quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Além da 'Falcaomania': Colômbia vai ao ataque para superar geração de 93


Rival da Seleção nesta quarta tem nomes como James Rodríguez, Jackson Martínez e Teófilo Gutiérrez para se candidatar a melhor da história do país

Falar de Falcao García é muito fácil. São golaços, títulos importantes e um currículo recente de impressionar a um mundo que gira em torno de Lionel Messi e Cristiano Ronaldo - ele concorre ao Prêmio Puskas da Fifa e também à Bola de Ouro pelos seus feitos em 2012. Mas engana-se quem pensa que a Colômbia vive apenas da figura do centroavante do Atlético de Madri. Aos 26 anos, o líder da atual geração colombiana conta com coadjuvantes de luxo para alcançar uma classificação à Copa do Mundo que não vem desde 1998. Se não tem mais estrelas como Carlos Valderrama, Faustino Asprilla e Freddy Rincón, a seleção vai ao ataque com James Rodríguez, Jackson Martínez, Teófilo Gutiérrez, entre outros, para fazer até mais bonito do que o time que encantou ao golear a Argentina por 5 a 0 em pleno Monumental de Núñez, em 1993.
James Rodríguez Jackson Rodríguez Porto (Foto: AP)
A oportunidade não é do mesmo tamanho, não vale três pontos nem a vaga no Mundial como na ocasião, mas todos sabem que uma vitória com grande atuação sobre o Brasil, nesta quarta-feira, em Nova Jersey, pode dar um cartaz gigantesco. A equipe de Mano Menezes contará com o trio Neymar-Kaká-Oscar e promete dar trabalho ao menos na mesma proporção do que os rivais, já que mostrou evolução em seus últimos compromissos. O amistoso começará às 22h30m (de Brasília) e terá transmissão ao vivo da TV Globo e do GLOBOESPORTE.COM.
James Rodríguez Falcao García Colômbia (Foto: AFP)
O mesmo vale para a Colômbia. Terceira colocada nas eliminatórias e ainda com um jogo a menos que Equador e Argentina, o time ganhou outra cara com Jose Pekerman no comando. Os elogios já vêm de todos os lados e reforçam a confiança do povo em uma possível boa campanha no Brasil em 2014 para pôr fim ao fracasso dos Estados Unidos, que terminou com a morte de Andrés Escobar dias depois de o zagueiro marcar um gol contra na eliminação para a seleção da casa.
- A seleção da Colômbia é boa. Tem jogadores fantásticos. Apesar de, sempre em jogos contra o Brasil, o nome amistoso mudar um pouco. Não queremos perder de jeito nenhum. É uma partida que vamos encarar como oficial - disse Neymar.
- Indubitavelmente que pelos jogadores tão bons que a Colômbia tem em todas as suas posições se pode dizer que é o melhor time desde aquele dirigido por Francisco Maturana e Hernán Gómez. Mas essa geração deverá ratificar isso com a classificação ao Mundial, já que aquela liderada por Valderrama foi a três Copas do Mundo consecutivas - lembrou o jornalista Ronald Soto, do "Q'Hubo".
Dupla do Porto é destaque

Carlos Valderrama Colômbia (Foto: Getty Images)O otimismo se dá pela presença de jogadores já fixados no futebol europeu. É o caso da dupla James Rodríguez e Jackson Martínez, titulares de um Porto já classificado às oitavas de final da Liga dos Campeões. James, que pede para que mantenham a pronúncia em espanhol no seu nome, atua um pouco mais recuado. Ainda assim, soma sete gols com o Dragão na temporada 2012/2013, um a menos do que o seu companheiro tem somente no Campeonato Português - Jackson marcou ainda duas vezes na Champions e uma na decisão da Supertaça, contra o Académica.
A lista não para por aí. No Inter de Milão está o volante Fredy Guarín, desfalque contra a seleção brasileira por conta de uma lesão muscular. Carlos Bacca, outro atacante, é um dos destaques do Club Brugge, da Bélgica, enquanto o jovem Juan Fernando Quintero (19 anos), do Pescara, é apontado como um "possível craque" por Ronald Soto. Fora os colombianos que foram repatriados e hoje atuam pela América do Sul...
Valencia é um jogador que foi defensivamente fundamental. Joga pouco no Brasil, mas rende aqui"
Rafael Castillo, jornalista do "El Tiempo"
- Temos James, que cada vez joga melhor com a seleção. Teófilo Gutiérrez (emprestado pelo Racing ao Junior Barranquilla), que é um atacante com muita classe e inteligente, abrindo espaços para Falcao. A inclusão de um camisa 10 como Macnelly Torres (Atlético Nacional) também foi importante no esquema. E um jogador que defensivamente foi fundamental para a nossa recuperação: Valencia, do Fluminense. Joga pouco no Brasil, mas rende na seleção - avaliou Rafael Castillo, jornalista do "El Tiempo".
Sorte a do Brasil que Mano Menezes já está ciente do que irá encontrar.
- Falcao é um dos melhores jogadores da posição hoje em dia. Fez uma grande temporada e vai exigir um cuidado especial. Ele não é um atacante que fica parado na área, também sai e dificulta o zagueiro. Mas temos de lembrar que a Colômbia não é só o Falcao. Tem também outros ótimos jogadores - encerrou.
James Rodríguez Valencia Colômbia (Foto: AFP)
Fonte:Globo Esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Notícias anteriores