quinta-feira, 12 de abril de 2012

Fortaleza goleia Náutico por 4 a 0 e encaminha classificação na Copa BR


Fortaleza x Náutico pela Copa Brasil 2012 (Foto: Kid Júnior/ Agência Diário)
Fortaleza e Náutico iniciaram nesta quinta-feira a batalha por uma vaga nas oitavas de finais da Copa do Brasil e quem se deu melhor no primeiro duelo dos nordestinos foi o Tricolor do Pici. No estádio Presidente Vargas, diante de sua torcida, o Leão impôs um ritmo de jogo alucinante no primeiro tempo e com menos de 20 minutos já ganhava por 2 a 0 com gols de Rafinha e Jaílson. Na etapa complementar, Geraldo fez o terceiro, de pênalti, e Cléo o quarto.

Os 4 a 0 dão uma excelente vantagem ao Fortaleza. No jogo da volta, no dia 18, no Recife, a equipe pode perder do Náutico por até três gols de diferença que se classifica. A missão do Timbu é mais difícil. O Alvirrubro precisa devolver o placar se quiser que a decisão vá para os pênaltis. Para garantir diretamente a classificação, é preciso vencer por uma diferença de cinco gols. A goleada desta quinta-feira marcou a sétima partida dos pernambucanos sem vitória.
O vencedor do confronto entre Fortaleza e Náutico, que não se enfrentavam há oito anos em uma competição nacional (em 2004, duelaram na Série B), jogará contra o Grêmio nas oitavas de final da Copa do Brasil. Na última quarta-feira, os gaúchos despacharam o Ipatinga do torneio com uma goleada por 3 a 0.
O próximo compromisso do Fortaleza será no domingo pelo Campeoanto Cearense. A equipe, que está na vice-liderança da competição com 49 pontos (o Ceará tem 51), enfrentará o Crateús no estádio Juvenal de Melo às 16h.

O Náutico também entra em campo no domingo, às 16h. O Timbu vai até Caruaru enfrentar o Central pela última rodada da fase classificatória do Campeonato Pernambucano. Apesar da quarta colocação no torneio, o time está praticamente garantido na semifinal (só perde a vaga se for goleado e o Petrolina golear o América).
Três minutos, dois gols
Em momentos distintos no cenário nacional (os cearenses estão na Série C e os pernambucanos na Série A), Fortaleza e Náutico mostraram por que fazem um dos principais clássicos do Nordeste. As duas equipes fizeram um primeiro tempo bastante movimentado, com ligeira superiordade dos dos donos da casa, sobretudo nos minutos iniciais.

Com o incentivo de sua torcida, que compareceu em bom número ao estádio Presidente Vargas, o Fortaleza jogou no abafa e quase não deu espaços ao Náutico. A pressão deu resultados. Aos quatro minutos, Derley, um dos destaques do Timbu, já tinha recebido cartão amarelo numa tentativa de parar Geraldo. Aos sete minutos, Mariélson obrigou o goleiro recifense, Gideão, a trabalhar para impedir o que seria o primeiro gol da partida.

Gideão, no entanto, não conseguiu impedir o gol do lateral Rafinha. O jogador tentou duas vezes e na segunda tentativa foi feliz. Antes que a euforia do primeiro gol passasse, o torcedor do Fortaleza voltou a comemorar aos 18 minutos. Geraldo cruzou para Cléo, que mandou a bola na trave de cabeça. Na sobra, Jaílson não vacilou e ampliou o resultado.

Depois dos dois gols, o Náutico ficou ainda mais perdido em campo, mas não demorou a se recuperar e passou a dar trabalho ao Fortaleza. Satisfeita com o placar e com receio de se arriscar a levar um gol em casa, a equipe cearense passou a dar espaços ao Timbu. No decorrer dos 30 minutos, os pernambucanos chegaram com bastante perigo com Dorielton e Siloé. A dupla de atacantes do Alvirrubro passou a exigir mais do goleiro João Carlos.

As tentativas do Náutico resultaram em gol aos 42 minutos do primeiro tempo, mas o juiz marcou impedimento de Eduardo Ramos. O Timbu seguiu pressionando até o apito final da primeira etapa, mas a vantagem ficou mesmo com  o Leão.
No segundo tempo, o Náutico voltou melhor e com mais disposição em campo e já assombrava o Fortaleza nos minutos iniciais com Siloé e Dorielton. Além da atitude mais ofensiva, o Timbu era beneficiado pelos constantes erros de passes dos donos da casa.

Apesar de recuar bastante, o Fortaleza teve dois bons momentos de gols. Aos 10 minutos, Cléo mandou uma bomba que ia em direção ao gol, mas Gideão espalmou para escanteio. O goleiro do Náutico voltou a ter trabalho aos 19 minutos.

Aos 23 minutos, veio o castigo para o Náutico. Jaílson recebeu passe de Esley e quando ia finalizar recebeu falta de Marlon. O juiz marco pênalti e Geraldo, que já jogou no Timbu, onde teve uma excelente passagem, fez o terceiro gol do Fortaleza. Desnorteados, os pernambucanos se tornaram uma presa fácil e voltaram a vacilar no setor defensivo. Aos 30 minutos, Cléo assegurou a goleada no estádio Presidente Vargas.

Daí em diante, o Fortaleza esteve mais perto do quinto gol do que o Náutico do primeiro. Enquanto os tricolores tocavam a bola, a torcida fazia a festa e gritava olé nas arquibancadas até o apito final.

Henrique Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Notícias anteriores