Flamengo, temos que brigar lá em cima. Mas temos de pensar passo a passo, jogo a jogo - afirmou.
Cléber Santana, que vendia jornal antes de virar jogador profissional no Sport, espera ajudar o Flamengo a estampar boas manchetes.
- Não só no Brasil, como no mundo todo, se fala do Flamengo, é uma grandeza imensa, milhões e milhões de torcedores. É sempre importante estar com cabeça boa, pensar positivo, ainda mais por ser do Nordeste e por ser flamenguista. Sempre torci por Flamengo e Sport. Conheço alguns jogadores de jogar junto, outros eu enfrentei. A adaptação vai ser tranquila.

A entrada de Cléber Santana provocou a volta de Liedson ao banco de reservas. O time treinou nesta sexta-feira com Felipe, Wellington Silva, Frauches, Gonzáles e Ramon; Cáceres, Ibson, Luiz Antonio, Cléber Santana e Adryan; Vagner Love.

Cléber Santana já defendeu o Atlético de Madrid e também jogou no futebol japonês. No Brasil, começou no Sport, passou por Vitória e se destacou no Santos. Teve passagens apagadas por São Paulo e Atlético-PR, mas se destacou no Avaí com 15 gols na temporada, oito deles na Segundona.

Renato Santos, de 25 anos, iniciou carreira em 2007 e defendeu o Joinville antes de chegar à Ressacada. O zagueiro recebeu apenas um cartão amarelo na Segundona, competição em que esteve ausente de apenas um dos 25 jogos do time. Ele tem uma lesão muscular e só deve ter condições de jogo dentro de duas semanas. O contrato jogador vai até dezembro de 2015 e seu nome já foi publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF.
Segundo o médico José Luiz Runco, Renato Santos vai precisar de pelo menos 15 dias para se recuperar da lesão muscular na coxa direita. Ele faz tratamento com fisioterapia e na próxima semana vai iniciar a musculação.

- Me considero ser um zagueiro técnico, procuro ser leal com o adversário. Não me considero lento, tenho boa saída de bola, é o ponto forte das minhas características. É muito gratificante chegar aqui e ver pessoas que só via na televisão, hoje tenho a oportunidade de estar com eles. Isso me dá um certo conforto para ficar mais à vontade. Chego para desempenhar o meu melhor, para conseguir enfrentar as dificuldades - disse o reforço.

Cléber Santana assina por dois anos com o Flamengo, que passa a ter 70% dos direitos econômicos do meia, numa negociação que envolveu o empréstimo de Negueba ao São Paulo. No caso de Renato Santos, o clube adquiriu os 40% dos direitos econômicos que pertenciam ao Avaí. O restante é do empresário do atleta, Eduardo Uram.

Fonte: Globoesporte

Elogios não param, e Oscar vira estatueta dourada em jornal britânico


‘Custou muito caro e, para um jogador jovem, isso é uma grande pressão. Mas ele realmente vale o dinheiro’, afirma Petr Cech


A ótima atuação no empate de 2 a 2 do Chelsea diante do Juventus, na última quarta-feira, pela Liga dos Campeões, segue rendendo elogios a Oscar. Nesta sexta-feira, o diário britânico ‘The Sun” destacou que o ex-colorado é uma estrela de Hollywood e, para ilustrar a ideia, transformou o brasileiro numa estatueta dourada do Oscar.

Oscar de ouro (Foto: Reprodução / The Sun)

Na matéria, a publicação conversou com jogadores do Chelsea que rasgaram elogios a Oscar, que chegou aos Blues na última janela de transferências comprado por 25 milhões de libras (cerca de R$ 79 milhões).

- Oscar custou muito caro e, para um jogador jovem, isso é uma grande pressão. Mas é ótimo para todos ver sua performance e saber que ele realmente vale o dinheiro (investido) – afirmou o goleiro Petr Cech,

O volante Obi Mikel fez coro com o arqueiro tcheco.

- Já tinha visto ele nos treinamentos chutando daquele jeito e era questão de tempo para ele fazer isso em um jogo – disse o nigeriano, referindo-se aos dois golaços de Oscar diante do Juventus (assista no vídeo ao lado).

