sábado, 13 de julho de 2013

Bota tem parada duríssima no sul

@felipaodfemBlog do Felipaodf

Campeonato começa a ganhar forma enquanto times tentam se acertar

O campeonato ainda é um recém-nascido, ainda não cumpriu sequer 20% de seu trajeto, mas talvez o desenho que ele apresente agora, como aconteceu em 2012, seja mais do que um rabisco, mais do que um rascunho. E vencer é tão necessário agora, neste fim de semana de clássicos e estreias de técnicos, quanto lá na frente, quando a tabela já estiver mais clara.

É uma rodada de três duelos regionais (dois deles grandes clássicos) e bons confrontos nacionais. Destaque para o Botafogo, líder do campeonato, que desafia o Grêmio no reencontro entre Renato Portaluppi e a torcida que o idolatra, e para a rivalidade colocada à prova em Coritiba x Atlético-PR e Vasco x Flamengo.

Comentários do blogueiro: Essa é a proposta do site da globo para todos os jogos da rodada e a cada semana estaremos destacando aqui, apenas a análise relativa aos jogos do Botafogo que é o que nos interessa. Caso você tenha interesses por outros jogos, dicas do cartola e outros coisas mais poderá ir direto no site anunciado.


GRÊMIO X BOTAFOGO
DOMINGO, 16H - ARENA GRÊMIO

Tem potencial para ser o melhor jogo da rodada. São dois bons times, um tentando entrar nos eixos, outro consolidado. Será a primeira partida do Grêmio na Arena depois do retorno de Renato Portaluppi, ídolo supremo do clube, ao comando da equipe. Ele estreou com empate contra o Atlético-PR fora de casa e agora tenta alavancar seus comandados para as primeiras colocações.

O Tricolor entra na rodada com o nono posto, resultado dos nove pontos que conquistou. São quatro a menos que o Botafogo, líder da competição e alimentado pela vitória de 1 a 0 sobre o Fluminense na última rodada. Mas vale o alerta: o campeão carioca foi dominado pelo rival em boa parte do duelo. O jogo deste domingo também tem o encontro entre Zé Roberto e Seedorf, dois jogadores de idade já avançada que impressionam ao comandar suas equipes.

Na TV: TV Globo (para RJ, DF, ES, RS - menos Porto Alegre -, PR, SC, BA, CE, RN, AL, PB, PI, MA, MT, MS, PA, AM, RO, AC, RR e AP), com Luís Roberto, Junior e Renato Marsiglia, e Premiere FC, com Linhares Jr. e Batista.

Arbitragem: Paulo César de Oliveira (SP), com Marcelo Carvalho van Gasse (SP) e Carlos Augusto Nogueira Júnior (SP).

Você sabia que... uma partida entre Grêmio e Botafogo pelo Brasileirão não termina empatada por 0 a 0 há 41 anos? Foram 38 jogos com pelo menos um gol desde 1972.


Comentários do blogueiro: Finalmente conseguimos chegar ao topo da tabela  no último fim de semana confirmando o discurso dos jogadores e a esperança da torcida botafoguense. O fato em si é um feito para o Bota que sempre conviveu com uma espécie de "síndrome da liderança" - um mau que quase sempre persegue o time alvinegro nas várias competições que disputa. Ela consiste em dar mole sempre que a possibilidade de chegar à liderança se apresenta. Mas isso, definitivamente acabou. Veja o que escrevemos sobre o tema após vencermos o Fluminense na última rodada quando o time assumiu a ponteira do campeonato: http://felipaodf.blogspot.com.br/2013/07/a-sindrome-da-lideranca-e-forca-do-fogao.html

O que correu nas redes essa semana foi a expressão: chegar é fácil, o difícil é manter...

Realmente, num campeonato competitivo como o Brasileirão onde mais da metade dos 20 participantes tem reais chances de ser campeão, não é fácil manter-se no topo da tabela ou mesmo no G-4. Quando o adversário é o Tricolor Gaúcho então - um elenco super qualificado e jogando dentro de seus domínios (nova Arena), nem se fala. Sem dúvidas será uma parada difícil para as nossas pretensões.

