quarta-feira, 18 de julho de 2012

De virada, Grêmio vence o Sport e embala no Brasileiro

Grêmio x Sport - Campeonato Brasileiro - Gol do Marcelo Moreno (Foto: Ricardo Rímoli)
Mesmo sofrendo mais do que o imaginado, o Grêmio derrotou o Sport, de virada, por 3 a 1, na noite desta quarta-feira, no Olímpico, em duelo válido pela décima rodada do Campeonato Brasileiro, e comprovou estar em evolução na competição. A boa atuação contra o Cruzeiro foi repetida diante da equipe pernambucana e a dívida gremista com a sua torcida começou a ser paga.
 
Marcelo Moreno e Leandro, duas vezes, marcaram os gols do Grêmio, que foi aos 18 pontos e assumiu, momentaneamente, a quarta posição. Já o Sport segue com 12.  O triunfo desta quarta-feira foi o de número 18 no confronto entre as duas equipes. O Sport soma seis vitórias e ainda aconteceram oito empates.

PRÓXIMOS JOGOS

O Grêmio volta a atuar pelo Campeonato Brasileiro no próximo domingo, quando visitará o Botafogo, no Engenhão, às 18h30, no duelo que marcará a estreia do holandês Seedorf pela equipe carioca. Já o Sport recebe o Atlético-MG, um dia antes, na Ilha do Retiro, às 18h30.

O JOGO

Atuando novamente no 4-4-2 com apenas dois volantes e dois apoiadores, a exemplo da partida diante do Cruzeiro, o Grêmio tomou conta do jogo desde o apito inicial de Jaílson Macedo Freitas. Trocando passes com qualidade, os comandados de Vanderlei Luxemburgo encurralaram o Sport e não tardaram criar a primeira chance de gol. Fernando, aos 11 minutos, finalizou de fora da área e obrigou Magrão a fazer boa defesa.

O Sport seguiu fiel à sua proposta de jogo. Fechado na marcação e na expectativa por um contra-ataque, a equipe pernambucana seguiu sendo pressionada pelo Grêmio, mas resistia bravamente. Elano, aos 19, cobrou falta no travessão de Magrão. Seria um gol que faria justiça ao domínio gremista no Olímpico, que tinha em Elano e Kleber os seus melhores jogadores em campo.

Apesar de ter mais a posse de bola e criado mais que o rival, o Grêmio viu o Sport ser mais eficaz. A primeira finalização do time de Vágner Mancini veio apenas aos 35 minutos. Felipe Azevedo, cobrando falta, obrigou Marcelo Grohe e mostrar serviço. No minuto seguinte, após boa jogada iniciada por Marquinhos Gabriel, Gilberto finalizou nas mãos de Grohe. Era o prenúncio do que estava por vir.

EFICAZ, SPORT ABRE O PLACAR

 
Já sem a preocupação de apenas se defender no Olímpico, o Sport provou toda a sua eficácia aos 38 minutos. Após cruzamento preciso de Reinaldo, Felipe Azevedo, sem marcação alguma, cabeceou e vence Marcelo Grohe, que nada pôde fazer. Sport 1 a 0. Mesmo tendo oito finalizações, contra apenas três do Sport, o Grêmio foi para o intervalo sendo derrotado pela eficaz e taticamente perfeita equipe pernambucana.

SEGUNDO TEMPO

Grêmio pressionando, encurralando o Sport e a equipe pernambucana bem fechada em seu campo defensivo. Nada do que foi visto nos primeiros minutos da etapa inicial mudou na volta do intervalo. Vendo a dificuldade que os seus comandados tinham para transpor a marcação rival, Luxemburgo sacou o volante Fernando, que vinha destoando dos demais no segundo tempo, e promoveu a entrada do meia-atacante Leandro. Luxa queria velocidade.

A mudança surtiu o efeito desejado, mesmo sem a participação de Leandro. Elano, justificando a sua boa atuação, fez fila e serviu Kleber. O Gladiador finalizou no canto esquerdo de Magrão, que deu rebote e Marcelo Moreno, bem colocado, guardou. Empate do Grêmio aos 18 minutos. Quarto gol do camisa 9 no Brasileirão e 14º com a camisa tricolor.

VIRADA E BELO FUTEBOL GREMISTA

Se Leandro não havia participado do gol de empate tricolor, o camisa 21 justificou a sua entrada minutos depois. Melhor em campo, o Grêmio chegou à virada aos 28 minutos. Tony fez cruzamento preciso, Kleber cabeceou para grande defesa de Magrão e Leandro, no rebote, finalizou com categoria. Grêmio 2 a 1. Ele não marcava um gol sequer desde o dia 3 de agosto de 2011.

O gol da virada tricolor foi uma verdadeira ducha de água fria para o Sport. Sem apresentar a mesma postura do primeiro tempo, a equipe pernambucana se perdeu na marcação e foi presa fácil para o envolvente Grêmio, que chegou ao terceiro gol em linda troca de passes. Zé Roberto e Kleber trabalharam e Elano serviu Leandro, que só teve o trabalho de tirar do alcance de Magrão, aos 34. Belo gol no Olímpico.

Estava tão fácil chegar ao gol de Magrão, que o Grêmio ainda se deu ao luxo de desperdiçar outras duas boas oportunidades de gol com Tony e Kleber. Mas não fez falta. O Grêmio, com justiça, derrotou o Sport e comprovou estar em evolução no Campeonato Brasileiro.

FICHA TÉCNICA

GRÊMIO 3 X 1 SPORT

Local: Olímpico, Porto Alegre (RS)

Data/hora: 18/7/2012 – 19h30 (de Brasília)

Árbitro: Jaílson Macedo Freitas (BA)

Auxiliares: Carlos Berkenbrock (Fifa-SC) e Marcos W. Rocha de Amorim (BA)

Renda/Público: R$ 292.788,00/ 15.179 pagantes/ 18.334 total.

Cartões amarelos: Moacir e Edcarlos (SPT); Kleber (GRE)

Cartões vermelhos: Não houve.

Gols: Felipe Azevedo, 38'/1ºT(0-1); Marcelo Moreno, 18'/2ºT(1-1); Leandro, 28'/2ºT(2-1) e Leandro, 34'/2ºT(3-1).

GRÊMIO: Marcelo Grohe, Tony, Vilson, Gilberto Silva e Pará; Fernando (Leandro, 14'/2ºT), Souza, Elano e Zé Roberto; Kleber e Marcelo Moreno (Léo Gago, 30'/2ºT) – Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

SPORT: Magrão, Moacir, Bruno Aguiar, Edcarlos e Reinaldo; Tobi, Renan (Felipe Menezes, 20'/2ºT), Rithely e Marquinhos Gabriel (Gilsinho, 30'/2ºT); Felipe Azevedo e Gilberto – Técnico: Vágner Mancini.

Fonte-Lancenet

Juliano.Gouveia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Notícias anteriores