Por GLOBOESPORTE.COMLondres

Feliz ano velho: em 2009, mulheres, bebida e o último brilho de Adriano


Atacante abusa de álcool, deixa a Itália, interrompe carreira e retorna ao Fla para ser artilheiro e campeão, com novas polêmicas fora de campo





Em abril de 2009, depois de defender a seleção brasileira nas Eliminatórias da Copa do Mundo, Adriano não se reapresentou ao Internazionale de Milão. Viajou ao Rio e ficou três dias internado na Vila Cruzeiro, sem dar notícias. Ele só queria ser feliz, andar tranquilamente na favela onde nasceu. Mas não havia nada tranquilo em sua vida. Como em outras ocasiões, o Imperador estava com seu reino em ruínas, abusando do álcool.

 Rosilda ficou desesperada quando o filho decidiu não voltar para a Itália. Adriano justificou dizendo que precisava retornar à sua realidade. Mais do que a realidade, ele buscou suas raízes. Bebeu em demasia, soltou pipa, andou descalço, patrocinou churrascos na Vila Cruzeiro e tirou suas próprias conclusões, sem recorrer à ajuda de um psicólogo.

- Quero é ser feliz, dinheiro não me importa. Felicidade não se compra nunca. Vou fazer e acabou – dizia Adriano.

Mas, nos momentos de lucidez, ele confessava:

- Bebida é uma fuga. Quando está triste, bebe, esquece, no outro dia é a mesma coisa. Quando vê, já está dentro e não consegue mais sair. Quando estava no limite, vi que tinha que voltar.

Na mesma época, o então empresário do jogador, Gilmar Rinaldi, confirmou que seu cliente enfrentava graves problemas particulares. Ainda em abril de 2009, o atacante anunciou que pararia de jogar futebol por tempo indeterminado. No mês seguinte, porém, acertou o seu retorno ao Flamengo. Começava uma nova fase de gols. E de problemas.

No Rio, ele voltava aos braços da família, perto dos amigos, com quem dividia farras, churrascos e noitadas.

- Adriano tem um coração enorme. Não sabe dizer não, e muitas vezes não tem limite: quando acha que está bem, bebe muito para comemorar; quando está mal, bebe para esquecer. Pelo porte físico, tem extrema resistência ao álcool – disse um dos amigos que por muitas vezes tiveram a missão de tentar acordar o jogador para que ele fosse treinar no Flamengo, em 2009.



Adriano foi artilheiro do Brasileirão, com 19 gols, e ajudou na conquista do título nacional. Porém, a temporada foi repleta de faltas a treinos. Em atividades pela manhã, muitas vezes o atacante se apresentava sem condições de ir a campo. Em uma delas, chegou completamente apagado, foi retirado do carro com dificuldades e colocado numa maca. Um funcionário do clube precisou recorrer a um pano banhado em amônia para reanimar o jogador.

Assessor de imprensa de Adriano de 2009 a 2010, quando os problemas se acumulavam, Thássilo Soares dá uma dimensão de tudo que envolve o jogador. E confirma que incursões noturnas do Imperador acendiam o sinal de alerta.
Bebida é uma fuga. Quando está triste, bebe, esquece, no outro dia é a mesma coisa. Quando vê, já está dentro e não consegue mais sair"
Adriano

- Adriano tem um nome muito forte. Eu recebia ligações de jornalistas de Grécia, Itália, Holanda... muitos países. Muito do que se falava do Adriano era verdade, mas gente que não tinha acesso a ele chutava. Quando eu sabia que Adriano sairia à noite, eu não dormia, ficava preocupado, pois tudo tinha uma repercussão absurda. Muitas vezes acordava às 7h com Isaías Tinoco (então gerente de futebol do Flamengo) ligando para saber onde ele estava.

Pelo Flamengo em 2009, o resultado de uma das farras de Adriano teve sérias consequências. Às vésperas da importante partida contra o Corinthians, pela penúltima rodada do Brasileirão, o jogador resolveu dar um passeio de moto e queimou o tornozelo esquerdo. Alegou que o acidente acontecera ao pisar numa lâmpada do jardim de sua casa. E desfalcou o time num momento importante.

Salários atrasados no ano do hexa


Na caminhada para o título brasileiro, mais uma prova da pouca importância ao dinheiro e a confiança de Adriano no Flamengo.