Mas, o Botafogo não está nessa posição por acaso. Nesse começo de campeonato em que a maioria das equipes ainda está se restruturando, retomando trabalhos com novos técnicos - caso do Grêmio e remontando elencos em razão das transferências de jogadores, o Fogão vai colhendo os frutos de ter mantido o técnico e a base do elenco da temporada passada. Com dispensas e reposições pontuais, pode firmar uma filosofia de jogo que não se altera mesmo com a mudança de uma ou outra peça... mais »

Quem chega? Quem vai? Jogadores de ataque movimentam o vaivém de sexta



Internacional, Santos e Vasco seguem na luta por reforços para o setor ofensivo, enquanto que o Palmeiras pode ter 'novidade' e Cruzeiro perder seu camisa 10




Diego Souza, Fernandinho, Kleber, Sheik e Saviola (Fotos: Arquivos LANCE!)
Diego Souza, Fernandinho, Kleber, Sheik e Saviola agitaram o vaivém (Fotos: Arquivos LANCE!)
Atacantes e um jogador que atua exatamente com o objetivo de facilitar a vida dos companheiros de ataque foram os destaques do vaivém do futebol brasileiro nesta sexta-feira. Clubes como Internacional, Santos e Vasco buscam por reforços para o setor ofensivo, o Palmeiras pode seguir com Kleber e o Cruzeiro pode perder seu camisa 10: Diego Souza.

O meia cruzeirense não é atacante de origem, mas já atuou na função e costuma colaborar com seus companheiros de setor com assistências, embora ainda não tenha brilhado nesta temporada com a camisa do Cruzeiro. E a Raposa já deixou claro não colocaria dificuldades para negociá-lo com a equipe da da Ucrânia - não revelada. O empresário do jogador não quis comentar sobre a situação.


O Santos segue na busca por um atacante. Após não chegar a um acordo para repatriar Robinho, o Peixe já declarou que Kleber, atualmente no Grêmio, interessa e, nesta sexta, confirmou o interesse em Fernandinho, que atua pelo Al-Jazira, dos Emirados Árabes, e já foi jogador do São Paulo. A informação havia sido divulgada pelo a informação do blogueiro e colunista do LANCE!Net Benjamin Back.

INTER AGUARDA RESPOSTA POR SAVIOLA

Além de fazer esforço para manter Leandro Damião - negando propostas como a do Napoli (ITA) -, o Internacional ainda busca reforços. Assim como prometido, a diretoria colorado se reuniu com o empresário do também atacante Saviola nesta sexta. O Colorado já fez proposta - os detalhes não foram revelados - para contar com o argentino e aguarda pela resposta do hermano até o domingo.

VASCO SEGUE TRABALHANDO POR SHEIK

Já o Vasco segue se reestruturando. Após os retornos de Dorival Júnior e do ídolo Juninho, apresentado nesta sexta, o Cruz-Maltino segue trabalhando para viabilizar a contratação do atacante Emerson Sheik, cuja renovação de contrato com o Corinthians segue emperrada. O Flamengo, que até já fez proposta pelo atacante, segue interessado.

Juninho foi apresentado nesta sexta-feira (Foto: Cleber Mendes/LANCE!Press)


KLEBER SEGUIRÁ NO VERDÃO?

O Palmeiras, por sua vez, pode contar com o "retorno" de Kleber, cujo empréstimo se encerrou. O Porto (POR) garante que tem propostas para negociá-lo em definitivo, mas um novo vínculo até o fim deste ano com o Alviverde ainda é possível, assim como revelou o empresário do jogador. E por falar em atacante. Maikon Leite, cuja transferência para o futebol do Qatar não foi concretizada, pode defender a Portuguesa. Ele, que também está na mira da Ponte Preta, seria envolvido na negociação que levaria o lateral-direito Luis Ricardo ao Porco.

NOVO ZAGUEIRO NO GRÊMIO?

A primeira contratação do Grêmio após a chegada do técnico Renato Gaúcho pode ser a de um zagueiro. E o jogador em questão é Rhodolfo, do São Paulo, que já vinha sendo observado quando o Tricolor gaúcho era comandado por Vanderlei Luxemburgo. A sua possível contratação depende de uma negociação envolvendo Werley, titular absoluto da zaga gremista, que vem sendo sondado por diversos times europeus.

E por falar em Grêmio, o Tricolor Gaúcho não trabalha com a possibilidade de negociar Kleber com o Santos, já que o jovem Yuri Mamute está na mira de clubes da Rússia e Ucrânia, assim como revelou o presidente Fábio Koff. O próprio técnico Renato Gaúcho já afirmou que conta com o Gladiador.

PREÇO POR RÔMULO

O Corinthians, que segue buscando concretizar a contratação do zagueiro Cleber, da Ponte Preta, já sabe quanto terá de desembolsar para ter o lateral-direito Rômulo, da Fiorentina. O clube italiano só aceita negociá-lo por R$ 15 milhões.


Leia mais no LANCENET! 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Notícias anteriores