domingo, 17 de fevereiro de 2013

Guarani segura pressão do XV de Piracicaba no fim e vence


Com seus camisas 9 inspirados, XV de Piracicaba e Guarani fizeram uma partida emocionante na tarde deste sábado, no Barão de Serra Negra, pela oitava rodada do Campeonato Paulista. Márcio Diogo, pelo Nhô Quim, e Ronaldo Mendes, do Bugre, fizeram dois gols cada. Mas o Guarani ainda tinha Thiago Matias, que salvou duas bolas na defesa e ainda deixou sua marca lá na frente para garantir a vitória alviverde por 3 a 2, com direito a pressão alvinegra no fim.
Foram três gols no primeiro tempo e dois na etapa final. Ronaldo Mendes abriu o placar para os visitantes no início do confronto. Já no fim, Márcio Diogo empatou, mas viu Thiago Matias recolocar o Guarani novamente na frente logo depois. No começo da segunda etapa, Ronaldo Mendes marcou de novo. No duelo particular entre os camisas 9, Márcio Diogo deixou tudo igual e deu esperanças ao XV, que ainda colocou duas bolas no travessão.
Com a vitória, o Guarani se reabilitou da derrota para o São Paulo, chegou aos sete pontos e deixou a zona de rebaixamento. Da vice-lanterna, a equipe pulou para a 14ª colocação, uma atrás do XV, que estacionou nos nove pontos após o segundo jogo seguido sem vencer. Os dois esperam o complemento da rodada para saber a posição.
O resultado quebra um tabu e mantém outro. O Guarani voltou a vencer fora de casa após cinco meses e meio ou dez jogos – com oito derrotas e dois empates. O último triunfo havia sido sobre o Boa Esporte, em 31 de agosto do ano passado, pela Série B. Por outro lado, o Bugre aumenta a escrita de não perder para o XV há 26 anos. São 14 jogos de invencibilidade contra o Nhô Quim, agora com oito vitórias e seis igualdades.
Os times voltam a campo no próximo domingo. O próximo desafio do Guarani está marcado contra o Ituano. O XV enfrenta o Santos, na Vila Belmiro. As duas partidas estão marcadas para as 18h30.
Lance do jogo entre XV de Piracicaba e Guarani (Foto: Michel lambstein/ Nosso Jornal Tupi)Ronaldo Mendes bate para fazer o primeiro gol do Guarani (Foto: Michel lambstein/ Nosso Jornal Tupi)
Gol no último lance faz justiça ao Guarani
Em um primeiro tempo cheio de alternativas, o Guarani começou melhor, saiu na frente e criou inúmeras chances de ampliar. Aos poucos, o XV equilibrou, principalmente após a entrada do atacante Bruno Gaúcho, e martelou até empatar, já no fim. Mas no último lance, Thiago Matias fez justiça recolocando o Bugre na frente, já que os campineiros foram mais eficientes que os donos da casa.
Após mistério dos dois lados ao longo da semana, com treinos secretos, quem surpreendeu mesmo na escalação foi Branco, ao colocar Marquinhos na lateral esquerda e liberar Diogo para apoiar, aumentando a velocidade do ataque bugrino. O XV até que tentou encurralar o Guarani no começo, mas o Bugre rapidamente controlou as ações.
Com toques rápidos, o Alviverde campineiro envolvia facilmente a defesa do XV. Thiago Gentil foi o primeiro a chegar, mas errou o alvo. Aos dez minutos, em lance semelhante, Ronaldo Mendes abriu o placar. A jogada começou em uma cobrança de lateral. Siloé escapou pela direita e rolou para o camisa 9 pegar de primeira, de esquerda, tirando de Bruno Fuso.
O Bugre mandava no jogo. Diogo, Thiago Gentil e Siloé tiveram tudo para ampliar, mas pararam em Bruno Fuso. A primeira chance efetiva do XV aconteceu apenas aos 21 minutos, com Paulinho, que recebeu de Márcio Diogo, mas bateu fraco.
