domingo, 25 de novembro de 2012

PRÉ-JOGO Bahia x Náutico


implosão do estádio Fonte Nova para a Copa do Mundo (Foto: Luciano da Mata / Ag. A TARDE)
A data deste domingo, 25 de novembro, está marcada para sempre na memória do torcedor do Bahia. Em 2007, enquanto comemorava o retorno à Série B do Campeonato Brasileiro, o Tricolor vivenciou uma das piores tragédias do futebol brasileiro. Parte da arquibancada da Fonte Nova cedeu, sete pessoas morreram e outras dezenas ficaram feridas. Cinco anos depois, a equipe baiana volta a campo na mesma data e com uma missão tão importante quanto naquele duelo com o Vila Nova.
Se em 2007 o time baiano queria deixar o porão do futebol nacional, neste domingo, o Bahia enfrentará o Náutico no estádio de Pituaçu com o objetivo de se manter na Série A do Campeonato Brasileiro. O Tricolor está três pontos acima do Sport, primeiro clube na zona de rebaixamento, e, em caso de triunfo, não correrá mais o risco de voltar, neste ano, para a Segunda Divisão. Objetivo que, se conquistado, poderá servir como uma simples homenagem à memória de Márcia Santos Cruz, 27, Jadson Celestino Araújo Silva, 25, Milena Vasquez Palmeira, 27, Djalma Lima Santos, 31, Anísio Andrade Santos, 24, Midiam Andrade Santos, 24, e Joselito Lima Jr., 26, que perderam a vida no trágico acidente.
Por outro lado, o Náutico não quer pensar em homenagens. A equipe encara o Bahia para acabar com o tabu de nunca ter vencido o rival em Salvador e na esperança de afastar qualquer chance matemática de rebaixamento para a Série B. Sem vencer há duas rodadas – derrotas para o Flamengo e São Paulo – e com 45 pontos, o Timbu precisa apenas de um empate para garantir presença na Série A do Campeonato Brasileiro em 2013. Se perder o jogo, o time vai para a última rodada com a pressão de poder ser rebaixado em um confronto direto com o principal rival, o Sport.
Para o jogo, o Náutico não vai poder contar com dois de seus principais jogadores. Kieza, artilheiro do time com 13 gols, e Rhayner, meia considerado o “pulmão”, da equipe irão cumprir suspensão automática. A aposta do técnico Alexandre Gallo para tentar balançar as redes adversárias será no veterano atacante Araújo, que brilhou no início do Brasileirão e depois amargou a reserva do time.
montagem bahia x nautico, ze roberto x martinez (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
Do outro lado, o Bahia terá que superar um dado negativo este ano. O Esquadrão de Aço venceu apenas uma vez duas partidas seguidas no Brasileirão. Além disso, o time do técnico Jorginho tem a terceira pior campanha como mandante da competição.
Dados negativos também fazem parte do histórico do Náutico. Como visitante, o time pernambucano tem o pior aproveitamento da competição. Foram apenas seis pontos conquistados em 18 partidas longe de casa.


header as escalações 2
Bahia: o técnico Jorginho decidiu fazer mudanças no Bahia para o duelo deste domingo. A primeira delas será por questão disciplinar. Neto está suspenso pelo terceiro cartão amarelo, e Fabinho será improvisado na lateral direita. Na frente, Zé Roberto vai substituir Jones. Na zaga, Titi, Danny Morais e Jussandro estão de volta. O Tricolor deve jogar com: Marcelo Lomba; Fabinho, Titi, Danny Morais (Lucas Fonseca) e Jussandro; Fahel, Diones, Hélder e Zé Roberto; Gabriel e Souza.O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida em Tempo Real.
Náutico: sem o atacante Kieza e o meia Rhayner, o técnico Alexandre Gallo apostará em Araújo e Rogério no setor ofensivo. Quem também pode ganhar uma chance na linha de frente é Kim ou Dimba. No meio-campo, o volante Josa substitui Elicarlos, que está lesionado. O treinador fez treinos secretos e não revelou o time oficialmente, mas a equipe base deve ser: Felipe; Patric, Jean Rolt, Alemão e Douglas Santos; Josa, Souza, Martinez; Rogério, Kim (Dimba) e Araújo.
quem esta fora (Foto: arte esporte)
Bahia: Neto desfalca o time por estar suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Ávine faz reforço muscular na musculatura do joelho.
Náutico: o meia Rhayner e o atacante Kieza receberam o terceiro amarelo e estão suspensos. Elicarlos está na fase final da recuperação de um estiramento na coxa esquerda. O zagueiro Marlon, o volante Ramirez e o meia Rogerinho se recuperam de cirurgias e só retornam em 2013.
header pendurados (Foto: ArteEsporte)

