terça-feira, 15 de maio de 2012

Mais de 300 atletas apontam Timão e Santos como favoritos no Brasileirão



Pesquisa feita pelo GLOBOESPORTE.COM e pela revista ‘Monet’ em 23 clubes traça perfil dos atletas brasileiros em série de reportagens especiais


Corinthians e Santos são os principais candidatos ao título do Campeonato Brasileiro. São-paulinos, flamenguistas, vascaínos, colorados e tantos outros torcedores hão de perguntar: “Quem diz?”. Pois bem: os próprios jogadores que disputarão a competição é que dizem.
E são os mesmos que dão uma série de respostas a várias outras perguntas. Para quem a maioria dos boleiros torcia quando criança? Para quem eles não suportam perder? Quem será o craque do Brasileirão? E quem é o mais violento? E o mais chato? E o melhor gringo? Contra qual torcida eles se sentem mais pressionados? Qual o ídolo deles? Quanto eles medem, calçam, pesam? O que eles comem? Será que bebem álcool? Será que fumam? Onde sonham jogar? Onde não querem jogar sob hipótese alguma? Quem será rebaixado? (veja ainda hoje, à tarde, reportagem sobre os principais candidatos à queda)

grafico monet favoritos (Foto: arte esporte)
Os cinco favoritos concentram mais de 50% dos votos dos atletas pesquisados (Foto: arte esporte)

O GLOBOESPORTE.COM, a partir desta terça-feira, começa a responder tudo isso. Em parceria com a revista “Monet”, foi desenhado o perfil dos atletas: o que eles pensam, sentem, sonham. Todos os clubes das Séries A e B receberam formulários para que seus atletas, sem se identificar, dessem respostas que ajudam na compreensão de um dos maiores fenômenos esportivos da humanidade: o jogador de futebol no Brasil.
Muitos boleiros, receosos, preferiram não responder. Alguns clubes fecharam as portas para a análise. Mas a maioria se mostrou solícita, e é desta fatia da pesquisa que saem os dados que serão esmiuçados nos próximos dias. Não se tem, aqui, qualquer objetivo de individualizar os resultados. O leitor não saberá as informações de um atleta específico. Mas conhecerá muito sobre eles como grupo, como coletividade.
Os formulários foram recebidos até quinta-feira, 10 de maio. Exatos 334 atletas de 23 times participaram, somadas as duas primeiras divisões. A série especial começa com a opinião dos jogadores sobre os principais candidatos ao título.

O respeito aos campeões



Não é fruto de um delírio coletivo entre pessoas de chuteiras as indicações de Corinthians e Santos como favoritos ao título. São apostas em times campeões. O primeiro é o atual ganhador do Brasileiro, faz campanha sólida na Libertadores, se mantém como candidato habitual nas principais competições que disputa; o segundo é o atual dono do continente, o tricampeão paulista, o time onde desfilam Ganso e Neymar.

É bom ser favorito"
Elano, meia do Santos

Apesar da genialidade ofensiva do Santos, a maioria dos atletas preferiu apostar na consistência do Corinthians. A equipe de Tite levou 15,6% do total de votos, contra 14,6% do Peixe. Na sequência, aparecem São Paulo (10,1%), Inter (9,4%) e Fluminense (7,3%). Importante: cada entrevistado podia escolher até quatro equipes neste quesito.
É a opinião dos atletas. O tempo dirá se eles estão certos. Para Tite, o técnico do Corinthians, é justo que sua equipe e o Santos sejam reconhecidos, mas ele lembra que há outras peças no tabuleiro do favoritismo.
- Podemos elencar oito ou dez equipes que têm essa possibilidade. O Corinthians pode ser favorito pelo que fez. O Santos, pela campanha e por ter um menino que está jogando algo de impressionante. Mas temos Fluminense, Inter, Grêmio, Vasco, Atlético-MG... Isso é pontual para o início da competição. Vamos ter de crescer, com um plantel forte e equilibrado. Por isso, fomos campeões ano passado - observou o treinador.
Justo ou não, é bom ser favorito? Para o santista Elano, sim.
- Acho que é normal pelas conquistas e por esse momento pelo qual a equipe está passando. Quando você se destaca, vence campeonatos, sempre vai estar em evidência. É bom ser favorito, mostra que você está fazendo as coisas de maneira certa. Mas o importante é focar no trabalho e não ficar pensando nisso. É preciso ter sempre respeito aos adversários – comentou o jogador.




As campanhas das duas equipes paulistas em 2012 têm números gritantes. Mas com algumas diferenças. O Santos fez 31 jogos, com 21 vitórias, quatro empates e seis derrotas. O time de Muricy Ramalho chama a atenção pela força ofensiva. Fez 79 gols. Deles, 27 foram de Neymar – anotados em apenas 24 partidas. A equipe foi vazada 28 vezes.
- O favoritismo você acaba conquistando quando você tem um elenco forte, com Neymar, Ganso, mas esse favoritismo não quer dizer nada. Temos que colocar em prática na hora dos jogos. Estou aqui há dois anos, e no primeiro semestre nós conquistamos os títulos, enquanto no Brasileiro nós não fomos tão bem. É um campeonato por pontos corridos, e o Santos gosta de jogar o mata-mata. Nos pontos corridos, o Santos ainda não conseguiu jogar tudo que sabe. Espero que esse ano a gente consiga - disse Edu Dracena, zagueiro do Peixe.

