segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Em reação fulminante, Orlândia empata com Joinville e leva a Liga


No início do ano, a diretoria do Orlândia apostou em um projeto ambicioso, montando uma super-equipe comandada por ninguém menos que o craque Falcão. Dez meses depois, o clube acaba de colher o primeiro fruto do grande investimento, ao conquistar a Liga Futsal pela primeira vez em sua história. Jogando na Arena João Mambrini, em São Sebastião do Paraíso (MG), o Orlândia arrancou um empate em 4 a 4 com o Joinville, na noite desta segunda-feira, após ir para o intervalo perdendo por quatro gols de diferença. A equipe grená havia vencido fora de casa e tinha a vantagem do placar igual para ser campeão.
O time paulista precisou de apenas cinco minutos para fazer três gols, mas somente aos 18 do segundo tempo é que o gol do título inédito veio, nos pés de Vinicius. Além do camisa 77, Jé (dois) e Falcão anotaram para Orlândia, enquanto Ricardinho (dois), Café e Leco fizeram para o Joinville.
orlandia futsal (Foto: Luciano Bergamaschi / CBFS)Elenco do Orlândia, campeão da Liga Futsal de 2012
Marcação forte e ataque produtivo de Joinville
Jogando com três fixos, o Joinville buscou cadenciar a partida nos primeiros minutos. Aos cinco, Café girou para cima de Junai e mandou por cima do gol de Guitta, na primeira finalização do jogo. Um minuto depois, os visitantes abririam o placar. Em cobrança de falta ensaiada, Neto rolou para Ricardinho, que bateu firme para fazer 1 a 0.
futsal gol Joinville (Foto: Manolo Quiróz / Divulgação)
Em desvantagem, o Orlândia acordou em quadra e, aos sete, Ciço chutou com perigo para a defesa de Tiago. O mesmo Ciço voltaria a colocar Tiago para trabalhar aos oito, soltando uma bomba no ângulo para mais uma intervenção do goleiro do Joinville e da seleção brasileira. O Tricolor seguia recuado e apostando nos contra-ataques, o que acabou dando certo. Aos 11, Café foi lançado na frente e tocou por baixo de Guitta: 2 a 0.
O time paulista não se abateu e, segundos depois, Deives carimbou a trave em jogada individual. Aos 15, foi a vez de Marinho criar mais uma chance para o Orlândia. A finalização, porém, foi fraca, nas mãos de Tiago. A pressão orlandina continuou nos minutos finais e, aos 18 Ciço arriscou da intermediária e o goleiro do Joinville foi buscar mais essa. Entretanto, quem marcou novamente foi o Tricolor Catarinense. Em contra golpe mortal, Thiago Carioca avançou pela esquerda e deixou Ricardinho livre para marcar o terceiro. O gol fez o técnico Cidão colocar Rubinho como goleiro-linha. A ousadia acabou custando caro ao Orlândia, que levou o quarto a 54 segundos do fim, com Leco: 4 a 0, placar da etapa.
Vander Carioca, Ricardinho e Neto, de Joinville na final da Liga Futsal contra Orlândia (Foto: Luciano Bergamaschi / CBFS)Vander Carioca, Ricardinho e Neto vibram com a vantagem catarinense  
Orlândia reage e gol do título vem no final da partida
A equipe paulista voltou para o segundo tempo disposta a reverter o resultado. Logo a um minuto, Falcão ajeitou para Jé, que encheu o pé para fazer o primeiro. O Joinville mal teve tempo de respirar. Aos dois, o mesmo Jé, de carrinho, marcou o seu segundo gol na partida, diminuindo para 4 a 2.
Embalado por sua vibrante torcida, o Orlândia sentiu o momento favorável e continuou pressionando o adversário. Aos 15, Vinicius arrancou em velocidade e serviu Falcão, que não perdoou, deixando os donos da casa a um gol do empate que lhes daria o título.
Jé, do Orlândia, na final da Liga Futsal contra Joinville (Foto: Luciano Bergamaschi / CBFS)Jé marcou os dois primeiros gols da reação de Orlândia 
A sorte parecia mesmo ter mudado de lado. Um minuto depois, o Joinville perdeu dois gols em seqüência, um com Leandrinho e outro com Leco. Aos sete, foi a vez de Vander Carioca carimbar a trave de Guitta, que acabou se safando de levar o quinto. Aos poucos, os times foram diminuindo o ritmo, aguardando o momento certo para o golpe final.
Faltando cinco minutos para o término, o técnico Cidão lançou Augusto como goleiro-linha. Aos 18, Tiago, por muito pouco, não marcou em chute de longe, após um erro do ataque orlandiano. Quando o jogo parecia caminhar para a prorrogação, Falcão encontrou Vinicius livre e o camisa 77 mandou para o fundo do gol, para delírio da torcida orlandiana. O Joinville ainda foi para o tudo ou nada, jogando com Neto como goleiro-linha, mas não houve tempo para mais nada. Não foi desta vez que o time catarinense levou o seu primeiro caneco.
Orlândia: Guitta, Junai, Augusto, Caio, Deives, Di Fante, Ciço, Marinho, Falcão, Rubinho e Vinicius. Técnico: Cidão
Joinville: Tiago, Neto, Ricardinho, André, Café, Dudu, Thiago Carioca, Leco, Julio, Murilo, Leandrinho e Vander Carioca. Técnico: Fernando Ferretti
Fonte:SporTV

