sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Murray derrota Ferderer e encara Djokovic na final do Austrália Open



Murray conseguiu primeira vitória sobre Federer em Grand Slams Foto:  / Reuters


Com uma exibição segura e consistente, o britânico Andy Murray eliminou o ex-número 1 do mundo Roger Federer na semifinal do Aberto da Austrália, nesta sexta-feira. Em partida equilibrada, o escocês mostrou repertório variado e força mental para conquistar a vitória por 3 sets a 2, mesmo após perder grande chance de fechar a partida no quarto set. As parciais foram de 6/4, 6/7 (7-5), 6/3, 6/7 (7-2) e 6/2.
Com a partida desta sexta, o número de confrontos entre Murray e Federer chegou a 20, com vantagem para o britânico de 11 a 9. Porém, Murray quebrou um tabu: foi sua primeira vitória sobre o rival em torneios de Grand Slam. Antes, haviam sido três encontros (finais na Austrália, nos Estados Unidos e em Wimblebon), com três triunfos do suíço.
Na decisão do primeiro Grand Slam da temporada, Murray vai enfrentar o líder do ranking da ATP, Novak Djokovic. O sérvio garantiu vaga na final na última quinta-feira ao atropelar o espanhol David Ferrer por 3 sets a 0. O título será decidido neste domingo, às 6h30 (de Brasília).
O jogo
Andy Murray demonstrou mais uma vez que o trabalho com Ivan Lendl tem dado resultado. O tenista britânico surpreendeu por sua agressividade em quadra e dominou parte do confronto contra Federer, cabeça de chave 2 em Melbourne. Antes conhecido por oscilar dentro do jogo, apresentou poucos pontos baixos na semifinal.
Murray iniciou a partida tentando explorar os golpes de esquerda de Federer, e a tática deu resultado logo no terceiro game, em que conseguiu a primeira quebra de saque. Atrás no placar, o suíço mudou sua estratégia e passou a agredir também o britânico, mas não conseguiu virar o set.
A segunda parcial de partida foi a mais disputada do confronto, com os tenistas seguindo sem quebras até o tie-break. Federer iniciou o desempate melhor e logo abriu vantagem confortável. Mesmo dando espaço para o britânico se recuperar, o suíço venceu o set e empatou.
A tática de Murray voltou a dar resultado na terceira parcial de partida. Com uma quebra no quinto game, ele ficou na frente do marcador e passou a jogar com mais tranquilidade, sobretudo em seus games de saque. Sem ter seu serviço ameaçado, manteve a vantagem e fechou o set.
O único "apagão" do britânico foi no quarto game do quarto set. Federer não perdeu a oportunidade e conseguiu sua primeira quebra no jogo. Murray venceu o saque do suíço pouco depois para reequilibrar o duelo. O escocês obteve nova quebra no 11º game e sacou podendo fechar a partida, mas também perdeu seu serviço. Federer aproveitou o embalo, vencendo o tie-break e empatando a partida.
Mas este foi o último momento de brilho do suíço de 31 anos. Cansado, diminuiu sua movimentação em quadra e passou a ter dificuldades para igualar o intenso jogo de Murray. O britânico iniciou o set de forma arrasadora, abrindo 3/0 sem dificuldades, e precisou apenas manter o ritmo para garantir a vitória.
Fonte: Terra
Jornalista Cleiton silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Notícias anteriores