terça-feira, 5 de novembro de 2013

Kashiwa Reysol vence Urawa Red diamonds e conquista Copa Nabisco pela segunda vez


Amarelo é a cor da festa no Kokuritsu após o título do Reysol / J.League Photos
J2, J1, Supercopa, Copa do Imperador… E agora a Copa Nabisco. O Kashiwa Reysol conquistou o único título doméstico que faltava na era Nelsinho Baptista e completou quatro temporadas seguidas levantando taças. Nada mal para o clube que até 2010 só tinha um título na história, justamente da Nabisco. Já o Urawa Reds, apesar de ter dominado durante os 90 minutos, não foi capaz de ir às redes e ficou com o vice da Copa da Liga pela quarta vez em cinco finais – continua sem comemorar uma conquista em qualquer competição desde 2007.
No Reysol a novidade foi o retorno de Leandro Domingues após mais de dois meses recuperando-se de um problema no púbis. A equipe da província de Chiba finalmente tinha seu astro de volta, mas os desfalques não foram poucos – o volante Otani e o lateral Hashimoto estavam suspensos, enquanto o zagueiro Daisuke Suzuki e os laterais Kim Chang-Soo e Yamanaka estavam lesionados. O time de Saitama tinha todos os titulares à disposição.
Ambos jogaram com a mesma formação, mas com estilos e variações táticas bem distintas. O Reds tomava a iniciativa o tempo todo e atacava até com os homens de defesa. Os zagueiros extremos, Makino e Moriwaki, subiam como laterais, fazendo com que os alas, Ugajin e Hirakawa, caíssem mais pelo meio para jogar com os meias, Kashiwagi e Haraguchi. Koroki se movimentava para tentar a tabela com eles e os dois volantes, Abe e Suzuki, eram responsáveis pela saída de bola – papel que eventualmente ficava com Nasu também. Um time onde todos os jogadores de linha têm bom passe e sabem sair jogando.
As formações iniciais: Urawa e Kashiwa no 3-4-2-1
Por outro lado, o Kashiwa foi acuado em seu campo de defesa e chegava a formar uma linha de cinco defensores com o recuo dos alas Fujita e Jorge Wagner. Os três zagueiros guardavam posição e os volantes, Barada e Kurisawa, caíam pelos cantos para conter os avanços dos zagueiros extremos e alas adversários. Um dos problemas disso é que ficou espaço demais no meio do campo, o que foi bem aproveitado pelo veloz e driblador Haraguchi, o mais perigoso do Urawa em todo o jogo. Outro problema é que os homens de frente ficavam isolados e tinham poucas chances de tocar na bola, que só vinha para eles em forma de lançamentos longos.
Em um primeiro tempo de tensão, entradas duras e até momentos onde jogadores se estranharam (Moriwaki levou cartão amarelo por fazer teatro após uma dividida com Leandro Domingues), o Reds dominou mas falhou em criar uma chance clara de gol. Seus jogadores já deviam estar pensando em como melhorar a equipe no intervalo, quando um cruzamento de Fujita pela direita encontrou Kudo livre de marcação na segunda trave. O atacante cabeceou firme, para o chão, e tirou do goleiro Yamagishi: 1×0 e festa do lado amarelo do Kokuritsu.
No segundo tempo o Urawa conseguiu ser mais objetivo e quase chegou ao empate no lance em que Suzuki deixou Kashiwagi na cara do gol mas, pressionado por dois defensores, o chute não foi difícil para Sugeno defender. O Kashiwa teve uma chance ainda melhor quando, em contra-ataque, Cleo passou de calcanhar para Leandro, que avançou e serviu Kudo, que desperdiçou chance cristalina de ampliar.
Cada torcida fez o seu mosaico antes da bola rolar / J.League Photos
Nos últimos dez minutos o jogo pegou fogo e a parte vermelha do estádio explodiu quando Koroki pegou rebote dentro da área e empatou. Com muito atraso, o gol foi anulado por impedimento – o bandeirinha não se mexeu no momento do gol. No replay, no entanto, ficou claro que Koroki estava em posição irregular. A tensão aumentou ainda mais nos acréscimos, que seriam de quatro minutos mas duraram mais de cinco, até o apito final que consagrou o segundo título do Reysol na Copa da Liga.
A rivalidade entre os dois, aliás, fortaleceu-se nos últimos anos. A última vez em que o Reysol tinha derrotado o Reds foi na rodada final da J-League em 2011, o jogo do título inédito e maior conquista da história do Kashiwa. Desde então, foram quatro vitórias do Urawa, incluindo uma goleada por 6×2.
Kudo foi eleito MVP e o prêmio de melhor jogador jovem, chamado de “new hero”, foi para Manabu Saito, do Yokohama F-Marinos. O artilheiro foi o brasileiro Marquinhos, também do Marinos, com sete gols.

GE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Notícias anteriores