O Corinthians também tem trajetória forte. Foi a campo 28 vezes, com 19 vitórias, sete empates e duas derrotas. É uma trajetória mais sólida do que a do Santos. Mas, ao mesmo tempo, o equilíbrio é eclipsado por um time menos vistoso no ataque. O elenco comandado por Tite fez 45 gols na temporada. Por outro lado, sofreu apenas 16.
- É muito difícil fazer gol contra o nosso time. Desde o pessoal lá da frente até o nosso goleiro, todos ajudam a ocupar os espaços. Damos poucas oportunidades para o adversário marcar. Somos um time muito bem organizado defensivamente - comentou o lateral-esquerdo Fábio Santos, do Corinthians.
Vem daí uma curiosidade da pesquisa com os atletas do Brasileirão. O Corinthians, tão forte na defesa, é o preferido dos atacantes. O Santos, tão forte no ataque, é o preferido dos goleiros e dos zagueiros. Os jogadores parecem se identificar com aquilo que sentem na pele: as dificuldades que encontram ao enfrentar os clubes.
- A ideia de manutenção de posse de bola é a mesma (em Corinthians e Santos). Do nosso lado, tem um sistema defensivo mais trabalhado, com linha de quatro fixa e dois volantes alternando. O Santos, do meio para a frente, tem o improviso do Neymar, algo que no Brasil ninguém tem - afirmou Tite.
- Eu vejo que o Santos hoje está se defendendo muito bem e também marcando muitos gols. Acho que estamos tendo um bom equilíbrio entre defesa, meio e ataque. O time vem crescendo bastante - opinou Dracena.

É muito difícil fazer gol contra o nosso time"
Fábio Santos, lateral do Corinthians

Mas vale uma ressalva: ser visto como favorito no Brasileirão não costuma representar grande coisa. Faz três anos que o GLOBOESPORTE.COM pergunta aos capitães dos clubes da Série A em quem eles apostam para o título nacional. Em 2009, ninguém voltou no Flamengo; em 2010, ninguém apostou no Fluminense; em 2011, apenas o goleiro Fernando Prass, do Vasco, acertou ao indicar o Corinthians como campeão.
Há três anos, o Inter foi disparado o mais indicado pelos capitães a campeão. Acabou como vice. Em 2010, o mais votado foi o Santos, que terminou a competição em oitavo. Na última temporada, o Peixe voltou a ser o mais lembrado, ao lado do Cruzeiro. As duas equipes terminaram, respectivamente, em décimo e 16º lugares.
Contados apenas os votos de jogadores da Série A, o top-5 é mantido, mas com uma inversão. Neste caso específico, o Inter é mais lembrado do que o São Paulo. A situação muda quando são filtradas apenas as opiniões de atletas da Série B. Aí o Tricolor volta a ficar na frente do Colorado.
A rivalidade regional não tira o reconhecimento à força de Corinthians e Santos. Eles também têm moral em casa. São os mais lembrados pelos paulistas, seguidos pelo São Paulo. Cada um teve, respectivamente, 73, 61 e 48 votos.

montagem Corinthians Santos campeões favoritos (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
Campeões e favoritos: Corinthians e Santos são os mais votados (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)

Confiança na Lusa, descrença no Coxa, inversão nos cariocas

Outro paulista chama a atenção. A Portuguesa, recém-saída da Série B, foi citada por 25 atletas. Teve mais votos do que clubes como Cruzeiro e Atlético-MG.
Apenas uma equipe foi totalmente ignorada. Ninguém votou no Coritiba, campeão paranaense deste ano, vice-campeão da Copa do Brasil e sexto colocado no Brasileirão do ano passado. Náutico e Atlético-GO vêm logo depois na turma dos desacreditados, com três votos cada.

Jogadores do Coritiba levantam a taça de campeão paranaense (Foto: Gabriel Hamilko/Globoesporte.com)
Coritiba, campeão paranaense neste domingo e de boa campanha em 2011, não é citado como favorito no Campeonato Brasileiro  (Foto: Gabriel Hamilko/Globoesporte.com)

Os cariocas também são um caso curioso. O Flamengo, eliminado na primeira fase da Libertadores e derrotado pelo Vasco nas semifinais da Taça Rio, recebeu mais votos de campeão do que seu rival, presente nas quartas de final do torneio continental, atual campeão da Copa do Brasil e vice do Nacional em 2011. O Botafogo foi apenas o décimo mais lembrado.
Os atletas também foram convidados a responder em quem apostavam para subir da segunda para a primeira divisão. Os votos privilegiaram equipes habituais na Série A. Para a maioria dos jogadores, o Atlético-PR passará apenas um ano na zona de acesso.
O Furacão foi o mais citado, por 18,9%. Em seguida, vieram Vitória (15,4%), Goiás (14%), Avaí (7,9%) e Ceará (6,8%).

Todos os clubes receberam pelo menos um voto. América-RN e Ipatinga foram lembrados apenas uma vez. Chama a atenção a pouca moral de São Caetano e Paraná, clube que já incomodaram muito os grandes. Eles ficaram, respectivamente, em décimo e 12º entre os mais citados para o acesso.

Por Alexandre Alliatti*Rio de Janeiro
* Colaboraram Bruno Gutierrez e Carlos Augusto Ferrari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Notícias anteriores