Com dificuldade de escapar da armadilha armada por Branco, Sérgio Guedes apostou no atacante Bruno Gaúcho. Diego Silva saiu. Com a troca, o XV ganhou um homem de referência e passou a priorizar os cruzamentos na área, ponto fraco da defesa bugrina. A substituição surtiu efeito. Preocupado com a marcação, o Guarani recuou e deixou de atormentar Bruno Fuso.
O bombardeio alvinegro começou com Márcio Diogo. Ele bateu colocado, dentro da área, mas mandou para fora. Diguinho fez a mesma coisa. Com a pressão, voltou a aparecer um antigo problema do XV: a falta de pontaria. E, neste quesito, Paulinho é líder isolado. Ele recebeu na frente de Juliano, mas soltou a bomba e isolou. Na sequência, Bruno Gaúcho também ficou cara a cara com o goleiro bugrino, que, com um leve desviou, evitou o empate. A bola ainda estourou no travessão.
De tanto insistir, o XV conseguiu a igualdade, aos 42 minutos. Luiz Eduardo soltou o pé da intermediária. Juliano teve trabalho de acompanhar a trajetória da bola e espalmou para o meio da área. Márcio Diogo dominou e estufou as redes. E quando Paulinho fez tudo certo, depois de cortar um marcador e buscar o ângulo, Thiago Matias desviou e salvou o Bugre.
Para completar o serviço, o zagueiro bugrino apareceu no ataque também no último lance do primeiro tempo. Após cobrança de falta de Ronaldo Mendes na trave, Matias aproveitou o rebote e tocou de primeira para recolocar o Guarani na frente.
  •  
Lance do jogo entre XV de Piracicaba e Guarani (Foto: Michel lambstein/ Nosso Jornal Tupi)Márcio Diogo chuta para empatar a partida, no fim do 1º tempo (Foto: Michel lambstein/ Nosso Jornal Tupi)
Ronaldo Mendes garante vitória do Guarani
Como era de se esperar, o XV se lançou todo ao ataque. Mas nem deu tempo de a torcida do Nhô Quim se empolgar. Logo aos quatro minutos, Ronaldo Mendes tratou de esfriar as pretensões dos donos da casa. Meio gol foi de Thiago Gentil, que deixou o atacante livre com um lindo toque de calcanhar. Com a zaga do XV sem reação, Mendes mostrou categoria para escolher o canto e jogar longe do alcance de Bruno Fuso para ampliar a vantagem bugrina.
O gol deixou o Guarani com ainda mais espaço para criar. Bom para o velocista Siloé, que era o mais acionado em bolas esticadas. Em uma delas, ganhou na corrida, deixou três marcadores para trás, mas bateu em cima de Bruno Fuso.
Quando a partida parecia definida, Márcio Diogo deu nova esperança à torcida do XV ao diminuir aos 26 minutos. Após bate e rebate na área bugrina, o atacante completou para as redes. Na sequência, Bruno Gaúcho disparou de longe e Juliano salvou com um tapinha salvador. A bola ainda tocou na trave.
Com a possibilidade de buscar o empate, Sérgio Guedes colocou mais um atacante em campo. Anderson Lessa substituiu o volante Jairo.  Com quatro atacantes, o XV foi na base do abafa, sem organização. Foi assim que teve um gol anulado, com Márcio Diogo, após falta em Cominges. Nos minutos finais, o Nhô Quim também acertou o travessão com Paulinho, em toque de cabeça. No rebote, Thiago Matias evitou o empate ao se jogar na frente do chute de Márcio Diogo. Até Bruno Fuso foi para a área, em cobrança de falta, mas não adiantou. Na raça, o Bugre segurou o resultado positivo e conquistou a reabilitação no Paulista.
Fonte: GE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Notícias anteriores