segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Paulistas fecham turno com pior desempenho nos pontos corridos e amargam 2º plano inédito


Palmeiras, Corinthians e Santos chegam à metade do torneio abaixo das expectativas
Palmeiras, Corinthians e Santos chegam à metade do torneio abaixo das expectativas
Pela primeira vez desde que o sistema de disputa de pontos corridos foi adotado o Campeonato Brasileiro chega a sua metade sem times de São Paulo brigando pela ponta, em meio a campanhas medíocres, ofuscados por forças de outras regiões. Após a rodada deste final de semana, a 19ª de 38 do torneio, os paulistas viram a confirmação do pior desempenho em um primeiro turno neste modelo de competição, que vigora desde 2003.
Ao final do turno, os paulistas parecem quase descartados da briga pelo título, fora do top 5 e vendo Atlético-MG e Fluminense desgarrar dos demais na tabela.
 

Para São Paulo (5º colocado) e Santos (10º), a meta mais viável nas 19 rodadas que restam é tentar alcançar o pelotão de classificação para a Libertadores 2013, competição que já tem Corinthians (12º) e Palmeiras (17º) garantidos através de outros caminhos. Ponte Preta (13ª) e Portuguesa (14ª) completam o pelotão bandeirante.
O aproveitamento combinado dos seis times do Estado na disputa da Série A apresenta um cenário em que os paulistas figuram como coadjuvantes de mineiros, cariocas e gaúchos, contrariando a tradição dominante da região em uma década de pontos corridos.
Dos nove campeonatos de pontos corridos disputados até hoje, os paulistas ganharam seis. Em cinco oportunidades alguma equipe do Estado virou o primeiro turno no topo da tabela. Mas a edição de 2012 assiste a um cenário atípico, até então inédito neste modelo de competição.

CARIOCAS "SURFAM" NO TOPO

Enquanto os paulistas lamentam o pior desempenho da era de pontos corridos, o quarteto de grandes do Rio de Janeiro fecha a metade inicial do Brasileiro com motivos para comemorar. Os quatro times do Estado parte para o 2º turno entre os dez melhores da competição, com melhor desempenho combinado desde 2003. Dois figuram neste momento no G-4, no pelotão de classificação para a Libertadores de 2013, Fluminense (2º lugar) e Vasco da Gama (4º).
Neste ano a maioria dos paulistas conta com repertório de argumentos para tentar justificar o começo lento no Brasileirão. Apesar de aparecer no meio da tabela, o atual campeão Corinthians está tranquilo na relação com a sua torcida, tradicionalmente exigente. A equipe de Tite disputou as seis rodadas iniciais do torneio com cabeça e titulares voltados às finais da Libertadores. Depois do título contra o Boca Jrs., os paulistas relaxaram e demoraram a entrar no jogo. De quebra, o talismã Emerson Sheik se lesionou e desfalcou o time por seis partidas.
O Palmeiras apresenta desculpa semelhante, em razão da dedicação à bem-sucedida empreitada nas finais da Copa do Brasil [oito rodadas da Série A de alguma forma sacrificadas pela campanha na outra competição]. No entanto, flertando com a zona de rebaixamento durante todo o primeiro turno, a equipe de Luiz Felipe Scolari já vê a tolerância de sua torcida em estado de esgotamento – estaria rebaixado se a temporada acabasse neste instante.    
Por sua vez, a justificativa do tricampeão paulista Santos está personificada em Neymar. Depois de começar o Brasileiro pensando nas finais da Libertadores [em que parou nas semifinais], o time de Muricy Ramalho cedeu seu craque para a seleção que disputou a Olimpíada de Londres, além de um amistoso na Suécia. Ao todo foram oito partidas sem o camisa 11. O goleiro Rafael e o meia Paulo Henrique Ganso também estiveram fora para servir a equipe nacional. 
O São Paulo tem o melhor desempenho entre os grandes paulistas no primeiro turno do Brasileiro 2012, em 5º lugar. Mesmo com dedicação exclusiva ao torneio, o time enfrentou a tempestade de troca de treinador, com a demissão de Emerson Leão e a chegada de Ney Franco, sem contar as rodadas nas mãos do interino Milton Cruz.
Além disso o São Paulo lidou com a ausência de Lucas, que assim como Neymar praticamente perdeu todo o primeiro turno para poder servir a seleção brasileira. Luís Fabiano também foi desfalque esporádico recentemente, antes de brilhar contra o Corinthians no desfecho do turno. Por fim, a equipe ainda precisou passar pela readaptação de Rogério Ceni, com a volta do veterano aos campos depois de seis meses de recuperação de uma lesão.
O time de Ney Franco é ao lado do Grêmio o que menos empatou no Brasileiro até aqui, com apenas um resultado de igualdade. Por outro lado, chega ao final do primeiro turno com oito derrotas, quase metade do número total de partidas.
Fonte: Uol
Erly Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Notícias anteriores