sábado, 23 de junho de 2012

No sufoco, Ceará vence o Atlético-PR e mantém retomada na Série B

romário ceará x atlético paranaense (Foto: LC Moreira/Futura Press)
Uma vitória magra e suada, mas fundamental para a sequência da recuperação do Ceará na Série B do Campeonato Brasileiro. No Estádio Presidente Vargas, o Vozão venceu o Atlético-PR por 1 a 0 na tarde deste sábado, pela sétima rodada. O atacante Romário marcou o gol alvinegro no primeiro tempo. Já o meia rubro-negro Paulo Baier desperdiçou um pênalti na etapa final.

Com o resultado, o Ceará - que ocupou a zona de rebaixamento entre a segunda e a sexta rodadas - já é o 12° colocado, com oito pontos. O Furacão, por outro lado, cai para a 13ª posição, com sete. A distância dos dois times para o Z-4 ainda é pequena: o Guarani, 17º, está com sete pontos.

Ceará e Atlético-PR protagonizaram um primeiro tempo equilibrado, com lances de perigo desde o primeiro minuto. O Vozão começou melhor e assustou com o volante Robston, que acertou a trave do goleiro Weverton em chute de fora da área. Após suportar a pressão inicial do time da casa, o Furacão passou a criar jogadas de ataque. Aos 12, o meia Paulo Baier cobrou escanteio fechado, o goleiro Fernando Henrique espalmou, e a bola bateu no travessão antes de a defesa alvinegra afastar. Depois, o atacante Edigar Junio recebeu livre pela direita e bateu cruzado, mas errou o alvo.

O Ceará, apoiado pela torcida, voltou a dominar a partida e, aos 20 minutos, abriu o placar. O atacante Romário chutou rasteiro e marcou o terceiro gol dele na Série B. O camisa 11 teve a oportunidade de ampliar, mas, na hora da finalização, foi travado pelo volante Cleberson.

Nos últimos 15 minutos, Paulo Baier foi responsável por três chances de gol. Primeiro, após tabelar com o atacante Fernandão, ele bateu fraco, para defesa de Fernando Henrique. Depois, o camisa 10 tentou um gol olímpico, mas o goleiro do Vozão salvou. Por fim, o meia cobrou falta de longe, direto para fora. No último lance da etapa inicial, após bate-rebate na pequena área, o lateral-direito Apodi e o atacante Mota salvaram em cima da linha e garantiram a vantagem cearense até o intervalo.

O técnico Ricardo Drubscky promoveu uma mudança no Atlético-PR para o segundo tempo: o lateral-esquerdo Heracles saiu para a entrada do zagueiro Bruno Costa. Já o comandante do Vozão, PC Gusmão, não mexeu na equipe na volta do intervalo. O jogo era movimentado, lá e cá. Porém, os times abusavam dos passes errados e tinham dificuldades para chegar ao gol adversário. Tanto que a primeira chance foi apenas aos dez minutos. O lateral-direito Apodi cruzou para o atacante Romário, que cabeceou por cima.

O treinador atleticano, então, trocou o lateral-direito Gabriel Marques pelo atacante Ricardinho. No primeiro lance, ele tocou para o meia Paulo Baier, que bateu para fora. O Vozão respondeu com o atacante Mota, que girou sobre o zagueiro Manoel e chutou forte, mas o goleiro Weverton segurou em dois tempos. Aos 20, o meia Rogerinho cobrou falta da entrada da área, por cima do gol rubro-negro. Logo depois, ele deu lugar ao atacante Misael.

O Atlético-PR - com o atacante Bruno Mineiro no lugar do Fernandão - tentava o empate no contra-ataque, mas não tinha velocidade, nem criatividade para superar a marcação alvinegra. Já o Ceará - com o volante Everton e o atacante Itamar nas vagas de Heleno e Romário - segurava a bola no ataque, porém, sem ameaçar o gol de Weverton.

O Furacão teve chance de ouro para empatar aos 39 minutos. O zagueiro Daniel Marques cometeu pênalti no atacante Edigar Junio. O meia Paulo Baier cobrou no canto direito, e o goleiro Fernando Herique saltou para espalmar. Depois, o Ceará só esperou o tempo passar. Vitória magra e suada, mas muito importante para o Vozão.

Fonte: Globoesporte

By: Henrique Mota

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Notícias anteriores