domingo, 12 de agosto de 2012

Atletismo brasileiro fracassa em Londres e fica sem medalha


Fabiana Murer - Salto com Vara (Foto: Alaor Filho/AGIF/COB)
Nos Jogos Olímpicos de Atenas-2004, Vanderlei Cordeiro de Lima salvou a campanha brasileira no atletismo ao conquistar a medalha de bronze. Em Londres, a história se repetiu, porém com final infeliz. A esperança de salvar o desempenho da modalidade residiu em Marílson Gomes dos Santos e Franck Caldeira. Mas, neste domingo, os dois não conquistaram um lugar no pódio. Com isso, o Brasil fracassou nesta Olimpíada, ficou sem medalha e fez sua pior campanha em 20 anos. A última vez que o país não tinha subido ao pódio tinha sido em Barcelona-1992.
Nos Jogos na Espanha, o Brasil faturou o ouro com o judoca Rogério Sampaio (meio-leve) e com o vôlei masculino e a prata com o nadador Gustavo Borges (100m livre). De lá para cá, o atletismo do país sempre frequentou o pódio. Vale lembrar que a modalidade é a que mais distribui medalhas em Olimpíadas. Em Londres, foram 143.
Em Atlanta-1996, André Domingos, Arnaldo Oliveira, Edson Luciano e Robson Caetano faturaram o bronze no revezamento 4x100m rasos. Em Sydney-2000, na mesma prova, André Domingos, Claudinei Quirino, Édson Luciano e Vicente Lenilson ganharam a prata. Em Atenas, veio o bronze de Vanderlei Cordeiro. E, em Pequim-2008, Maurren Maggi se tornou a primeira brasileira a conquistar o ouro em esporte individual ao vencer o salto em distância.
Terceiro esporte que mais deu medalhas ao Brasil em Jogos Olímpicos, com 14, o atletismo viu em Londres o judô e a vela se distanciarem. O primeiro agora soma 19, enquanto o iatismo tem 17. E agora tem a natação na cola, com 13.
Em Londres, o Brasil também viu uma queda no número de finais disputadas. Em Pequim, foram oito. Dessa vez, apenas três: o revezamento 4x100m feminino, o saltador em distância Mauro Vinícius da Silva, o Duda, e a arremessadora de peso Geisa Arcanjo. Grandes nomes como Fabiana Murer, campeã mundial no salto com vara, e Maurren Maggi, campeã olímpica no salto em distância em Pequim, não passaram da eliminatória.
O fraco desempenho em Londres, no entanto, não é uma surpresa. Nos dois Mundiais outdoor do ciclo olímpico, o Brasil ganhou apenas uma medalha: em Daegu (CDS), no ano passado, com Murer. Em Berlim-2009, o país não subiu no pódio em nenhuma prova.
Fonte-Lancenet
Juliano.Gouveia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Notícias anteriores