Torcida faz protesto pacífico antes de votação das Diretas no Palmeiras


Clima tranquilo na porta da Academia de Futebol do Palmeiras na noite desta segunda-feira. Enquanto conselheiros se reúnem no centro de treinamento do Verdão para a votação das eleições diretas no clube, cerca de 400 torcedores fazem protesto no local. Duas faixas da Avenida Marquês de São Vicente foram interditadas e uma viatura da Polícia Militar está no local para acompanhar de perto os passos dos alviverdes.
Com faixas contra a atual direção – “Tirone Banana”, “Frizzo ladrão” e “Conselho corrupto” – e gritos de guerra pressionando a aprovação da mudança de estatuto – “se a Diretas não passar (sic) o pau vai quebrar” –, palmeirenses organizam manifestação, que já vinha sendo prometida nas redes sociais há algumas semanas.
Protesto Palmeiras (Foto: Evelson de Freitas / Ag. Estado)Torcida do Palmeiras faz protesto na Academia de Futebol
Além de xingamentos contra Arnaldo Tirone e Roberto Frizzo, Piraci Oliveira, atual diretor jurídico, também foi alvo de reclamações. Apesar dos protestos pacíficos, os torcedores ficaram mais exaltados no momento em que o ex-presidente Mustafá Contursi chegou de carro ao local. O dirigente, que comandou o clube durante grande parte da década de 1990, tinha como intenção a incluir na votação desta segunda, em conjunto com as Diretas, o projeto de um Conselho Gestor.
Opositores ao ex-presidente viam na proposta de Mustafá uma manobra para diminuir o poder do presidente eleito pelos sócios, já que o departamento de futebol profissional passaria a ser comandado por três conselheiros, todos eleitos pelo Conselho Deliberativo.
Dentro da Academia de Futebol, 179 conselheiros assinaram lista de presença antes do início da reunião que antecede a votação. A decisão deve ser anunciada no fim da noite desta segunda-feira e o pleito ocorrerá normalmente já que o número de presentes ultrapassa o limite mínimo (151 conselheiros).
Entre as 121 ausências no Conselho, as mais sentidas foram a do ex-presidente Luiz Gonzaga de Belluzzo. Grande incentivador das Diretas, o ex-dirigente, que chegou a renunciar ao cargo de conselheiro vitalício em protesto contra a atual administração, mas foi convencido por aliados a permanecer, não compareceu por motivos pessoais. Paulo Nobre, possível candidato nas eleições de janeiro, também alegou compromissos particulares para não estar presente na Academia de Futebol.
Fonte:Globo Esporte

Paraná Clube deve mandar jogo contra o Criciúma no Couto Pereira


Couto Pereira é preparado para a final entre Coritiba x Palmeiras (Foto: Gabriel Hamilko / GloboEsporte.com)Couto Pereira deve receber Paraná x Criciúma
O Paraná Clube pode sair da Vila Capanema e mandar a partida contra o Criciúma no estádio Couto Pereira, no dia 20 de outubro. As duas diretorias já iniciaram as negociações para mudar o local da partida. O estádio paranista será alugado para um show previsto para acontecer um dia após o confronto com a equipe catarinense.
Segundo o presidente do Coritiba, Vilson Ribeiro de Andrade, a intenção é ajudar o time da capital e os valores cobrados serão apenas para as despesas básicas do jogo. Para o dirigente, o único detalhe que falta é uma reunião entre os clubes para discutir estes custos.
O empréstimo é lembrado por Vilson Andrade como uma retribuição ao Paraná, que emprestou a Vila Capanema para o Coxa atuar no Campeonato Paranaense de 2010, quando o Couto foi interditado. Para usar a casa tricolor, o Coritiba só pagou os custos básicos.
- Nada é de graça. Quando a gente alugou a Vila Capanema, pagamos os valores básicos para mandar a partida lá. Será a mesma coisa. Mas ainda vamos sentar e conversar com a diretoria do Paraná, para acertar os detalhes. Mas não tem nada que possa impedir. Temos uma boa relação entre os dois clubes e vamos provar com mais esse favor - diz Andrade.
O vice-presidente do Paraná, Celso Bittencourt, foi procurado pela reportagem, mas não atendeu as ligações.
Fonte:Globo Esporte

Palmeiras vai mandar jogo contra o Coritiba em Araraquara


Guia de estádios do Brasileirão  fonte luminosa (Foto: Divulgação)
O Palmeiras mandará o jogo contra o Coritiba, no dia 11, pelo Brasileirão, no estádio Fonte Luminosa, em Araraquara. O clube já vinha cogitando o local nas últimas semanas - chegou até a mandar funcionários para trabalhar na manutenção do gramado. A confirmação veio nesta segunda-feira.
Por causa dos incidentes provocados por torcedores alviverdes no clássico contra o Corinthians, no dia 16 de setembro, no Pacaembu, o Verdão foi punido com a perda de quatro mandos de campo. Esses jogos devem ser realizados a 100 km de São Paulo. O estádio de Araraquara também deverá receber os outros três jogos do Verdão durante o período da punição.
- Esperamos que agora, independentemente do local, o torcedor compareça. A torcida entendeu que nossa situação é delicada e que precisamos dela - afirma o meia Daniel Carvalho.
Desde que começou a reforçar o estádio Palestra Itália, para transformá-lo em uma arena, o Palmeiras vem mandado seus jogos na Arena Barueri ou no Pacaembu. A casa alviverde deverá estar pronta até o fim de 2013.
Fonte:Globo Esporte

Após pancadaria, Coritiba conquista o título do Paranaense Sub-20


O Coritiba conquistou o Campeonato Paranaense Sub-20, mas as principais imagens que ficaram marcadas da decisão não foram de alegria, mas de violência. A vitória coxa-branca por 3 a 2 sobre o Londrina teve que ser interrompida, aos 16 minutos do segundo tempo. O motivo foi uma revolta geral dos atletas do Tubarão, que não gostaram da comemoração do atacante Zé Rafael, que fez o terceiro gol e simulou uma pesca, se referindo ao apelido do time do norte paranaense.
Após uma troca de socos generalizada, nos dois lados, o saldo terminou com as expulsões de Matheus e Everton, por parte do Londrina, além dos alviverdes Zé Rafael e Tiago Andrey. No final das contas,  a comemoração foi coxa-branca no Estádio do Café. O time da capital já tinha vencido o primeiro jogo por 2 a 0 e confirmou o favoritismo. Além de Zé Rafael, Raphael Lucas balançou as redes duas vezes. Robinho e Joel marcaram os gols do Londrina.
Coritiba conquista o Campeonato Paranaense Sub-20 (Foto: Divulgação / Site oficial do Coritiba)
Fonte:Globo Esporte

