sábado, 4 de agosto de 2012

Tite ajuda Ralf a melhorar saída de jogo e agradar a Mano Menezes

Ralf - Corinthians (Foto: Miguel Schincariol)

É quase unanimidade: Ralf é o melhor marcador do futebol brasileiro. Mas não é o suficiente. Ao deixá-lo fora da lista do amistoso da Seleção Brasileira diante da Suécia, no próximo dia 15, Mano Menezes afirmou que gostaria de um volante mais completo, que saiba marcar e sair para o jogo. E é isso que o camisa 5 do Timão e a comissão técnica vão trabalhar para que ele melhore. Não é de hoje que são feitos treinos específicos, como de passe, lançamento e finalização.
– Seria uma alegria imensa se a dupla de volantes (Ralf e Paulinho) fosse do Corinthians – ressalta o gerente do Timão, Edu Gaspar.
Em 2011, durante o Paulistão, Tite chegou a considerá-lo o melhor volante do futebol brasileiro.
– Ralf tem um poder de marcação, sem fazer falta, impressionante. Ele está evoluindo muito em qualidade de passe, na primeira saída de bola, em inversões e finalizações de média distância, que é o que estamos trabalhando. E ele está evoluindo nesse aspecto – afirmou Tite ontem, aoLANCENET!, pedindo para que não fosse criada polêmica com o técnico do Seleção.
Os gols são um aspecto raro. Foram quatro, dois de cabeça (Grêmio, pelo Brasileirão de 2010, e Deportivo Táchira, pela Copa Libertadores deste ano) e dois com os pés (Santos, pelo Brasileirão de 2010, e Vasco, pelo Brasileirão de 2011).
Imprescindível para todos os treinadores, ganhou uma chance com Mano na Seleção no ano passado. E, desde então, tem como meta disputar a Copa do Mundo de 2014.
Amanhã, Ralf completa 150 partidas com a camisa alvinegra. Desde que chegou ao clube, no início de 2010, é titular. Foi assim com Mano Menezes, Adilson Batista e, agora, com Tite. Pela capacidade de resguardar o sistema defensivo, ganhou apelido de “Cão de guarda”.
Nesta temporada, o volante é o jogador do elenco que mais entrou em campo: 37 jogos – todos por 90 minutos. Se melhorar, estraga?
COM MANO, RALF E MAIS DOIS
Desde que assumiu a Seleção no meio de 2010, Mano Menezes escalou três jogadores na função de primeiro volante: Lucas, Sandro e Ralf. Para o amistoso contra a Suécia, no dia 15 de agosto, Rômulo foi convocado para uma função mais de contenção.
Lucas Leiva
O volante do Liverpool (ING) é o preferido e quem jogou mais. Porém, ele não foi convocado para enfrentar a Suécia. Marcador nato, ele não tem função de sair muito para o jogo.
Sandro
Volante do Tottenham (ING) está convocado. Desde o Internacional tem boa chegada na frente, e se encaixa na “exigência” de Mano.
Bate-Bola com Tite
Técnico do Corinthians ao LANCENET!, no CT Joaquim Grava
Mano Menezes disse que Ralf não tinha saída de bola. Ele está trabalhando este fundamento? É algo que ainda pode melhorar?
Não coloque assim, “O Mano falou”, porque parece que estou respondendo a ele. Mas o trabalho que fizemos é direcionado para dois momentos. Um de marcação forte, da bola aérea, lateral e frontal. O outro dessa transição do primeiro passe para Fábio Santos, para Emerson, ou Jorge Henrique. Ou saída por trás. Ou fazer finalização de média distância, como foi contra o Vasco no ano passado (o volante fez o gol). Ou surpreender em lance de bola parada, por atrás da zaga, como seu gol contra o Táchira. A gente trabalha para que o atleta possa evoluir, nós estamos atentos a isso.
O lado emocional de Ralf preocupa, depois de declarações como as do Mano, diminuindo suas chances na Seleção Brasileira?
Não. Ele sabe do trabalho, da sua consciência, da busca pela melhora...É um jogador ambicioso, que sabe da possibilidade de evoluir, vai sempre entender que as observações que são feitas podem servir para melhorar. Seguramente, o Mano, que aqui o contratou, sabe disso e está colocando esse aspecto como um incentivo para ele evoluir cada vez mais. Ele tem essa consciência.
A FRASE DE MANO MENEZES
“Gosto muito do Ralf. Aliás, fui eu quem o indiquei para o Corinthians, mas tenho minhas avaliações. Acho que ele é um excelente, talvez o melhor marcador do Brasil, mas quero alguém que marque e também saia para o jogo. Busco esse jogador mais completo”
Fonte-Lancenet
Juliano.Gouveia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Notícias anteriores