Lewis Hamilton defendeu a McLaren em toda sua carreira na F-1
Lewis Hamilton, da McLaren, completa neste final de semana, no GP da Alemanha, em Hockenheim, 100 corridas pela Fórmula 1. Mas, apesar de possuir um título mundial no cartel e pilotar para uma das mais tradicionais equipes da categoria, o inglês se mostra frustrado com os rumos que tomou sua carreira.
Grande revelação de 2007, quando terminou o Mundial em segundo por apenas um ponto, e campeão no ano seguinte com apenas 23 anos, também com ponto de vantagem sobre o vice, Hamilton tinha tudo para ser um fenômeno. Porém ele não conseguiu se firmar no topo nas temporadas seguintes e ainda viu outro jovem, Sebastian Vettel, lhe desviar os holofotes.
100 VEZES LEWIS HAMILTON
18
vitórias
21
poles
46
pódios
1
título mundial
Depois da conquista, as vitórias até continuaram vindo - foram 18 no total -, mas o máximo que o britânico conseguiu foi terminar o campeonato na quarta colocação em 2010. Em 2009 e 2011, ficou em quinto.
Perguntado se sente se poderia ter feito mais em sua trajetória na categoria, o inglês admitiu que sim. “Mas se eu não me sentisse assim, não seria o piloto que sou”, explicou Hamilton.
O britânico só lamenta o mau momento atual da McLaren e torce por uma reviravolta para, um dia, vencer novamente um Mundial. “Sinto que me preparei e tenho habilidade mental e talento para ter vencido mais, mas com as circunstâncias não fomos capazes”, disse.
Na atual temporada, o Hamilton venceu o GP do Canadá e ocupa a quarta colocação da tabela com 92 pontos. O líder Fernando Alonso, da Ferrari, tem 129.
O GP da Alemanha será marcado por outra marca centenária na F-1. O piloto Heikki Kovalainen, da Caterham, também chegará às 100 corridas na mais nobre categoria do automobilismo.
GP DO CANADÁ DE 2007 - PRIMEIRA VITÓRIA APÓS APENAS SEIS CORRIDAS
- Tratado como garoto prodígio pela McLaren, equipe da qual fez parte do programa de desenvolvimento de jovens talentos, Hamilton se tornou o primeiro negro a competir na F-1 e subiu ao pódio em suas nove primeiras corridas. Mais: o inglês precisou somente de seis provas para vencer pela primeira vez.
Em etapa conturbada e marcada por forte acidente de Robert Kubica, da Sauber, o britânico cravou a pole position e venceu sem dificuldades o GP do Canadá em 2007. Ele venceria mais três etapas naquele Mundial.
GP DO BRASIL DE 2007 - MUNDIAL PERDIDO POR SOMENTE UM PONTO
- Hamilton chegou à última etapa do campeonato com quatro pontos de vantagem sobre o companheiro de equipe Fernando Alonso e sete a mais que Kimi Raikkonen, da Ferrari. A situação ficou ainda melhor depois que o inglês cravou a pole position.
No entanto, o piloto da McLaren fez uma prova desastrosa e terminou somente na sétima posição. Com a vitória de Raikkonen, que teve o primeiro lugar cedido por Felipe Massa, o finlandês foi campeão por apenas um ponto.
GP DE MÔNACO DE 2008 - ÚNICA VITÓRIA ONDE SEU MAIOR ÍDOLO DOMINAVA
- O grande ídolo de infância de Hamilton foi Ayrton Senna. Assim, vencer uma corrida em Mônaco, circuito dominado pelo tricampeão mundial, teria um gosto especial para o britânico. E este triunfo veio logo em sua segunda temporada na F-1.
Felipe Massa fez a pole, enquanto o piloto da McLaren largou na terceira posição. Em uma etapa marcada pela chuva, diferentes estratégias de pit stop e um erro do ferrarista, que escorreu para fora da pista, Hamilton pulou para a liderança e conquistou o lugar mais alto do pódio.
GP DO BRASIL DE 2008 - O TÍTULO QUASE ESCAPA NOVAMENTE
- Assim como no ano anterior, Hamilton chegou ao Brasil para a última prova do campeonato com boa vantagem sobre seus rivais. Vice-líder, Felipe Massa estava sete pontos atrás do britânico.
O final de semana foi totalmente dominado pelo ferrarista, que venceu fácil. Já Hamilton voltou a errar em momentos decisivos. O inglês precisava chegar em quinto para não perder novamente o título e foi justamente o que conseguiu. Detalhes: apenas na última voltar, quando Massa já comemorava a possível conquista.
GP DO CANADÁ DE 2011 - FOGO AMIGO CONTRA JENSON BUTTON
- A temporada foi marcada por diversas batidas e discussões entre Hamilton e Felipe Massa em Mônaco, Singapura e Japão (sobrou até para Kamui Kobayashi na Bélgica), mas foi um toque em Jenson Button, seu companheiro de equipe na McLaren, que chamou a atenção pela imprudência.
Em uma corrida chuvosa e com poucas condições de visibilidade, Hamilton tentou ultrapassar Button na reta de chegada do autódromo de Montreal. Sem ver o rival no retrovisor, Button seguiu sua trajetória e os dois colidiram. Hamilton abandonou a prova.Fonte; UolErly Souza
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