quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Com um skate, Sandro Dias vira atração no Templo Dourado da Índia


Amritsar, noroeste da Índia. A poucos quilômetros da fronteira com o Paquistão, um turista brasileiro virou o centro das atenções. Na capital do estado de Punjab, Sandro Dias Mineirinho transformou uma visita ao "Vaticano" da religião sique, o Templo Dourado, em uma apresentação de skate . Neste domingo, o Esporte Espetacular vai mostrar como foi a aventura do hexacampeão mundial em terras indianas. Pela primeira vez na história, uma turnê levou os esportes radicais ao país de Gandhi. 
Foram 40 dias de viagem. Mineirinho e grandes nomes do skate, BMX, patins in line e motocross fizeram apresentações por cinco cidades indianas. Na terceira parada da turnê, em Ludhiana, o brasileiro aproveitou para conhecer Amritsar e o famoso Harmandir Sahib, mais conhecido como Templo Dourado.
- É um lugar muito diferente. A cultura deles é impressionante. Foi todo mundo muito amigável, as pessoas viam a gente filmando e ficavam interessadas no skate. Várias pessoas me paravam para perguntar o que era aquilo que eu estava segurando. Alguns até se arriscaram a andar fora do templo. Foi muito legal - disse Sandro.
galeria nova Sandro Dias Templo Dourado na Índia (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
Construído no século XVI com mais de 100 kg de ouro puro, o Harmandir Sahib é um dos lugares mais visitados da Índia. O santuário da segunda maior religião do país, o siquismo, foi levantado no centro de um lago artificial para acolher composições, valores siques, filosofias e ensinamentos dos Gurus. Toda essa obra foi financiada por doações de seus seguidores.
Assim como Sandro, todos os visitantes têm que cobrir a cabeça com uma bandana, em sinal de respeito, para poder entrar no templo. Para os siques, o cabelo significa virilidade, não pode ser cortado e nem mostrado. Por isso, todos homens usam turbantes e as mulheres, lenços.
A filosofia dos templos siques também parte do princípio de que, antes de ter fé, é preciso estar com o estômago cheio. Por isso, o Templo Dourado fabrica 50 mil refeições gratuitas diárias para serem distribuídas.
Na viagem a Amritsar, Sandro aproveitou para conhecer a famosa cerimônia da fronteira na cidade Wagah, onde existe a única via de passagem entre Índia e Paquistão. Todos os dias da semana, soldados dos dois lados promovem uma espécie de dança bélica para promover o fechamento do portão que separa os dois lados. Milhares de pessoas acompanham esse ritual de celebração, que o Esporte Espetacular vai mostrar neste domingo.
Cerimônia da fronteira de Wagah  (Foto: Sandro Dias)
Fonte:Globo Esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Notícias anteriores