sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Finalistas da Euro, Itália e Espanha buscam seguir invictas rumo a 2014


Finalistas da Eurocopa 2012, disputada entre junho e julho na Polônia e Ucrânia, Itália e Espanha voltam a viajar ao redor do continente. A caminhada, porém, agora é outra: por uma vaga na Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Na jornada, os italianos enfrentam a Armênia, às 14h (de Brasília), e os espanhóis jogam contra a Bielorrússia, às 15h, pela terceira rodadas das eliminatórias, nesta sexta-feira. O GLOBOESPORTE.COM acompanha ambas as partidas em Tempo Real, com vídeos.
El Shaarawy Balotelli Itália (Foto: EFE)
Vice-campeã na Euro, a Azzurra ainda busca encontrar o seu ataque ideal. Com Cassano e Di Natale fora por opção técnica, o técnico Cesare Prandelli chamou o jovem Stephan El Shaarawy, destaque do Milan na temporada. Sua estreia na seleção aconteceu em fevereiro, com derrota no amistoso contra a Inglaterra, por 2 a 1, em que o jogador de origem egípcia atuou como titular.
A Itália lidera o Grupo B com quatro pontos, mas está à frente da Búlgaria apenas no saldo de gols (2 a 1). A Armênia, rival desta sexta no Estádio Hrazdan, em Yerevan, vem logo atrás, em terceiro, com três pontos, e conta com a revelação Henrikh Mkhitaryan, astro do país e um dos melhores do Shakhtar Donetsk, equipe com diversos brasileiros. O meia-atacante é um dos destaques da atual temporada no clube ucraniano, já com 16 gols.Desde então, El Shaarawy brilhou com a camisa rossonera e se tornou uma das armas do time enquanto Robinho e Pato estiveram ausentes por lesão - inclusive marcou um golaço na vitória sobre o Zenit, por 3 a 2, pela Liga dos Campeões. A tendência, no entanto, é que o setor seja formado pelos "bad boys" Balotelli, do Manchester City, e Osvaldo, do Roma.
Mkhitaryan Shakhtar (Foto: AFP)
Fúria conta com a volta de Iniesta
Em tese, a seleção espanhola tem um compromisso de nível semelhante. A Bielorrússia ocupa a lanterna do Grupo I, com duas derrotas em dois jogos, enquanto a Fúria poderá se igualar à França (adversário de terça, no Vicente Calderón) com seis pontos em caso de um triunfo, já que Les Bleus folgam na rodada por causa do número ímpar de equipes na chave - testarão a equipe em amistoso contra o Japão, rival da seleção brasileira na próxima terça-feira.
Andrés Iniesta Espanha (Foto: Reuters)
Uma das novidades da Fúria será o retorno do meia Andrés Iniesta. O meia do Barcelona se recuperou de lesão muscular a tempo de atuar no clássico contra o Real Madrid, no último domingo, mas o técnico Vicente Del Bosque não sabe se o utiliza como titular. Certo é que ele não enxerga o duelo como favas contadas.
- Não sabemos claramente quem ganhará e sim que no esporte não há nenhuma garantia. Podem perguntar ao Bayern de Munique, que veio aqui e perdeu neste mesmo estádio. Enfrentaremos um bom time e temos que nos preparar para lutar contra eles, sabendo que será um rival difícil. Não acho que a temperatura seja um inconveniente, porque não é extrema para atrapalhar - disse o treinador, despreocupado com os 5ºC em Minsk durante o último treino de seus comandados.
Sofrendo com a lesão dos zagueiros Carles Puyol e Gerard Piqué, do Barcelona, o técnico Vicente del Bosque tem o mesmo problema de Tito Vilanova, comandante da equipe catalã. Assim, a seleção espanhola também terá que improvisar no setor, resta saber se com Sergio Busquets ou Javi Martínez. Uma terceira opção seria a utilização de Raúl Albiol, do Real Madrid.
Nos donos da casa, a principal dúvida é a utilização da dupla Aleksandr Hleb e do brasileiro naturalizado Renan Bressan, que não vêm jogando juntos como titulares. O que parece certo é a escalação de apenas um homem no comando de ataque, Vitali Rodionov, do emergente BATE Borisov. Destaque da equipe que lidera a chave que ainda tem Bayern de Munique, Valencia e Lille na Liga dos Campeões, marcou dois gols em dois jogos na fase de grupos da competição.
Casillas Espanha treino (Foto: Reprodução / Site Oficial)
Rússia recebe Portugal de CR7; Alemanha visita a Irlanda
Outros confrontos desta sexta-feira também prometem bom futebol. Em Moscou, Rússia e Portugal duelam em choque de favoritos pelo Grupo H. Ambos venceram seus dois primeiros jogos e dividem a liderança da chave, o que dá a esse jogo um caráter decisivo para definir a vaga para a Copa, já que apenas o primeiro colocado se classifica automaticamente, sendo que o segundo precisa disputar a repescagem.
Cristiano Ronaldo e Pepe no treino de Portugal (Foto: Reuters)
O técnico português Paulo Bento poderá contar com o astro Cristiano Ronaldo, recuperado da lesão no ombro que sofreu durante o clássico do último domingo entre Real Madrid e Barcelona, no qual marcou os dois gols do time da capital espanhola no empate por 2 a 2 no Camp Nou.
A Alemanha, que lidera o Grupo C com duas vitórias nos seus primeiros jogos, terá um duelo complicado no campo da Irlanda, em Dublin. A chave A, uma das mais equilibradas destas eliminatórias, terá uma partida interessante entre Bélgica e Sérvia, que dividem a ponta com a Croácia. Os croatas enfrentam outra equipe balcânica, a modesta Macedônia.
A Holanda, líder do Grupo D, que enfrenta Andorra em casa, tem tudo para vencer de goleada, assim como a Inglaterra, que recebe San Marino e precisa de um placar elástico para recuperar a confiança após ter empatado em casa com a Ucrânia na rodada anterior. Os ingleses dividem a ponta da chave H com Polônia e Montenegro, que não jogam nesta sexta-feira.
Fonte:Globo Esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Notícias anteriores