- Até o fim do Brasileiro de 2009, ele foi o único jogador que ficou com o salário atrasado, e isso nunca vazou para imprensa. Pela relação de confiança, Adriano nunca questionou isso, pois ele sabia que o compromisso seria cumprido. Ele rasgou um contrato de 7 milhões de euros (com o Inter de Milão) e acertou com o Flamengo. Ele foi muito correto – afirmou Marcos Braz, vice-presidente de futebol do Rubro-Negro na ocasião.

Foi o dirigente que impediu que Adriano viajasse com o Flamengo para o jogo contra o Corinthians, em Campinas. Mesmo com a queimadura, o atacante queria estar com o grupo para, talvez, amenizar a pressão por sua indisciplina.

- Ele ficou de cara amarrada por uns dias, mas depois nos abraçamos – recordou Braz.

Adriano ficou fora da Copa de 2010 por causa das indisciplinas.

- Eu meio que esperava, dei umas vaciladas – admitiu.



Na mesma época, Adriano vivia uma relação conturbada com Joana Machado, apontada como grande amor e a mulher capaz de tirar o jogador do sério. O casal chegou a ficar noivo em 2010.

Entre tórrida paixão, houve muitas brigas. Quando Adriano se internava na Vila Cruzeiro, Joana não se furtava de ir até a favela e passar por traficantes para enquadrar o jogador. Em uma das vezes, em março de 2010, aconteceu o episódio conhecido como “Barraco da Chatuba”, quando a namorada ofendeu companheiros de time que acompanhavam o atacante e atirou pedras nos carros.

- Adriano é uma pessoa incrível, sempre foi muito fiel. O único problema é que a gente tinha um gênio muito forte, brigávamos muito. Não dava mais para continuar. Eu quis terminar – afirmou Joana, no ano passado.

Depois do episódio, Adriano não viajou com a delegação para a Venezuela, onde o Rubro-Negro enfrentou o Caracas, pela fase de grupos da Libertadores de 2010. Dias depois, Adriano apareceu na Gávea de mãos dadas com Joana.

- Adriano vai arrumar uma esposa bacana, que o ajude. A mãe não pode dormir ao lado – brincou Rosilda.

Longa lista de mulheres

Mas o desejo de Rosilda ainda não se concretizou. Volta e meia, os sites de celebridades estampam Adriano em companhia de morenas, louras, mulatas. Na lista do Imperador, figuram Dani Bolina, Dani Sperle, Luana Kisner, Cassia Menega, Mulher Moranguinho e outras frutas mais.
Adriano é uma pessoa incrível, sempre foi muito fiel. O único problema é que a gente tinha um gênio muito forte, brigávamos muito. Não dava mais"
Joana Machado

Adriano tem dois filhos com Danielle Carvalho, que é evangélica, discreta e caseira, e mora no mesmo condomínio da ex-sogra, Rosilda.

Em 2010, Adriano enfrentou ainda questionamentos sobre ligações com traficantes da Vila Cruzeiro. No Natal de 2011, uma mulher foi baleada dentro do carro onde estava o atacante.

Novamente, Adriano está perto da família, de novo no Flamengo; como em outras vezes, prometeu se controlar, mas escorregou e faltou a dois treinos. Abusou da bebida, trocou o Ninho do Urubu pela Vila Cruzeiro. Aos 30 anos, ele admite:

- É minha última chance, se errar, vou falar com a minha família e amigos: “Gente, parei, acabou”.

*Nesta matéria, há trechos de entrevistas inéditas de Adriano, de sua mãe, Rosilda, e de sua avó, Wanda, concedidas ao repórter Tino Marcos, da TV Globo, antes da Copa do Mundo de 2010

Por Janir Júnior*Rio de Janeiro

Ganso assina contrato de cinco anos e, enfim, é jogador do São Paulo



Após longa negociação, reviravoltas e concorrência do Grêmio, jogador bate o pé e Santos aceita receber R$ 23,9 milhões para vender o meia


Ganso é do São Paulo pelos próximos cinco anos. Foram 32 dias de novela desde que a primeira proposta foi oficializada pelo meia. Uma novela com reviravoltas, romances, separações, brigas e final feliz para o Tricolor e o jogador, que sempre torceu pelo sucesso da negociação. No começo da madrugada desta sexta-feira, enfim, o clube acertou a contratação junto ao Santos, que vai receber R$ 23,9 milhões, um pouco mais do que os 45% dos direitos econômicos que possuía.

O meia foi à Vila Belmiro e assinou a rescisão e o novo contrato, pouco antes da 1h desta sexta. Cerca de dez minutos depois o nome e a foto dele já não constavam mais no site oficial do Santos, na relação do elenco principal.