Com Ricardo Bueno na delegação, Atlético-GO já está em Santiago


Ricardo Bueno, atacante do Atlético-GO (Foto: Divulgação/Atlético-GO)
Sem poucas perspectivas no Brasileirão, o Atlético-GO terá três dias para se desligar do desempenho desastroso que tem tido no torneio nacional. O foco agora está em sua primeira partida internacional oficial da história. A delegação rubro-negra já está em Santiago, no Chile, onde na próxima quarta-feira encara o Universidad Católica, no estádio San Carlos de Apoquindo, na capital chilena.
Os rubro-negros desembarcaram em Santiago na noite deste domingo, e fazem um treino na tarde desta segunda-feira, no CT do Universidad de Chile. Todos os 19 jogadores que foram relacionados para a derrota contra o Náutico no último sábado estão na delegação. A novidade é a presença do atacante Ricardo Bueno, que foi de Goiânia para Santiago.
Ricardo não atua desde a 22ª rodada do Brasileirão, na derrota de 2 a 1 para o Grêmio, no dia 5 de setembro. Recuperado de lesão muscular, o atacante já estava apto a atuar diante do Timbu, mas Artur Neto preferiu poupá-lo para o jogo contra o Universidad Católica. No entanto, Ricardo Bueno deve ser utilizado somente no decorrer a partida.
Para as oitavas de final da Sul-Americana, o Atlético-GO fez duas alterações na lista de 25 inscritos. O lateral-direito Rafael Cruz, que se recupera de cirurgia no púbis, e o atacante Vanderlei, negociado com o Joinville, deixaram a lista para as entradas do lateral Adriano e do atacante Watthimem.O volante Dodó, substituído no intervalo do jogo com o Náutico devido a uma pancada na costela, não deve ser problema para a partida. A tendência é que Artur Neto mantenha a mesma escalação que encarou o Náutico.
Universidad Católica e Atlético-GO se enfrentam no jogo de ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana nesta quarta-feira, às 20h15m (de Brasília), em Santiago. A partida terá acompanhamento em Tempo Real pelo GLOBOESPORTE.COM
Fonte:Globo Esporte

Em primeiro treino no Chile, Dragão encara primeiro adversário: o frio


O Atlético-GO fez na tarde desta segunda-feira o primeiro de dois trabalhos preparatórios para o jogo contra o Universidad Católica, nesta quarta-feira, pela Copa Sul-Americana. Artur Neto comandou um treino técnico no Centro Deportivo Azul, da Universidad de Chile, maior rival da Católica.
A principal novidade foi a presença do atacante Ricardo Bueno, desfalque do Dragão nas últimas cinco rodadas devido à uma lesão muscular. Ele se juntou ao grupo rubro-negro no domingo, na viagem para Santiago. Além do jogador, outra 'novidade' para o Atlético-GO foi o clima.
Jogadores do Atlético-GO treinam em Santiago (Foto: Felipe Furtado/Atlético-GO)Atlético-GO treinou no CT da Universidad de Chile, rival da Católica
Durante a atividade desta segunda, os termômetros marcavam 11 graus, bem diferente da média em Goiânia. Para o dia do jogo, na quarta-feira, a previsão é de seis graus. Mas isso não vai ser problema, segundo o técniro Artur Neto.
- Um time que quer vencer tem que se adaptar as condições. Esteja frio, quente ou chovendo, temos que nos focar no nosso objetivo e buscá-lo independente das condições - declarou o treinador, ao site oficial do Atlético-GO.
O volante Dodó foi o único que não treinou normalmente junto com o restante do grupo. Ele ainda sente as dores nas costas que o tiraram do jogo contra o Náutico ainda no intervalo. Nesta segunda, o jogador fez apenas um trabalho com o preparador físico Fabrício Mendes, mas não deve ser problema para a partida.Dodó
O Atlético-GO volta a treinar na tarde desta terça-feira, quando faz o reconhecimento do gramado do estádio San Carlos de Apoquindo, às 16h (de Brasília). O duelo com o Universidad Católica será nesta quarta, às 20h15m, com acompanhamento em Tempo Real pelo GLOBOESPORTE.COM.
Fonte:Globo Esporte

Ovacionado e no sacrifício, Cavalieri defende seu oitavo pênalti pelo Flu


Apito final no Engenhão. Ovacionado pela torcida tricolor, Diego Cavalieri se ajoelha em cima da linha do gol e começa a rezar. No mesmo momento, grande parte do elenco do Fluminense caminha na direção do camisa 12 para agradecer. Até o rival Vagner Love aparece para cumprimentá-lo. Também pudera: minutos antes, o goleiro defendeu a cobrança de pênalti do argentino Bottinelli e garantiu a vitória do clube das Laranjeiras por 1 a 0 sobre o Flamengo. Em quase dois anos de clube, foi a oitavo pênalti defendido por Cavalieri em 23 cobranças contra a sua meta (veja a lista abaixo).
O lance teve ainda ingredientes especiais. Foi a primeira penalidade marcada contra o Fluminense no Campeonato Brasileiro. E Diego a defendeu no sacrifício. Pouco antes, o goleiro havia levado um chute não intencional de Vagner Love na garganta. Na saída do campo, tinha dificuldades até para falar.
- Está difícil até para falar. Love acabou chutando meu pescoço naquele lance e mal consegui gritar para orientar a zaga. Mas estão todos de parabéns pela superação. É mais um jogo importante que nos mantém na liderança. Dentro de campo vale todo o sacrifício. Trabalhamos o ano todo para chegar nessa situação, não vem de graça - resumiu o jogador, que não deu entrevista coletiva após a partida por causa das dores na garganta.
Oito pênaltis defendidos
 
