quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

PRÉ-JOGO: Acostumado a sofrer nas estreias, Flu encara o Caracas atrás de sonho



Tricolor dá o pontapé inicial na Libertadores na noite desta quarta-feira com força quase máxima e mistério no meio-campo: Wagner ou Edinho?



O sonho começa mais uma vez. Atrás do inédito título da Libertadores, o Fluminense estreia na noite desta quarta-feira, contra o Caracas, às 22h (de Brasília), no Estádio Olímpico, na capital venezuelana, pela primeira rodada do Grupo 8. Esta será a sexta participação do Tricolor no torneio, sendo a terceira seguida - marca inédita na sua história. Apesar de nunca ter sido derrotado em estreias da competição sul-americana, o Flu luta contra o retrospecto de sofrer na primeira partida.

O retrospecto em estreias registra três empates e duas vitórias. No ano passado, no entanto, o Fluminense sofreu para vencer o Arsenal de Sarandí por 1 a 0 no Engenhão. Em 2011, apenas empatou com o Argentinos Juniors, também jogando em casa. Na campanha do vice-campeonato em 2008, a história também não foi diferente: sufoco no 0 a 0 contra a LDU em Quito.

Para sair de campo com a vitória na Venezuela, Abel Braga adotou um discurso ofensivo antes do embarque para Caracas. Depois do empate com o Vasco no sábado, porém, o técnico elogiou o esquema com três volantes. Essa, aliás, é a principal dúvida na escalação. A escolha por Edinho ou Wagner no meio pode tornar o Flu mais fechado ou mais ousado.

Um dos problemas que o Fluminense enfrentará na partida será a má qualidade do gramado do Estádio Olímpico. Após um treino de reconhecimento na última terça, o técnico Abel Braga criticou o campo, que deve atrapalhar o toque de bola durante a partida.

O colombiano José Buitrago apita o jogo, auxiliado por Wilson Berrio e Rafael Rivas. A TV Globo transmite a partida para Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia e Roraima. O GLOBOESPORTE.COM detalha todos os lances em Tempo Real.




Caracas: o técnico Ceferino Bencomo também usa a tática do mistério antes da estreia. Ele ainda não revelou qual será o time e mantém a dúvida de escalar quatro ou cinco jogadores no meio-campo. O Caracas deve atuar com a seguinte formação: Baroja, Amaral, Peraza, Sánchez e Carabalí; Jiménez, Guerra (Hinestroza), Meza, Otero e Febles (Farias); Dany Cure.

Fluminense: Abel Braga deve revelar a escalação apenas momentos antes da partida. A principal dúvida é manter o esquema com três volantes - que iniciou a partida contra o Vasco e foi elogiado pelo comandante - ou optar por mais um armador. No embarque para Caracas, Abelão disse que era a hora de ser ofensivo. Edinho e Wagner disputam a vaga. O zagueiro Digão sentiu dores musculares nas pernas, deixou o último treino no meio e é dúvida. O Fluminense deve ir a campo com Diego Cavalieri, Bruno, Leandro Euzébio, Digão (Anderson) e Carlinhos; Valencia, Edinho (Wagner), Jean e Thiago Neves; Wellington Nem e Fred.




Caracas: o técnico Bencomo tem praticamente todo o elenco à disposição. Até o lateral-direito brasileiro Amaral, que passou por uma cirurgia nas costas em dezembro, deve voltar ao time justamente na estreia na Libertadores. Apenas o zagueiro Machado e o lateral-esquerdo Quijada estão machucados.

Fluminense: o apoiador Deco e o zagueiro Gum estão recuperados de lesão (estiramento muscular na coxa direita e na panturrilha direita, respectivamente), mas ainda não foram liberados para jogar. Não viajaram para Caracas, assim como o meia Felipe - que, segundo o diretor Rodrigo Caetano, precisa se preparar melhor.




Caracas: o meia Otero, de 20 anos, foi revelado nas categorias de base do Caracas e é um dos principais jogadores do time. O próprio Abel Braga já o citou em uma entrevista recente. Segundo o treinador, é um atleta baixo, forte e rápido que lembra muito Wellington Nem.

Fluminense: Fred é a principal aposta de gols na noite desta quarta-feira e briga com um companheiro pelo posto de maior artilheiro do clube na história da Libertadores. O camisa 9 tem cinco gols marcados contra sete de Thiago Neves.




Alain Baroja, goleiro do Caracas: "Será uma partida muito importante para nós e para nossa torcida. Nosso grupo é muito complicado. Vamos enfrentar um rival com grandes jogadores, mas devemos aos torcedores uma grande exibição. Ganhamos no último sábado pelo campeonato local e nossa cabeça agora está totalmente voltada para o Fluminense. É melhor corrigir os erros após uma vitória".

Abel Braga, técnico do Fluminense: "Está na hora de ser ofensivo. Não estamos com uma equipe totalmente alinhada, certinha e sem problemas. Nós optamos em alguns jogos por uma formação mais segura. Não jogaremos pelo empate, mas vamos tentar ser aquela equipe que defende bem e ataca bem, principalmente fora de casa. Foi dessa maneira que nos comportamos no ano passado".




* Fluminense e Caracas se enfrentam pela primeira vez. Mas os tricolores já pegaram outras três equipes da Venezuela. Em 1971, caíram no grupo de Deportivo Galícia (ganhando duas vezes, por 3 a 1 e 4 a 1) e Deportivo Itália (goleando por 6 a 0 fora de casa e perdendo por 1 a 0 no Rio). No ano passado, o adversário foi o Zamora, derrotado por 1 a 0 duas vezes.

* O Fluminense já enfrentou times estrangeiros 36 vezes na Libertadores: foram 19 vitórias, seis empates e 11 derrotas. Fora de casa, o retrospecto aponta oito vitórias, dois empates e oito derrotas.

* O Tricolor inicia a sua sexta Libertadores - a quarta nos últimos seis anos. Em 1971 e em 1985, foi eliminado ainda na primeira fase. Em 2008, perdeu a final para a LDU, do Equador. Em 2001, caiu nas oitavas de final, eliminado pelos paraguaios do Libertad. E, no ano passado, caiu diante do Boca Juniors nas quartas.

* O Caracas tem mais experiência na competição: disputará sua 15ª edição, sendo esta a décima seguida. No entanto, passou apenas três vezes da fase de grupos. Foi eliminado nas oitavas em 1995 (pelo Sporting Cristal, do Peru) e em 2007 (pelo Santos) e nas quartas em 2009 (pelo Grêmio)
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Notícias anteriores