Ganso posa com a camisa do São Paulo (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)

Os dois clubes, porém, só confirmaram a notícia em suas respectivas páginas na internet por volta das 2h20. A nota oficial do Santos é extensa - tem 13 tópicos explicando a negociação, sendo o principal problema a pendência judicial com a DIS (veja abaixo a íntegra da nota, no fim da matéria).

- Conquistei e construí minha história aqui. Tenho a consciência de que fiz meu melhor. Saio com a sensação de dever cumprido – disse Ganso, às 2h40, ao deixar a Vila Belmiro.

- Todo o esforço valeu a pena – emendou Adalberto Baptista, diretor de futebol do São Paulo, ao lado do meia.

O armador deixa a Vila Belmiro após assinar a rescisão com o Santos e o compromisso com o Tricolor(Foto: Marcelo Hazan / Globoesporte.com)

Na nova divisão, o Tricolor, que desembolsou R$ 16,4 milhões, terá 32% dos direitos de Ganso, enquanto o DIS, que injetou R$ 7,5 milhões para viabilizar a transferência, amplia sua porcentagem sobre o atleta de 55% para 68%.
Em um momento da negociação, fiquei preocupado, de tão cansativa que ela estava, mas nunca desisti. Tive proposta do Santos, do Grêmio e do Flamengo, mas o São Paulo foi o que mais mexeu com meu sentimento"
Ganso

No futuro, se o São Paulo vender o jogador por um valor superior, o clube da Baixada ainda terá direito a 5% do lucro obtido pelo rival. Na quarta, pela manhã, o Santos aceitou a nova proposta, mas avisou que não liberaria Ganso enquanto as pendências jurídicas com a DIS não fossem resolvidas. Ocorreram novas reuniões, inclusive com a participação do jogador, que faltou três dias seguidos a sessões de fisioterapia no CT Rei Pelé e exigiu uma definição das partes. À noite, na Vila Belmiro, o martelo foi batido. Antes, porém, Ganso já havia posado para fotos e gravado um depoimento para a equipe do site oficial do Morumbi.

- O que mais pesou foi o histórico do clube, com sua história de grandeza, conquistas e ídolos. Muitas pessoas conversaram comigo, como o Pita (ex-jogador que trocou o Santos pelo Tricolor em 1984), que mostrou um pouco mais da importância do São Paulo no futebol mundial - disse Ganso.

- Em determinado momento da negociação, fiquei preocupado, de tão cansativa que ela estava, mas nunca desisti. Foi tudo feito de forma consciente e da maneira correta e hoje posso dizer que estou muito feliz por acertar com o São Paulo. Durante todo esse tempo tive proposta do Santos, do Grêmio e do Flamengo, que são todos grandes clubes, mas o São Paulo foi o que mais mexeu com meu sentimento. O clube me deixou com muita vontade de jogar e representar bem essa camisa, retribuindo também todo o carinho que venho recebendo dos torcedores. Estou muito feliz. Uma alegria muito grande. É um sentimento único poder representar esse grande clube de nosso país - emendou o meia.

O primeiro acordo verbal entre as partes foi fechado na noite da última sexta-feira,quando São Paulo e DIS se reuniram, acertaram uma composição financeira e informaram ao Santos que pagariam o valor exigido. Nesse mesmo dia, à tarde, Paulo Henrique conversou com o presidente Juvenal Juvêncio por telefone e reiterou seu desejo de atuar no Morumbi.Porém, na última segunda, para surpresa de todos e desespero de Ganso, o Comitê de Gestão que administra o Santos mudou de ideia e disse ter recusado a oferta, despertando uma série de versões conflitantes sobre o motivo de o acordo de sexta não ter sido formalizado.


Ganso exibe com orgulho a camisa do São Paulo
(Foto: reprodução)
O Peixe afirmou que o documento não atendia aos interesses do clube. O grande problema foi o desejo de que o DIS aceitasse retirar as pendências judiciais que tem com o Santos, relativas às vendas do volante Wesley e do atacante André para Werder Bremen e Dínamo de Kiev, respectivamente, em 2010. A exigência revoltou os investidores, que recentemente ganharam na Justiça o direito de penhora de 20% das receitas do clube. No acerto, ficou decidido que, em vez de dinheiro, o Santos passaria a ter o CT Meninos da Vila penhorado.

