domingo, 15 de julho de 2012

Entrevista de Domingo: Valdés admite jogar no Brasil

Victor Valdés é o número 1 do time aclamado como o melhor do mundo, o Barcelona. Levou apenas 50 gols nos últimos 76 jogos pela Liga Espanhola, sabe jogar com os pés como poucos em sua posição e tem uma verdadeira coleção de títulos. Nem assim ele é visto como um dos melhores do mundo (o que muitos consideram injustiça).

Goleiro pode voar em breve no Brasil

O goleiro veio ao Brasil neste mês para eventos com o seu patrocinador e revelou ser fã de uma culinária específica:

– É a minha segunda vez no Brasil. Já conheci Fortaleza, gostei muito do povo de lá e principalmente da comida do Ceará.

Qual é o segredo para o sucesso da Espanha?

A chave é o trabalho nas categorias de base há muitos anos. As seleções dessas categorias da Espanha estão cada vez mais fortes. Sempre recebemos quem vem da base, eles chegam na equipe de cima prontos para entrar. Acredito que a Espanha vive um momento muito positivo de resultados, a torcida está celebrando bastante, e a nossa profissão baseia-se nisso, em dar alegria às pessoas que torcem por nós.

Chega a ser uma revolução no futebol?

Não é uma mudança na História do futebol, é muito cedo para falar qualquer coisa neste sentido. É um momento muito bom, os resultados todos mostram isso. Veremos no futuro se a História vai dizer que fizemos ou não uma mudança. Por enquanto conseguimos uma coisa histórica, que foi vencer duas Eurocopas e um Mundial, tudo na sequência, é algo sem nenhum precedente (N.R.: As seleções da Itália e do Uruguai conseguiram tripletes nas décadas de 1920 e 1930).

A comparação entre Espanha e Barcelona é válida?

Claro que a tendência é fazer essa comparação. Primeiro por existirem vários jogadores na equipe titular da seleção (na Eurocopa, os titulares que pertencem ao Barça foram Piqué, Busquets, Xavi, Iniesta e Fàbregas, além de Alba, que foi contratado durante a competição, e Puyol e Villa, sempre titulares, ausentes por lesões), e depois por causa do estilo de jogo. O estilo da seleção se parece muito com o que fazemos no Barça. É natural que a imprensa faça esse tipo de comparação, e por tudo isso, acho até que é válida sim, porém não é definitiva.

Dentro da seleção, existe algum atrito entre jogadores do Barcelona e do Real Madrid?

Não existe nenhum problema de relação. Teve na outra temporada em que tivemos quatro clássicos seguidos, e por serem os dois principais clubes do país, com rivalidade. É natural que exista uma tensão ali dentro do campo, de todos os tipos, mas na seleção estamos todos juntos, a causa é de todos, e queremos levantar todos os troféus juntos.

Goleiro diz ter boa relação com Casillas

Valdés pode ser o goleiro do clube considerado o melhor do mundo, ser da geração mais vencedora da História da Espanha, mas na seleção de seu país sempre foi reserva de Casillas. Como se já não bastasse, o jogador do Real Madrid é um dos líderes da Fúria, e carrega a braçadeira de capitão. Nem por isso existe discórdia.

– Casillas é o nosso capitão e a relação com ele é ótima, como não poderia deixar de ser – garantiu.

Ele até ampliou o assunto. Disse que existe companheirismo não apenas entre os dois principais goleiros, mas também com Reina e o jovem De Gea:

– A relação entre os goleiros é muito boa, temos muito respeito, gostamos de trabalhar em equipe. São meus companheiros da seleção e o principal é isso, trabalhar pelo time nacional.

Para Humberto Perón, colunista do LANCE!, Valdés é um dos melhores do mundo, mas o goleiro do Real Madrid merece ser o principal da Espanha.

– Tecnicamente  Casillas é melhor do que  Valdés. E conta muito o Casillas ter surgido mais cedo com destaque. É líder, capitão, tem uma experiência maior. Não dá para botar o Casillas na reserva – avaliou Perón.
Os três goleiros da Fúria na Eurocopa   

Acha que Tito Vilanova vai manter o trabalho de Guardiola?

Com Tito vamos trabalhar da mesma forma, ele e Guardiola têm maneiras de pensar muito parecidas. Eles sempre estiveram muito próximos, com sintonia. Tito tem plenas condições de vencer.

Tito já se dá bem com o grupo de jogadores?

A relação de Tito Vilanova com os jogadores sempre foi muito boa, ele é uma pessoa que domina o vestiário, respeita a todos, trata os jogadores da mesma forma, seja uma estrela ou alguém jovem. Ele tem um grande caráter, e vai trazer um ânimo para o grupo.

Você reparou se Pep estava cansado?

Ele sempre deixou claro que um dia perderia a gana de ser treinador do Barça. Teve uma temporada desgastante e o clube não permite em nenhum momento baixar a moral. Por quatro anos ele fez um trabalho admirável dentro e fora de campo, motivou a gente, trabalhou a mente dos jogadores. Ele precisa e merece algum descanso.

Vê Guardiola como presidente do Barcelona?

É difícil falar se Pep pode ser presidente, ele tem uma vida como treinador, pode ter futuro em outro clube ainda, vamos esperar. Mas sua forma de trabalhar permite isso. Ele é muito querido em Barcelona, e é um mito para os torcedores.

Valdés comemora com seu ex-treinador

Acompanhou a chegada de Seedorf ao Botafogo?


Acompanhei da Europa a notícia, e isso não me surpreende. O Brasil tem uma liga muito competitiva e, aos poucos, vai ter mais importância. O campeonato tem jogadores que estavam na Europa, como Ronaldinho Gaúcho, Deco, Belletti, muitos já voltaram para o país.

