domingo, 29 de julho de 2012

Pelo Timão, Wallace leva rivalidade histórica da Bahia


Wallace, do Corinthians (Foto: Tom Dib)Bahia, Salvador, Estádio Pituaçu... Tudo isso costuma trazer boas lembranças para Wallace. Acostumado a enfrentar e vencer o Tricolor Baiano, o zagueiro volta a ganhar uma chance do técnico Tite como titular, neste domingo, às 16h, jogo com transmissão em tempo real no LANCENET!. E ele jogará em “sua terra” para tentar engrenar o Corinthians neste Brasileirão.

Criado nas categorias de base do Vitória, onde passou 11 anos, o novo camisa 4 – número herdado de Castán – sabe bem como bater o ex-rival. Em seus quatro últimos anos no Leão, ele simplesmente levou quatro títulos regionais em cima do Bahia (veja ao lado). Agora cabe a ele honrar a vaga deixada por Chicão, que está lesionado, e ajudar sua equipe a trazer mais três pontos e seguir crescendo na tabela.

E suas raízes com o time rubro-negro não foram quebradas. Após dois anos de Timão, ele ainda costuma fazer visitas aos amigos. A mais recente delas não deu muito certo. Ainda recuperando-se de lesão, Wallace deixou a capital paulista em um belo domingo (13/5) e partiu para Salvador. Para que? Ver o Ba-Vi na final do Campeonato Baiano.

– Quando tenho chance vou sempre para lá. Infelizmente o Vitória perdeu o título, mas foi bom ver os amigos – contou ao LANCE!.

As histórias contra o adversário de hoje não param aí. Enfrentando o Tricolor desde garoto, Wallace já viveu até brigas campais em Salvador, como a que  aconteceu em 2009. Durante a comemoração do título regional, os jogadores do Bahia não aceitaram a derrota e o quebra pau rolou solto no Barradão, estádio e casa do Vitória.

– Já teve algumas confusões mesmo (risos). Baiano é um pouco esquentado, não é? É clássico, muita cabeça quente e acaba acontecendo. Mas isso ficou no campo.

E a responsabilidade de hoje é grande, já que a cobrança por um triunfo não vêm só da Fiel.

– O pessoal que trabalha no clube  me ligou e pediu a vitória. Eles vão entrar na torcida do Corinthians e vão secar bastante o Bahia – disse.

Neste domingo, quando a bola rolar, Wallace terá compromisso com duas torcidas. É dia de vitória alvinegra?

WALLACE E O CLUBE DO CORAÇÃO:

Literalmente, um louco:
Wallace hoje se considera parte do bando de loucos. Quando estava na categoria de base do Vitória, o zagueiro se fazia de louco. Literalmente. Em depoimento recente ao jornal baiano A Tribuba, ele revelou: “Momento era difícil, recebia pouco, e ainda estava com meses de salários atrasados. Então, eu passei a entrar no ônibus fingindo ser louco para não pagar passagem e economizar o vale que ganhava. Eu me fazia de mudo, de surdo, até entrava babando. E assim aconteceu durante seis ou sete meses. E sempre economizando os vales que o Vitória dava. Até que um dia, eu pensei e disse: ‘Não farei mais isso. Eu vou ser preso se descobrirem’. Depois, parei”.

Momento especial:
Como torcedor fanático, Wallace tem no confronto com o Atlético-GO, na semifinal da Copa do Brasil de 2010,  momento mais especial. Na sua visão, o estádio Barradão nunca esteve tão bonito e nunca presenciou uma festa tão grande como foi aquela.

Decepções:
Wallace tem momentos ruins relacionados ao Vitória. Para ele, duas decepções que serão difíceis de apagar. A primeira é a derrota na final da Copa do Brasil de 2010. Na ocasião, a equipe baiana não conseguiu superar o Santos, de Neymar, Elano, Ganso & Cia. A segunda foi ter deixado o clube na Segunda Divisão. Desejo era recolocar o Vitória na Série A para, aí sim, buscar uma situação financeira mais favorável. A proposta do Timão, irrecusável, o fez não cumprir a promessa. Algo que deixa um “vazio” no seu coração rubro-negro.

‘Oi’ de Elkeson:
No último confronto entre Corinthians e Botafogo, o atacante Elkeson deixou o vestiário dos visitantes e foi ao encontro de Wallace, que estava no vestiário do Timão. Amigos desde a base do Vitória, bateram longo papo.

Visita na concentração:
Em 2011, Wallace não perdeu a chance de rever seus ex-companheiros e ex-dirigentes. Em um dos jogos que o Vitória fez em São Paulo, o zagueiro foi ao hotel onde estavam hospedados. Na época, o site oficial do clube baiano divulgou até foto do visitante ilustre. Obs: ele não estava relacionado para o jogo do Corinthians.

