quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Magia só aumenta no clássico entre Real e Barça

Cristiano Ronaldo e Messi (Foto: Albert Gea/Reuters)
Barcelona e Real Madrid vão se enfrentar nesta quinta-feira pela 11ª vez desde 2011. O jogo válido pela Supercopa da Espanha, às 17h30 (de Brasília), no Camp Nou, que terá a volta na semana que vem no Santiago Bernabéu, demonstra que a rivalidade entre as duas equipes apenas cresce. Prova disso é o que acontece nas categorias inferiores do futebol espanhol. No sábado, as equipes B também se enfrentam pela Segundona, a Liga Adelante.

Muito da rivalidade atual dos profissionais se deve ao duelo particular entre Messi e Cristiano Ronaldo. O argentino tem levado a melhor no geral, mas ele não marcou sobre o rival nos últimos quatro jogos. Enquanto isso, o português fez gols nas três partidas.


E existe também um duelo particular entre Barça B e Real Castilla (categoria de base do Real Madrid): Deulofeu e Jesé, respectivamente. Os dois são as principais promessas do futebol espanhol, e venceram juntos o último Europeu Sub-20. O merengue foi o artilheiro do torneio, enquanto o rival (“novo Messi”) foi o melhor jogador, e fez três na estreia da Liga Adelante, na derrota por 5 a 4 para o Almería.

Para Guillermo Amor, ex-jogador do Barcelona e atual coordenador das canteras, essa vivência desde jovem é fundamental.

– Os juvenis estão no profissional na Adelante, e o clássico ali para eles é como o principal, ajuda muito na evolução – disse o ex-meia espanhol ao LANCENET!.

Amor acredita ainda que a repetição do duelo é boa, pois atrai sempre mais atenção para os clubes:
– A rivalidade não vai diminuir e perder a graça nunca.

Rivalidade recente

Goleadas

Foram apenas quatro jogos entre 2009 e 2010, mas o Real não vai querer lembrar de nenhum deles. Foram quatro vitórias do Barça, com direito a goleada por 6 a 2 no Bernabéu, e outra por 5 a 0 no Camp Nou.

Sequência de clássicos
No ano passado, foram quatro duelos em 17 dias. O Real foi campeão da Copa do Rei, mas o Barça levou a vaga na final da Liga dos Campeões.

Agressão
Na última Supercopa, o Barça levou o título, mas o mais lembrado será o dedo de Mourinho no olho de Tito.
Messi fugindo da marcação do Real na temporada passada (Foto: Lluis Gene/AFP)
Bate-Bola

Radomir Antic

Ex-técnico de Real e do Barça, em entrevista ao LANCENET!

O grande número de clássicos tira um pouco da graça?
Não, a paixão é muito grande. E o Barça fez essa revolução no futebol, o Real tem outro estilo, então existe uma motivação grande para desbancar isso que a equipe que começou com Guardiola conquistou.

Ajuda até a crescer a rivalidade?
Eu acredito que seja mais por aí mesmo, os jogadores sabem o que é esse jogo, sabem que existem sempre milhões de pessoas assistindo, e é uma partida que também rende muito dinheiro aos cofres das duas
equipes. Esse jogo tem importância mundial.

E o jogo de sábado entre o Barça B e o Castilla? Como isso ajuda no desenvolvimento do jovem?
É fundamental, é bom para as duas equipes, o que menos interessa até é o resultado, já que os clubes não podem ser promovidos, mas os jogadores começam a entender melhor o mundo real do futebol em um clássico assim, e sabem o privilégio que é estar neste jogo e vestir a camisa do Real ou do Barcelona.

Há algum favorito?
O Barça ainda é uma incógnita, acredito que Tito Vilanova fará um grande trabalho, e este será seu primeiro grande teste. O Real está pronto, será equilibrado.

Fonte-Lancenet

Juliano.Gouveia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Notícias anteriores