sábado, 4 de agosto de 2012

NBC se desculpa por veicular propaganda com macaco após noticiar ouro de ginasta negra

Gabby Douglas mostra a medalha de ouro que conquistou na final individual geral da ginástica artística


Uma coincidência bastante infeliz obrigou a emissora norte-americana NBC a se desculpar publicamente na última sexta-feira. Na quarta, o canal foi acusado de racismo por veicular uma propaganda com um macaco fazendo exercício de argolas justamente após noticiar o título de Gabby Douglas na final feminina individual geral ginástica artística. A questão é que a ginasta americana é negra.

PROPAGANDA COM MACACO

  • Reprodução
    Propaganda do programa “Animal Practice”, mostrando um macaco fazendo exercício de argolas, foi veiculada logo após a notícia do título de Gabby Douglas na ginástica artística.
A reação imediata de grande parte do público foi associar a notícia à propaganda e acusar a emissora de racismo. Muitos entenderam se tratar de uma coincidência, mas chamaram-na de infeliz, nojenta e arriscada, entre outros termos usados nas redes sociais.
Na sexta-feira, a NBC, percebendo o mal entendido, enviou um comunicado oficial ao jornal MailOline desculpando-se pelo incidente e alegando que a propaganda, que já havia sido veiculada outras vezes, referia-se a um programa do canal que entrará no ar em breve.
“A conquista do ouro por Gabby Douglas na noite passada foi histórica e um feito inspirados. Esse anúncio promovendo o ‘Animal Practice’, que já foi veiculado três vezes anteriormente, faz parte de uma série com temas olímpicos que já estava programada para ter máxima exposição. Com certeza, nenhuma ofensa foi intencional”, explicou a NBC.
Gabby Douglas foi a primeira negra da história das Olimpíadas a conquistar um título individual geral na ginástica artística. Aos 17 anos, a norte-americana fez uma apresentação praticamente impecável na decisão da última quarta-feira e derrubou o favoritismo das russas Victoria Komova e Aliya Mustafina, que ficaram com prata e bronze, respectivamente.
Fonte-UOL
Juliano.Gouveia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Notícias anteriores