terça-feira, 24 de abril de 2012

Mutante supera morte da mãe e lesão grave no ombro para vencer no MMA


Vencedor da luta do quinto episódio do TUF Brasil lembra que falecimento levou consequências para a família: 'Perdi a referência. Demorou a voltar'


Derrotar Leonardo Macarrão e avançar às semifinais do peso-médio do TUF Brasil foi apenas um dos obstáculos superados por Cezar Mutante. A luta em si, aliás, pode até ser até considerada um desafio leve para quem desde a pré-adolescência caminha contra as dificuldades de perder a mãe aos 12 anos. Uma passagem triste na vida do lutador, algo que acabou abalando as estruturas de toda a família.
- Ela (a mãe) teve câncer no intestino. A pessoa que eu mais amava estava ali na cama sofrendo, ferida. Sonhava com aquilo, ouvia os gritos (pausa e voz embargada) durante anos. E aquilo afetou a família toda, todo mundo ficou desequilibrado. Meu pai bebia, meu irmão se meteu com drogas. Não tinha um lar, uma referência. Eu perdi a referência. Demorou a voltar.

Cezar Mutante ; Vitor Belfort e Randy Couture MMA (Foto: Sara Levin / Divulgação)
Cezar Mutante (centro) com Vitor Belfort (esq.) e Randy Couture (dir.) (Foto: Sara Levin / Divulgação)

Mutante nasceu em Ibitinga, cidade de 50 mil habitantes do interior de São Paulo. Apesar dos problemas na família, foi morar em Belo Horizonte. Lá, foi acolhido pelo mestre Mão Branca, que, segundo o próprio Mutante, o tratou como um filho.
Com 17 anos, foi a vez de conhecer Vitor Belfort na capital mineira.
- Ele (Belfort) também me deu treino, me deu tudo o que eu precisava, todo o suporte do mundo, tanto psicológico quanto de amizade e afetivo para que eu conseguisse ser um grande lutador - recordou Mutante.


O contato com Belfort abriu portas no mundo do MMA. Ele chegou a treinar também com Lyoto Machida e Anderson Silva, mas teve que lidar com mais um obstáculo: com a esposa grávida, decidiu priorizar a família.
- Comecei a trabalhar em tudo o que aparecia: segurança, entreguei papel, juntei latinha... O que aparecia para juntar dinheiro para colocar dentro de casa, eu dava um jeito. Sempre acreditei que iria voltar. De vez em quando eu dava uns treinos. E quando voltei a treinar pesado, rompi todos os ligamentos do ombro (esquerdo). Precisei de mais um ano para me recuperar.
Mas Mutante não se deu por vencido. Sete meses após a cirurgia, já estava no ringue para sua primeira luta no MMA - vitória sobre Andre Severo. Na mesma época, Vitor Belfort se mudou para Las Vegas (EUA) e convidou o amigo para ir treinar por lá.
- Ele (Belfort) disse que via um futuro em mim e me convidou para ir treinar lá. Fui uma, duas, três, quatro vezes... Conheci quase todos os lutadores do UFC, tive a oportunidade de treinar com todos os campeões.
Durante o TUF Brasil, Vitor Belfort foi acusado de beneficiar Mutante ao escolher um adversário teoricamente mais fraco para o pupilo. Belfort deu de ombros para a polêmica e elogiou o paulista.
- Mutante é um atleta fenomenal, treina comigo há bastante tempo. Ele às vezes não me escuta e quando isso acontece tem a tendência de tomar na cabeça. Então, acho que já superou, tem essa experiência.

Globo Esporte

Felip@odf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Notícias anteriores