terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Com time misto, Dortmund vence City e encerra grupo da morte invicto

Jogadores do Dortmund comemoram após gol marcado contra o City

Com um time misto, o Borussia Dortmund encerrou com chave de ouro sua participação no grupo da morte ao vencer o Manchester City por 1 a 0, no Signal Iduna Park, nesta terça-feira, pela rodada final da chave C. O único gol da partida foi marcado pelo atacante Julien Schieber, que substituiu o poupado Robert Lewandowski. 

Os alemães, que já haviam assegurado a liderança do grupo, terminaram com 14 pontos, com uma campanha de quatro vitórias e dois empates, tendo 100% de aproveitamento em casa. Os ingleses, por sua vez, não venceram um jogo se quer, terminam com três pontos e na lanterna da chave. A equipe ainda tinha a chance de ficar na terceira posição, o que lhe daria uma vaga na Europa League, mas o revés impediu qualquer chance.

No outro jogo da chave, o Real Madrid, que já tinha assegurada a segunda posição, venceu o Ajax por 4 a 1 e, ficou com 11 pontos. O clube holandês ficou com quatro pontos e disputará a segunda principal competição de clubes do continente. 

O resultado ainda amplia a invencibilidade do Dortmund em jogos oficiais, que já dura 12 jogos (oito vitórias e quatro empates). O último revés ocorreu diante do Schalke, por 2 a 1, em 20 de outubro. Já o City volta a perder após nove confrontos (quatro triunfos e cinco igualdades).A última derrota havia ocorrido diante do Ajax, por 3 a 1, no dia 24 de outubro. 

Já classificado e com a primeira posição da chave assegurada, o Dortmund entrou com um time misto em campo. Ao todo, o técnico Jürgen Klopp poupou cinco titulares: Subotic, Piszczek, Götze, Blaszczykowski e Lewandowski. Além disso, não contou com os lesionados Kehl e Bender. Com isso, o brasileiro Felipe Santana, Kirch, Leitner, Grosskreutz, Perisic e Schieber foram escalados para começar a partida. 

O City, brigando por uma vaga na Europa League, também poupou alguns titulares, caso de Agüero, que ficou no banco, e, assim jogadores como Sinclair puderam começar a partida. Além disso, o treinador Roberto Mancini não pôde contar com o machucado David Silva, que é dúvida para o clássico com o Manchester United, no final de semana. O ex-corintiano Carlos Tévez iniciou o duelo entre os 11 iniciais.

As ausências influenciaram para um jogo de menor qualidade técnica, sendo que as duas equipes tinham pouca criatividade. Dessa forma, o duelo teve poucas chances claras de gol. Precisando do resultado, o City até assustava mais, sobretudo insistindo em jogadas com o centroavante Dzeko, mas não levava perigo real ao goleiro Weidenfeller.

Com o tempo, ambas as equipes passaram a criar mais ocasiões de gol. Reus chegou a acertar a trave da meta adversária, em chute que Hart ainda tocou na bola, e o goleiro do time alemão praticou boa defesa em conclusões de Dzeko e Tévez. Mesmo assim, o placar seguiu inalterado até o fim da primeira etapa. 

Na volta para a etapa final, Klopp tirou Reus, seu principal jogador ofensivo em campo, para a entrada de “Kuba” Blaszczykowski. Independentemente da substituição, o Dortmund aumentou sua produção ofensiva e levava perigo com maior frequência à meta adversária. Com isso, Mancini mudou no time e colocou Agüero na vaga de Sinclair.

Em melhor momento, o time aurinegro abriu o marcador aos 12 minutos. Blaszczykowski recebeu passe na direita, cruzou rasteiro, e Schieber aproveitou mau posicionamento de Kompany para mandar à rede adversária.

Com os visitantes em desvantagem, o técnico do City colocou Balotelli no lugar de Dzeko. Os ingleses até esboçaram uma pressão e passaram a atacar mais, mas mostraram pouca qualidade e criatividade e não conseguiram evitar a terceira derrota. A equipe mandante ainda respondia com bons ataques rápidos e perdeu a chance de ampliar a vantagem.

Agora, o Borussia Dortmund voltará a campo no sábado, quando receberá o Wolfsburg no Signal Iduna Park, às 12h30 (de Brasília), pelo Campeonato Alemão. Um dia depois, o Manchester City jogará no City of Manchester no clássico com o Manchester United, às 11h30, em partida válida pelo Campeonato Inglês. Em relação à Champions, o sorteio dos confrontos das oitavas de final ocorrerá no dia 20 de dezembro.

Fonte: ESPN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Notícias anteriores