segunda-feira, 30 de julho de 2012

Com apenas 1 vitória em 8 jogos, Grêmio luta contra retrospecto vexatório na Sul-Americana


O Goiás tirou o Grêmio de André Lima (f) na primeira fase Copa Sul-Americana de 2010
O Goiás tirou o Grêmio de André Lima (f) na primeira fase Copa Sul-Americana de 2010
Foram quatro participações na história da Copa Sul-Americana, somente uma vitória e jamais avanço de fase. Este é o cartel exibido pelo Grêmio na competição. Ao todo, 8 jogos, uma vitória, 4 empates e 3 derrotas. Pelo passado de vexames, o time gaúcho luta por novo horizonte.

Participações do Grêmio na Sul-Americana

AnoComo foiPassou?
2003Derrota para São Paulo e empate com VascoFora do triangular
2004Venceu e perdeu para o InternacionalFora no saldo de gols
2008Com reservas, dois empates com InterFora no saldo qualificado
2010Empate e derrota contra o GoiásFora na eliminatória
O primeiro compromisso na quinta participação na Copa Sul-Americana ocorre nesta terça-feira, às 21h15, contra o Coritiba, no Olímpico. O duelo de volta está marcado para 23 de agosto, no Couto Pereira. O Grêmio não define prioridades, poupa alguns titulares mas valoriza o torneio continental como novo 'atalho' para Libertadores.

A primeira participação dos tricolores no torneio que passou a ser disputado em 2002, substituindo as copas Mercosul e Merconorte, foi na segunda edição. Em 2003, a primeira fase - nacional - era definida com triangulares, dos quais só avançaria um time por chave. O Grêmio pegou São Paulo e Vasco. Foi goleado pelo time paulista e empatou com os cariocas, ficando fora.

A participação seguinte ocorreu em 2004. Naquele ano, a primeira fase passou a ser regionalizada. O Grêmio, portanto, teve pela frente o Internacional. Perdeu no Beira-Rio por 2 a 0, venceu no Olímpico por 2 a 1, e ficou fora no saldo de gols.

Em 2008, novamente o Inter como oponente. Disputando a primeira posição do Brasileirão, o time tricolor escalou reservas e deu muito trabalho ao arquirrival. Empates em 1 a 1 no Beira-Rio e 3 a 3 no Olímpico tiraram os tricolores do torneio no saldo qualificado. Posteriormente, o Inter conquistou o título, sendo até hoje o único brasileiro a levantar a taça.
A última participação ocorreu em 2010. Em crise, o Grêmio teve pela frente o Goiás. No primeiro jogo, empate em 1 a 1 no Serra Dourada. Mas entre uma partida e outra, Silas foi demitido e Renato Gaúcho contratado. Com novo comandante recém chegado, no Olímpico, derrota por 2 a 0 e mais uma eliminação precoce.

Assim, a segunda fase jamais foi conhecida. Nenhum adversário internacional chegou a ser enfrentado pelo Grêmio na Copa Sul-Americana. O desafio para etapa fase está próximo e mobiliza o elenco.

Vanderlei Luxemburgo não esconde que irá avaliar o grupo a cada jogo. No futuro, não é impossível que jogadores sejam poupados no Brasileiro dependendo do desempenho na Copa. Mas tudo dependerá dos primeiros jogos.

O treinamento desta segunda-feira irá definir o time tricolor para estreia. Zé Roberto e Gilberto Silva serão poupados. O mesmo destino deve ter Elano, Marquinhos e André Lima. Todos estão desgastados pela sequência de jogos
Fonte: Uol
Erly Souza
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Notícias anteriores