x Botafogo - Guanabara 2011
x Internacional - Brasileiro 2011
x Atlético-PR - Brasileiro 2011
x América-MG - Brasileiro 2011
x Botafogo (2x) - Guanabara 2012
x Inter - Libertadores 2012
x Flamengo - Brasileiro 2012 
Dos oito pênaltis defendidos por Cavalieri com a camisa tricolor, quatro foram em 2012. Para o técnico Abel Braga, o segredo do goleiro é fazer o simples
- O grande goleiro não é aquele que tem a melhor impulsão, que usa da plasticidade em lances normais... Bom goleiro é o que faz o simples. Aquele que no momento que você mais precisa diz "presente". Diego está sendo assim desde o ano passado. Por isso é justa essa homenagem e esse reconhecimento do torcedor. Já houve gols que ele poderia ter defendido, mas mesmo assim ele tem sempre respondido presente. O goleiro se destaca pelas bolas difíceis, e ele defende essas de maneira simples, com facilidade - destacou Abelão.
O técnico apontou ainda a frieza do camisa 12 na cobrança de Bottinelli.
- O pênalti só consagra o goleiro. Diego tem uma característica muito boa que também é mérito do Marquinhos, nosso preparador de goleiros. Ele não se mexe antes da cobrança. O Bottinelli foi muito enviesado para a bola indicando que bateria cruzado. É muito bom para uma equipe ter os goleiros que nós temos. Berna também vive um momento muito bom, o menino Kléver está crescendo...
O grande goleiro não é aquele que tem a melhor impulsão, que usa da plasticidade em lances normais... Bom goleiro é o que faz o simples. Aquele que no momento que você mais precisa diz "presente". Diego está sendo assim desde o ano passado"
Abel Braga
Feliz com o momento de Cavalieri e também com os elogios recebidos, Marquinhos endossou as palavras de Abel. Para o preparador, o camisa 12 do Fluminense faz as defesas com tanta naturalidade que elas acabam parecendo ser simples. Além disso, ressaltou o profissionalismo do goleiro.
-  Ele é extremamente centrado e aplicado. Eu marco os treinamentos com uma hora de antecedência sempre e ele chega antes mesmo disso para fazer reforço muscular e outros exercícios. Em campo faz sempre o simples como bem resumiu o Abel. Você não vê o Cavalieri fazendo defesas espalhafatosas ou querendo aparecer. Ele merece esse bom momento - disse.
Mas nem tudo são flores. Brincalhão, Marquinhos revelou que Diego Cavalieri também causa uma certa dor de cabeça em alguns momentos.
- O único problema dele é quando sente algum tipo de dor e não me fala. O Cavalieri não quer perder treino nunca e se me revelar algum incômodo sabe que vou tirá-lo da atividade. Então ele esconde mesmo (risos)! Só fico sabendo através dos preparadores físicos depois desses treinos complementares. Aí eu vou e falo mesmo - brincou.
Após a 17ª vitória em 27 jogos do Brasileirão, o elenco do Fluminense ganhou a segunda-feira de folga. Apenas os zagueiros Anderson e Leandro Euzébio farão tratamento nas Laranjeiras. A reapresentação da equipe está marcada para a tarde da próxima terça.
Diego Cavalieri na partida do Fluminense contra o Flamengo (Foto: Dhavid Normando / Photocamera)
Fonte:Globo Esporte

Força defensiva resolve outra vez, agora até com Fred na marcação


Os 18 gols sofridos em 27 jogos (média de 0,67) fazem do Fluminense o time menos vazado do Campeonato Brasileiro. A força defensiva se fez presente mais uma vez na vitória por 1 a 0 sobre o Flamengo nesse domingo, ao aguentar a pressão com um reforço especial. Até mesmo Fred recuou e ajudou Thiago Neves - outra peça ofensiva - a fechar o lado esquerdo, compondo a marcação com Carlinhos e Jean.  
Força defensiva do Flu
 
* 18 gols sofridos em 27 jogos
* 12 jogos sem levar gol
* Não sofreu virada alguma
* Saiu vencendo 19 jogos
* Só saiu perdendo seis vezes: virou um, empatou três e foi derrotado em dois
O roteiro do clássico já é bem conhecido dos tricolores: abrir o placar, defender-se e tentar aproveitar um contra-ataque para matar o jogo. A pitada de drama, também recorrente, é a pressão do adversário no fim. Foi assim no Fla-Flu do primeiro turno, foi assim no clássico do returno. Peças importantes do sistema de marcação do técnico Abel Braga, o meia Thiago Neves e o atacante Wellington Nem têm a missão de acompanhar os laterais adversários. Os dois e Fred saíram de campo exaustos diante do Flamengo, substituídos no segundo tempo.
- Houve um revezamento na marcação. O Fred também voltava às vezes com o lateral deles para evitar a infiltração. Já o Nem mais uma vez foi fantástico nesse papel. O cansaço é normal. Conseguimos mostrar nossa força no fim mais uma vez e seguramos o resultado. O Flamengo veio com tudo para cima e desgastou nossos jogadores. O importante é saber a hora de sair (de campo). Se sentiu que não pode mais colaborar, avisa e sai. Principalmente em um clássico como esse, no qual o adversário se atirou ao ataque. Precisamos ter perna para contra-atacar - resumiu Abel.
fred marcação fla-flu (Foto: Edgard Maciel de Sá / Globoesporte.com)
O vice de futebol Sandro Lima citou a característica de entrega do camisa 9.
- Para quem não conhece o Fred no dia a dia, é impressionante a dedicação dele. Com a camisa do Fluminense, ele não precisa provar mais nada. É um grande ídolo - disse em entrevista à Rádio Tupi.
Alguns números mostram bem a força da defesa do Fluminense neste Brasileirão. Além dos 18 gols sofridos, o time ainda não levou virada alguma. Dos 27 jogos, levou o primeiro gol do jogo em apenas seis: empatou três, virou um e perdeu só dois. Em 19 rodadas, abriu o placar primeiro. Em outras 12, não sofreu gol.

