sexta-feira, 27 de abril de 2012

Botafogo minimiza histórico negativo de decisões contra o Vasco

Botafogo 

Botafogo minimiza histórico negativo de decisões contra o Vasco

O clássico entre Botafogo e Vasco reserva dados curiosos para qualquer pesquisador de futebol. No histórico geral dos confrontos, o domínio do Cruzmaltino é tão amplo que nem parece se tratar de um duelo entre dois times tradicionais.

São 320 jogos entre os times, com 140 vitórias vascaínas, 84 do Glorioso e 96 empates. Porém, quando o clássico vale por uma decisão a história é muito diferente e os botafoguenses que costumam comemorar. Em sete decisões estaduais o Alvinegro deu a volta olímpica seis vezes.

Com exceção da decisão da Taça Guanabara de 1965, vencida pelo Vasco, o Botafogo ganhou todas as demais decisões, começando com o título carioca de 1948. Vinte anos depois, em nova decisão estadual, triunfo botafoguense. O Glorioso ganhou o título de 1990 também em cima do Cruzmaltino.

Em 1997, o Vasco foi vice do Botafogo na Taça Guanabara e na final da competição. No último jogo decisivo, na Taça Guanabara de 2010, o time de General Severiano ganhou por 2 a 0, com gols do zagueiro Fábio Ferreira e do atacante Loco Abreu.

Neste domingo, às 16 horas (de Brasília), Botafogo e Vasco se enfrentam na decisão da Taça Rio, no Estádio do Engenhão. Apesar dessa ampla vantagem em partidas decisivas, os jogadores botafoguenses preferem minimizar o fato.

“O histórico de decisões não acaba tendo nenhuma influência na partida, pois quando a bola começa a rolar os jogadores se esquecem do que faz parte passado e se concentram apenas no que está acontecendo dentro do gramado. Não podemos nos basear em finais passadas para acreditarmos que seremos campeões. Temos que confiar no trabalho que estamos realizando”, disse o zagueiro Antônio Carlos.

O Botafogo está definido para esta decisão, embora o técnico Oswaldo de Oliveira não queira antecipar a escalação. O volante Renato, com uma torção no tornozelo esquerdo, está vetado pelo departamento médico e fica de fora. “Não consigo fazer alguns movimentos de jogo como girar o pé, por exemplo”, disse Renato.

Sem o volante tirular, Oswaldo de Oliveira vai promover a entrada do meia Maicosuel e recuar Fellype Gabriel para desempenhar a função de segundo volante, auxiliando Marcelo Mattos na marcação. O zagueiro Fábio Ferreira foi poupado do treino desta sexta-feira por conta de cansaço muscular, mas não preocupa para domingo.

Assim, o Botafogo deverá jogar com: Jéfferson, Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos, Fellype Gabriel, Andrezinho, Elkeson e Maicosuel; Loco Abreu. Neste sábado os atletas participam de um recreativo e depois começa o período de concentração para a final.

Fonte: Gazeta Esportiva

                                                         Erly Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Notícias anteriores