sábado, 4 de agosto de 2012

Pela primeira vez, Seedorf vai jogar em 'tapete' no Brasil

As imagens de Botafogo 1 x 0 Figueirense (Foto: Paulo Sérgio)

Seedorf ainda não apresentou pelo Botafogo o máximo do futebol que tem, mas só atuou - três vezes - no castigado gramado do Engenhão. Porém neste sábado, às 18h30, contra o Atlético-GO, em jogo com transmissão em tempo real pelo LANCENET!, o meia terá o bom e amplo campo do Serra Dourada ao lado dele para brilhar, como era na Europa.
Enquanto o Engenhão está interditado por conta do gramado irregular, o Serra Dourada tem como grande atrativo o campo, que historicamente é conhecido pela grande qualidade, além de ser o maior do mundo em extensão, com 110m x 75m, o tamanho máximo permitido pela Fifa.
Seedorf, acostumado com os belos campos da Itália, por onde atuou por dez anos pelo Milan, vai se sentir em casa neste sábado, é o que disse o gerente executivo do Estádio Serra Dourada, Itamir Campos, em entrevista ao LANCE!.
- No fim da década de 80, o Serra Dourada foi eleito pelos jogadores o melhor campo do Brasil em votação. Foi o primeiro estádio a tirar a grama batatais, que é de jardim, e pôr algo moderno. Desde então, o campo é nossa joia. Para o Seedorf, atuar aqui vai ser como jogar sinuca - afirmou Itamir Campos.
Atualmente, o gramado do Serra Dourada é a Bermuda Celebration. No Brasil, somente o estádio goiano e o Engenhão usam esse tipo de terreno, que é o que há de mais novo em termos de pisos esportivos no país. Mas as semelhanças acabam por aí.
Em 2012, o Engenhão recebeu 56 duelos, contra 42 no Serra Dourada. Menos jogos, para a alegria goiana.
- A grama está baixinha, como nos campos europeus. Isso dá velocidade, é algo do futebol moderno. Seedorf vai gostar - destacou Itamir.
Meia sonha com 'Maraca'
Guardadas as devidas proporções, o Serra Dourada lembra o antigo Maracanã pela imponência das arquibancadas. E ambos eram iguais no tamanho do campo, 110m x 75m. Gigantes, já que a Fifa colocou como padrão 105m x 68m, medida usada hoje no Engenhão.
Em entrevista exclusiva ao L!, na semana passada, Seedorf revelou o sonho de atuar no Maracanã, que será reaberto no ano que vem:
- Nunca joguei lá. Só passei com o carro, olhando sempre para ele. Tenho esse sonho de pisar lá. É um dos poucos estádios em que ainda não joguei. Já atuei no Azteca, no México, um estádio maravilhoso, grande. Bernabéu, San Siro... São os três estádios que gosto mais. O Maracanã impressiona. Seria uma ótima sensação atuar lá - disse.
Bate-bola com Itamir Campos, gerente do Serra Dourada, em entrevista exclusiva ao LANCE!
1. Os tipos de gramado do Engenhão e Serra Dourada são iguais. Há diferenças por qual motivo?
- Não sei o que acontece no Engenhão, mas aqui no Serra Dourada tratamos o campo como um bebezinho. Temos três clubes (Atlético-GO, Goiás e Vila Nova-GO) como mandantes, assim como no Engenhão. Algo que nos ajuda muito é a cobertura do campo não fazer sombra no gramado.
2. Quais regras são respeitadas?
- Essa grama mais moderna foi colocada em 2009 e no ano passado, quando o Brasil enfrentou a Holanda aqui em amistoso, recebemos orientações do Comitê Organizador da Copa do Mundo, que seguimos até hoje. Tudo é automatizado, temos máquinas... E também um agrônomo fixo. O solo é descompactado duas vezes por ano para o solo respirar melhor e o sol bate muito bem nele.

Fonte-Lancenet
Juliano.Gouveia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Notícias anteriores