domingo, 2 de dezembro de 2012

PRÉ-JOGO Grêmio x Internacional


Dizem que a primeira vez ninguém esquece. E a última? Mais do que inesquecível, a tarde deste domingo, 2 de dezembro de 2012, carrega em seus minutos e horas o poder de transformação. Nada mais será como antes depois que Grêmio e Inter se encontrarem no Olímpico, às 17h (de Brasília) para o Gre-Nal 394, da 38ª rodada do Brasileirão. Que, além de fechar o campeonato, encerra um ciclo de 58 anos da atual casa gremista. Depois do apito final de Heber Roberto Lopes, tudo o que se viveu nesse estádio será memória, nostalgia e lágrimas. Numa palavra, saudade.
gre-nal montagem olímpico (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)
Mas é bom lembrar. Gre-Nal é Gre-Nal. Do outro lado do velho gramado do Olímpico, estará postado o grande rival. Sem pretensões no Brasileiro, 9º colocado com 51 pontos, 19 deles atrás do Grêmio, emerge um Inter louco para estragar a festa de despedida dos tricolores. Assim como fizera no primeiro Gre-Nal do estádio, em 1954, estrondosa goleada de 6 a 2.
Além do simbolismo do adeus, o clássico vale na tabela para o Grêmio. Segundo colocado com 70 pontos, está um à frente do Atlético-MG, e quer garantir a sua posição para ir diretamente à fase de grupos da Libertadores de 2013, a ser disputada na nova casa, a moderna e badalada Arena, no bairro Humaitá. O Galo enfrenta o Cruzeiro, do gaúcho Celso Roth, com quatro passagens como técnico do Grêmio e que pode ajudar o ex-time na empreitada.
O otimismo - da torcida - é tanto que nem parece haver preocupação com os desfalques de Kleber e Marcelo Moreno. Zé Roberto surgiu como dúvida, mas deverá estar presente. Embora admita prejuízo com as ausências, Luxa prefere exaltar quem entra no time mesmo que os mantenha em sigilo. Refuta favoritismo e diz que o clima de euforia é externo. Há respeito ao rival.A semana foi especial aos tricolores. Além do tradicional mistério com treinos com portões fechados, a turma de Vanderlei Luxemburgo ganhou carinho especial da torcida. Todos os trabalhos tiveram acompanhamento massivo. Vale tudo na reta final do estádio que foi palco de tantas glórias no passado.
Info, Todos os Gre-Nais do Olímpico (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
Já a semana do Inter foi dividida em duas etapas. Enquanto o técnico Osmar Loss tratava de ajustar o time para o clássico, em treinamentos escondidos da imprensa, o presidente Giovanni Luigi trabalhava pensando em 2013, já que manteve reuniões para definir a contratação de Dunga. Não conseguiu, no entanto, garantir a confirmação antes do clássico.
Na sexta-feira, Loss divulgou a lista de relacionados com 22 jogadores. Entre eles, estava o nome de Dátolo, argentino que vinha sendo preterido pelo excesso de estrangeiros. O meia trabalhou justamente na vaga de Diego Forlán, que não conseguiu emplacar boas atuações. O fato do camisa 23 já ter marcado duas vezes contra o rival, pelo Gauchão desta temporada, também pesaram. Afinal, vale de tudo pela mística do Gre-Nal.
O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos exclusivos, a partir das 17h. Antes, desde as 12h, o internauta pode conferir a movimentação ao vivo do estádio, com fotos e informações, também em Tempo Real. A  RBS TV transmite para todo o Rio Grande do Sul. O PFC passa a partida para todo o Brasil. 
header as escalações 2
Grêmio: Vanderlei Luxemburgo não revelou o time. A aposta é no mistério. Sem Kleber e Marcelo Moreno, o treinador tem Zé Roberto como dúvida - se recupera de torção no tornozelo esquerdo. Deve optar por Leandro e André Lima na frente e por Marquinhos caso o camisa 10 seja vetado. É provável que improvise Léo Gago na lateral esquerda, afinal, entende que Anderson Pico está acima do peso. O time: Marcelo Grohe; Pará, Werley, Naldo e Léo Gago; Fernando, Souza, Elano e Zé Roberto; Leandro e André Lima.
Internacional: Osmar Loss evitou confirmar o time para o clássico deste domingo. Edson Ratinho e Fabrício, que cumpriram suspensão diante da Portuguesa, voltam a ficar à disposição. No entanto, somente o segundo deverá estar em campo. Relacionado, Dátolo foi testado na vaga de Diego Forlán e poderá estar em campo, com a mudança para o esquema 4-2-3-1. O provável time colorado terá Muriel; Ygor (Josimar), Rodrigo Moledo, Índio e Fabrício; Josimar (Ygor), Guiñazu, Fred, D’Alessandro e Dátolo (Diego Forlán); Leandro Damião.