Nos últimos anos, as defesas menos vazadas do campeonato tiveram números acima. Em 2011, o Corinthians teve média de 0,95 (36 gols sofridos em 38 jogos) e foi campeão. O Flu alcançou a mesma em 2010 e também ficou com a taça. O São Paulo teve a defesa menos vazada de 2009 (1,11 por jogo), mas ficou em terceiro lugar. Em 2008, ter o melhor número também não foi suficiente para garantir o título: o Grêmio teve média de 0,92 e ficou com o vice. O ano de 2007 foi o último com uma defesa de número abaixo do atual do Flu: o campeão São Paulo teve média de 0,5.
Após a 17ª vitória em 27 jogos do Brasileirão, o elenco do Fluminense ganhou a segunda-feira de folga. Apenas os zagueiros Anderson e Leandro Euzébio fizeram tratamento nas Laranjeiras. A reapresentação está marcada para a tarde de terça. A próxima partida será contra o Botafogo, às 18h30m de sábado, no Engenhão.
Fonte:Globo Esporte

Turista ameaçado, faixa, briga por Lucas. Lédio Carmona vê 'absurdos'


No sábado, nos Aflitos, o árbitro Leandro Pedro Vuaden não deu o apito inicial enquanto uma faixa não fosse retirada da arquibancada. No domingo, em São Paulo, um torcedor escocês, com uma camisa alviverde, foi ameaçado por torcedores do Corinthians. Em Curitiba, uma adolescente de 13 anos e seu pai tiveram de ser escoltados pela polícia, depois de pedir a camisa de Lucas, do São Paulo. O comentarista Lédio Carmona protestou contra os "absurdos" da rodada.
- O que é mais ofensivo? Uma faixa ou o xingamento? Por que não proíbe também de xingar o árbitro? O Paulo Vinícius Coelho, da ESPN, contou também que um torcedor do Celtic, que é verde e branco, não pôde assistir ao jogo do Corinthians. Isso é lamentável. Esse fim de semana foi pródigo - disse o jornalista, no "Redação SporTV".
- Fico surpreso quando as pessoas acham que um jogador do São Paulo não pode entregar uma camisa no meio da torcida do Coritiba? Não são rivais diretos. O Lucas é um jogador da seleção brasileira. Eu sei que é uma minoria de imbecis, mas é uma minoria barulhenta.O comentarista André Rizek criticou bastante a atitude de parte da torcida do Coritiba e lembrou que não há uma rivalidade direta do Coxa com o São Paulo.
Júnior, comentarista da TV Globo, concordou e ainda ressaltou que a partida já tinha chegado ao fim no Couto Pereira.
- Se fosse um adulto, a gente já estaria recriminando. Sendo uma criança então, fica mais absurdo ainda. A partida já tinha até acabado.
Lucas do São Paulo na partida contra o Coritiba (Foto: Joka Madruga / Futura Press)
Fonte:Globo Esporte

