terça-feira, 24 de março de 2015

Fim de novela: Guilherme renova com o Atlético-MG até dezembro de 2015

Guilherme Atlético-MG (Foto: Bruno Cantini)
Acabou a novela! Depois de muitas especulações, o atacante Guilherme vai ficar no Atlético-MG até o final desta temporada. A renovação aconteceu após uma reunião, na noite desta segunda-feira, com a presença do presidente do clube, Daniel Nepomuceno. O vínculo de Guilherme com o Galo, que se encerraria nesta quarta-feira, dia do aniversário de 107 anos do time alvinegro, foi estendido até dezembro de 2015. Os detalhes do novo contrato do jogador, de 26 anos, não foram revelados. Com isso, a possibilidade de o atleta, cujos direitos foram adquiridos por cerca de 14 milhões de reais, deixar o Galo sem proporcionar algum retorno financeiro à equipe, grande preocupação da diretoria, foi adiada.
A conversas entre as partes para um acordo começaram no segundo semestre de 2014. Nos bastidores, os agentes de Guilherme pleiteavam um contrato de quatro anos que rendesse cerca de R$ 20 milhões ao atleta, entre vencimentos e luvas. A proposta era considerada alta pela direção do Galo, que acenava com um vínculo por produtividade dentro teto salarial do clube. O impasse entre os dois lados foi se arrastando e chamando a atenção de clubes rivais, que ficavam só nas sondagens. Sem uma oferta oficial vantajosa para deixar o Belo Horizonte e impedido pelo regulamento de disputar a Libertadores por outra equipe, uma vez que foi inscrito pelo Atlético-MG na atual competição, o staff do atleta optou pela continuidade e pela vitrine no time comandado pelo técnico Levir Culpi, com quem Guilherme tem vaga cativa entre os titulares.
Lesões, gols importantes e títulos
A contratação de Guilherme foi anunciada pelo então presidente do Atlético-MG, Alexandre Kalil, em março de 2011. O jogador foi apresentado à torcida no dia 25 daquele mês, dia do aniversário do Atlético-MG, como presente aos torcedores. Formado nas categorias de base do rival Cruzeiro, o atacante foi contratado pelo Galo junto ao Dínamo de Kiev, por quatro temporadas, e custou aos cofres alvinegros cerca de U$ 8,5 milhões (R$ 14 milhões na época). O alto valor da negociação tornou a contratação de Guilherme a maior da história do clube alvinegro.   
Em quatro anos de Atlético-MG, Guilherme disputou 130 jogos, vencendo 65, empatando 34 e perdendo 31. Ele marcou 26 gols com a camisa alvinegra. Alguns deles fundamentais para conquistas recentes do clube, como na Libertadores 2013 e na Copa do Brasil da última temporada. Além desses dois títulos, Guilherme também conquistou a Recopa Sul-Americana com o clube mineiro em 2014, e dois Campeonatos Mineiros (2012/2013).
Porém, a passagem de Guilherme no Atlético-MG acabou ficando marcada pela série de lesões sofridas pelo jogador. Foram 15 desde a chegada dele a Vespasiano. Em 2011, foram quatro lesões, todas na coxa direita. Em abril do ano seguinte, Guilherme sofreu um estiramento grau um na panturrilha esquerda, que o levou a ficar por duas semanas no departamento médico. Voltou a atuar em maio. Uma semana depois retornou para o estaleiro, de onde só saiu dia 14 de julho. Em 2013, Guilherme voltou a sentir dores na panturrilha e só estreou em campo no mês de março. Em maio, teve estiramento de grau um na coxa esquerda, mas voltou no mesmo mês. Em julho, sofreu a nona lesão, retornando no mês seguinte, mas em setembro sofreu um estiramento na região adutora da coxa esquerda. Regressou aos gramados em novembro, mas pouco depois sentiu uma fisgada na coxa direita e não atuou mais no ano, apesar de até fazer parte do grupo que fracassou no Mundial de Clubes, embora não tenha ido a campo no torneio.   
Guilherme começou 2014 com mais oportunidades e cotado a ser o substituto de Ronaldinho Gaúcho. Sem problemas musculares, ele teve boas atuações nas partidas que disputou com gols e assistências. Porém no dia 4 de maio, em um lance casual, o atacante sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo. Retornou no mesmo mês, mas em agosto voltou a apresentar um novo incômodo muscular: um estiramento na coxa direita. Retornou dois meses depois e foi um dos heróis da classificação alvinegra nas quartas de final da Copa do Brasil, diante do Corinthians, no Mineirão. No dia 21 de outubro, no empate por 1 a 1 diante o Bahia, quando o atacante vivia seu melhor momento no ano, foi substituído com apenas 13 minutos de jogo ao sentir dores no músculo anterior da coxa direita. Com a lesão constatada, o jogador ficou fora do restante da temporada. Em 2015, logo no primeiro treino na Cidade do Galo, ele voltou a se queixar de incômodo no mesmo lugar da última lesão. O jogador iniciou mais uma recuperação no departamento médico do clube. Atualmente, Guilherme passa pela fase de transição da fisioterapia antes de ser liberado para o trabalho físico com bola. 
Fonte: Globo Esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Notícias anteriores