Outro fator divergente era a forma de pagamento. O Santos gostaria de receber à vista, mas o São Paulo se propôs a pagar R$ 12 milhões imediatamente e os R$ 11,8 milhões restantes até o fim de janeiro de 2013 - isso, claro, já incluindo aí o montante que seria bancado pela DIS, já que o investimento total do Tricolor seria mesmo de R$ 16,4 milhões..

Na terça-feira, houve o segundo acerto. Juvenal e Adalberto Baptista, diretor de futebol do São Paulo, se encontraram com Luis Alvaro pela manhã e resolveram as pendências entre eles. O Tricolor topou os termos exigidos e enviou a proposta com pagamento à vista.

Meia jogou ao lado do Tricolor paulista

A vontade de Ganso foi determinante. Primeiro ele demonstrou a Laor toda sua irritação pela recusa da oferta. Depois, em contato com Vanderlei Luxemburgo, reafirmou que queria jogar no São Paulo, o que provocou a desistência do Grêmio de contratá-lo. O desejo de Laor era ver Ganso na equipe gaúcha, para que ele não atuasse num rival estadual, mas esbarrou na resistência do atleta e do DIS. É que Delcir Sonda, presidente do grupo, é parceiro e torcedor do Internacional, e não admite ver seus clientes no Olímpico. Por isso, o DIS abriu mão de sua parte na transferência (55% do valor), ajudou o São Paulo financeiramente e acabou ampliando sua porcentagem sobre Ganso. O contrato terá duração de cinco anos.

Os capítulos da novela Ganso

No dia 21 de agosto, o clube do Morumbi ofereceu R$ 23 milhões, mas para adquirir os 100% do atleta. Seriam R$ 10,7 milhões ao Santos e o restante para a DIS. A oferta seguinte superou os R$ 28 milhões (R$ 12,6 mi para o Peixe), mas Laor emitiu uma nota, afirmando que só negociaria o jogador pelo valor integral da multa: R$ 53 milhões.

Na última quarta-feira, pela primeira vez, o presidente santista abaixou a guarda e admitiu receber só os 45% que lhe cabiam. Foi então que o Grêmio surgiu com força e sinalizou a Laor que estava disposto a pagar.

Mas Ganso deixou claro aos envolvidos sua preferência desde o início. Tanto que afirmou publicamente que “seria um prazer jogar no São Paulo", e por diversas vezes pediu a Adalberto Baptista que fechasse a contratação, além de ter recusado todas as ofertas de aumento salarial feitas pelo Santos, o que irritou Luis Alvaro. Ele vê no Tricolor a melhor alternativa para recuperar seu futebol e voltar a ser convocado por Mano Menezes. O meia teve o aval do médico da seleção brasileira, José Luiz Runco, que foi consultado pelo Tricolor e informou que ele não tem nenhum problema crônico. O fisioterapeuta do São Paulo é Luiz Rosan, que trabalha também na Seleção e conhece bem o jogador.

A novela teve diversos personagens coadjuvantes. Primeiro foi Ney Franco, que, animado com a possibilidade de ter o meia, admitiu, ainda no dia 21 de agosto, já ter desenhado um campinho com Ganso em seu time. A frase irritou o colega Muricy Ramalho, que sempre pediu publicamente a permanência do jogador. Ney se viu obrigado a pedir desculpas.

Na última quinta-feira, o diretor de futebol do Grêmio, Paulo Pelaipe, afirmou que havia chegado a um "denominador comum" com todas as partes da negociação e que a contratação de Ganso era uma tendência. A torcida se empolgou, em vão.

A relação entre São Paulo e Santos chegou a ficar estremecida durante a negociação. No dia 30 de agosto, pessoas ligadas ao clube da Baixada espalharam a informação de que o rival havia desistido da contratação de Ganso. Como resposta, o Tricolor enviou uma nova oferta e o jogador se irritou com a suposta mentira dos alvinegros. Em seguida, Laor reclamou aliciamento e ameaçou denunciar o São Paulo na Fifa. Adalberto respondeu com panos quentes. Agora, com a contratação definida, os dirigentes também voltaram às boas.

