sábado, 4 de agosto de 2012

Seis gols, muita emoção, erros e até voadora: México vence e vai à semi


Naquela que talvez tenha sido a melhor partida até o momento do torneio de futebol masculino, o México derrotou Senegal por 4 a 2 e avançou às semifinais dos Jogos Olímpicos. Em jogo repleto de chances de gol, muita bola na rede e até uma voadora desleal de Souare, os mexicanos chegaram a abrir dois gols, mas cederam o empate e precisaram da prorrogação para carimbar a classificação, em Wembley.
Com o resultado, o torneio de futebol masculino já tem sua primeira semifinal definida. Na terça-feira, também em Wembley, os mexicanos enfrentam o Japão, que eliminou o Egito. A outra semifinal será decidida ainda neste sábado. O vencedor de Brasil x Honduras enfrentará quem avançar do confronto entre Coreia do Sul x Grã-Bretanha.
javier aquino mexico gol senegal futebol londres 2012 (Foto: Agência Reuters)Javier Aquino celebra o segundo gol mexicano (Foto: Agência Reuters)
Gol mexicano. Pressão senegalesa
O jogo começou movimentado em Wembley. Senegal tomou a iniciativa mas, com o meio-campo leve e rápido, o México chegava bem nos contra-ataques. E em um deles, logo aos dez minutos, Giovanni dos Santos foi derrubado. Na cobrança, o próprio camisa 10 levantou na área e, de costas para o gol, Enriquez desviou de cabeça, surpreendendo o goleiro Ousmane Mane: 1 a 0.
O gol não intimidou os senegaleses. Pelo contrário. Agressivos, os africanos se mandaram ao ataque e tiveram boas oportunidades para empatar na primeira etapa. Debaixo de chuva, os torcedores viram Senegal chegar forte, principalmente pela esquerda, com Sadio Mane e Souare. Artilheiro do torneio olímpico, Moussa Konaté teve pelo menos duas chances de gol, mas pecou na pontaria.
Konaté, de apenas 19 anos, também foi alvo de vaias. Aos 26, ele invadiu a área e caiu após dividida com Jimenez. O africano pediu a marcação de um pênalti, mas foi imediatamente vaiado pela torcida inglesa, que tem horror a simulações.
Apesar da pressão de Senegal, foi o México que quase ampliou no fim do primeiro tempo. Aos 42, após contra-ataque puxado por Giovanni dos Santos, Fabian cruzou da esquerda na cabeça de Peralta, que tirou do goleiro, mas a bola passou rente à trave.

Chuva de gols perdidos
Na volta para o segundo tempo, o temporal deu uma trégua, e o sol brilhou em Wembley. Em campo, no entanto, uma chuva de gols perdidos. Senegal voltou a mil por hora. Koyate arriscou com muito perigo de longe, o goleiro mexicano Corona operou um milagre em cabeçada de Souare, Yero e Sadio Mane chutaram sem direção de dentro da área. Tudo isso antes dos 15 minutos da etapa final.
Konate Comemoração, senegal x méxico, Futebol (Foto: Agência EFE)Artilheiro do torneio, Konaté marcou seu quinto gol, mas deu adeus aos Jogos (Foto: Agência EFE)
O México também esteve perto de ampliar. Após linda tabela de Giovanni dos Santos com Fabian, o camisa 10 invadiu a área, mas o pé do goleiro salvou Senegal. Com o jogo totalmente aberto, não demorou para o México chegar ao segundo. Após contra-ataque, Aquino aproveitou o rebote de Mane e chutou forte para ampliar: 2 a 0.
Superação e covardia
Jogo decidido? Não para Senegal. Com Souare endiabrado pela esquerda, a seleção africana continuou atacando com perigo. E aos 23, a bola que tanto teimou em não entrar finalmente acabou na rede mexicana. Souare cruzou na medida para Konaté marcar seu quinto gol na competição e se isolar ainda mais na artilharia do torneio.
O gol incendiou ainda mais a partida. Com uma velocidade impressionante, Senegal encurralou o México em seu campo de defesa. E, de tanto insistir, chegou ao empate. Souare cobrou escanteio, e Balde subiu mais alto para marcar o segundo dos africanos. Emoção dentro e fora do gramado de Wembley. O técnico Addoukarime Diouf foi aos prantos no banco de reservas. Tudo igual, aos 30 minutos do segundo tempo.
O gol do empate senegalês pôs fogo na partida, mas a bola foi deixada de lado nos 15 minutos finais do tempo regulamentar. Tensas, as duas seleções apelaram para faltas duras e até agressões. Em uma delas, Souare - um dos responsáveis pela reação de Senegal - acertou uma voadora covarde na nuca de Herrera. A arbitragem viu o lance, mas deu apenas o amarelo para o meia.
Falhas bisonhas dão vitória ao México
Em um jogo de tantas mudanças e domínios alternados, a prorrogação foi do México. Com o time aparentemente mais inteiro fisicamente, os mexicanos se mandaram ao ataque, mas esbarraram, em um primeiro momento, no goleiro Mane – uma espécie de muralha senegalesa no tempo extra.
O arqueiro fez defesas sensacionais em chutes de Fabian e Herrera. Porém, nada pôde fazer diante de falhas tão bisonhas de sua dupla de zaga. Primeiro, antes do fim da primeira etapa, Gueye escorregou na área, Giovanni dos Santos roubou a bola e bateu na saída do goleiro: 3 a 2. Na segunda etapa, foi a vez de Ba. Ao tentar recuar uma bola para o goleiro, o capitão de Senegal cabeceou fraco, Herrera se antecipou, deu um chapéu no goleiro e selou a classificação mexicana: 4 a 2.
 
Fonte-Globoesporte
Juliano.Gouveia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Notícias anteriores