quarta-feira, 4 de julho de 2012

Pelé diz que futebol da Espanha é o seu favorito: “o mais completo e melhor das últimas gerações”


  • Oscar Moscariello, Pelé, Nicolas Leoz e Mario Gobbi após coletiva de imprensa
    Oscar Moscariello, Pelé, Nicolas Leoz e Mario Gobbi após coletiva de imprensa
"Garoto-propaganda" do principal patrocinador da Copa Libertadores, Pelé afirmou, nesta quarta-feira, considerar o futebol da Espanha o melhor das últimas gerações, um futebol total e completo. A declaração foi durante coletiva de imprensa sobre a final da competição sulamericana. O Rei do futebol também disse que, atualmente, a seleção espanhola é a sua favorita.
"O futebol da Espanha é total, é uma grande equipe que não depende de nenhum jogador, sem dúvida é o futebol mais completo e melhor das últimas gerações. Por isso, o futebol que eu mais gosto é o da Espanha", contou aos jornalistas.
Pelé, no entanto, evitou comparaçõesentre os espanhóis e a seleção brasileira campeã do mundo em 70, no México. "São épocas diferentes e cada geração tem o seu tempo. Comparam com a seleção de 70 porque ela foi a melhor, mas não dá para fazer comparações indivduais. Isso porque a seleção brasileira campeã no México tinha muitas individualidades e esse time da Espanha não, tem uma ou duas, ela tem um grande futebol de conjunto", explicou.
Entre os destaques da seleção espanhola, o ex-jogador destacou Xavi e Iniesta, ambos do Barcelona. Mas, ao indicar um atleta como o melhor da Eurocopa 2012, ele citou o goleiro da Espanha Iker Casillas.
"Seria injusto opinar, porque não vi todas as partidas nem todos os jogadores da Eurocopa atuando. Normalmente, o troféu vai para um meia ou um atacante, mas essa seria uma boa oportunidade de reconhecer alguém que ocupa a posição mais injusta do futebol", explicou ele.
Sobre um possível duelo entre os espanhóis e a seleção brasileira, o "Rei do futebol" deixou a modéstia de lado. "Se eu estivesse jogando nós ganharíamos", afirmou.
Entre os times da América do Sul, Pelé destacou as campanhas das seleções do Chile e do Uruguai nas Eliminatórias para a Copa de 2014. "O Chile tem um futebol muito parecido com o brasileiro, os times chilenos sempre tiveram bons jogadores e o Uruguai melhorou muito nos últimos anos, está voltando ao seu futebol de antes".
Já sobre a Copa Libertadores, Pelé evitou apontar o melhor jogador da competição. A competição será decidida nesta quarta-feira no Pacaembu entre Corinthians e Boca Juniors - o primeiro jogo da decisão terminou empatado em 1 a 1.
O "Rei" apontou, porém, Neymar como superior a Messi e Maradona. "O Neymar tem tudo para ser o novo Messi, que é o novo Maradona. Mas ele tem a vantagem de ter mais habilidade com as pernas, porque os outros dois usam muito a perna esquerda".
Ao lado de Pelé na coletiva estavam o presidente da Conmebol Nicolás Leoz, o presidente do  Boca Juniors Oscar Moscariello e o presidente do Corinthians Mario Gobbi.
Fonte: Uol

                                                          Erly Souza

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Notícias anteriores