terça-feira, 20 de novembro de 2012

Galatasaray vence mistão do Manchester United


Ficheiro:116px-UEFA Champions League logo 2 svg.png
O Galatasaray quebrou série de quatro vitórias do Manchester United na Liga dos Campeões da Europa, nesta terça-feira, ao bater os ingleses por 1 a 0, em Istambul, e agora vai para a última rodada da competição lutando com os romenos do Cluj para avançar às oitavas de final juntamente com os 'Diabos Vermelhos'.
O time turco, dos brasileiros Felipe Melo e Cris - que não atuou na partida -, venceu com gol de Burak Yilmaz. Os ingleses, já classificados, atuaram com um time repleto de reservas. No outra partida da rodada, o Cluj bateu o Braga, na Romênia, por 3 a 1.
Os resultados do grupo H, que já tinha o Manchester United classificado e com a primeira colocação assegurada, definiu a eliminação do português Braga. Com isso, Galatasaray e Cluj vão para a última rodada com chances de classificação. Os ingleses têm 12 pontos na tabela, turcos e romenos sete, e os portugueses apenas três.
Na última rodada, os dois postulantes a segunda vaga da chave jogarão fora de casa. O Galatasaray visitará o Braga, enquanto o Cluj vai a Old Trafford encarar o Manchester United. As duas equipes serão disputadas no dia 5 de dezebro.
Embora com quase todo o elenco à disposição - apenas o zagueiro Nemanja Vidic e o meia Nani estão machucados - o técnico Alex Ferguson resolveu escalar uma equipe mista turcos. Entre os poupados atacantes Robin Van Persie e Wayne Rooney. Com isso, ganharam chances habituais reservas como os meias Anderson e Powell e o atacante Chicarito Hernandéz.
O Galatasaray, que entrou em campo com o volante Felipe Melo, ex-Flamengo, Cruzeiro e Grêmio, precisando da vitória para seguir como segundo colocado no grupo H, começou o jogo pressionando os 'Diabos Vermelhos'. Logo aos quatros minutos, Yilmaz obrigou Lindegaard a fazer bela defesa em chute de fora da área.
Os ingleses se seguraram na defesa e só criaram boas chances no fim da primeira etapa, com Anderson, aos 36, que cobrou falta venenosa, parando na defesa de Muslera, e com Powell, que cinco minutos depois acertou o travessão do goleiro uruguaio, ao finalizar de cabeça após escanteio cobrado por Cleverley.
Na etapa complementar os turcos voltaram com ainda mais vontade para buscar a vitória. Aos 7 minutos, Felipe Melo quase marcou de cabeça, obrigando Lindegaard a fazer grande defesa. Na cobrança de escanteio de Inan, Yilmaz subiu bem e cabeceou para dentro das redes, abrindo o placar para o Galatasaray.
Aos 15 minutos, os turcos quase ampliaram em jogada individual de Eboué, que arrancou pela esquerda, invadiu a área e soltou um foguete. A bola ainda desviou na defesa do Manchester, mas parou em mais uma grande defesa de Lindegaard.
O time inglês ainda tentou mudar a forma de jogar, se tornando mais ofensivo com Macheda e Young nos lugares de Anderson e Powell. Ainda assim, o Galatasaray continuou mais perigoso. Aos 32 da etapa final, Altintop recebeu passe de Amrabat e acertou chutaço no travesão.
Na Romênia, o Cluj despachou o Braga da competição, ao vencer os portugueses por 3 a 1, em grande noite, justamente, de um luso: Rui Pedro, que balançou as redes três vezes, seus primeiros gols na Liga dos Campeões da Europa. Alan fez o gol de honra dos 'arsenalistas'.
A partida teve sete brasileiros em campo, dois pelo Cluj (os meias Luís Alberto e Rafael Bastos) e cinco no Braga (o zagueiro Douglão, o lateral esquerdo Ismaily, o meia Leandro Salino - que jogou de lateral direito -, o atacante Alan, além de Márcio Mossoró, que entrou na segunda etapa.
Logo aos 7 minutos os donos da casa abriram o placar, com Rui Pedro, após linda assistência de calcanhar de Rafael Bastos. Aos 15, após contra-ataque rápido, Sougou dividiu com a zaga dos 'arsenalistas' e tocou para Rui Pedro, que finalizou com precisão para abrir o placar.
A reação do Braga veio dois minutos depois do segundo gol romeno, com o brasileiro Alan, que recebeu passe de Rúben Micael e marcou seu quinto gol na competição. O ex-atacante do Ipatinga, assim, alcançou Cristiano Ronaldo no topo da tabela de artilheiros da Liga dos Campeões da Europa.
Aos 33, contudo funcionou mais uma vez a dupla Sougou e Rui Pedro, do Cluj. O atacante senegalês cruzou da linha de fundo para o meia português, que entrou na área com liberdade para fuzilar para as redes, anotando seu 'hat-trick'.
Nos acréscimos da primeira etapa, o zagueiro Douglão acabou expulso, deixando o Braga em situação ainda mais complicada, com um jogador a menos em campo. O ex-jogador de Coritiba e Internacional foi punido por dar uma cotovelada no lateral esquerdo Rada.
No segundo tempo, com um a menos, o time português continuou sofrendo, enquanto o Cluj controlava a partida. Aos 13 minutos, Rafael Braga teve boa oportunidade, mas parou em defesa de Beto. Aos 37, o português Camora, também ficou perto de ampliar para os romenos, acertando chute no travessão.
Ficha técnica:.
Galatasaray: Muslera; Eboué, Kaya, Nounkeu e Riera; Inan, Felipe Melo, Altintop e Amrabat (Çolak); Yilmaz (Bulut) e Elmander (Baytar). Técnico: Fatih Terim.
Manchester United: Lindegaard; Rafael, Jones, Carrick e Buttner; Anderson (Young), Fletcher, Cleverley, Powell (Macheda) e Welbeck (King); Hernandéz. Técnico: Alex Ferguson.
Árbitro: Carlos Velasco Carballo (Espanha), auxiliado por seus compatriotas Roberto Alonso e Juan Carlos Yuste Jiménez.
Cartões amarelos: Kaya e Yilmaz (Galatasaray); Rafael (Manchester United).
Gol: Yilmaz (Galatasaray).
Estádio: Türk Telekom, em Istambul (Turquia).
Fonte: Agência EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Notícias anteriores