Polêmica da faixa nos Aflitos: árbitro é quem decide, dizem especialistas


Tudo pronto para o início do jogo entre Náutico e Atlético-GO, mas a bola não rolava nos Aflitos. Uma faixa da torcedora do Timbu Ivana Albuquerque com a frase "Não irão nos derrubar no apito" era o motivo da discórdia entre o árbitro Leandro Vuaden e o policiamento no estádio. Dentro de campo, o dono do apito determinou a retirada do protesto da torcida. Fora dele, a Polícia Militar não se manifestava. Dezessete minutos depois, enfim, a faixa foi abaixada, e o jogo, que terminou com a vitória dos donos da casa por 2 a 0, começou.
O episódio levantou a questão: quem tem o poder para determinar o que fazer em uma situação como essa? O árbitro ou a polícia? De acordo com especialistas, o comandante do jogo é o responsável.
- O árbitro tem autoridade no campo, e a polícia deve cumprir o que estiver determinado. Esse tipo de expressão (a frase na faixa) é altamente ofensivo. Pode ser que a torcedora encare como um direito de expressão, mas ela está questionando a lisura da arbitragem. O árbitro deve narrar na súmula e, então, vamos ver também se o clube tem responsabilidade. Os dois têm competências concorrentes, mas é preciso que as autoridades estejam mais atentas ao Estatuto do Torcedor - afirmou o procurador-geral do STJD, Paulo Schmitt.
De acordo com o artigo 13, inciso IV, do Estatuto do Torcedor, não é permitido "portar ou ostentar cartazes, bandeiras, símbolos ou outros sinais com mensagens ofensivas, inclusive de caráter racista ou xenófobo".
O presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Aristeu Leonardo Tavares, citou o livro de regras e também o Estatuto do Torcedor para defender a atitude de Vuaden. Afirmou que o caso será encaminhado ao STJD para avaliar a postura dos torcedores e do Náutico, responsável pela segurança no estádio.
- Não é responsabilidade nossa (retirar a faixa). O fato é que o árbitro entendeu que aquilo ali poderia ser um gerador de violência - explicou.
Faixa protesto Náutico (Foto: Otávio de Souza - Ag. Estado)
O Náutico já tem sua estratégia de defesa para o episódio, relatado na súmula do jogo. Segundo o diretor de futebol Armando Monteiro, a manifestação da torcedora tem o direito garantido pela Constituição Federal, tese também usada pela dona da faixa.
- Pensar em punição é uma falta de bom senso. Foi uma atitude exagerada do árbitro, o verdadeiro responsável pelo atraso. Vamos nos defender. O que entra no estádio está sob responsabilidade do Náutico, segundo o Estatuto do Torcedor, mas nenhuma lei desportista está acima da Constituição Federal. Então, ninguém poderia barrar a faixa porque a Constituição garante a livre expressão e o trânsito de qualquer cidadão. Nem Vuaden ou a CBF foram atacados - garantiu Monteiro.
Julgamento de conteúdo ofensivo é subjetivo
Assim como aconteceu nos Aflitos, outras faixas já foram retiradas de estádios a mando da arbitragem ou do policiamento. No primeiro turno, no jogo entre Grêmio e Atlético-MG, o árbitro Paulo Cesar de Oliveira acionou a Brigada Militar para recolher da torcida gaúcha o material que continha uma frase ofensiva à mãe de Ronaldinho Gaúcho. Na ocasião, o clube também foi denunciado pela Procuradoria do STJD por "deixar de cumprir ou dificultar o cumprimento de obrigação legal e do regulamento da competição" (artigo 191 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva) e recebeu uma multa de R$ 20 mil.
No Campeonato Mineiro, a torcida do Galo protestou pela retirada de uma faixa com a frase "Vergonha na cara" da arquibancada durante a partida contra o Villa Nova. A ação teve tamanho repúdio que o presidente do clube, Alexandre Kalil, divulgou uma nota oficial afirmando que a ordem não partiu da diretoria. Menos de um mês depois, no clássico contra o Cruzeiro, a faixa voltou ao estádio. Desta vez, porém, os torcedores não foram repreendidos.
faixa torcida Atlético-MG vergonha (Foto: Leonardo Simonini / Globoesporte.com)
O conteúdo da manifestação também entra em discussão. No caso da torcida do Grêmio, ofendia diretamente uma pessoa. No episódio do Atlético-MG, era uma cobrança para o próprio time. O limite entre o que é considerado agressivo pelas autoridades depende da opinião da arbitragem.
- É uma questão subjetiva. No caso da faixa do Grêmio, era evidente, era altamente ofensiva, não deixava dúvida. O excesso é punível. Imagina se o atleta, sob o manto da liberdade de expressão, xinga o árbitro ou levanta suspeitas. Isso é algo que temos combatido ao longo do tempo - concluiu Schmitt.
Comandante do Grupamento Especial de Policiamento em Estádios, do Rio de Janeiro (Gepe), o tenente-coronel João Fiorentini afirmou que em estádios fluminenses a entrada da faixa da torcedora do Náutico seria permitida. No entanto, afirmou entender a decisão da arbitragem.
- Esse tipo de material requer autorização do Gepe. O torcedor encaminha o modelo, e a gente analisa. Se fosse no Rio, ela poderia entrar porque não citava especificamente o nome de um ou outro. Era um protesto da torcida. Porém, o árbitro se sentiu ofendido por ofender a instituição dele. É muito fácil dizer a minha concepção, mas não é a minha instituição que está sendo ofendida. Eu encaminharia esse tipo de protesto à comissão de arbitragem, à Federação ou à própria CBF para uma análise prévia. Mas também não vejo motivo para interromper a partida. Ele poderia fazer um protesto formal ao comandante da PM de Pernambuco, e fariam um debate - disse Fiorentini.
Advogado e autor do blog Esporte Legal, do GLOBOESPORTE.COM, José Eduardo Ferraz reforça que a decisão é da arbitragem, porém, também não entende a frase da faixa nos Aflitos como ofensiva.
- A rigor, o árbitro é o condutor da atividade em si. Ele tem autoridade para determinar que a polícia intervenha, mas, nesse caso, eu acho que a decisão está equivocada. A torcedora tem liberdade de exercer sua expressão. Não concordo com a questão de que a instituição da arbitragem não pode ser objeto de crítica. Só se fosse de uma forma ofensiva, chamando de árbitros corruptos, sem-vergonha ou mau-caráter, por exemplo. Mas achei a atitude do árbitro demasiada, não concordo.
Fonte:Globo Esporte

Coritiba promete punir torcedores envolvidos em confusão


A diretoria do Coritiba vai analisar as imagens gravadas pela televisão e por suas câmeras de seguranças para tentar identificar o grupo de torcedores que cercou uma garota identificada como Millena, de 13 anos, e seu pai, no Estádio Couto Pereira, ao fim da partida contra o São Paulo, no domingo. A menina foi hostilizada após receber uma camisa do atacante são-paulino Lucas, seu ídolo.
"Vamos tentar identificar. Se forem sócios vamos tomar as providências, que vão desde ser advertido até uma suspensão. Apesar do pai da criança e o Lucas estarem errados, tem que haver o respeito pelos outros", disse o presidente do Coritiba, Vilson Ribeiro de Andrade.

Em uma troca de mensagens postada após o jogo, ela diz que o objetivo foi conquistado: "Consegui sim! E eu to na mídia inteira! D: Mas tirei foto! E estou muito citada no Twitter dele!", diz.Antes dos torcedores serem identificados, porém, um outro grupo reconheceu a torcedora por meio de um perfil dela no Twitter. Nessa mídia, ela se diz torcedora do São Paulo, afirma que vai conhecer Lucas e fala do momento de sua saída de RN - iniciais da cidade de Rio Negro - a 110 quilômetros ao sul de Curitiba. "Queridos seguidores, estou saindo de RN agora rumo à Curitiba, para assistir a partida entre CFC X SPFC. Tenho um grande sonho, conhecer o Lucas+", diz a mensagem.
Apesar de estar próxima dos torcedores envolvidos, porém, a Polícia Militar julgou desnecessária uma escolta para pai e filha até a saída do estádio. Segundo o capitão Leandro Tonial, do 12º BPM, o que ocorreu foi "lamentável", mas foi garantida toda a segurança. "Foi um caso isolado, acompanhamos o que estava acontecendo e havia um segurança do clube. Não fizemos uma intervenção também porque era uma discussão entre torcedores do mesmo clube", afirmou.