No São Paulo, Ganso usará a camisa 8, que pertence a Fabrício. O volante teve uma lesão séria no joelho e só voltará a jogar em 2013. Com cinco jogos disputados (o limite são seis), ele poderá ser inscrito no Campeonato Brasileiro até sexta-feira. Na Sul-Americana, Ganso vai entrar no lugar de algum dos 25 relacionados antes da próxima fase.

Veja abaixo a íntegra da nota emitida pelo Santos logo após o desfecho da negociação:

Em respeito a seus conselheiros, associados e torcedores, o Santos FC vem a público anunciar que Paulo Henrique Ganso não é mais atleta do Clube.

Considerando que:

1. O Santos FC fez diversas tentativas para manter o atleta Paulo Henrique Ganso na Vila Belmiro, incluindo proposta de Plano de Carreira e ofertas de aumento em sua remuneração, todas recusadas pelo jogador, conforme documentos em posse da direção do Clube;

2. O atleta, inclusive por meio de seus procuradores, manifestou inequívoco desejo de deixar de vestir a nossa camisa, culminando com sua inadvertida ausência do CT Rei Pelé desde o dia 14 de setembro passado, à revelia da Comissão Técnica, o que levou o Clube a descontar os dias de falta ao trabalho;

3- O São Paulo FC apresentou sucessivas propostas ao Santos FC para aquisição dos direitos federativos do atleta, insistentemente rechaçadas, culminando com oferta de R$ 23.940.000,00 à vista, valor correspondente à participação em direitos econômicos que o Santos teria para uma transação no mercado nacional;

4. O Santos FC está acionando a empresa DIS no Judiciário, com respaldo em parecer de jurista gabaritado, onde é discutido contrato lesivo a direitos do Clube, que envolvem a cessão de 25% dos direitos econômicos de Paulo Henrique Ganso, Wesley, André e outros quatro atletas;

5. A DIS ajuizou processo de execução contra o Santos FC, em que pretende receber R$ 5,1 milhões (conforme atualização feita por seus advogados), por força da negociação do atleta Wesley ao Werder Bremen (Alemanha), especificamente pelos 25% dos direitos econômicos abrangidos no contrato cuja ilegalidade está sendo discutida no Judiciário (item 4 acima);

6. A ação de execução promovida pela DIS foi garantida por imóvel oferecido à penhora pelo Santos FC – CT Meninos da Vila -, para viabilizar a discussão do mérito das ações até um final pronunciamento do mérito pelo Judiciário;

7. A DIS insurgiu-se contra a penhora por meio de recurso de agravo de instrumento dirigido ao Tribunal de Justiça, obtendo decisão favorável que bloqueou parte dos créditos do Santos FC junto a patrocinadores e à Rede Globo de Televisão;

8. A penhora de crédito é extremamente nociva ao fluxo de caixa do Clube, ao contrário da garantia imobiliária que permitiria uma discussão do mérito sem impacto financeiro negativo;

9. Por fim, o Santos FC espera que o Judiciário reconheça a lesividade do contrato, em processo que se tramitará sem traumas ao Clube, vislumbrando, portanto, um desfecho favorável à nossa agremiação;

10. O Santos FC, sobretudo ante ao inequívoco desejo do atleta de não mais vestir nossa camisa, concordou em transferir o Paulo Henrique Ganso ao São Paulo FC pelo valor líquido de R$ 23.940.000,00, mais percentual sobre lucro em venda futura, desde que a DIS aceitasse desistir imediatamente da penhora de nossos créditos;

11. Conforme repercutido na imprensa, o impasse realmente persistiu ao longo dos últimos dias, até que a DIS concordou em substituir a penhora mencionada no item 7 acima;

12. O Santos FC, conforme todos os esclarecimentos acima prestados, informa a seus associados e à sua torcida que a cessão do atleta acabou formalizada após desgastante processo negocial, em que se procurou a obtenção do melhor cenário possível a nosso Clube;

13. A direção do Santos FC esclarece que não pretende e que jamais permitirá qualquer dano a seu patrimônio, registrando que a penhora no CT Meninos da Vila configura mera garantia, necessária a viabilizar a defesa de nossos interesses, de forma a invalidar contrato já considerado lesivo por nosso Conselho Deliberativo;

13. O Santos FC considera virada esta página de sua inigualável e Centenária história, colocando definitivamente um ponto final nesse episódio.

Por Adilson Barros, Alexandre Lozetti, Marcelo Hazan e Marcelo PradoSão Paulo e Santos, SP


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Notícias anteriores