Bahia:
 Claudio Pitbull, Danny Morais, Elias, Fabinho, Hélder, Lulinha e Marcelo Lomba
Náutico: Jean Rolt, Josa, Patric, Ramirez e Souza
header o árbitro (Foto: ArteEsporte)
Péricles Bassols Cortez (Fifa/RJ) apita a partida, auxiliado por Rodrigo Pereira Joia (RJ) e Thiago Gomes Brigido (CE). Péricles Bassols arbitrou 12 jogos no Brasileirão, marcou 447 faltas (média de 37,2 por jogo), aplicou 59 amarelos (média de 4,9 por jogo), seis vermelhos (média de 0,5 por jogo) e cinco pênaltis (média de 0,42 por jogo). O campeonato tem média de 5 amarelos, 0,28 vermelho, 36,8 faltas e 0,23 pênalti.

header fique de olho 2
Bahia:
 o meia-atacante Zé Roberto chegou ao Bahia com grande pompa. Teve diversas oportunidades, mas não emplacou. Após 38 jogos com a camisa Tricolor não marcou nenhum gol. No entanto, deve voltar a ser titular neste domingo e disse estar incomodado com o longo jejum.
Náutico: Martinez volta ao time depois de três rodadas fora do Náutico por conta de um estiramento na coxa esquerda. Cérebro do time, o capitão é o homem da armação de jogadas para municiar o ataque alvirrubro.

header o que eles disseram

Jorginho, técnico do Bahia: "O náutico é um bom time e vai ser muito, mas muito mais difícil do que foi contra a Ponte Preta. A Ponte queria ganhar o jogo porque não tinha ganhado nenhuma com esse treinador. Isso dificultou, mas é completamente diferente do jogo do Náutico, porque eles precisam do resultado".
Felipe, goleiro do Náutico: “Já passou pela minha cabeça que se eu não tomar gol o Náutico continuará na Série A. Sei que é difícil, mas estou preparado”.
header números e curiosidades
* O Bahia nunca perdeu para o Náutico atuando em Salvador na história da Série A do Brasileirão. Ao todo, foram sete partidas com mando de campo do Tricolor, todas na Fonte Nova, com cinco vitórias e dois empates, 10 gols a favor e três contra.
* A média de gols entre Bahia e Náutico pela Série A do Brasileiro é de 1,3 gols por partida. Em 12 jogos, foram 16 gols (12 do Bahia e quatro do Náutico)
* Campeão estadual, o Bahia disputou 71 partidas oficiais nesta temporada 2012, obtendo 30 vitórias, 20 empates e 21 derrotas, com 107 gols marcados e 78 sofridos. Souza (27 gols), Júnior (13) e Gabriel (12) são os artilheiros da equipe no ano.
* O Náutico disputou 63 partidas oficiais nesta temporada 2012, obtendo 26 vitórias, 12 empates e 25 derrotas, com 82 gols a favor e 79 contra.
* O Bahia é segunda equipe que mais empatou neste Campeonato Brasileiro 2012, com 13 igualdades na competição, atrás apenas da Portuguesa (14 empates). Já o Náutico é a segunda equipe que menos empatou, ao lado do Coritiba, com 6 empates registrados, atrás apenas do São Paulo (5).
* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia.
header último confronto v2
Na penúltima rodada do primeiro turno da Série A do Campeonato Brasileiro deste ano, Náutico e Bahia se enfrentaram no estádio dos Aflitos. O duelo foi realizado sem grandes emoções e teve o lance decisivo aos 42 minutos do segundo tempo. Quando tudo parecia que terminaria em 0 a 0, o volante Martinez arriscou de fora da área e marcou um belo gol para garantir os três pontos para o time pernambucano
Fonte:Globo Esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Notícias anteriores