segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Coxa repete 2009 e 'sobreviventes' contam experiência traumática


Coritiba perde para o Santos (Foto: Divulgação/Site oficial do Coritiba)
Na atual edição do Campeonato Brasileiro, o Coritiba convive com a sombra do rebaixamento e dá os mesmo passos da campanha traumática de 2009. Os caminhos estão parecidos e o time atual tem uma pequena desvantagem de dois pontos em relação ao mesmo período de 2009, apesar do número de vitórias ser o mesmo: nove.
A posição na tabela também é pior que em 2009. Há três anos, o Coxa era o 15º colocado e agora está em 16º, com 32 pontos somados em 28 jogos. O temor é a repetição da situação do ano do rebaixamento, quando o Coritiba também ficou na 'porta' da ZR durante parte do campeonato e caiu na última rodada, sem chance de reação.
O último jogo do Brasileirão de 2009 resultou em uma combinação desastrosa para o clube paranaense. O Fluminense conseguiu uma reação milagrosa e começou a disputa com 45 pontos. Coxa e Botafogo estavam com 44, mas o time carioca levava desvantagem. A briga era para escapar da última vaga para a Série B.
Não se pode deixar nada para depois. Tem que deixar as contas para o torcedor"
Pedro Ken, ex-meia do Coxa
 
O empate em 1 a 1 com o Fluminense aliado com a vitória do Botafogo por 2 a 1 sobre o Palmeiras, deixou o Coritiba na zona de rebaixamento justamente na rodada final.
O prata da casa Pedro Ken - que atualmente joga como meia no Vitória - participou da campanha do rebaixamento alviverde. Ele classifica aquele período como "atípico".
- Aquele ano foi atípico. O Fluminense estava praticamente rebaixado e fez uma campanha que ficou marcada na história, com aproveitamento de título. Os clubes que estavam próximos não acreditavam que eles se safariam do descenso. Tivemos a chance de decidir contra eles em casa e infelizmente empatamos a partida.

Experiência para evitar a repetição de 2009
Outro personagem que acompanhou de perto o rebaixamento do Coritiba é o atual treinador Marquinhos Santos, que atuava como observador do então técnico alviverde, Ney Franco. O comandante diz  que sabe do perigo que o time corre, caso continue tão perto do Z-4.
Ainda temos dez jogos, 31 pontos para disputar. Sei que perdemos pontos preciosos, mas o grupo está preparado e tranquilo"
MarquinhosSantos
- Acho que a casa vai cair de vez se no dia dois de dezembro, o time estiver na zona de rebaixamento. Ainda temos dez jogos, 31 pontos para disputar. Sei que perdemos pontos preciosos, mas o grupo está preparado e tranquilo. Estava aqui em 2009, quando teve a queda. Trabalhei junto com o Ney Franco e fiz o novo planejamento para subir em 2010. Sofri com a queda e não quero que isso ocorra novamente - declara.
Apesar da distância, Ken diz que acompanha o desempenho do Coritiba e torce pela permanência alviverde na Série A, principalmente por "ser o clube onde ele surgiu para o futebol". A principal dica que dá para os atuais jogadores é deixar as contas de lado e se afastar da ingrata zona.
- Não se pode deixar nada para depois. Todo jogo daqui para frente é decisão. Tem que deixar as contas para o torcedor. É pensar sempre no próximo jogo, acreditando sempre na vitória e o grupo precisa se manter unido. Se os jogadores estiverem com um pensamento em comum, eles conseguirão se manter na Série A, pois a equipe tem qualidade.
pedro ken (Foto: Felipe Oliveira / EC Vitória / Divulgação)
Fonte:Globo Esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Notícias anteriores