quem esta fora (Foto: arte esporte)
Grêmio: Marco Antonio está suspenso pelo terceiro cartão amarelo, Kleber se recupera de cirurgia no tornozelo esquerdo e Marcelo Moreno pegou gancho de quatro jogos em julgamento no STJD pela expulsão contra o Fluminense por atingir o rosto de Rafael Sobis com o braço.
Internacional: Kleber sofreu uma lesão no ligamento do joelho esquerdo. Dagoberto se recupera de lesão muscular na coxa direita. Bolívar, pela recusa a se concentrar no embate contra o Corinthians foi afastado do grupo e treina em Alvorada. Nei, com a situação indefinida, segue alijado da lista de relacionados e deve deixar o clube. Bolatti sequer foi relacionado pelo excesso de estrangeiros.
header o árbitro (Foto: ArteEsporte)
Heber Roberto Lopes (Fifa/PR) apita a partida, auxiliado por Carlos Berkenbrock (SC) e Ivan Carlos Bohn (PR). Heber Roberto Lopes arbitrou 20 jogos no Brasileirão, marcou 769 faltas (média de 38,4 por jogo), aplicou 77 amarelos (média de 3,9 por jogo), quatro vermelhos (média de 0,2 por jogo) e um pênalti (média de 0,05 por jogo). O campeonato tem média de 5,02 amarelos, 0,28 vermelho, 36,8 faltas e 0,23 pênalti. O árbitro apitou dois jogos de cada equipe na Série A deste ano: Grêmio 2 x 0 Náutico (24ª rodada), Atlético-MG 0 x 0 Grêmio (26ª rodada), Inter 2 x 2 Sport (25ª rodada) e Vasco 1 x 2 Inter (32ª rodada).
header fique de olho 2
Grêmio:
 Sem o ataque titular, caberá a André Lima a missão de fazer gol e comandar o time rumo à vitória. O centroavante balançou a rede dos adversários oito vezes no Brasileirão. Contra o Inter, tem um gol: de cabeça no 2 a 2 pelo Nacional de 2010 em 24 de outubro. Ele tenta ainda ser o artilheiro tricolor no último ano do Olímpico. Está um gol atrás de Marcelo Moreno.
Internacional: D’Alessandro. O camisa 10 se envolveu em uma polêmica após o jogo contra a Lusa ao falar que poderia “pular da barca”. Durante a semana, ele explicou que ficou chateado pelos gritos de olé dos colorados, que apoiavam o time visitante. Além disso, o gringo tem uma história positiva no clássico. Em 14 jogos contra o Grêmio, marcou seis gols.

header o que eles disseram

Vanderlei Luxemburgo, técnico do Grêmio: "A responsabilidade é igual. Eles querem ganhar assim como a gente. Quando entra em campo, é tudo igual. Não tem favoritismo. A torcida pode estar entusiasmada com o momento do clube e com a boa fase nossa e sem ganhar deles, mas o nosso ambiente é de responsabilidade. É um clássico importante"
Osmar Loss, técnico do Inter: “Tudo o que se coloca sobre o clássico, isso por si só já mostra para o atleta o tamanho do jogo. Todo o Gre-Nal, não importa o local, são marcados pela disputa. Precisamos de um time combativo, com a cara do Gre-Nal.”
header números e curiosidades
* O Olímpico foi o estádio que mais sediou Gre-Nais ao longo da história (122). O Beira-Rio vem a seguir, com 109 clássicos.
* No Olímpico, o Grêmio conseguiu suas maiores vitórias sobre o Inter vencendo por 4 a 0 em 1968 e por 4 a 1 nos anos de 1959, 63 e 90. Já as maiores vitórias do Inter sobre o rival no Olímpico foram as seguintes: 6 a 2 em 1954; 5 a 2 em 97 e 4 a 1 em 94.  
* O maior público recebido no Olímpico em Gre-Nais foi registrado no Campeonato Gaúcho de 1981 quando 72.893 pessoas assistiram o empate por 1x1 (29/11/81).
* Este é o quinto Gre-Nal de 2012. Nos quatro jogos anteriores, o Grêmio venceu duas vezes, houve um empate e uma vitória do Inter.
header último confronto v2
A vitória fez o Grêmio subir na classificação e consolidar a trajetória rumo à Libertadores. Ocorreu no dia 26 de agosto.Válido pelo encerramento do primeiro turno, o clássico ocorreu debaixo de chuva, em um Beira-Rio pela metade. A partida foi decidida a partir de um erro da defesa colorada. Juan afastou para frente da área, enquanto Muriel saiu mal do gol. Melhor para Elano que, da frente da área, aplicou chute certeiro para marcar o único do confronto.

Fonte:Globo Esporte
    Thalisson Bandeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Notícias anteriores