sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Ânimo das torcidas nas redes sociais antes do Gre-Nal preocupa a Polícia Militar


Coronel Alfeu Freitas comandará cerca de 500 policiais dentro e no entorno do Beira-Rio
Coronel Alfeu Freitas comandará cerca de 500 policiais dentro e no entorno do Beira-Rio
As discussões das torcidas do Grêmio e do Internacional nas redes sociais sobre a segurança no Gre-Nal do próximo domingo no Beira-Rio preocupam a Brigada Militar. Alguns torcedores do tricolor gaúcho afirmam que não há condições para a realização de eventos no estádio, como alega o Ministério Público. Os Colorados divergem baseados no entendimento dos órgãos de segurança pública e da Justiça. Além de citar as quase 74 mil pessoas que passaram nos últimos seis jogos pelo local e nenhum episódio foi registrado.
  • O impasse dos ingressos para os visitantes no clássico Gre-Nal chegou ao fim na quarta-feira. Inter e Grêmio se reuniram e acertaram a ampliação das entradas para os torcedores gremistas para 1000
Responsável por conceder os laudos que permitiram o estádio permanecer aberto durante a reforma, a BM demonstra preocupação com o ânimo daqueles que querem provar que não há segurança no Beira-Rio. Tanto que chegou a sugerir torcida única no clássico. Sem sucesso, decidiu limitar o número de gremistas em 750 e, posteriormente, com a reclamação da direção azul, acordou com as partes ampliar para mil as entradas para os tricolores.
Com o estádio e a região do entorno passando por profundas mudanças visando a Copa de 2014, a BM solicitou ao Inter diversas mudanças em relação aos clássicos anteriores. Além das 90 câmaras que já estavam instaladas no complexo, 15 serão colocadas para acompanhar o deslocamento da torcida rival desde o portão que dá acesso a casa vermelha até a entrada na arquibancada superior. A intenção é inibir atitudes hostis e, em caso de necessidade, facilitar a identificação de envolvidos.
“Nas redes sociais, o ânimo das torcidas não está muito agradável. Não nos preocupam as obras dentro do estádio, mas o entorno. E não só do Beira-Rio, mas também nas obras viárias. Estamos bastante preocupados. [...] Queremos um evento com paz e quem vai definir a paz é o torcedor. Se a conduta for normal, a segurança será garantida. Se for contrária, vamos agir dentro dos rigores da lei. Não vamos dar nenhuma margem para fugir da lei”, alertou o tenente coronel Altemir Silva de Lima, comandante do 1º BPM.
Os representantes dos clubes não acreditam em qualquer atitude violenta no Gre-Nal. “O torcedor do Grêmio é ordeiro e tem a consciência que tem que ir lá [no Beira-Rio] para torcer. Não pode ir para fazer coisas diferentes disso. Então, o clube não tem nenhum tipo de preocupação”, afirmou Arci Caetano, gerente de jogos e eventos do Grêmio.

Segurança Clássico Gre-Nal

  • 1.000

    Policiais militares
    Metade ficará no entorno e dentro do Beira-Rio e os demais nas áreas onde a torcida passa antes e depois do clássico Gre-Nal
  • 300

    Seguranças do clube
    Orientadores do Inter irão ajudar na organização interna e externa
  • 50

    Agentes de trânsito
    EPTC terá oito viaturas e 10 motos
  • 1

    Helicóptero
    Servirá como plataforma de observação para a Brigada Militar
“A Andrade Gutierrez, em conjunto com a área de Patrimônio do Inter, está preparando o Beira-Rio para receber a partida. As vistorias técnicas dos órgãos de segurança serão feitas junto com os engenheiros do clube e da construtora para que todos tenham a segurança necessária”, declarou Régis Shiba, diretor de administração do Inter.
Além da preocupação com o Beira-Rio, a Brigada Militar também solicitou que o Inter providenciasse com as construtoras que estão fazendo as obras de mobilidade urbana no entorno do estádio para que elas repitam o processo de varredura nos seus canteiros. Desta forma evitando o fácil contato com objetos que podem ser usados em um possível confronto.
“Estabelecemos algumas condições ao Inter para que possamos eliminar as fontes de risco e para que tenhamos um Gre-Nal tranquilo. A preocupação se dá, mesmo que seja um clássico com o público reduzido, pelas questões que foram discutidas nas últimas semanas e pelos riscos que, eventualmente, as pessoas possam se apropriar de materiais de obras”, revelou o coronel Alfeu Freitas Moreira, do Comando do Policiamento da Capital.
Cerca de mil policiais estarão no entorno do estádio e nos principais pontos de Porto Alegre, onde os torcedores passam durante o deslocamento para o Beira-Rio. A partida está marcada para as 16h do domingo.
Fonte: Uol
Erly Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Notícias anteriores