domingo, 16 de setembro de 2012

Brasileirinhos: Neymar sobrevive a acidente e celebra maturidade aos 20


Com salário de R$ 36 milhões por ano, principal aposta para 2014 conta experiências como os aprendizados da paternidade na série do EE




Ele carrega o nome do time em seu próprio nome. É um laço desde o nascimento, mas foi em 2009 que Neymar da Silva Santos Júnior passou a usar profissionalmente a camisa que já foi de um rei. Surgiu para o futebol e logo começou a chamar a atenção. Cara de menino, dribles abusados, gols e polêmica. Em uma linha do tempo bem curta, ingredientes que costumam fazer parte da trajetória dos maiores ídolos do futebol. Só que um acidente de carro quase impediu que essa história fosse escrita.

Quando ainda era um recém nascido, por muito pouco Neymar não perdeu a
vida em um acidente de carro. Seus pais voltavam de Mogi das Cruzes. O pai do craque jogava profissionalmente na época. Descendo a serra de mão dupla num dia chuvoso, o carro da família foi de encontro a outro automóvel. Seu Neymar conseguiu desviar para o acostamento mesmo estando em quinta marcha.


Neymar recebe Esporte Espetacular e abre o jogo sobre sue passado (Foto: Lincoln Chaves / Globoesporte.com)


- Sofri uma luxação muito grave, fiquei um ano sem jogar. O Neymar era muito novo, tinha praticamente quatro meses. Ele sumiu do carro. Naquele momento, eu e minha esposa achávamos que tínhamos perdido nosso filho. Ele tinha sumido. Você não sabe, você pede para Deus te levar também. Naquele momento você fica impossibilitado de fazer qualquer coisa. Eu não conseguia reagir. Nessas horas a gente vê a importância de Deus - lembrou Neymar pai.

Na verdade, o jovem bebê havia parado debaixo do banco, apenas com um corte na testa causado por um estilhaço de vidro. Após o episódio, ele cresceu e aos 12 anos seu pai assinou contrato com o Santos com salário de R$ 80 mil por mês. Aos 13, chance de fazer um estágio no Real Madrid, mas a saudade de casa o fez voltar para o litoral paulista. Com 17, firmou o primeiro compromisso na categoria principal do Peixe. Quando atingiu a maioridade, virou ídolo, chegou à Seleção Brasileira. Ao completar 19, passou a receber R$ 36 milhões por temporada.
Ser o melhor do mundo não é uma meta que eu tenho"
Neymar

- Ser melhor do mundo não é uma meta que eu tenho. Meu objetivo é disputar todos os melhores campeonatos do mundo, estar na Seleção, ajudar o Santos. E estar conquistando tudo o que for possível – diz o astro.

Todo esse patamar alcançado é fruto da sua principal arma em campo: os dribles. Porém, o mais curioso é que até hoje Neymar não sabe explicar direito como se tornou esse jogador habilidoso, herdeiro da camisa 10 do Santos e apontado como principal promessa do Brasil para 2014.

- Era na base do improviso. Ainda mais quando se é pequeno, que você não toca a bola para ninguém, que você quer sempre fazer o gol. Em casa, eu colocava cadeira, mesa e ia driblando. Alguns deles eu não sei nem como eu fiz. Eu vou e faço. E acaba dando certo – revelou o ídolo santista.

Infância e morte do avô

A trajetória de Neymar quase não aconteceu. Ainda recém-nascido, correu risco de perder a vida quando sofreu um acidente com a sua família e parou embaixo do banco do carro. Porém, o garoto sobreviveu. E vive dando seus dribles, fazendo seus gols, enchendo a torcida santista e a sua grande gama de fãs de motivos para comemorar. Quando foi descoberto, ainda criança, sequer estava jogando bola. E há um responsável por esse olhar clínico que sempre recebe homenagens do seu pupilo.

- Meu pai estava jogando e eu correndo pela arquibancada. Aí o Betinho me viu correndo e foi falar com meus pais para me levarem na escolinha. A gente não sabe o que pode acontecer. Não sabe de onde o Betinho teve esses olhares, onde abriu a porta do futebol para mim. Eu agradeço sempre quando o vejo – disse.
Como meu avô era fã do Pelé, nada mais justo do que fazer meu primeiro gol fazendo a comemoração do Rei"
Neymar

Quando marcou seu primeiro gol como jogador profissional e comemorou imitando Pelé, os torcedores acreditavam que se travava apenas de uma reverência ao Rei do futebol. Mas não. Na verdade o homenageado da ocasião era o avô de Neymar, que também se chama Santos, e faleceu pouco antes do neto se tornar jogador profissional.

- Até tinha conversado com meu pai. Como o meu avô era fã do Pelé, nada mais justo do que fazer meu primeiro gol fazendo a comemoração do Rei. Ele levava minhas primas e eu para o parquinho. Enquanto elas brincavam, ele jogava bola comigo – relembrou.

A chegada do filho David Lucca

Com 19 anos, Neymar descobriu que seria pai. Na véspera da semifinal da Copa Libertadores, soube que seu filho seria um menino.

- O baque foi grande. Eu não sabia o que fazer. Falei a mim mesmo: "Fui homem para fazer, também vou ser homem para assumir". Eu já pensei no que ia falar para o meu filho, o que ia ensinar para ele. Estou aprendendo muita coisa ainda. Hoje o David é minha alegria – disse o papai Neymar.
saiba mais sobre a série Brasileirinhos.

Fama de marrento

Em setembro de 2010, numa partida entre Santos e Atlético-GO, Dorival Júnior, então técnico santista, não permitiu que Neymar cobrasse um pênalti. Irritado, o camisa 11 discutiu com o treinador sem nenhuma cerimônia.

Após a partida, a briga entre treinador e jogador teria continuado no vestiário, com a jóia santista quase chegando às vias de fato com um auxiliar de Dorival. A partir do episódio, a promessa do Peixe passaria a ganhar uma fama negativa por conta da sua postura. Renê Simões, que treinava o Atlético-GO na época, chegou a declarar que o futebol brasileiro estava 'criando um monstro'. Hoje, com mais maturidade, o sentimento é de arrependimento.


Neymar se divertiu durante gravação da série Brasileirinhos (Foto: Lincoln Chaves / Globoesporte.com)


Foi o pior dia da minha vida. Foi o dia que eu mais chorei. Cheguei em casa completamente arrasado. Meu pai e minha mãe estavam chorando. Minha mãe tinha ido ao estádio. Ela me disse que aquele menino que estava lá não era o filho dela, que não foi o que ela ensinou, que não era o Juninho de casa. Eu fiquei triste por ter escutado isso. Mas eu cresci muito naquele momento. Aquele dia horrível me tornou uma grande pessoa – disse.

Dinheiro

Neymar possui atualmente 16 patrocinadores. Está na lista dos 10 jogadores mais bem pagos do mundo. Recebe R$ 36 milhões por ano. Seu contrato assinado com o Santos vai até 2014 e inclui salário, direito de imagem e publicidade. Quem o assessora e cuida dos seus negócios é o pai.

- Ele toma conta de tudo. Só me deixa jogar futebol. Eu me preocupo com isso e com meu filho. Meu pai é o cara que sempre me acompanhou. Até sentia falta quando ele não estava no estádio me xingando – relatou.

Por GLOBOESPORTE.COM Santos, SP

Felip@odf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Notícias anteriores