sábado, 25 de agosto de 2012

Com vantagem alvinegra, Peixe e Verdão já causaram infartos no Pacaembu

Torcida do Santos no Pacaembu (Foto: Eduardo Viana)Palco do clássico deste sábado, pelo Campeonato Brasileiro, o Pacaembu já recebeu 75 encontros entre Palmeiras e Santos. Embora tenha retrospecto desfavorável diante do Alviverde ao longo da história, o Peixe leva vantagem no Estádio Municipal e saiu vencedor do duelo mais famoso entre ambos: um 7 a 6 pelo Rio-São Paulo de 1958.

Registros da época contam que cinco pessoas não suportaram a emoção e morreram após sofrerem ataques cardíacos. Outra versão é de que foram três mortes, sendo duas no estádio e outra em um bonde, onde o torcedor acompanhava o jogo pelo rádio.

Fato é que, apesar da derrota, o Palmeiras protagonizou uma reação incrível naquele dia 6 de março. A equipe alviverde terminou o primeiro tempo perdendo por 5 a 2 (Urias e Nardo para o time do Palestra Itália; Pelé, Pagão, Dorval, Pepe e novamente Pagão para os praianos).

No vestiário, o goleiro Edgar chorou e Osvaldo Brandão, técnico palmeirense na época, precisou substituí-lo pelo jovem Vitor. Do lado santista, Zito pedia aos colegas que “arrebentassem” o adversário. Mas o Verdão foi buscar a virada: Mazzola (duas vezes), Paulinho e Urias fizeram 6 a 5. O Santos não desistiu e, com mais dois gols de Pepe, virou.

Este foi um dos 298 clássicos entre os clubes, sendo que houve 129 vitórias do Palmeiras, 91 do Santos e 78 empates. Na artilharia, a vantagem verde também é grande: são 528 gols marcados e 435 sofridos.

No Pacaembu, porém, a história é diferente. O Santos venceu 27 vezes, perdeu 25 e empatou 23, com 130 gols pró e 124 contra. O dado é ainda mais relevante se for levado em conta que o Alvinegro leva desvantagem até quando joga em seu estádio. Na Vila Belmiro, já ocorreram 95 jogos, com 42 vitórias do Palmeiras (205 gols), 37 do Santos (197 gols) e 17 empates.

No último encontro no Estádio Municipal, deu Palmeiras. Em 10 de julho do ano passado, pelo Brasileiro, o Verdão venceu por 3 a 0.

Fonte-Lancenet

Juliano.Gouveia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Notícias anteriores