domingo, 12 de agosto de 2012

Olimpíada termina com muita música e participação brasileira

Adeus, Londres! Até logo, Rio de Janeiro! A cerimônia que encerrou os Jogos Olímpicos de Londres, neste domingo, assim como na abertura, foi embalada por um caleidoscópio de músicas britânicas. Das Spice Girls a John Lennon, vários foram homenageados na festa que foi encerrada com a entrega da bandeira olímpica ao prefeito Eduardo Paes, do Rio de Janeiro, próxima cidade-sede dos Jogos.

A primeira a subir ao palco foi a cantora Emeli Sandé, que cantou a música ‘Read all about it’. Em seguida, a Orquestra Sinfônica de Londres tocou e o ex-estadista britânico Winston Churchill, interpretado por Timothy Spall, foi lembrado. E, no ano do jubileu de diamante da Rainha Elizabeth II, a banda Madness atacou de 'Our House', música que evoca o cosmopolitismo londrino.


O clima pop da festa em Londres continuou com a banda Pet Shop Boys, que circulou pelo estádio em cima de um caminhão e empolgou o público. Então foi a vez de milhares de jovens tomarem conta do palco principal executando uma coreografia animada do hit 'What makes you beautiful'.

                 Delegações desfilam no Estádio Olímpico de Londres

Pintado em tons azuis, o Estádio Olímpico de Londres também teve seus momentos de romantismo na festa. Quando Ray Davies chegou de táxi para dar uma palhinha, deixou os corações mais quentes ao apresentar o clássico 'Waterloo Sunset', que fala de um jovem casal assistindo ao crepúsculo sob a Waterloo Bridge, localizada na capital inglesa.

O ato seguinte do espetáculo foi a entrada das delegações e seus porta-bandeiras. Bem mais descontraídos que na Cerimônia de Abertura, parte dos mais de 10 mil atletas que competiram em Londres sorriram, agitaram suas bandeirinhas, todos misturados e em clima de confraternização. Responsável pelo melhor resultado da história do boxe brasileiro em Olimpíadas com a medalha de prata nos médios (até 70kg), Esquiva Falcão entrou no Estádio Olímpico de Londres carregando o pavilhão brasileiro.

             Africanos receberam as medalhas da maratona

Com os atletas tomando o centro do gramado, os três africanos que terminaram nas primeiras posições da maratona foram receber suas medalhas. Stephen Kiprotich, de Uganda, e Abel Kirui e Wilson Kipsang, do Quênia, receberam suas láureas das mãos de Jacques Rogge, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI).

Os cerca de 70 mil voluntários que trabalharam nos Jogos também tiveram seu lugar na festa. Eles foram homenageados no centro do gramado com a luxuosa trilha sonora de 'Here Comes the Sun', dos Beatles. Aliás, um dos meninos de Liverpool protagonizou um dos momentos mais marcantes da noite, ainda que não estivesse lá. 'Imagine', de John Lennon, foi entoada por um coral de crianças, seguido de um vídeo com algumas imagens inéditas do próprio John. Por fim, o rosto do ex-beatle foi formado por um quebra-cabeça no centro do Estádio, arrebatando o público.

                Spice Girs levantaram o público com sucessos

George Michael, David Bowie, Annie Lennox foram alguns dos nomes lembrados no que foi uma verdadeira ode à música pop britânica. O clássico do Pinky Floyd, 'Wish you were here', interpretado por Ed Sheeran e Liam Gallagher com 'Wonderwall', do Oasis também foram interpretados. Jessie J, Tinie Tempah e Taio Cruz também agitaram a festa no Estádio Olímpico, em uam das partes mais festivas da noite. Separadas desde 2001, as Spice Girls se reuniram especialmente para a Cerimônia de Encerramento e agradaram ao público cantando dois dos principais sucessos do grupo: ‘Wannabe’ e ‘Spice up your life’.

   
Eduardo Paes com a bandeira olímpica (Foto: G. Bouys/AFP)
Outro momento marcante da noite foi a apresentação que encerrou o repertório das músicas britânicas. Brian May, Roger Taylor e Jessie J cantaram o sucesso do Queen 'We will rock you', levantando os britânicos.

BRASIL PROTAGONISTA NA CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO DE LONDRES-2012

Após a execução do hino da Grécia e do hino olímpico, como manda o ritual dos Jogos, começou a participação brasileira na Cerimônia de Encerramento. Jacques Rogge passou a bandeira olímpica para as mãos do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes e, em seguida, o hino brasileiro foi executado e a bandeira nacional, hasteada. O Estádio Olímpico, com efeitos luminosos, tornou-se verde e amarelo.


O gari Renato Sorriso surgiu no centro do estádio, perseguido por um segurança britânico. Coagido, Sorriso começou a ensinar o segurança a sambar, uma deixa para o som do samba tomar conta da festa. No ato seguinte, um grupo artístico representando os índios brasileiros se apresentou. O rapper B Negão e Seu Jorge também participaram da performance. Com o calçadão de Copacabana desenhado no Estádio Olímpico, Marisa Monte cantou 'Aquele abraço', de Gilberto Gil.

              Pelé encerrou a participação brasileira na cerimônia

Pelé deu o ar da graça, e o símbolo do Rio-2016 surgiu no centro do palco, encerrando o espetáculo.

Fonte-Lancenet

Juliano.Gouveia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Notícias anteriores