SUB-20 Coxa festeja formação de campeões após conquista do Estadual de juniores

Formar jogadores habituados a vencer. É esse o principal legado da conquista do Paranaense Sub-20, segundo o coordenador das categorias de base do CoritibaMario Andre Mazzuco. No sábado o Coxa assegurou a taça ao vencer o Londrina por 3 a 2 fora de casa - já havia ganhado a primeira partida por 2 a 0.
“É importante formar atletas, mas também é importante que eles se acostumem a ganhar títulos”, ressaltou Mazzuco. O dirigente também está interinamente no lugar do superintendente de futebol profissional Felipe Ximenes, que tirou uma licença de 15 dias por motivo de saúde.
Neste Paranaense, um fato que chamou atenção foi a ausência do Atlético - que acabou com sua categoria sub-20. Mazzuco não chega a lamentar, mas admite que para os jovens é melhor sempre jogar com times qualificados. “É mais uma equipe de expressão no estado, como o Paraná e o Londrina”, argumenta.
A intenção é acostumar os jovens com conquistas, mas, pelo menos nessa decisão, eles ganharam experiência também em algo bem menos nobre. Na comemoração do terceiro gol, Zé Rafael simulou que pescava um peixe, o que gerou uma reação violenta dos donos da casa - que têm o Tubarão como mascote - e uma consequente pancadaria.
O time alviverde na final jogou com Tadeu, Yago, William, Igor Leandro, Igor Clímaco, Ícaro, Denner, Eberson, Zé Rafael, João Victor e Rafhael Lucas.
Entre eles, o meia Zé Rafael e o atacante Rafhael Lucas já treinaram juntos com a equipe profissional, assim como o atacante Alex Santos, que entrou no segundo tempo em Londrina e já chegou até a atuar no Brasileirão.
Após a confusão e o título, os juniores do Coxa, comandados pelo técnico Zé Carlos, voltam suas atenções para a primeira edição da Copa do Brasil Sub-20. A estreia será na quarta-feira (3), às 20 horas, no Couto Pereira, contra o São Paulo. “É uma competição grande, como se fosse profissional. Um bom desafio para os atletas”, diz Mazzuco. Fonte Gazeta do povo Postado Por Coxasul

Ferrari está entre Massa, Di Resta e Hulkenberg para 2013, diz site inglês


Felipe Massa - Ferrari (Foto: Getty Images)Massa nos boxes da Ferrari 
De acordo com o site da TV inglesa “BBC”, a Ferrari está entre os nomes de Felipe Massae a dupla da Force India, Nico Hulkenberg ePaul di Resta, para decidir quem fará companhia a Fernando Alonso em 2013. O repórter Andrew Benson, chefe da editoria de F-1 do site britânico, afirma que no meio desta temporada a escuderia não planejava mais contar com o brasileiro em razão do mau início de ano, mas as exibições recentes de Massa fizeram o tradicional time voltar a cogitar a permanência do piloto. Nas três últimas corridas, ele foi quinto colocado na Bélgica, quarto na Itália e fez uma bela prova de recuperação em Cingapura, chegando em oitavo após cair para último ao ter um pneu furado na largada. O piloto paulista ocupa a décima posição no Mundial de Pilotos, com 51 pontos.
Em julho, o australiano Mark Webber revelou ter sido sondado pela Ferrari, mas preferiu continuar na RBR. A falta de resultados de Massa no começo da temporada, que pouco contribuíam para a pontuação da equipe no Mundial de Construtores, fez a escuderia procurar novos nomes. Segundo o jornalista, agora a equipe reduziu suas opções para apenas os três nomes: o brasileiro e os pilotos do time indiano. O escocês Di Resta é o 11º do campeonato com 44 pontos, enquanto seu parceiro alemão Hulkenberg é 14º, com 31.
Hulkenberg e Di Resta durante o fim de semana do GP do Bahrein este ano (Foto: Getty Images)Hulkenberg e Di Resta durante o fim de semana do GP do Bahrein este ano 

Histórico e comprometimento podem pesar na permanência de Massa
Benson afirma que a Ferrari está inclinada a manter Massa em razão do comprometimento e do histórico com o time que defende desde 2006. O brasileiro tem 11 vitórias e foi vice-campeão da temporada de 2008, ficando apenas um ponto atrás de Lewis Hamilton, da McLaren.
Alonso e Massa no pódio da Coreia, em 2010 (Foto: Getty Images)Alonso defendeu parceiro 
- Se o time decidir trocar de piloto, quem vier tem que ser melhor que ele. Eu vi um monte de nomes publicados, e não sei se eles foram escritos com a cabeça ou com o coração. De todos os nomes que ouvimos, posso dizer que eles fizeram bem pouco em comparação ao que o Felipe já fez na Fórmula 1 – afirmou o espanhol.
O brasileiro se mantém otimista na renovação do contrato, que vence no fim deste ano.
- Há uma boa chance de ficar na Ferrari. Estou muito confiante a respeito disso. Acho que a decisão será feita em um curto período de tempo – disse ao site italiano “Sky Sports 24”.
A próxima oportunidade de Massa mostrar serviço será fim de semana, no GP do Japão. A corrida no tradicional circuito de Suzuka está marcada para as 3h de domingo (horário de Brasília) e o treino classificatório será realizado às 2h de sábado. Ambos terão transmissão ao vivo da TV Globo e em Tempo Real do GLOBOESPORTE.COM.
Fonte:Globo Esporte

André lamenta expulsão de Neymar: ‘Querem aparecer em cima dele’


