sábado, 2 de março de 2013

Relembre os melhores momentos de Wanderlei Silva pelo Pride no Japão


Neste sábado, Wanderlei Silva faz seu retorno a Saitama, Japão, cerca de seis anos e meio depois de sua última luta no país asiático. Lá, o "Cachorro Louco" reinou como um dos maiores ídolos do Pride, extinto evento de MMA que reuniu os maiores nomes da modalidade na primeira década do século 21. Wand passou 21 lutas e quase cinco anos sem perder na organização, e manteve o cinturão dos pesos-médios, equivalente ao peso-meio-pesado do UFC (até 93kg), até seu penúltimo evento, já nos EUA, quando foi derrotado pelo americano Dan Henderson.
Antes de o curitibano entrar em ação no octógono contra Brian Stann pelo UFC Japão 2013, confira alguns momentos inesquecíveis de sua carreira em Saitama e no Japão.
Exposição 20 Anos de Luta - do vale-tudo ao MMA - Wanderlei silva (Foto: Marcelo Alonso)
Única vitória por finalização
30 de janeiro de 2000, Tóquio, Pride Grand Prix 2000 Opening Round
Wanderlei Silva é faixa-preta de jiu-jítsu, mas raramente precisou mostrar muito de seu jogo de chão no MMA. Apesar de ter em seu recorde oficial três vitórias por submissão, apenas uma delas foi forçada por uma posição da "Arte Suave", em sua terceira luta no Pride. Wand dominou o holandês Bob Schrijber desde o início da luta e, ao defender uma queda, rapidamente tomou suas costas. Aos poucos, colocou os ganchos por dentro das pernas do rival e encaixou o mata-leão. Não foi um estrangulamento perfeito tecnicamente, mas valeu a vitória, em apenas 2m42s.
Trilogia contra Kazushi Sakuraba
25 de março de 2001, Saitama, Pride 13
3 de novembro de 2001, Tóquio, Pride 17
10 de agosto de 2003, Saitama, Pride Total Elimination 13
Wanderlei Silva já vinha fazendo barulho no Pride com cinco vitórias e um "No Contest" (luta sem resultado), mas foi sua primeira luta contra Kazushi Sakuraba que o tornou conhecido mundialmente. Maior ídolo japonês no MMA, Sakuraba tinha enfileirado Royler, Royce, Renzo e Ryan Gracie, o que lhe rendeu o apelido de "Caçador de Gracies", além de obter vitórias contra gente como Marcus "Conan" Silveira, Vitor Belfort, Carlos Newton e Guy Mezger, e tinha apenas duas derrotas profissionais até encontrar Wand. Em apenas 1m38s, o brasileiro encheu o rival de socos e joelhadas no chão para vencer o combate e chocar o mundo.
wanderlei silva kazushi sakuraba mma ufc (Foto: Reprodução)
Cerca de oito meses e uma luta separaram a primeira luta entre Wanderlei e Sakuraba e a revanche. O Pride criou o cinturão dos pesos-médios para ser disputado entre os dois. Desta vez, o japonês não deu espaço para os fortes golpes do brasileiro e, logo no primeiro minuto, parou um chute do rival e o colocou para baixo. Wand conseguiu se levantar e acertar bons chutes, mas Sakuraba manteve a luta agarrada e no chão na maior parte do combate. O brasileiro se levantou novamente faltando cerca de 2m30s para terminar o primeiro round e foi pego numa guilhotina. Para se livrar, ergueu o adversário no ar e o jogou no chão num "bate-estacas", que seria o golpe decisivo da luta. Wand caiu por cima e castigou Sakuraba no chão, mas só ao final do round que o árbitro notaria que o japonês quebrou a clavícula e encerraria o combate. O curitibano conquistou o cinturão e o manteria por 1.940 dias, ou pouco mais de cinco anos.
A trilogia se encerraria dois anos depois, na primeira rodada do Grand Prix dos pesos-médios. A terceira luta foi mais parecida com a primeira, com muita trocação e Sakuraba buscando poucas quedas. Desta vez, não houve desculpas para o japonês, que foi nocauteado na metade do primeiro round por uma sequência de jab e cruzado de direita e caiu apagado na lona. Foi um dos nocautes mais bonitos da carreira de Wanderlei Silva.
Fonte: SporTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Notícias anteriores