WALLACE X BAHIA:

Campeão baiano 2007
Vitória de Wallace deixou o rival cinco pontos atrás no quadriangular final. O título ocorreu até com certa facilidade.

Campeão baiano 2008
Os rivais terminaram o quadriangular final com a mesma pontuação. Vitória levou devido à campanha da 1 fase.

Campeão baiano 2009
Finalíssima, ida e volta. Rubro-negros terminaram com o caneco após vencerem por 2 a 1 e empate: 2 a 2.  

Campeão baiano 2010
Leão venceu a primeira final (1 a 0), perdeu segundo (2 a 1), mas garantiu o caneco pela campanha na 1 fase.

BATE-BOLA

Wallace, zagueiro do Corinthians, em entrevista exclusiva ao LANCENET!

‘Sou criado no Vitória e quero ganhar esse jogo’

Como é voltar a ter uma chance no time logo contra o Bahia?
O bom é voltar a jogar na minha terra. Mas eles vêm de vitória boa contra o Palmeiras. Desde que o Caio Júnior chegou estão se acertando. Temos de manter o nosso padrão para seguir subindo no BR.

Mas tem gosto especial?
É um jogo como outro qualquer. Quando eram os clássicos por lá tinha toda a história. Mas aqui para o Corinthians não muda. Acho que, quando passa um tempo, você vai perdendo essa coisa da rivalidade. Já pensei mais nisso. Sou criado no Vitória e vou para o jogo ganhar.

Continua mantendo e visitando amigos por lá? Elkeson foi até o vestiário falar com você no jogo contra o Botafogo, no Pacaembu...
Os amigos que fiz lá levo para o resto da vida. O Elkeson é um cara muito próximo, fomos praticamente criados juntos. Sempre mantenho contato com o pessoal do Vitória.

Os clássicos de lá lembram um Corinthians e Palmeiras por exemplo?
Existem algumas diferenças. Lá, não é que não tenha responsabilidade igual aqui, mas é muito mais por diversão. Aqui o torcedor cobra muito mais. Mas em Salvador existe uma grande rivalidade e os clássicos são muito disputados.

No Timão, jogou contra eles e venceu por 1 a 0. Continua invicto?
Será a segunda vez que vou jogar contra o Bahia por outro clube. Que continue essa história de poucas derrotas para eles. Isso é bom.

PAULO ANDRÉ E WALLACE: INVICTOS

Santo André 0x2 Corinthians
17/4/11 – Primeiro jogo com essa dupla de zaga. Equipe não leva gols e vence.

São Paulo 0x0 Corinthians
21/9/11 – No momento mais complicado da campanha do título brasileiro, dupla segura as pontas. Mais 90 minutos sem levar gols e mais calmaria ao ambiente.

Corinthians 1x0 Bahia
24/6/12 – Após derrotas para Fluminense e Santos e um empate (São Paulo), time cumpre seu papel, vence o mesmo rival de hoje à tarde e retoma ponta do BR-12.
Corinthians 2x1 Palmeiras
24/6/12 – Depois de um longo período sem jogar juntos, Paulo André e Wallace ajudam na vitória dos reservas contra o maior rival.

Sport 1x1 Corinthians
8/7/12 – Equipe vencia até último lance, mas Arão perde a bola e equipe empata

REFORÇO: DUPLA VETOU BUSCA INTENSA

A busca da diretoria corintiana por um substituto para Leandro Castán, negociado com a Roma (ITA), não foi intensa. O clube sempre deixou claro que a chegada de um novo defensor aconteceria apenas diante da chance de trazer “um grande jogador” e diante de “grande negócio financeiro”. Tudo porque Paulo André e Wallace despertam confiança na comissão técnica do Timão.

Apesar da perda de um dos seus principais jogadores nas campanhas vitoriosas do Brasileirão-11 e da Libertadores-12, diretoria e Tite não se preocuparam tanto porque acreditam que a dupla é capaz de produzir bem ao lado de Chicão, já que são experientes e sempre atuaram com segurança quando foram acionados nas últimas temporadas.

O Corinthians tentou as contratações de Gil, do Valenciennes (FRA), e do chileno José Rojas, da Universidad de Chile. O primeiro não veio porque o clube europeu não tinha interesse em liberá-lo e pediu uma cifra altíssima, em euros. O segundo, apesar a proposta financeira do Timão considerada boa em termos de América do Sul, também não saiu. Sem traumas...

Fonte-Lancenet

Juliano.Gouveia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Notícias anteriores