sábado, 27 de outubro de 2012

PRÉ-JOGO Figueirense x Portuguesa


De um lado, o Figueirense, que terá em campo praticamente sua última chance de manter vivo o difícil sonho de permanecer na elite do futebol nacional. De outro, a Portuguesa, que tenta se afastar cada vez mais das últimas posições e acabar com o perigo da degola. Com medo de retornarem à Série B, os dois rivais se enfrentam neste sábado, às 18h30m (horário de Brasília), no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis.
Na vice-lanterna com 28 pontos, os catarinenses estão oito pontos atrás do Bahia, hoje 16º e primeiro clube fora da zona de rebaixamento. Faltando seis rodadas para o término do torneio, o clube tenta se recuperar da derrota sofrida diante do Botafogo, em casa, na última quarta-feira. Em caso de novo revés, o Figueira pode ver a diferença para o Tricolor baiano aumentar para até onze pontos, caso o Bahia vença o seu confronto diante do Grêmio, no Pituaçu.
- Precisamos garantir logo a nossa permanência, pois, caso contrário, teremos que buscar esses pontos em partidas muito mais complicadas, em que os adversários também estarão jogando a vida na competição. Esse jogo contra o Figueirense é chave para a gente, já que em caso de vitória, ficaremos a apenas três pontos dos 45 - declarou o jogador.Na Portuguesa, os jogadores buscam atingir a meta estabelecida pela comissão técnica o quanto antes. Nas contas de Geninho, 45 pontos são suficientes para livrar o time do rebaixamento - hoje a Lusa ocupa a 15ª posição, com 39. Para o lateral-esquerdo Marcelo Cordeiro, o duelo contra o Figueirense é considerado de extrema importância por se considerar de um confronto com um rival direto contra a degola.
O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida em Tempo Real, com vídeos exclusivos, a partir das 18h (horário de Brasília). A partida será transmistida para todo o Brasil no Canal PFC, através do sistema pay-per-view.

caio portuguesa x figueirense  (Foto: Leandro Martins/Futura Press/Agência Estado)

header as escalações 2
Figueirense: Com a situação complicada na tabela, o técnico Márcio Goiano não tem muitas opções para mudanças além das necessárias. O zagueiro João Paulo teve confirmada a luxação no ombro direito e está fora do Brasileirão – em seu lugar Sandro retorna também recuperado de lesão. O meio de campo é uma incógnita também para o treinador. Como pretende utilizar Loco Abreu, Aloisio e o meia-atacante Ronny, precisa formar um setor combativo e criativo, já que os três não são fortes na marcação. O Figueira deve ir a campo com Wilson; Elsinho, Sandro, Canuto e Helder; Jackson, Claudinei, Túlio e Ronny; Aloisio e Loco Abreu.
Portuguesa: o técnico Geninho conta terá importantes retornos para escalar a Lusa em Florianópolis. Bruno Mineiro e Rogério, que cumpriraram suspensão contra o Náutico, voltam ao time. O zagueiro Gustavo, recuperado de lesão muscular, também volta a ficar à disposição da comissão técnica. Assim, a Portuguesa deve entrar em campo com Dida, Luis Ricardo, Gustavo (Rogério), Valdomiro e Marcelo Cordeiro; Ferdinando, Léo Silva, Boquita e Moisés; Ananias e Bruno Mineiro.

quem esta fora (Foto: arte esporte)
Figueirense: Não há nenhum jogador suspenso, mas o departamento médico trata de atletas importantes para o clube. O zagueiro João Paulo tem uma luxação no ombro direito e terá que passar por cirurgia. O atacante Caio recupera-se de fratura no dedo mínimo do pé esquerdo. Além disso, no DM também estão Fernandes, Héber e Ricardo.
Portuguesa: Único desfalque da Lusa é o defensor Leandro Silva, que segue se recuperando de uma cirurgia no pé direito e tem previsão de retorno estipulado somente para 2013.
 
header pendurados (Foto: ArteEsporte)

