quinta-feira, 3 de maio de 2012

Vaga em Aberto: Vitoria e Botafogo empatam em Salvador


O Botafogo tem leve vantagem na disputa com o Vitória por uma vaga nas quartas de final da Copa do Brasil. Nesta quarta-feira, o time de Oswaldo de Oliveira superou quase meio time de desfalques e conseguiu um empate com gols no estádio Barradão, em Salvador. Em jogo disputado sob forte chuva, principalmente no segundo tempo, as equipes ficaram no 1 a 1. O confronto foi visto por 12.399 torcedores (11.371 pagantes e renda de R$ 155.295).

Elkeson, cria do Leão, abriu o placar e não comemorou. Neto Baiano, artilheiro do Brasil na temporada, empatou ainda no primeiro tempo e chegou a 29 gols em 2012. O resultado faz a invencibilidade alvinegra no ano subir para 23 partidas e dá ao time o direito de empatar sem gols no confronto de volta, dentro de uma semana.

O Vitória terá de vencer por qualquer placar ou contar com um empate a partir de 2 a 2. Em caso de repetição do resultado na Bahia, a decisão da vaga será nos pênaltis. O classificado vai enfrentar Coritiba ou Paysandu na fase seguinte - as equipes fazem o segundo jogo nesta quinta-feira, no Mangueirão. Os paranaenses venceram na ida por 4 a 1 e têm ótima vantagem.

O PRIMEIRO TEMPO

O cenário era intimidador. As arquibancadas do Barradão estavam lotadas. A torcida, além de enlouquecida pela campanha feita pelo Rubro-Negro na temporada, apostava no artilheiro do Brasil, Neto Baiano, para uma vitória em casa.

Os cinco desfalques - Jefferson, Renato, Fellype Gabriel, Andrezinho e Loco Abreu - preocuparam os torcedores do Botafogo durante grande parte do primeiro tempo. A ausência do atacante uruguaio era a mais sentida. A linha de três meias armada pelo Fogão, com Elkeson, Maicosuel e Felipe Menezes, deu velocidade ao Alvinegro do meio de campo para frente, mas deixava o setor mais aberto para os contra-ataques do Vitória, puxados por Geovanni.

O Botafogo levou o primeiro susto da partida. Após jogada de Tartá, Neto Baiano recebeu dentro da área e não pensou duas vezes antes de tentar a finalização, que parou nas mãos de Renan, fazendo a primeira boa defesa do jogo.

Do outro lado, Jadson mostrou qual poderia ser a alternativa para o time visitante. O volante mandou uma bomba de fora da área, obrigando o goleiro Renan, xará do alvinegro, a fazer a defesa mais difícil da primeira etapa. Poucos minutos depois, Antônio Carlos desperdiçou grande cruzamento de Lucas, fazendo a torcida do Botafogo lamentar novamente pela ausência de Loco Abreu.

 Mas ninguém do Botafogo se sentia tão em casa quanto Elkeson, revelado pelo Vitória. E não poderia ser outro a abrir o placar. O meia aproveitou ótimo cruzamento de Herrera, depois de falha de Léo, e de cabeça fez o primeiro do duelo aos 26 minutos. Como prometido, nada de comemoração. O Botafogo só não esperava levar o empate cinco minutos depois. Neto Baiano aproveitou grande jogada de Tartá, que deu uma caneta em Maicosuel, e, também de cabeça, deixou tudo igual, chegando aos 29 gols na temporada.

O SEGUNDO TEMPO

Se a primeira etapa foi muito corrida, o segundo tempo já voltou mais cadenciado, talvez pela preocupação das duas equipes em se expor demais e se comprometer para a partida de volta. E, assim como no primeiro tempo, quem levou o primeiro susto foi o Botafogo. Antônio Carlos falhou e levou um drible da bola, deixando Neto Baiano de cara para o gol, mas o atacante não soube aproveitar e perdeu um gol incrível.

Parecendo confortável com o resultado, o Alvinegro criou poucas chances claras, deixando Herrera isolado no ataque. Elkeson, quem mais procurou jogo, tentava tirar da manga um passe ou uma jogada individual que fizesse a diferença.

Em rápido contra-ataque de Maicosuel pelo lado direito, Elkeson quase faz o segundo, aos 22 minutos da segunda etapa, mas a bola, caprichosamente bateu na rede pelo lado de fora. Logo depois, Antônio Carlos testou o coração dos botafoguenses e, mais uma vez, falhou na marcação, mas Neto Baiano não conseguiu dominar.

A equipe de Oswaldo de Oliveira cresceu nos minutos finais e teve, pelo menos, duas grandes chances de sair de Salvador com a vitória. Primeiro com Caio, que entrou no final no lugar de Elkeson, e depois com o jovem Vitinho, que substituiu Felipe Menezes, pouco inspirado na partida. Pelos desfalques e as condições do jogo, o Alvinegro sai satisfeito da Bahia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Notícias anteriores