sábado, 3 de novembro de 2012

Flamengo vence Figueirense e respira aliviado no Brasileirão

Hernane comemora gol do Flamengo contra o Figueirense (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)



Com ampla colaboração da arbitragem, que anulou dois gols legais do Figueirense, e boa atuação de Paulo Victor, o Flamengo venceu por 1 a 0 em Volta Redonda, gol de Hernane, e praticamente se livrou do risco de queda para a Série B. A derrota, contudo, se traduz em rebaixamento quase certo para o time catarinense, que permanece com 29 pontos, na 19ª colocação, enquanto os cariocas chegam aos 44, dormindo na 10ª posição. Na próxima rodada, o time de Santa Catarina receberá o Sport no Orlando Scarpelli. O clube da Gávea enfrentará o Náutico nos Aflitos. Ambos os jogos serão no domingo, dia 11.

Antes do apito inicial, Renato Abreu deu o tom do espírito do Flamengo para a partida. Afirmou que seria "jogo de guerra", já que com três pontos a mais o time praticamente se livraria do risco de rebaixamento. Do outro lado, o volante Túlio falava em manter acesa a esperança, analisando que o Figueirense não poderia pensar nos poucos jogos que faltam, mas apenas que seria possível vencer os rubro-negros no Raulino de Oliveira. Depois do jogo, contudo, o discurso rubro-negro mudou para alívio, enquanto o dos catarinenses inevitavelmente apontou para a resignação.

- Graças a deus fui abençoado com o gol da vitória, um gol importante. A gente precisava da vitória de qualquer maneira para espantar essa questão de rebaixamento - afirmou Hernane, autor do gol da vitória.

O tom do goleiro alvinegro Wilson foi outro. Ele chegou a criticar a anulação dos dois gols, mas não colocou a situação da equipe na conta da arbitragem.

- Houve dois gols que não havia impedimento, aconteceram muitas coisas, mas estamos pagando por muitos erros. O FIgueirense vai superar essas dificuldades e voltar a brilhar. A gente sabe que está numa situação delicadíssima. Mas faltam quatros jogos e temos de honrar essa camisa.


Logo nos primeiros minutos, o Flamengo mostrou que partiria para cima dos rivais. Com dois minutos, veio o primeiro escanteio para os rubro-negros. Aos três, o primeiro cartão amarelo para Botti. Quatro minutos depois, a primeira chance para os cariocas. Leonardo Moura, de volta à lateral direita por conta da suspensão de Wellington Silva, roubou a bola na direita e cruzou para Liédson, que não conseguiu completar. Na sobra, Vagner Love, foi vencido pela zaga. Mais um minuto, mais um cartão para o Figueirense, desta vez para Túlio. O ímpeto rubro-negro parecia deflagrar o desespero catarinense.
O ritmo intenso dos primeiros instantes não durou. O Figueirense pouco atacava. Retraído, aguardava um erro do adversário para tentar partir em velocidade. Desta forma, o Flamengo tocava a bola na intermediária dos alvinegros, buscando espaços no setor congestionado pela quantidade de defensores. A chance do Figueirense apareceu aos 14 minutos, em cobrança de falta de Júlio César que Paulo Victor teve de se esticar para defender. Apesar do lance de perigo, o panorama não mudou. O Flamengo seguia com a posse de bola e por pouco não abriu o placar aos 16, em belo passe de Cléber Santana para Liédson, que completou mal.
Não demorou para o Figueirense ganhar confiança e começar a sair para o jogo, já que era pouco ameaçado com a lentidão da saída de bola do Flamengo. Aos 25 minutos, Júlio César recebeu livre dentro da área e bateu firme para vencer Paulo Victor. O árbitro Émerson Ferreira assinalou impedimento e anulou o gol de forma equivocada, já que o atacante estava na mesma linha do último defensor rubro-negro. Júlio César pouco reclamou e o jogo seguiu.
Aos 31, outra vez o Figueirense foi prejudicado. O mesmo Júlio César recebeu na área, na mesma linha da zaga, e novamente balançou a rede. A arbitragem também anulou o gol. Um minuto depois, González errou a saída de bola mas, desta vez, Júlio César, o nome do jogo até então, parou em Paulo Victor. Do outro lado, o Flamengo conseguia pouco mais do que chegar próximo à área com as trombadas de Love. E assim foi até o fim da etapa, sem outras chances dignas de nota para ambas as partes.

No segundo tempo, em um minuto o Figueirense chegou duas vezes com perigo ao ataque, com Almir e Júlio César. O Flamengo acordou e também ameaçou com Ramon em chute cruzado da entrada da área. Pouco depois, Wellington Bruno cruzou forte e Liédson, sozinho, cabeceou para o chão, mas para fora. Aos oito minutos, Leonardo Moura fez boa jogada e recebeu de volta para forçar grande defesa do goleiro Wilson.

Dorival muda ataque e Love isola chance de encerrar jejum

Precisando vencer, Dorival Júnior mudou o ataque e a criação. Saíram Wellington Bruno e Liédson para a entrada de Adryan e Hernane. O volume ofensivo melhorou, mas o Flamengo seguiu sem conseguir chances mais claras. O Figueirense também caiu de produção, especialmente por conta da melhor marcação sobre o jogador que criou os maiores problemas para a defesa rubro-negra no primeiro tempo, Júlio César.

Aos 26 minutos, contudo, a sorte sorriu para o time carioca. Após cobrança de escanteio, a bola sobrou para Hernane. Ele bateu de primeira, no ângulo, sem chances para Wilson, em chute de rara felicidade: 1 a 0. O Figueirense continuou a tentar o gol. E quase conseguiu. Aos 32 minutos, em bola alçada na área, Botti acertou belo voleio para defesa espetacular de Paulo Victor, impedindo o empate. O Flamengo teve ainda uma grande chance de ampliar, aos 38. Vagner Love não conseguiu encerrar o seu jejum de gols e, cara a cara com Wilson, jogou a chance de dar um fim à má fase na arquibancada. Aos 48, o Figueirense ainda quase marcou com Almir em lance confuso na área rubro-negra. Paulo Victor apareceu bem. E o apito final selou o alívio dos cariocas.
Fonte: Globoesporte



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Notícias anteriores