sábado, 20 de outubro de 2012

A 600 dias do Mundial, Mineirão está pronto para receber o tapete verde


Faltam 600 dias para a abertura Copa do Mundo no Brasil. E o Mineirão, um dos principais palcos do evento, está pronto para receber seu tapete verde, o gramado. A 60 dias do prazo de entrega do estádio, as obras chegam a 84% de conclusão, e a expectativa do momento é pela chegada da 'Bermuda Celebration'. O nome parece estranho, mas se trata apenas da espécie de grama que será usada no campo. A crença dos engenheiros é de que Belo Horizonte terá um dos melhores gramados do país. Graças aos fatores climáticos, e à 'Bermuda'.
- Foi feito um estudo do clima para cada estádio e sua localização geográfica. A grama que me melhor se adapta ao Mineirão é essa, a Bermuda Celebration. Ela é mais adequada ao clima de Belo Horizonte, ela é mais resistente, as estações que temos bem determinadas em BH, a Bermuda Celebration foi a escolhida por se adaptar melhor -, explicou Severiano Braga, engenheiro da Minas Arena, empresa responsável pela obra.

obras estádio Mineirão Copa 2014 (Foto: Tarciso Badaró / Globoesporte.com)
O Mineirão apresenta novidades nesta semana. Como mostram as fotos, os bancos de reservas estão sendo instalados, metade das cadeiras foram colocadas, e a área que será usada pela imprensa (com exceção da Copa) já começa a ganhar uma cara.
No entanto, boa parte das atenções está voltada para a área que receberá o gramado. Há poucas semanas, máquinas tomavam conta de toda a parte interna do estádio. E o verdadeiro centro das atenções, o lugar onde ficarão as quatro linhas, já pode ser vislumbrado. Todo um trabalho cuidadoso já foi feito para receber o gramado.
- O Mineirão, há alguns meses, estava todo tomado por máquinas, e o nosso campo estava com outras atividades. Tiramos as maquinas todas, e ele ficou na terra. Fizemos um nivelamento da terra, fizemos a drenagem profunda, para a água ir para essa drenagem tem que fazer um colchão drenante, que é de brita. Temos duas camadas de brita. Após essa camada de brita, tem 30 centímetros de área. Na última camada de área a gente mistura uma matéria orgânica, e depois vem com a grama. São várias etapas até a cereja do bolo, que é o plantio da grama.
Diferentemente dos gramados habituais no Brasil, que são formados a partir da colocação de placas de grama, o do Mineirão utilizará uma técnica chamada spring’s. Nesse processo, é colhido apenas parte vegetativa. Não tem argila, possibilitando uma grama pura, isenta de ervas daninhas, sem possibilidade de contaminação. A grama 'Bermuda Celebration' foi plantada no dia quatro de abril, em terreno irrigado de uma fazenda em Lavras, no sul do estado.
Fonte:Globo Esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Notícias anteriores