Figueirense: 
Aloísio, Botti, Edson, Elsinho, Loco Abreu e Ronny.
Portuguesa: Dida, Diego Viana, Héverton, Moisés, Rodriguinho e Valdomiro.
header o árbitro (Foto: ArteEsporte)
Marcos André Gomes da Penha (ES) apita a partida, auxiliado por Lilian da Silva Fernandes (Fifa/RJ) e Cleriston Clay Barreto Rios (SE). Marcos André Gomes arbitrou dois jogos no Brasileirão, marcou 85 faltas (média de 42,5 por jogo), aplicou dez amarelos (média de 5 por jogo), dois vermelhos (média de 1 por jogo) e nenhum pênalti. O campeonato tem média de 4,98 amarelos, 0,28 vermelho, 36,9 faltas e 0,22 pênalti. O árbitro apitou um jogo dos catarinenses na Série A deste ano: Figueirense 3 x 1 Coritiba (19ª rodada).

header fique de olho 2

Figueirense:
 Loco Abreu tem nova chance de ser “o cara” da equipe, como se esperava desde a sua chegada, ainda nas primeiras rodadas do Brasileirão. Depois de quase 80 dias sem vestir a camisa do Figueirense, ele vira a esperança de melhora do técnico Márcio Goiano e de gols para a torcida alvinegra, que promete apoio ao clube para sair do Z-4.
Portuguesa: Bruno Mineiro. Artilheiro da Portuguesa no Brasileirão com 14 gols, o atacante volta ao time após cumprir suspensão automática contra o Náutico, no último domingo, no Recife. Principal referência do setor ofensivo rubro-verde, Bruno Mineiro volta com a missão de encaminhar a permanência da Lusa na Série A do futebol nacional.

header o que eles disseram

Márcio Goiano, técnico do Figueirense: “O torcedor pode ser o diferencial. Eles estiveram do primeiro ao último minuto apoiando a equipe contra o Botafogo, mesmo perdendo de 2 a 0. Mesmo com a situação, estão nos apoiando. Então, o jogador tem que enxergar isso. É o que a gente usa. O jogador tem uma hora que precisa chamar a responsabilidade para situação e para o momento".
Gustavo, zagueiro da Portuguesa: "Estou completamente recuperado da lesão e feliz por voltar a defender a Portuguesa. Sabemos que uma vitória diante do Figueirense nos coloca definitivamente longe da zona do rebaixamento. E isso torna o jogo ainda mais importante".
header números e curiosidades
* Figueirense e Portuguesa voltam a se enfrentar em Florianópolis pela Série A do Brasileiro depois de quatro anos. A última partida disputada entre as duas equipes na capital catarinense pela elite do futebol brasileiro aconteceu no dia 16 de agosto de 2008, no Orlando Scarpelli. Na oportunidade, o Figueirense venceu por 2 a 1, com gols marcados de Ricardinho e Wellington Amorim, com Washington descontando para a Lusa.
* Já pela Série B foram quatro partidas disputadas entre as equipes na história, com três vitórias dos paulistas e um triunfo dos catarinennses. Nos gols marcados, vantagem para a Lusa: 7 a 4.
* A média de gols das partidas entre Figueirense e Portuguesa é de 3,4 gols por partida. Apenas um confronto entre as duas equipes terminou empatado sem gols, no Brasileirão de 2002, e até hoje nunca aconteceu uma vitória por mais de dois gols de diferença nestes jogos.
* Portuguesa e Figueirense já protagonizaram um jogo espetacular na história do Campeonato Brasileiro. No dia 11 de maio de 2008, em partida válida pela primeira rodada do torneio, as duas equipes empataram em 5 a 5, no Canindé. A Lusa chegou a esta vencendo por 5 a 2, mas permitiu o empate do Figueira, com dois gols nos últimos minutos de jogo.
header último confronto v2
No duelo disputado no último dia 4 de agosto, no Canindé, a Portuguesa venceu o Figueirense por 2 a 0, gols do Bruno Mineiro e Ananias. A Lusa de Geninho entrou em campo naquele dia com Dida; Luis Ricardo, Gustavo, Valdomiro e Marcelo Cordeiro; Fernando, Léo Silva, Moisés e Héverton; Ananias e Bruno Mineiro. Já o Figueira, então comandado por Hélio dos Anjos, atuou com Ricardo; Doriva, Fred, Anderson Conceição e Guilherme Santos; Túlio, Jackson, Guilherme Lazaroni e Pittoni; Caio e Loco 
Fonte:Globo Esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Notícias anteriores