sábado, 28 de março de 2015

CBV pode tirar Mundial do somatório de pontos por vaga nas Olimpíadas



A Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) pode retirar o Mundial da Holanda do somatório de pontos pela vaga nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016. A lista de classificados para o Mundial da Holanda foi divulgada no dia 20 de março pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB) com oito duplas do país e gerou insatisfação em algumas delas. As quatro do feminino são Larissa/Talita, Ágatha/Bárbara Seixas,Juliana/Maria Elisa e Fernanda Berti/Taiana. No masculino, Alison Cerutti/Bruno Schmidt, Ricardo/Emanuel, Pedro Solberg/Evandro e Vitor Felipe/Álvaro Filho serão os representantes.
O problema é que parcerias bem ranqueadas no Circuito Brasileiro, como Bruno/Hevaldo (única dupla com chances do título nacional além dos campeões olímpicos Ricardo e Emanuel) e Maria Clara/Carol (terceira do ranking entre as mulheres) ficaram de fora da competição. O fato não foi bem aceito, principalmente pelas filhas da ex-jogadora Isabel, que se sentiram prejudicadas na corrida olímpica.
De acordo com os critérios para a corrida olímpica publicados pela entidade em janeiro deste ano, serão quatro vagas. Duas delas (uma no feminino e outra no masculino) são reservadas a quem obtiver o maior somatório de pontos em oito das dez etapas (descartam-se os dois piores resultados, caso a dupla dispute os dez eventos) do Circuito Mundial de 2015 (sendo cinco Grand Slams, quatro Major Series e o Mundial da Holanda). Após as reclamações, a CBV cogitou excluir o Mundial da Holanda da contagem e, com isso, valeriam sete de nove etapas. A entidade ainda conversa com os atletas durante a etapa de Salvador, na Bahia, válida pelo Circuito Brasileiro, antes de tomar uma decisão definitiva, o que pode acontecer ainda neste fim de semana.
As irmãs Maria Clara e Carol estão em terceiro no ranking nacional, à frente de Fernanda Berti e Taiana, em quinto. Por isso, o fato de serem preteridas do Mundial enquanto a outra dupla está na lista as desagradou. No critério atual, o torneio internacional vale 1000 pontos na corrida olímpica, enquanto cada etapa de Grand Slam conta 800. Na realidade, a CBV indicou seis parcerias de cada gênero para o Mundial da Holanda, e a FIVB definiu os classificados com base no ranking de entradas no Circuito Mundial. Nesse caso, Fernanda Berti e Taiana são a quarta dupla, e Maria Clara e Carol aparecem como reservas, em quinto. Josi e Elize Maia são a sexta parceria. No caso do masculino, os reservas são, em quinto, Guto e Allison Francioni e, em sexto, Bruno e Hevaldo. 
Vôlei de Praia Larissa e Talita (Foto: Paulo Frank / CBV)

No caso do Circuito Mundial 2015, são três vagas no feminino e três no masculino. A primeira é a melhor da temporada passada da competição (Juliana e Maria Elisa, atuais campeãs, e Alison e Bruno Schmidt, terceiro lugar); a segunda é a dupla campeã do Circuito Brasileiro (no feminino, Talita e Larissa, já com o título garantido de forma antecipada e, no masculino, Ricardo e Emanuel ou Bruno e Hevaldo); e, por fim, uma terceira parceria, por índice técnico. 
Critérios dos torneios

Mundial da Holanda - 4 duplas em cada naipe de acordo com o ranking de entradas do Circuito Mundial;

Circuito Mundial 2015 - em cada naipe, melhor dupla do Circuito Mundial 2014; campeã do Circuito Brasileiro 2014/2015; e indicação técnica da CBV;

Olimpíadas 2016 - 2 duplas em cada naipe: uma de acordo com os pontos no Circuito Mundial 2015 e outra por indicação da CBV.
Diferentemente do Circuito Mundial, o Mundial da Holanda não possui qualifying. Participam apenas as duplas presentes na lista da FIVB. Ou seja, Maria Clara e Carol não poderiam se inscrever para lutar por uma vaga, nem Bruno e Hevaldo. Já nos Grand Slams, a CBV pode inscrever três parcerias que não estão classificadas para entrarem no "country quota". Essas duplas brigam entre si, já no local da etapa, e a vencedora passa para o qualifying. Caso vença, consegue enfim entrar na chave principal do torneio.
Uma das vagas olímpicas de cada naipe será definida pelo somatório de pontos do Circuito Mundial de 2015. Já a outra dupla, tanto no feminino quanto no masculino, será definida pela CBV no início de janeiro de 2016. Os indicados seguirão um critério técnico. A definição dos parâmetros pela vaga nos Jogos do Rio, em 2016, foi estabelecida junto aos jogadores e é bem diferente do que aconteceu na corrida para as Olimpíadas de 2012, em Londres. Na ocasião, os nomes foram definidos somente 40 dias antes dos Jogos, levando em conta o ranking da FIVB.
O Mundial da Holanda, comumente chamado pelos atletas de Copa do Mundo, será realizado de 26 de junho a 5 de julho, e terá quatro cidades como sede, Roterdã, Amsterdã, Apeldoorn e Haia. Serão 48 duplas de cada gênero, totalizando 96, e os times campeões receberão um prêmio de 70 mil dólares (quase R$ 230 mil).
Fonte: Globo Esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Notícias anteriores