Pode ser uma abertura para outros europeus? Você toparia jogar no Brasil?

Os jogadores gostam de atuar em um futebol de nível mundial, como tem no Brasil. E tem a torcida, é incrível ver como os torcedores são apaixonados pelos seus clubes. É muito bonito ver isso em campo e poder jogar para eles, que são apaixonados. Possivelmente no futuro, não descarto jogar no Brasil, tenho de ver com minha esposa, tenho a parceria com meu patrocinador, que até facilitaria. Quem sabe no futuro? Seria muito bonito.

Quer o Neymar no Barça?

Neymar é um jogador que pode jogar em qualquer clube do mundo, e qualquer clube sonha em ter um jogador como ele, pelo talento que tem, por tudo que pode contribuir em campo. Vamos ver, no futebol tudo acontece.

Quem deve ganhar a próxima Bola de Ouro?

Messi deve ganhar outra vez o prêmio de Melhor Jogador do Mundo. Ele sempre faz coisas novas, sempre consegue números novos, tem grandes estatísticas, está sempre quebrando recordes a cada ano, e sempre é um jogador favorito. Mas tenho muita vontade de que meu “irmão” Iniesta vença um dia, ele vem de temporadas perfeitas, e foi o melhor jogador da Eurocopa.

A Espanha é favorita ao ouro olímpico em Londres?

Acho que pode conquistar o ouro em Londres. A seleção olímpica se preparou bem, tem qualidade e os nossos jovens jogadores estão com muita vontade de vencer.

COM A PALAVRA
Humberto Perón
Colunista de goleiros do LANCENET!

Acho o Valdés muito bom, principalmente por ele jogar em um time com estilo tão peculiar. O Barça é muito ofensivo, quando a bola vai ao gol, ele é obrigado a trabalhar e trabalhar muito. Ele é pouco exigido, mas quando é solicitado, vai bem.

Valdés deve ser um espelho para outros goleiros do mundo. Ele é o jogador dessa posição que mais joga integrado com o resto do time. Acompanha a movimentação tática como um líbero, sabe a hora que vai ter uma linha de impedimento. Acho que no mundo ninguém faz o que ele faz. Valdés se preparou para jogar assim. Goleiro que sabe jogar com os pés não é aquele que vai bater falta. Se existe um goleiro moderno, este goleiro é o Victor Valdés.

Acho que o defeito dele fica nas saídas de bola nos cruzamentos pelo alto. Poderia trabalhar um pouco mais nisso, às vezes ele dá umas vaciladas.

As críticas que sofre são injustas, ele tem uma média de gols sofridos muito baixa, mas quando um time como o Barça sofre gols e perde, a culpa vai para ele.

Com tantos bons jogadores novos, o futuro está garantido para a Fúria?


Essa seleção da Espanha que vai para a Olimpíada é quase uma base do que vai ser a Espanha no futuro. Alguns já estão na principal, há muita qualidade e talento nesta equipe. Eles estão prontos: é só botar para jogar que eles darão conta.

A Espanha é favorita para a Copa do Mundo de 2014?

Falar sobre favoritismo na Copa de 2014 ainda é muito difícil, vão passar alguns anos, precisamos esperar o que vai acontecer. Precisamos primeiro nos classificar, passo a passo, mas sem dúvida que a Espanha é um concorrente forte. O Brasil tem o povo a favor, sem dúvida que vai fazer tudo com muita paixão. Se alguém merece receber uma Copa do Mundo é o Brasil.

Dá para considerar boa a última temporada no Barcelona?

Não, conseguimos alguns títulos importantes como o Mundial de Clubes, e as Supercopas da Espanha e da Europa, mas perdemos os objetivos principais, que eram a Liga Espanhola e a Champions. Foi boa, mas não tanto.

CURIOSIDADES

Invicto na Fúria
Valdés fez seu primeiro jogo pela seleção espanhola em 2010, e até agora foram apenas oito partidas, mas ele ainda não sofreu um gol sequer. Nas últimas competições, ele foi sempre reserva de Casillas.

Catalunha
Além da Espanha, Valdés também defende a seleção catalã, que não é filiada à Fifa nem à Uefa, por isso disputa amistosos. Foram dez partidas, com destaque para a vitória sobre a Argentina em 2010.

Prêmios individuais
Ganhou o Troféu Zamora (prêmio ao goleiro menos vazado na Espanha) cinco vezes. Em 2011, foi o goleiro do ano no país e entrou no time ideal pela ESM (união de 16 revistas internacionais).

Condecorações
Em 2010, ele estava incluído no prêmio Príncipe das Astúrias que a seleção espanhola ganhou. É uma das principais honras do país. No ano seguinte ganhou a medalha da Ordem Real da Espanha.

Dez anos de carreira e muitos títulos
Canteras

Chegou ao Barcelona em 1992 com dez anos. Meses depois, se mudou para as Ilhas Canárias com sua família e ficou três anos no Tenerife. Quando voltou à Catalunha, retornou ao Barça e se profissionalizou em 2002.

Estreia

Valdés jogou pela primeira vez no time principal do Barça em 2002, no lugar de Bonano. Na temporada seguinte passou a ser titular com o técnico Radomir Antic. E não saiu mais.

Coleção de títulos

Valdés teve a sorte de pegar duas gerações vencedoras do Barcelona, a liderada por Ronaldinho Gaúcho, e a de Messi. Já acumula 19 títulos pelo clube. Destaques para cinco Espanhóis e três Ligas dos Campeões.

Fonte-Lancenet

Juliano.gouveia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Notícias anteriores