André santos desembarque (Foto: Marcelo Hazan / Globoesporte.com)André reclama da expulsão de Neymar
A expulsão de Neymar, do Santos, durante partida contra o Grêmio, no último domingo, no estádio Olímpico, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, repercutiu entre os jogadores do clube. Mesmo com a ausência do craque no desembarque da delegação alvinegra no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, nesta segunda (ele deixou Porto Alegre mais cedo para se juntar à Seleção), o lance foi lembrado.
André, jogador mais próximo a Neymar no atual elenco, lamentou a forma como o atacante foi expulso pelo árbitro Nielson Nogueira Dias. O centroavante reclama que todos tentam usar o astro para ganhar fama.
- Muita gente quer aparecer em cima do Neymar, para deixar claro que ele não manda. Acho que nem foi esse o caso, mas tem de pensar e relevar um pouco as coisas em cima dele, está ficando chato. Às vezes, ele está certo e estão colocando ele como o errado. Incomoda até aos outros jogadores. Ele foi conversar com o juiz e levou amarelo, (o árbitro) fez sinal para ele ficar quieto. O menino não pode fazer nada que é julgado. São coisas bobas que irritam. Quando falamos, acham que estamos chorando, mas tem de ver isso aí - reclama André.
No lance da expulsão, Neymar se enroscou com o lateral Pará, emprestado pelo Peixe ao Grêmio, e deu um pisão no adversário. Por conta do cartão vermelho, o craque pode desfalcar o Santos em até quatro partidas. Contra o Internacional, neste sábado, às 16h20m, na Vila Belmiro, ele cumpre suspensão automática. Em seguida, se junta à Seleção para jogos contra Iraque e Japão, perdendo mais três jogos do Brasileiro.
- Não tem como o melhor jogador do Brasil não fazer falta. Então, temos de ter paciência e mostrar que nossa equipe é forte - finaliza André.
Após o desembarque, os jogadores do Santos ganharam folga e só se reapresentam na manhã desta terça-feira, no CT Rei Pelé. Atualmente, o time ocupa a 13ª posição, com 34 pontos.
Fonte:Globo Esporte

'Tropa de elite' sub-20 do Santos goleia BOPE em amistoso beneficente


Se em "Tropa de Elite" o BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais, do Rio de Janeiro) é "osso duro de roer", como diz a letra da música-tema do filme, dentro das quatro linhas foi o time sub-20 do Santos que fez jus a canção. Em um amistoso beneficente, disputado no CT Rei Pelé, os meninos do Peixe encararam uma equipe do BOPE e golearam por 7 a 1. Os gols santistas foram marcados por Bruno Lamas (2), Diego Cardoso, Werinton, Cícero, João Victor e Felipe Ferrari. O combinado do Rio de Janeiro diminuiu com Marcio Clei.
Santos sub-20 x Bope (Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo / Divulgação Santos FC)Meninos do sub-20 santista golearam BOPE 
Artilheiro do jogo, Bruno Lamas considerou que o importante era jogar com seriedade, apesar de ser um jogo comemorativo;
- A gente veio com seriedade e o importante é respeitar o pessoal do BOPE, assim como eles estão respeitaram a gente - disse o atleta.
Já Diego Cardoso, que abriu o placar para o Santos, admitiu ter levado um susto quando soube que o amistoso seria contra o BOPE.
- É claro que dá um medinho porque eles são do BOPE e são fortes e chegam forte, mas a gente chegou firme e forte para ganhar também - contou.
O técnico alvinegro, Alexandre Serrano Macia, o Pepinho, comentou que o placar é reflexo do trabalho de cada um, mas afirmou que era obrigação dos meninos respeitarem o adversário e jogar com seriedade.
- A partir do momento que está em campo, com a camisa do Santos, o jogador precisa ser sério, porque esse é o trabalho deles e é preciso respeitar o adversário. No caso do futebol, dá para ter seriedade, mas também pode ter alegria, e foi isso o que aconteceu hoje - analisou, elogiando, ainda, o "rival" do amistoso.
- Dava para chamar o camisa 10 (para um teste no Santos), que é mais magro e consegue correr mais. Ele sentiu cãibras, mas é porque não está acostumado com o futebol. Mas, se ele treinasse e pegasse o ritmo de jogo, acho que poderia conseguir. Aliás, eles têm uns quatro ou cinco jogadores que poderiam vir tentar - finalizou.
A entrada para o encontro foi um quilo de alimento não perecível, que serão divididos entre o Santos e os PMs de Cristo de São Paulo, para serem distribuídos às entidades beneficiadas por cada instituição.
Santos sub-20 x Bope (Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo / Divulgação Santos FC)
Fonte:Globo Esporte

Santos desbanca chilenos e assume liderança de ranking da Conmebol


Santos Campeão, Santos e Universidad (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Não foi só em campo que o Santos levou a melhor sobre o Universidad de Chile na última quarta-feira. Com a vitória por 2 a 0 no Pacaembu, o Peixe assegurou o título inédito da Recopa Sul-Americana e, de quebra, garantiu nesta segunda-feira a ponta do ranking de clubes da Conmebol, deixando para trás os chilenos.
Antes da decisão, o Santos ocupava o quarto lugar do ranking com 414,4 pontos, enquanto La U, com 445,55, encabeça a lista. Entre Peixe e Universidad, encontravam-se o Internacional (431,98) e a LDU, do Equador (415,31). Com o título da Recopa, o Alvinegro pulou para 463,6 pontos, deixando o rival na segunda posição.
- Com esse título, passamos a ficar em primeiro no ranking da Conmebol. Fechamos o ano assim. É uma competição que traz os dois melhores (times) da América do Sul, e um título muito importante. É um estímulo para nos recuperarmos no Brasileiro - destacou o superintendente de futebol do Santos, Felipe Faro.
- Isso (assumir a liderança do ranking da Conmebol), para nós, é muito importante. Nosso time está passando por uma reformulação. Muitos jogadores saíram e, mesmo assim, conquistamos dois títulos (em 2012). Enfrentamos um time muito forte, dos melhores da América, com grandes jogadores e um grande técnico - emendou o técnico Muricy Ramalho.
A conquista do Santos também faz do Brasil o país com mais títulos na Recopa: são sete, contra seis da Argentina. Antes do Peixe, também sagraram-se vencedores outros quatro clubes do país: São Paulo (1993 e 1994), Inter (2007 e 2011), Cruzeiro (1998) e Grêmio (1996)
Fonte:Globo Esporte

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Notícias anteriores